Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Re: Literatura

Mensagempor Déjà loin » quinta jan 29, 2009 12:07 am

Comprei hoje Um Sonho Do Tio (Dostoevsky).
Assez lent, si vous le voulez bien.

cafcaf777
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça out 30, 2007 11:03 pm
Contacto:

Mensagempor cafcaf777 » quinta jan 29, 2009 12:19 am

Eu daqui a nada vou curtir este romance para a cama. :mrgreen:
Imagem
Bate forte, fortemente como quem chama por mim!
Será death, brutal sua vertente? Thrash não é certamente e o rock não bate assim!

Fallen Abaddon [RIP]

Mensagempor Fallen Abaddon [RIP] » quinta jan 29, 2009 12:29 am

Estou a espera que a epoca de exames termine para ler o Kalevala :D

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta jan 29, 2009 12:37 am

Fallen Abaddon Escreveu:Estou a espera que a epoca de exames termine para ler o Kalevala :D

Wasting time... mais vale meteres-te em épicos a sério, tipo a Divina Comédia,O Paraíso Perdido, a Iliada ou os Lusiadas, o Kalevala é um semi-épico, tipo... manta de retalhos. E não é nada de jeito... para quê as cópias mal amanhadas se te podes atirar aos originais?
Imagem

Fallen Abaddon [RIP]

Mensagempor Fallen Abaddon [RIP] » quinta jan 29, 2009 12:44 am

Almah Perditae Escreveu:
Fallen Abaddon Escreveu:Estou a espera que a epoca de exames termine para ler o Kalevala :D

Wasting time... mais vale meteres-te em épicos a sério, tipo a Divina Comédia,O Paraíso Perdido, a Iliada ou os Lusiadas, o Kalevala é um semi-épico, tipo... manta de retalhos. E não é nada de jeito... para quê as cópias mal amanhadas se te podes atirar aos originais?

Porque é um poema épico tipicamente finlandês e já li um trecho (o que o Jose Luis Peixoto tem tatuado no braço) e apreciei bastante :)

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta jan 29, 2009 1:11 am

Wrong... São várias canções tipicamente finlandesas, coladas entre si com breves trechos de um poeta finlandes, que pretende fazer um poema épico. mas nunca o chega a ser. tens alguns bons trechos, e tens algumas boas histórias da mitologia finlandesa, mas não chega nem aos calcanhares de um épico a sério. nem aos calcanhares do cancioneiro nacional chega, embora esse só tenha lido excertos. Se o vais ler, dou-te uma dica, depois lê o Paraiso Perdido do John Milton. Nem comparação existe!!! E claro, a Divina Comédia, mas esse é um bocadinho mais "complicado" (embora muito mais simples lol), mas for starters, o Paraiso Perdido é muito melhor, lê-se muito bem, e a temática é muito mais acessível (ou não fosse o metal filho espiritual do Paraiso Perdido), não é preciso ler muitas notas lol
Imagem

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quinta jan 29, 2009 9:36 am

Almah Perditae Escreveu:Wrong... São várias canções tipicamente finlandesas, coladas entre si com breves trechos de um poeta finlandes, que pretende fazer um poema épico. mas nunca o chega a ser. tens alguns bons trechos, e tens algumas boas histórias da mitologia finlandesa, mas não chega nem aos calcanhares de um épico a sério. nem aos calcanhares do cancioneiro nacional chega, embora esse só tenha lido excertos. Se o vais ler, dou-te uma dica, depois lê o Paraiso Perdido do John Milton. Nem comparação existe!!! E claro, a Divina Comédia, mas esse é um bocadinho mais "complicado" (embora muito mais simples lol), mas for starters, o Paraiso Perdido é muito melhor, lê-se muito bem, e a temática é muito mais acessível (ou não fosse o metal filho espiritual do Paraiso Perdido), não é preciso ler muitas notas lol

Gostava de ler o Paraíso Perdido..Sempre tive alguma curiosidade...Infelizmente agora o tempo é de literatura relacionada com a escrita da tese... :lol: Coisas giras também...mas enfim..

pinkmetal
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 03, 2008 2:41 pm

Mensagempor pinkmetal » quinta jan 29, 2009 6:04 pm

Almah Perditae Escreveu:Ui... tens aí pano para mangas lol mas dizem que essa é das melhores traduções que há, mais aproximado ao original é complicado (Nas notas o VGM diz que só é possivel fazer isso com o portugues, e mesmo assim teve que inventar algumas palavras)

Espero bem que me dê "pano para mangas" :D , preciso de ocupar a mente constantemente, ler é o refugio parece que escolhi bem o livro. Mas como disse anteriormente primeiro é o 1984 (e tambem me parece que a Divina Comédia vai demorar a chegar,adoro a FNAC lol estupida sou eu que lá vou enfim... :? )

Le Point Noir
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
Contacto:

Mensagempor Le Point Noir » quinta jan 29, 2009 7:11 pm

Comecei a ler Salammbô, do Flaubert.

grandes descrições, se bem que me parece um pouco exotizante demais. Vamos a ver se não chateia :)
Oui oui la baguette

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quinta jan 29, 2009 10:01 pm

pinkmetal Escreveu:a minha opiniao sera aqui publicada... comprei o livro com base no que li aqui, ate ao dia de hoje nao me arrependi de nenhum livro recomendado e ja la vao 4 aquisiçoes desde que leio o forum...
estou ansiosa por o ler mas primeiro tenho que terminar as "Transmissoes militares- da guerra peninsular ao 25 de abril"...

pink: o livro fala bastante das guerras peninsulares? dá aí umas dicas se faz favor!
god's business, witchfinding!

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta jan 29, 2009 11:21 pm

pinkmetal Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:Ui... tens aí pano para mangas lol mas dizem que essa é das melhores traduções que há, mais aproximado ao original é complicado (Nas notas o VGM diz que só é possivel fazer isso com o portugues, e mesmo assim teve que inventar algumas palavras)

Espero bem que me dê "pano para mangas" :D , preciso de ocupar a mente constantemente, ler é o refugio parece que escolhi bem o livro. Mas como disse anteriormente primeiro é o 1984 (e tambem me parece que a Divina Comédia vai demorar a chegar,adoro a FNAC lol estupida sou eu que lá vou enfim... :? )

Se estás numa daquelas alturas da vida, então se calhar o livro é o mais indicado para ti... Sem entrar em spoilers (visto que já toda a gente deve saber do que fala o livro), maior lição de Vida não existe... Nos momentos em que estamos "embrenhados numa floresta negra" só descendo ao inferno se pode chegar ao paraíso...

"Quando vires o negro regozija-te, pois esse é o ínicio da tua Obra" (não é do livro, mas é uma citação excelente que tem tudo a ver)
Imagem

bassbart
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado nov 26, 2005 7:44 pm

Mensagempor bassbart » sexta jan 30, 2009 12:22 am

meninobesta Escreveu:
pinkmetal Escreveu:a minha opiniao sera aqui publicada... comprei o livro com base no que li aqui, ate ao dia de hoje nao me arrependi de nenhum livro recomendado e ja la vao 4 aquisiçoes desde que leio o forum...
estou ansiosa por o ler mas primeiro tenho que terminar as "Transmissoes militares- da guerra peninsular ao 25 de abril"...

pink: o livro fala bastante das guerras peninsulares? dá aí umas dicas se faz favor!

Um livro excelente sobre as Guerras Peninsulares é o "Death to the French" do C.S. Forester.

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » sexta jan 30, 2009 3:16 pm

cafcaf777 Escreveu:Eu daqui a nada vou curtir este romance para a cama. :mrgreen:
Imagem

Isto sim, é uma verdadeira história de amor!!!
loool
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

pinkmetal
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 03, 2008 2:41 pm

Mensagempor pinkmetal » sexta jan 30, 2009 6:49 pm

meninobesta Escreveu:

O livro em questão foi publicado pela Comissão Portuguesa de
História Militar. Fala sobre a guerra pensinsular mas perpectiva das Transmissões, o telégrafo óptico e a sua introdução em Portugal no final do séc XVIII. O telégrafo de Chappe que permitiu que a França seguisse as conquistas de Napoleão. O telégrafo português( de ponteiros e de palhetas ou persianas) que tinham a característica essencial de serem muito mais simples e faceís de operar que os existentes na época,em qualquer outro país.
Durante a terceira Invasão Francesa em 1810, assistira-se à introdução de um novo telégrafo ( de bolas). Este sistema, utilizado pela Marinha Britânica foi montado e operado por ingleses, estabelecendo ligação entre os fortes mais importantes e permitindo a Wellington comunicar com a esquadra inglesa no Tejo e no Atlantico.

O restante capítulo nada mais diz sobre a guerra pensinsular, fala depois na melhoria dos meios de comunição até actualidade. Não sei bem se isto ajuda em alguma coisa. Se precisares de alguma informaçao mais concreta diz-me que eu tenho acesso a muitos documentos que te poderam ajudar,o meu trabalho é estranho lol Se te poder ajudar terei muito gosto.

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » sexta jan 30, 2009 8:00 pm

obrigado pink! :D

sou interessado em guerras, gosto de saber muitos pormenores acerca dos vários conflitos para depois poder recria-los em jogos de tabuleiro com soldadinhos de chumbo! como já ando há um certo tempo a pintar um exército peninsular (Português e Inglês, os espanhois vêm depois...) dá-me um certo gozo saber de pormenores extra-batalhas, organizações e uniformes. Acho que vou pegar nessa ideia das comunicações para engendrar uma batalha fictícia!

aqui uma foto da Batalha do Douro que fiz contra um amigo meu! já com os ingleses a ocuparem o seminário depois de atravessarem o Douro num Rabelo (tal como reza a história), e os franceses a preparar o assalto!
Imagem
na altura ainda o exercito francês do meu amigo precisava de muita pintura! :D
god's business, witchfinding!

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes