Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Re: Literatura

Mensagempor Almah Perditae » domingo jun 15, 2008 6:19 pm

Heraklyon Escreveu:Há por aqui algum leitor de livros de terror, tipo Stephen King e Clive Barker (os únicos nomes que conheço...)? É que nunca li um livro de terror, só vi apenas filmes e gostava de saber como é a experiência de ler um, mas para isso apreciava a recomendação de um livro decente para primeira impressão. Sugestões?

Tudo do Edgar Allan Poe... O resto é praticamente paisagem.
Imagem

LuiSlayer [RIP 2009/03/27]

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » domingo jun 15, 2008 6:36 pm

Almah Perditae Escreveu:
Heraklyon Escreveu:Há por aqui algum leitor de livros de terror, tipo Stephen King e Clive Barker (os únicos nomes que conheço...)? É que nunca li um livro de terror, só vi apenas filmes e gostava de saber como é a experiência de ler um, mas para isso apreciava a recomendação de um livro decente para primeira impressão. Sugestões?

Bem, isso é um pouco redutor... Lovecraft, Machen, Bierce, Bloch e outros tantos não são de se deixarem de fora.

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » domingo jun 15, 2008 6:42 pm

Almah Perditae Escreveu:

Não é que seja mau, mas para iniciar, Poe talvez seja uma escrita muito abstracta. Tal como já foi dito, Lovecraft talvez seja uma melhor recomendação. Se puderes, tenta ler os originais em inglês.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » segunda jun 16, 2008 2:06 am

Não minimizei ninguem, mas pessoalmente, acho mesmo que o Poe está acima. na minha opinião claro... As poucas coisas que li de terror ou fantástico (não é muito a minha onda confesso) acho que o Poe particularmente, acima de todos os outros, e a literatura do séx XIX no geral bate a do séc. XX. pode ser por serem os originais (Bram Stocker, Mary Shelley, por um lado, Julio Verne no outro) mas pessoalmente acho melhor que a do séc. XX, que consigo gostar do Lovecraft, mas por exemplo não acho piada nenhuma ao Stephen King. É óbvio que tem que se respeitar uma mente que cria histórias como o Shinning ou os Condenados de Shawshank, mas se para mim os filmes são fantásticos, depois de ler o Shinning perdi o interesse em ler mais... Admito completamente estar errado, mas é o que acho. Boas histórias, má literatura...
Imagem

theresa018
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am

Mensagempor theresa018 » quarta jun 18, 2008 12:18 pm

Almah Perditae Escreveu:Não minimizei ninguem, mas pessoalmente, acho mesmo que o Poe está acima. na minha opinião claro... As poucas coisas que li de terror ou fantástico (não é muito a minha onda confesso) acho que o Poe particularmente, acima de todos os outros, e a literatura do séx XIX no geral bate a do séc. XX. pode ser por serem os originais (Bram Stocker, Mary Shelley, por um lado, Julio Verne no outro) mas pessoalmente acho melhor que a do séc. XX, que consigo gostar do Lovecraft, mas por exemplo não acho piada nenhuma ao Stephen King. É óbvio que tem que se respeitar uma mente que cria histórias como o Shinning ou os Condenados de Shawshank, mas se para mim os filmes são fantásticos, depois de ler o Shinning perdi o interesse em ler mais... Admito completamente estar errado, mas é o que acho. Boas histórias, má literatura...

Omg eu adoooro o Poe, tinha uma mente tão sádica que até fazia impressão. Li uma história em que ele arrancava os dentes a uma mulher e enterrava-a viva :shock: ; outra em que as personagens iam morrendo uma a uma cada vez que o relogio de cuco tocava; e outras assim deste genero :D

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quarta jun 18, 2008 10:48 pm

theresa018 Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:Não minimizei ninguem, mas pessoalmente, acho mesmo que o Poe está acima. na minha opinião claro... As poucas coisas que li de terror ou fantástico (não é muito a minha onda confesso) acho que o Poe particularmente, acima de todos os outros, e a literatura do séx XIX no geral bate a do séc. XX. pode ser por serem os originais (Bram Stocker, Mary Shelley, por um lado, Julio Verne no outro) mas pessoalmente acho melhor que a do séc. XX, que consigo gostar do Lovecraft, mas por exemplo não acho piada nenhuma ao Stephen King. É óbvio que tem que se respeitar uma mente que cria histórias como o Shinning ou os Condenados de Shawshank, mas se para mim os filmes são fantásticos, depois de ler o Shinning perdi o interesse em ler mais... Admito completamente estar errado, mas é o que acho. Boas histórias, má literatura...

Omg eu adoooro o Poe, tinha uma mente tão sádica que até fazia impressão. Li uma história em que ele arrancava os dentes a uma mulher e enterrava-a viva :shock: ; outra em que as personagens iam morrendo uma a uma cada vez que o relogio de cuco tocava; e outras assim deste genero :D

Menina teresa, entao trust me, procura um heterónimo do Pessoa chamado Alexander Search, dois contos á Poe, que não deixam nada, mas mesmo nada o seu crédito por mãos alheias...
Imagem

Razor
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda set 27, 2004 9:35 pm

Mensagempor Razor » quinta jun 19, 2008 12:08 am

E Álvaro do Carvalhal, ninguém leu? Também não fica nada atrás do Poe.

emperium
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mar 23, 2004 6:15 pm

Mensagempor emperium » sexta jun 20, 2008 2:13 pm

Comecei a ler hoje um livro que julgo ser interessante para quem acompanha a série de tv Bones, pois é um dos livros que deu origem à série.
Chama-se "Testemunhas do silêncio" (ou Dejá vu-no título original) a autora é Kathy Reichs.
Aqui fica a capa e o link para o resumo:

Imagem
de momento nada me ocorre, QSF
Imagem

Luna
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda mar 10, 2008 11:45 pm

Mensagempor Luna » sexta jun 20, 2008 2:23 pm

Ando a ler "O desprezo" de Moravia.

Imagem

theresa018
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am

Mensagempor theresa018 » sábado jun 21, 2008 12:30 pm

''O Anel Oculto'' de Anne Bishop

Imagem

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta mar 07, 2008 7:57 pm

Mensagempor c[fal] » sábado jun 21, 2008 6:47 pm

Nevoeiro Escreveu:Isto por aqui é só gente culta. Deixa dar uma de poser também :P. Eu ando a ler isto.

Imagem

Li o ano passado nas férias... Mas infelizmente não sou culto :( ... Gostei bastante...
Mas os meus preferidos: Cemitério de Pianos do José Luís Peixoto. Há lá certas descrições que são de tal maneira superiores que até fiquei abalado :lol:. Adorei a forma como o livro está estruturado. Pessoalmente perdi-me algumas vezes até entrar na forma daquilo. Outro dos meus preferidos é O Perfume de Patrick Suskind. Simplesmente adorei esse livro. E por fim (porque se não estaria aqui uma rima de tempo, e tenho que estudar) Ensaio Sobre a Cegueira do nosso grande compatriota José Saramago. Digamos que este foi um livro em que, quando cheguei ao fim, disse "Óh... Já acabou, porra, que pena..." e não fui o único a dize-lo. Estou agora a ler Angústia Para O Jantar de Luís de Sttau Monteiro, estou a adorar os "jogos" psicológicos e as adivinhações (previsões) que um dos protagonistas faz acerca do que vai na cabeça dos outros, em partcular da amante... Muito bom...

Boas leituras

edit: queria entrar na literatura dita de terror... que me aconselham?

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » sábado jun 21, 2008 7:38 pm

c[fal] Escreveu:
Nevoeiro Escreveu:Isto por aqui é só gente culta. Deixa dar uma de poser também :P. Eu ando a ler isto.

Imagem

Li o ano passado nas férias... Mas infelizmente não sou culto :( ... Gostei bastante...
Mas os meus preferidos: Cemitério de Pianos do José Luís Peixoto. Há lá certas descrições que são de tal maneira superiores que até fiquei abalado :lol:. Adorei a forma como o livro está estruturado. Pessoalmente perdi-me algumas vezes até entrar na forma daquilo. Outro dos meus preferidos é O Perfume de Patrick Suskind. Simplesmente adorei esse livro. E por fim (porque se não estaria aqui uma rima de tempo, e tenho que estudar) Ensaio Sobre a Cegueira do nosso grande compatriota José Saramago. Digamos que este foi um livro em que, quando cheguei ao fim, disse "Óh... Já acabou, porra, que pena..." e não fui o único a dize-lo. Estou agora a ler Angústia Para O Jantar de Luís de Sttau Monteiro, estou a adorar os "jogos" psicológicos e as adivinhações (previsões) que um dos protagonistas faz acerca do que vai na cabeça dos outros, em partcular da amante... Muito bom...

Boas leituras

edit: queria entrar na literatura dita de terror... que me aconselham?

A partir do 3º post desta página tens imensas recomendações, que me deram a mim por também ter pedido sugestões como as que tu pediste.

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor c[fal] » sábado jun 21, 2008 8:01 pm

Tanks a lot...

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo jun 22, 2008 2:14 am

c[fal] Escreveu:

Boas leituras

Será só de mim mas "O Perfume" e o "Ensaio sobre a Cegueira" são muito, mas muito semelhantes? A mim, tanto um como outro me deram exactamente a mesma sensação, e marcaram-me de uma forma exactamente igual. Fizeram-me entrar num mundo em que a realidade é vista com "outros olhos", e tanto um como outro, li apenas uma vez, mas ainda hoje (e já os li há anos e anos) me estão na cabeça. Marcaram-me de uma forma... arrepiante no mínimo. Eu não gosto do Saramago, confesso, li 3 ou 4 livros dele e com a excepção do Ensaio não gostei dos outros, mas o Ensaio está muito, mas muito á frente...

E não tendo nada a ver, recomendo o meu livro favorito de sempre. "A Caixa Negra" de Amos Oz, escritor israelita contemporâneo. É uma espécie de "A Lua de Joana" para adultos. Uma história contada em cartas e telegramas trocados entre as personagens (daí o nome), mas de uma intensidade, de um lirismo, de uma forma... Já li na minha vida perto de uns 2000 livros (sim... sou um leitor compulsivo) mas este... Simplesmente arrebatador!!! O facto de serem cartas, de estar escrito de várias formas (as cartas de uma das personagens principais são escritas cheias de erros ortograficos e gramaticais, sem nenhum lirismo, directas ao assunto, e de uma "sinceridade" pungente) faz com que aquelas cartas e aquelas personagens nos metam completamente dentro da história, passa a ser a nossa história, ou a história de amigos intimos que a gente lê. Talvez não seja a coisa mais "metal" para recomendar lol Mas é sem a mínima sombra de dúvida um livro brilhante, de um escritor que se prepara para entrar num panteão muito especial, como um dos grandes escritores de sempre. geralmente a tentação é dizer que ele é sem a mínima sobra de dúvida o melhor escritor israelita de sempre, mas depois temos que aceitar que muitos dos homens que escreveram a Bíblia são à sua maneira também israelitas, e temos que nos conter e dizer que é o melhor escritor israelita VIVO lol
Quem quiser aventurar-se nesse ou noutro dos livros do homem, decerto não se arrependerá :)
Imagem

c[fal]
Metálico(a) Inspirado(a)

Mensagempor c[fal] » domingo jun 22, 2008 7:38 am

Almah Perditae Escreveu:Será só de mim mas "O Perfume" e o "Ensaio sobre a Cegueira" são muito, mas muito semelhantes? A mim, tanto um como outro me deram exactamente a mesma sensação, e marcaram-me de uma forma exactamente igual. Fizeram-me entrar num mundo em que a realidade é vista com "outros olhos", e tanto um como outro, li apenas uma vez, mas ainda hoje (e já os li há anos e anos) me estão na cabeça. Marcaram-me de uma forma... arrepiante no mínimo.

Realmente são parecidos mas, talvez por os ter lido em alturas diferentes, com olhos diferentes (início da adolescência O Perfume, 14 anos, e recentemente o Ensaio Sobre a Cegueira com 17) talvez tenhas arranjado funções diferentes, mas interligadas, para eles. O Perfume veio-me mostrar um lado da mente que desconhecia, uma nova perspectiva sobre o mundo, e sobre o indivíduo e o Ensaio Sobre a Cegueira veio de certa forma reforçar essa visão, uma visão de certa forma obscura. São ambos livros "pesados", eu acho, e talvez por isso e por esse arrepio que provocam, é que os adoro. Parece que 3, 4 anos não são nada, para muitos dos que por aqui andam não são (dado já serem "mais velhos") mas, na adolescência 4 anos é muita coisa. Quanto aos 2000 livros eu nem lá perto ando até porque o gosto pela leitura só me veio aos 14 com a leitura de O Perfume, livro que me amadureceu de certa forma, ainda para mais tenho deixado a leitura de lado e tenho pegado mais na caneta, são uns poemas sarrabiscados. É algo que me dá prazer em certas alturas mas que pode tornar-se algo custoso, escrever. Mas isso são outras histórias :lol:

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes