Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
LuiSlayer [RIP 2009/03/27]

Re: Literatura

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » quarta jul 16, 2008 3:56 am

c[fal] Escreveu:
Ireth Escreveu:"Gog" de Giovanni Papini é uma aposta que não tem desiludido muita gente. Já recomendei este livro a algumas pessoas e todas ficaram "encantadas". Com "Gog" entra-se num universo bastante diferente. Estamos perante um diário de um homem milionário que não sabe o que fazer à sua fortuna. Dono de uma personalidade algo bizarra, vai gastar a sua fortuna em coisas estranhas. À medida que nos vai relatando as suas viagens, somos confrontados com a sua visão do mundo, um tanto cínica e obscura. Gog, o personagem em questão, vai além disso conhecer homens importantes do seu tempo, como Freud ou Ford, e dá-nos as conversas desenvolvidas entre eles.

É uma procura interessantíssima de sentido. Um livro intenso, que se lê a qualquer ritmo porque os capítulos/entradas não estão interligados. Recomendo vivamente!

Foi-me oferecido ha uns tempos e ainda não o li, fui lendo outros e fui encostando esse para o lado. Vou lê-lo, agora fiquei curioso.

Comecei e perdi o interesse.

O Palavras e Sangue é mais chamativo.

Ireth
Moderador
Registado: sexta jun 27, 2008 12:06 pm

Mensagempor Ireth » quarta jul 16, 2008 7:40 am

Também gostei muito do Palavras e Sangue, mas é mais disperso porque não tem nenhum fio condutor. Apesar de em Gog as histórias não se encontrarem, o personagem é o mesmo. Eu achei realmente mais estimulante o Gog, mas acredito perfeitamente que muita gente prefira o Palavras e Sangue, é de facto um livro muito bom também :)

theresa018
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am

Mensagempor theresa018 » quarta jul 16, 2008 3:08 pm

Imagem

'A Hora das Bruxas' de Anne Rice

Ainda não comecei a ler, mas recomendaram-mo e parece-me um bom livro. Daqui a uns dias logo digo se vale a pena ler :)

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » quinta jul 17, 2008 1:54 am

Recentemente li mais 3 livros da Agatha Christie:
"A hora H"
"O cão da morte"
"As dez figuras negras" (recomendo vivamente)

Agora estou a ler "A sangue frio" de Truman Capote. Neste momento estou a gostar bastante.
This is a local shop for local people.

LostFairy
Participante
Registado: domingo fev 03, 2008 1:35 pm
Contacto:

Mensagempor LostFairy » quinta jul 17, 2008 7:06 pm

se entrarmos pelo mundo dos sonhos e esperarmos um bocadinho pelo reflexo da realidade, existe um livro que se debruça sobre os ícones mais rotineiros que ainda ficam por explicar.
O " PRINCIPEZINHO" de Saint Exupery, uma odisseia sobre o encanto e as desilusões de cada olhar sobre os mundos dentro do mundo.
Se a rosa é a coisa mais rara do mundo e se a curiosidade faz o principezinho visitar outros "asteróides"; cada passo que vai dando em torno da sua descoberta, novos horizontes se vão debatendo. Desde o rei que acredita governar as estrelas, desde o homem vaidoso que só deseja ser admirado, mas que vive sozinho no seu asteróide, desde o geógrafo que lhe diz que as plantas sao seres temporários e descobre que a rosa vai morrer um dia, desde a raposa que lhe ensina sobre o que é ser único.
"Foi o tempo que tu perdes-te com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante."

Podem existir livros que nos encostem a uma determinada realidade, que nos façam pensar sobre a vida, sobre as pessoas, que nos façam relembrar momentos e dores que não se querem presentes, palavras que nos façam sentir e que nos façam sonhar de dentro para fora.... porque existem livros que parece que foram feitos para nós, individuos. Mas, nenhum me fez descobrir de novo o encanto como a odisseia do principezinho...
digging the blackness from my mind...

"Mais vale saber passar silenciosamente.
E sem desassossegos grandes. " as in F.P

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » quinta jul 17, 2008 10:31 pm

Não tenho muito tempo para livros (nem dinheiro, ao preço que eles estão), acabando por as minhas leituras se resumirem a algumas revistas do meu interesse assim como algumas divagações pela web, se estiver virado para isso.
Normalmente costumo ter um livro na cabeceira para ajudar a adormecer. (O que faz com que cada livro me ocupe alguns meses até ser lido).

O último que acabei de ler tem o nome de "O dedo de Galileu", de Peter Atkins, que recomendo a quem seja curioso sobre o porquê de certas coisas "banais" da vida. Dividido em 10 Capítulos, 10 maiores descobertas, segundo o autor claro.
Confesso que a dada altura foi muito desafiante, especialmente para mim que não sou grande espingarda em campos da física sub-atómica.
Saliento que o fio condutor das coisas, assim como o modo como elas são expostas, facilita a leitura e compreensão.

Como devem calcular, não há aqui enredo nem personagens fictíceas o que faz com que para muitos nem seja considerado livro.

Edit: Algumas coisas merecem ser relidas, porque sei que serão relidas com outros olhos
"Hate the ones who bring you down"

warrior of wisdom
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta jul 20, 2007 5:56 pm

Mensagempor warrior of wisdom » sexta jul 18, 2008 12:36 am

Inmist Escreveu:Não tenho muito tempo para livros (nem dinheiro, ao preço que eles estão)

O cartão da biblioteca municipal costuma ajudar a ultrapassar esse problema.
This is a local shop for local people.

Interfectus
Participante Compulsivo(a)
Registado: sábado jun 23, 2007 11:02 am

Mensagempor Interfectus » sexta jul 18, 2008 12:47 am

O meu maior problema com os livros é o facto de os deixar a meio para começar outros. Obviamente que depois os acabo, tenho sorte em conseguir facilmente situar-me na história, ainda que uns meses depois do início desta.

Neste momento estou a ler:
-Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago - Achei o estilo dele extremamente mais fácil de ler do que a maioria dos escritores. Até agora estou a gostar bastante, não falta muito para acabar, nem sei o porquê de ter parado.
-Procurai a minha face, de John Updike - Ainda não li muito, parece intressante, mas ainda não me conseguiu prender.
-O suicídio de Cristo, de Pierre-Emmanuel Dauzat - Uma teologia cujo título convenceu-me a pegar nele. até agora, estou a gostar do texto, foi mesmo a falta de tempo que me fez parar, infelizmente. Mas estou a ver se volto aos três.
E tenho ali à minha espera o Elogio da Loucura, de Erasmo, que sempre tive curiosidade de ler. Ainda só li a introdução e a "dedicatória". Estou ansiosa por começar.

O último livro que li foi o Mentiras no Divã. de Irvin D.Yalom. Gostei bastante! Fala acerca de terapeutas psiquiátricos e as suas relações com os pacientes, é um livro bastante curioso e de fácil leitura.

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sexta jul 18, 2008 1:42 am

warrior of wisdom Escreveu:
Inmist Escreveu:Não tenho muito tempo para livros (nem dinheiro, ao preço que eles estão)

O cartão da biblioteca municipal costuma ajudar a ultrapassar esse problema.

desmascaraste-me :oops:

nunca é tarde para isso :)
"Hate the ones who bring you down"

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » sexta jul 18, 2008 8:43 pm

Interfectus Escreveu:O último livro que li foi o Mentiras no Divã. de Irvin D.Yalom. Gostei bastante! Fala acerca de terapeutas psiquiátricos e as suas relações com os pacientes, é um livro bastante curioso e de fácil leitura.

Esse ainda não li mas "Quando Nietszche Chorou" e "A Cura de Schopenhauer" são muito bons, especialmente o primeiro. Tenho de arranjar o "Mentiras no Divã" pois fiquei fã do Yalom.
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » sexta jul 18, 2008 8:50 pm

Imagem aconselho
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » sexta jul 18, 2008 9:37 pm

Decidi riscar um "clássico-que-é-melhor-ler-agora-antes-de-deixar-de-conseguir-apreciar-porque-li-demasiado-proust-ou-yourcenar-ou-dostoevsky-ou-[adicionar-mais-nomes-que-me-dão-um-ar-intelectualóide]" da minha lista de livros a ler. É verdade, estou a ler o senhor dos anéis.

:lol:
Assez lent, si vous le voulez bien.

Interfectus
Participante Compulsivo(a)
Registado: sábado jun 23, 2007 11:02 am

Mensagempor Interfectus » sexta jul 18, 2008 10:01 pm

Aiwass Escreveu:
Interfectus Escreveu:O último livro que li foi o Mentiras no Divã. de Irvin D.Yalom. Gostei bastante! Fala acerca de terapeutas psiquiátricos e as suas relações com os pacientes, é um livro bastante curioso e de fácil leitura.

Esse ainda não li mas "Quando Nietszche Chorou" e "A Cura de Schopenhauer" são muito bons, especialmente o primeiro. Tenho de arranjar o "Mentiras no Divã" pois fiquei fã do Yalom.

Eu fiquei curiosa acerca do Yalom, precisamente por saber que ele escrito um livro chamado "Quando Nietszche Chorou". Quando voltei a entrar numa livraria foi esse o livro que procurei, mas como não havia, resolvi levar outro do mesmo autor. Ouvi dizer que o "Quando Nietszche Chorou" é mesmo o melhor dele, e como tanto gosto do filósofo, como do escritor, é uma das coisas que mais tenho curiosidade em ler, neste momento. (:

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » sexta jul 18, 2008 10:27 pm

Sim, o "Quando Nietszche Chorou" é mesmo um excelente livro. Uma história que agarra logo, com personagens apaixonantes e muito bem desenvolvidas. Recomendo vivamente.
O do Schopenhauer tb é bom mas a tradução em português é péssima, o que não é nada habitual nas edições da Saída de Emergência.

Deste lado, "Os Pilares da Terra" do Ken Follett, que recomecei a ler depois de uns meses em que não fui capaz de pegar num livro. Atente-se que tal facto não se deve a esta obra, que estou a adorar e quase a terminar o 2º volume.
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Soul_of_Darkness [RIP]

Mensagempor Soul_of_Darkness [RIP] » sexta jul 25, 2008 1:41 am

Ando a ler o livro ''Luiz Felipe, o homem por trás de Scolari'' e recomendo a toda gente que gosta de futebol, mas especialmente aos portistas que não entenderam o porquê do Vitor Baía não ter sido chamado, os afastamentos de Sérgio Conceição, Maniche ou Costinha, as dúvidas sobre o guarda-redes Ricardo, a polémica chamada de Deco, mas também fala sobre a contratação pela FPF até à recente proposta do Chelsea, os mediáticos ''nãos''' ao Benfica, a oposição do F.C. Porto, o vai e volta de Luís Figo, o famoso soco a Dragutinovic ou as mudanças durante o Euro 2004... entre outras coisas.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes