Sistema de som.

Discussão em geral sobre Metal e não só. Tudo o que vos vier à cabeça!
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Sistema de som.

Mensagempor Psychoneurosis » terça mai 20, 2025 5:53 pm

Esse ganhou na altura um prémio EISA em 2018/2019, o que postei ganhou também mas em 2025. Esses prêmios valem o que valem mas provavelmente optaria pelo sistema mais recente.
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Contacto:

Mensagempor Brunhu » terça mai 20, 2025 11:58 pm

Psychoneurosis Escreveu:Esse ganhou na altura um prémio EISA em 2018/2019, o que postei ganhou também mas em 2025. Esses prêmios valem o que valem mas provavelmente optaria pelo sistema mais recente.

Na altura em que saiu andei a vasculhar muito sobre esse tipo de sistemas e acabava sempre por ver esse como o recomendado!

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » quarta mai 21, 2025 1:54 pm

Psychoneurosis Escreveu:Esse ganhou na altura um prémio EISA em 2018/2019, o que postei ganhou também mas em 2025. Esses prêmios valem o que valem mas provavelmente optaria pelo sistema mais recente.

O que postaste ainda é mais antigo (2017)
O mais recente é o Denon CEOL N12DAB, de 2023.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Psychoneurosis » quarta mai 21, 2025 2:00 pm

Vooder Escreveu:O que postaste ainda é mais antigo (2017)

A sério? Vi mal então.
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Liwyatan
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am

Mensagempor Liwyatan » sábado set 13, 2025 9:06 pm

Tenho andado a pensar em trocar os meus over the ear headphones para uns mais recentes, com um bom som, bom baixo (mas não demasiado) mas sobretudo com um bom cancelamento de ruído.

Tenho uns Soundcore Q30 mas já têm uns anitos e o cancelamento de ruído não é topo de gama.

Têm de ser bluetooth.

Estive a ver uns Sony WH-1000XM5 porque tenho lido que os novos XM6 são piores. Mas entretanto vi uns Sony ULT Wear e dizem que a diferença de som não é assim tão grande para a diferença de preço.

Alguém tem alguma recomendação?

Dito isto, tenho outra questão interessante: Quando estão a testar novos phones (de qualquer tipo), têm músicas específicas que costumam ouvir para testar os ditos aparelhos? Quais?

Blackadder
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Mensagempor Blackadder » sábado set 13, 2025 11:44 pm

Depende do objectivo.

No meu caso se for para ouvir música em casa não quero wireless nem noise canceling. Na rua, ginásio etc. não sou muito exigente. De modo que não te consigo ajudar.

Spoiler: Mostrar
Não gosto do som dos phones com noise-canceling, e também os acho muito mais cansativos de usar. De modo que só os uso em certos contextos (transportes, ginásio, trabalho, rua, etc…).

Tenho uns Audio-Technica ATH-M40X, de que só tenho coisas boas a dizer, mas já estão velhotes e sinto que o som já não é o que era. Ando a namorar estes. Como os quero levar para o trabalho, têm de ser closed-back. Se não, se fosse só para casa, comprava open ou semi-open.

Para rua, ginásio, transportes etc… uso estes.

Contudo, às vezes no trabalho, quando não levo os headphones, tenho uns in-ears com fios de 30€ que prefiro em termos de som, aos wireless noise-canceling que custaram mais do triplo. Cansam menos a cabeça e têm um som mais crispy, transparente e definido.

Liwyatan Escreveu:Dito isto, tenho outra questão interessante: Quando estão a testar novos phones (de qualquer tipo), têm músicas específicas que costumam ouvir para testar os ditos aparelhos? Quais?

Em tempos fiz uma playlist para esse efeito, que tinha de tudo um pouco. De Björk e Aphex Twin a Sunn O))) e The Bug, Swans etc. e algumas coisas mais funky, ou produções catitas de estúdio a la Bowie e Pink floyd para ver a separação dos instrumentos, umas cenas singersonwriter, para as vozes, e música clássica. Pensa em discos que soam particularmente bem, se possível de vários estilos, e bota umas faixas deles.

Contudo, diria para pensares no aspecto que valorizas mais no geral (ritmo/percurssão, vozes, graves, texturas, etc…) e procurares umas que façam isso particularmente bem.

Outra coisa:

Caguei no Spotimerdas e ando a experimentar o Deezer, e a qualidade de som não tem nada a ver. Até ando a ouvir música com mais pica. A app ainda é um bocadinho arcaica, nota-se que é uma empresa mais pequena, mas está a ir ao sítio.
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » domingo set 14, 2025 7:14 am

A Deezer é mais cara!
Por enquanto continuo com os 8.99 euros do Spotify, embora ache caríssimo no entanto gosto da maneira como se "integra" com o Google Home algo que não sei se a Deezer faz com a mesma qualidade.

Quanto aos fones para fora de casa (tipo caminhadas e afins) os "baratinhos" Earbuds da Xiaomi são excelentes, no ano passado comprei uns Soundcore que me surpreenderam bastante pela positiva e já trazem essas modernices todas, no entanto em casa 95% das vezes não se usam fones, prefiro as cenas ao natural!

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Brunhu » domingo set 14, 2025 10:49 am

Eu tenho uns Sony WH-CH710n e estou bastante satisfeito.
Para ouvir metal enquadram-se perfeitamente e os modelos superiores também são bons.
Já a nova versão dos WH-CH710n, os WH-CH720, achei que têm pior qualidade de som que a versão anterior e mesmo a construção parece mais fraca, coisa que é má em todos os modelos, pois com o uso, a banda de ajuste à cabeça começa a partir-se toda.

Relativamente a músicas para testar, há um álbum que testo sempre, que é o "Hatred for Mankind" dos Dragged Into Sunlight, pois nem todos os headphones conseguem reproduzir a massa de som e produção desse álbum. Já testei headphones acima de €200 em que não conseguia perceber nada do que estava a ouvir.
Depois gosto sempre de testar com qualquer coisa mais dentro do hip hop para perceber se o bass é equilibrado e também bandas tipo Samael por causa da combinação metal/eletrónico.

O grande problema dos headphones é virem quase sempre com níveis de bass a mais, o que por vezes é complicado para o metal, mas agora com as apps que os headphones trazem, já se consegues dar a volta isso.

Uma coisa que não sei se ainda se aplica à novas tecnologias, é o tempo de adaptação dos materiais (há um nome técnico para isto, mas não me recordo), em que o som real dos headphones estabiliza ao fim de um determinado número de horas de audição, que é quando todos os materiais sofrem as transformações naturais deles e o som estabiliza (se houver aí malta que perceba de comportamento de materiais, deve saber explicar bem a coisa).

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » domingo set 14, 2025 11:17 am

Brunhu Escreveu:O grande problema dos headphones é virem quase sempre com níveis de bass a mais, o que por vezes é complicado para o metal,

Esse tem sido também o meu problema com os headphones, som muito abafado péssimo para o rock e metau, aquilo é feito para techno e hip hop. Nem gosto deles para tocar guitarra, uso outros phones que desenrascam e não abafam o som.

Liwyatan
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Liwyatan » domingo set 14, 2025 1:34 pm

Quanto a serviços de streaming, só uso o YouTube Music.

Vou pesquisar esses Sony WH-CH710N. Usei uns Xiaomi earbuds durante uns anos e gostava muito deles. Comprei uns Sony WF-C700N o mês passado porque a caixa dos Xiaomi deixou de carregar e sempre gostei do som da Sony.

Blackadder

Mensagempor Blackadder » domingo set 14, 2025 2:58 pm

Zyklon Escreveu:A Deezer é mais cara!

Eu tenho daqueles packs de familia ou la o que é. Junta-se um grupo de amigos e divide a coisa. Sai muito mais barato.

Blackadder

Mensagempor Blackadder » domingo set 14, 2025 3:15 pm

Brunhu Escreveu:Uma coisa que não sei se ainda se aplica à novas tecnologias, é o tempo de adaptação dos materiais (há um nome técnico para isto, mas não me recordo), em que o som real dos headphones estabiliza ao fim de um determinado número de horas de audição, que é quando todos os materiais sofrem as transformações naturais deles e o som estabiliza (se houver aí malta que perceba de comportamento de materiais, deve saber explicar bem a coisa).

Tanto quanto sei, sim. Não sei até que ponto é ou não muito perceptível, mas tenho impressão que sim. Alem disso os nossos ouvidos e cérebro também se vão adaptando.

Quanto ao bass exagerado. É comum, porque as pessoas acham que bass bom é bass exagerado e não é bem assim. Por isso é que muitas vezes estranham monitores e headphones de estúdio por serem muito mais flat.

O mestre do bass é o The Bug. Se não conseguirem tolerar as vozes, a serie ‘Machine’ é instrumental.Também tem cenas mais ambient, drone e spoken word com King Midas Sound e Kevin Richard Martin. É optimo para testar graves, e foi o gajo que já vi tocar mais alto e mais grave, mais que Sunn O))) até. O concerto no amplifest não é exemplo, que não lhe deram o gear que ele precisava e a cena não bateu como é suposto.

Discos como o Love Streams, o Virgins e o Mirages do Tim Hecker também são bons para isso. Ou o “The Centre Cannot Hold’ do Ben Frost, por exemplo. Swans, ali na fase To Be Kind.

Massive Attack também é uma boa para as dinâmicas, porque tanto tem graves dub/hip hop, como vozes femininas e instrumentos mais delicados. Portishead, também.

A nível de metal vai depender muito das preferências. Depende se são malta dos solos e da cena mais tradicional, do brutal death ou de outra coisa qualquer, mas creio que aí um sistema competente e que não puxe demasiado pelos graves, que deixe equalizar os mínimos, não deverá ser grande limitação.

Por acaso tenho alguma dificuldade em conseguir um som que não embrulhe com cenas tipo Ulcerate, e merdas assim mais all over the place. Mas julgo que a culpa é da qualidade do vinil nos dias que correm; em cd nao tenho tanto esse problema.
Última edição por Blackadder em quarta set 17, 2025 8:19 pm, editado 1 vez no total.

Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Brunhu » segunda set 15, 2025 10:28 am

Liwyatan Escreveu:Quanto a serviços de streaming, só uso o YouTube Music.

Vou pesquisar esses Sony WH-CH710N. Usei uns Xiaomi earbuds durante uns anos e gostava muito deles. Comprei uns Sony WF-C700N o mês passado porque a caixa dos Xiaomi deixou de carregar e sempre gostei do som da Sony.

Já não os deves encontrar. foram substituídos pelo 720.

Liwyatan
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Liwyatan » segunda set 15, 2025 11:58 am

Brunhu Escreveu:
Liwyatan Escreveu:Quanto a serviços de streaming, só uso o YouTube Music.

Já não os deves encontrar. foram substituídos pelo 720.

Ainda encontro nuns sites de revenda, mas optei então pelos 720 que estão a metade do preço na Amazon.

Amanhã já os testo.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Psychoneurosis » quarta set 17, 2025 8:09 pm

Blackadder Escreveu:Mas que a culpa é da qualidade do vinil nos dias que correm; em cd nao tenho tanto esse problema.

Isso não poderá ser uma questão do amplificador?
O meu amplificador é dos anos 90 e está muito mais "preparado" para o som do CD do que do vinil, embora tenha uma entrada phono, e é uma das razões pelo qual, mal possa vou comprar um novo.

Voltar para “Geral”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes