Mão Morta - Os narradores da decadência.

Bandas Portuguesas não metálicas.
Beastlike
Administrador
Registado: quinta mai 08, 2003 4:42 am
Contacto:

Re: Mão Morta - Os narradores da decadência.

Mensagempor Beastlike » sábado fev 06, 2010 6:46 pm

Beastlike Escreveu:Tanto aqui, como no teu comentário ao concerto da FIL, a impressão que me dás é que estás a fazer o papel do fã fundamentalista indignado. Podes não gostar e dizê-lo, mas as palavras que escolhes parecem mais dizer que queres ser tu a definir o que as bandas devem ou não fazer... :wink:

PhiLiz Escreveu:Claro. A minha primeira frase foi em tom irónico. […] Não acho que a manifestação da minha opinião (por vezes jocosa […])

Como salientei no que escrevi, apenas te falei na impressão com que fiquei. Se usaste tom irónico ou jocoso, é essa a parte que para mim não foi muito óbvia, daí a minha curiosidade em perceber melhor a tua posição. Não te esqueças que, para quem lê, nem tudo tem a mesma clareza que pode ter para ti. Quanto a regras do fórum ou histerismos, nem sequer mencionei tais coisas…

O meu interesse prende-se com uma situação em que alguém criticou a participação de um convidado num concerto de Theriomorphic, dizendo que não o devíamos voltar a convidar, ou algo do género. Claro que toda a gente tem o direito de dizer que não gostou da participação, mas quando dizem que não o devíamos voltar a fazer, já questiono essa suposta "legitimidade". Quando convidamos alguém é porque, para a banda, isso tem um certo significado, por haver alguma cumplicidade entre nós e essa pessoa e/ou a(s) banda(s) a que pertence, e faz parte do nosso próprio percurso. Aqui parece-me que nós é que temos a legitimidade da decisão e não quem está de fora e nem compreende essas razões.

No caso de Mão Morta e Bizarra Locomotiva, passa-se algo parecido. São também as ocasiões em que as bandas (ou os seus membros) se cruzaram que levam a este tipo de convites. Não estamos a falar de bandas de putos de 15 anos, que se entusiasmam em imitar os seus ídolos. Bizarra e, muito particularmente, Mão Morta, são bandas inigualáveis e cujos membros são pessoas com grande sentido artístico e cultural. Não são propriamente pedreiros, com a 4ª classe incompleta, a convidarem amigos para uma bebedeira na tasca. Nem me parece que estas bandas convidem alguém para ter um autocolante na capa e venderem mais discos, mas têm sim a noção de que essa participação poderá trazer algo de especial ao seu trabalho. Obviamente, não temos todos que gostar ou concordar, mas acho que a questão passa precisamente pela diferença entre o que é manifestar essa opinião e o que é entrar no campo de se dizer que não o deviam ter feito, quando muitas vezes não se tem a plena consciência do significado que isso tem para eles.

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 11, 2009 2:57 pm

Mensagempor tampinhas13 » sábado fev 06, 2010 7:12 pm

Beastlike Escreveu:Não estamos a falar de bandas de putos de 15 anos, que se entusiasmam em imitar os seus ídolos. Bizarra e, muito particularmente, Mão Morta, são bandas inigualáveis e cujos membros são pessoas com grande sentido artístico e cultural. Não são propriamente pedreiros, com a 4ª classe incompleta, a convidarem amigos para uma bebedeira na tasca. Nem me parece que estas bandas convidem alguém para ter um autocolante na capa e venderem mais discos, mas têm sim a noção de que essa participação poderá trazer algo de especial ao seu trabalho. Obviamente, não temos todos que gostar ou concordar, mas acho que a questão passa precisamente pela diferença entre o que é manifestar essa opinião e o que é entrar no campo de se dizer que não o deviam ter feito, quando muitas vezes não se tem a plena consciência do significado que isso tem para eles.

:metal:
Existem 68 posições para se fazer amor. Na posição 69 limpam-se os instrumentos

PhiLiz
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jan 14, 2005 7:43 pm
Contacto:

Mensagempor PhiLiz » sábado fev 06, 2010 7:27 pm

Beastlike Escreveu:Como salientei no que escrevi, apenas te falei na impressão com que fiquei. Se usaste tom irónico ou jocoso, é essa a parte que para mim não foi muito óbvia, daí a minha curiosidade em perceber melhor a tua posição. Não te esqueças que, para quem lê, nem tudo tem a mesma clareza que pode ter para ti. Quanto a regras do fórum ou histerismos, nem sequer mencionei tais coisas…

Não sei que mudanças na minha visão o tom irónico (em relação a preferir que o Ribeiro não aceitasse, sendo que isso seria uma inversão da situação, como já referido) e a jocosidade (proveniente da imagem) podem dar à minha mensagem outro sentido já que tudo foi explicado a seguir. A imagem expressa simples desagrado e a questão de ser o Ribeiro a não aceitar foi logo esclarecida na frase seguinte como sendo uma inversão da situação.
Para esclarecer ainda o resto: a menção das regras (do fórum e bom senso) foi como exemplo de que nunca fiz a minha crítica até de forma "moderada" para que não pudesse ser confundida com uma eventual quezília pessoal (ou de outra natureza) com o Ribeiro e/ou com uma vontade de impor o que achava. O que disse sobre não ter caído no histerismo tem a ver com a tua "impressão" de fã indignado (porventura "histérico", embora isto aqui seja claramente alegórico) quando não concordo que tenha sido esse o tom que usei. Nenhum destes pontos foi levantado por ti mas foram sim usados como exemplos que considero relevantes para esclarecer a forma como falei. Lá está, para que tudo fique com a maior clareza possível.

Beastlike Escreveu:O meu interesse prende-se com uma situação em que alguém criticou a participação de um convidado num concerto de Theriomorphic, dizendo que não o devíamos voltar a convidar, ou algo do género. Claro que toda a gente tem o direito de dizer que não gostou da participação, mas quando dizem que não o devíamos voltar a fazer, já questiono essa suposta "legitimidade". Quando convidamos alguém é porque, para a banda, isso tem um certo significado, por haver alguma cumplicidade entre nós e essa pessoa e/ou a(s) banda(s) a que pertence, e faz parte do nosso próprio percurso. Aqui parece-me que nós é que temos a legitimidade da decisão e não quem está de fora e nem compreende essas razões.

Em primeiro lugar percebo que dês importância ao tom e de certa forma aos maneirismos de linguagem para se transmitir uma opinião do género. Não darei tanta importância, mas isto é apenas um aparte e repito que compreendo a tua posição. Dentro disso que disseste não considero que em momento algum tenha tido uma intervenção nesse tom e dei exemplos em que fiz precisamente o contrário, inclusive com os membros da banda.
A legitimidade de decisão é obviamente da banda. A legitimidade de dar uma opinião sobre o efeito final de uma determinada participação já pertence a quem ouve também, compreendendo ou não as razões. No caso de BL até penso saber as razões deles mas ainda não soubesse, do ponto de vista artístico, teria legitimidade para dar uma opinião negativa.
Se a tua referência dizia respeito à questão de ter ou não legitimidade para tecer considerações sobre aquilo que determinado significa para o percursos de uma banda, obviamente que não acho que haja uma igualdade de legitimidade opinativa entre quem está na banda e quem está de fora e não conhece as razões. Em relação a isto só tenho a dizer que a minha crítica sempre foi dirigida à vertente artística e não a outra, precisamente porque não sei o que se passa dentro das bandas.

Beastlike Escreveu:Não estamos a falar de bandas de putos de 15 anos, que se entusiasmam em imitar os seus ídolos. Bizarra e, muito particularmente, Mão Morta, são bandas inigualáveis e cujos membros são pessoas com grande sentido artístico e cultural. Não são propriamente pedreiros, com a 4ª classe incompleta, a convidarem amigos para uma bebedeira na tasca. Nem me parece que estas bandas convidem alguém para ter um autocolante na capa e venderem mais discos, mas têm sim a noção de que essa participação poderá trazer algo de especial ao seu trabalho. Obviamente, não temos todos que gostar ou concordar, mas acho que a questão passa precisamente pela diferença entre o que é manifestar essa opinião e o que é entrar no campo de se dizer que não o deviam ter feito, quando muitas vezes não se tem a plena consciência do significado que isso tem para eles.

Acho que expliquei a minha visão dessa diferença que está acima. Desde que não haja o emprego de expressões deterministas para mim é igual dizer que "não concordo" ou que "na minha opinião não deviam", mas também percebo que a tua ideia vai mais além que preciosidades linguísticas e se percebi bem penso concordar com o sentido diferenciador da mesma. Com a exemplificação da situação de Theriomorphic também julgo perceber o que está por detrás da tua intervenção e de novo percebo e novamente concordo com a mesma.

A minha apreciação era num campo diferente e penso que esclareci isso claramente. Sabendo (com algum grau de certeza) que não imputaste indirectamente às minhas observações os exemplos de uma eventual escolha leviana por parte das bandas, vou usá-los apenas para dizer que jamais me passaria pela cabeça ter uma intervenção desse género que só seria desinformada, desapropriadamente especulativa e que em última análise iria precisamente contra aquilo que eu penso de Mão Morta e Bizarra Locomotiva que até são as minhas bandas portuguesas de eleição. Agora, as referidas qualidades das bandas não me impedem ou restringem de ter uma opinião que tem só a ver com o contributo artístico da pessoa em questão. Algo que está num plano puramente subjectivo e que não entra por outros caminhos onde uma opinião minha teria obviamente menos "legitimidade".
Imagem

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor tampinhas13 » terça abr 13, 2010 2:10 pm

o novo album está 1 portento, muito bom mesmo!
está em escuta no myspace da banda... :beer:

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » terça abr 13, 2010 2:14 pm

Ouvi apenas o single: gostei da musica, mas o ALC não cantar sobre sangue, cadáveres e revolução está a fazer-me confusão. Quase que dava para o genérico de uma novela da TVI :|
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » terça abr 13, 2010 2:14 pm

tampinhas13 Escreveu:o novo album está 1 portento, muito bom mesmo!
está em escuta no myspace da banda... :beer:

ena ena vou já ver isso!

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » terça abr 13, 2010 3:10 pm

Estou a gostar bastante. :metal:

A cena com o FR é que acho que não valia a pena. :\

Module 90M 061659
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo out 07, 2007 6:18 pm
Contacto:

Mensagempor Module 90M 061659 » terça abr 13, 2010 11:55 pm

A ouvir e a gostar. Concordo com o user acima: o tema com o Ribeirinho era perfeitamente escusado [candidato a pior tema de sempre da carreira, passada e por vir, dos Mão Morta].
"Society is not a disaster; society is a disease"

http://www.myspace.com/module90m061659

Adolf Presley
Metálico(a)
Registado: quarta jun 03, 2009 2:48 pm

Mensagempor Adolf Presley » sexta abr 16, 2010 5:22 pm

Está muito fixe, é orelhudo sem ser propriamente fácil. E adoro a "Estância Balnear", acho que se está a tornar na minha favorita deste álbum. Dá a ideia de que foi feita de propósito para o pessoal mais cota que se abana de copo na mão em discotecas de hotel ao som dos greatest hits chungas dos anos 80, é mesmo fixe.

Epá e realmente o FR não devia tentar cantar*. Nunca.

*ie, a voz limpa no refrão da "Como um Vampiro", no resto da música até é passável.
Reality can suck my dick.

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor tampinhas13 » sexta abr 30, 2010 10:16 am

Setlist do concerto de ontem no coliseu, em apresentação ao novo álbum:

Oub'lá
E se depois
Teoria da Conspiração
Penitentes Sofredores
Tu Disseste
O Seio esquerdo de R.P.
Fazer de Morto
Como 1 Vampiro (com Fernando Ribeiro)
Budapeste
Novelos da Paixão
Tardes de Inverno
Em directo (para a TV)
Amesterdão
Barcelona
Vamos Fugir
Cão da Morte
Anarquista Duval
-----x-------
Tiago Capitão
Paisagens Mentais
1º de Novembro
-----x------
Quero morder-te as mãos
------x----------
Velocidade Escaldante
Charles Manson

X_Acto
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta set 20, 2006 4:03 pm
Contacto:

Mensagempor X_Acto » sexta abr 30, 2010 9:15 pm

E que grande concerto! :beer:

Valleyofpain
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta ago 05, 2005 10:55 pm

Mensagempor Valleyofpain » domingo mai 02, 2010 3:18 pm

Que concerto mais completo :| Faltou um ou outro tema, mas não se pode ter tudo.
Falsifiquei a assinatura.

Baalrech
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 20, 2006 10:43 pm
Contacto:

Mensagempor Baalrech » segunda mai 03, 2010 12:22 am

Podem ouvir em directo o concerto de Mão Morta na Semana Académica do Algarve em http://www.rua.pt/homepage/ :)

korpus
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda dez 15, 2008 7:11 pm
Contacto:

Mensagempor korpus » segunda mai 03, 2010 11:13 am

Mais um grande trabalho.Esta banda faz história :cheers:

korpus
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda dez 15, 2008 7:11 pm
Contacto:

Mensagempor korpus » quinta jun 03, 2010 3:13 pm

O novo PESADELO EM PELUCHE está deslumbrante..já o adquiri lindo mesmo.
Adolfo e os seus em grande mais uma vez.PERFEITINHO como reza a história de Mão Morta :cheers:
Imagem

Mais alguém que gostasse...opiniões então...

Voltar para “Bandas de outros estilos”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes