Metal GDL - 27-28 Junho - rescaldo

Críticas & Comentários a Concertos & Eventos!
Amphion
Administrador
Registado: sexta mai 02, 2003 8:56 pm
Contacto:

Metal GDL - 27-28 Junho - rescaldo

Mensagempor Amphion » domingo jun 29, 2008 6:57 pm

Crónica de um festival solarengo....

E assim se partiu de Lisboa numa solarenga sexta feira à tarde, para um festival ainda mais solarengo, digamos que arraçado de abrasador, que seria recheado de peripécias e "lócuras" várias... 4 loucos, um calor louco, e um festival muito louco.

Com a ajuda da simpática senhora que estava presa dentro do gps, e após esta nos pedir várias vezes para "sair na saída", bem como apitar freneticamente pelo excesso de velocidade, lá chegámos à fantástica residencial Vila Morena, um ex-libris da hotelaria mundial, caracterizada por requintada estética retro, utilizando o muito em voga estilo kitsch 70s, que lhe conferia toda uma frescura e actualidade que nos deixou deliciados. Era o reposteiro às flores, era o candeeiro cor de laranja, era a alcatifa, era o telefone de discar, era todo um deslumbre. Isto começava bem!

O melhor de tudo quando se chega ao Alentejo... aquele sotaque.... aquela calma.... que saudades que eu tinha do meu querido Alentejo!

Desempacotar as (garrafas), errrr.... a roupa..., e siga para a omelete de queijo da praxe (e claro... carne às toneladas para os restantes, seus carnívoros sem escrúpulos), e o belo do vinho verde geladinho, para ganhar força para os concertos. E porque o grupo era MESMO estranho, um final que se tornaria habitual composto por um café em chávena fria, um café em chávena escaldada, um café cheio, e um café normal.... Pobres empregadas que aturaram tanta parvoíce junta!

E rume-se ao recinto do festival, enquanto se iniciam as investidas ao querido gin tónico, companheiro de aventuras e desventuras e inebriantes odisseias. Já se ouvia GOD ao longe, em grande pujança, e o passo acelerava-se em direcção à bilheteira. Pulseira da praxe, entrada, e um recinto enorme, que faziam as 400 pessoas que lá estavam (corrija-me...), parecer umas 100. Apenas vi a parte final de GOD, mas portaram-se muito bem, como já é costume, com o seu folk/viking metal cada vez mais poderoso e vibrante. Gostei de ver uma flautista ao vivo, um extra muito bem vindo.

Quando à logística, simplesmente fantástica. Não poderei falar em relação ao parque de campismo, mas ambos os palcos eram excelentes, com um palco principal enorme. Lavabos qb, comida e bebida qb, bancas de merchandise, todos os ingredientes que se podem desejar num festival de metal. A organização está de parabéns, porque é certamente uma tarefa hercúlea conseguir erguer um festival assim!

Logo em seguida, Requiem Laus, que deram um grande concerto! O som estava excelente (tal como na maioria das bandas), e já se via muita movimentação no público. Momentos muito técnicos, riffs poderosos, excelente impressão deixada. Boa escolha!

A seguir Concealment. Porra, tinham razão, que grande baixo! :shock: Seja como for, ele tinha muitas cordas, mas o nosso caro pjms tinha mãos para ele. Metal muito técnico e complexo, mas ao mesmo tempo incrivelmente brutal e cativante. Apenas a lamentar os totalmente desnecessários refrões (mal) cantados, que destoavam demasiado em tão boa música. Incrível, e estão de parabéns.

Apenas tinha visto Corpus Christii uma vez, há uns anos no Algarve em Chamas, quando o sr NH ainda assumia as funções de guitarrista. Desde então sairam 2 (3?) grandes álbuns, e a expectativa era alta. Para além do mais estava muito curioso em ver o sr Ângelo como guitarrista da banda. Concerto muito negro, executado competentemente, e que viajou por grandes temas, com o auge em The Fire God. Um grande momento de BM!

Finalmente consegui ver o Bruno/Anasazi (vocalista de Firstborn e venerando moderador deste nosso cantinho) em palco sem que estivesse andar a correr dum lado para o outro, agachado, mergulhado em cabos, stressado e concentrado. Consegui finalmente confirmar que de facto é possível um concerto existir sem que ele se esteja a assegurar que tudo está a funcionar bem em palco! Também não via Firstborn há bastante tempo, e que grande concerto deram. Os novos temas assentaram que nem uma luva, e toda a banda se portou muito muito bem. Foi nesta altura que o rabo desnudado do Grimner se tornou presença demasiado assídua para os olhos de quem estava na segunda fila, pelo que fiz os possíveis para me manter agarrado à grade da frente, e assim só tinha que levar com o cabelo dele! Como se não bastasse, mr Anasazi ainda o homenageia em palco, o que deixou o homem ainda mais louco!

Já tinha ouvido falar muito em Men Eater mas nunca os tinha visto, e agora percebo o porquê do burburinho. Na minha ignorância em relação ao género, fizeram-me lembrar muito uns Mastodon, não soando de todo a cópia destes. Poderoso, atmosférico, intenso e hipnotizante, grande concerto.

Para terminar, Lay Down Rotten. Duvidei da inclusão desta banda como cabeça de cartaz, e imaginava lá muitos possíveis nomes a substitui-los, mas que meteram toda a gente doida lá isso meteram. Eles nem queriam acreditar no público que tinham à frente. O moshpit estava cada vez maior, e deram a sensação de que por eles ficariam lá a noite toda a tocar para o público. Aliás, se houve coisa que este GDL teve foi uma troca de energia brutal entre o público e as bandas. Death metal poderoso era a sobremesa ideal para findar o dia!

O gin já se tinha acabado há algum tempo, entretanto substituido pelo belo do moscatel, e toca a rumar de volta à kitsch-residencial, retemperar forças.

No dia seguinte, um roteiro pelos snack-bares alternativos de grândola, tostas, torradas e baguetes, cheiro a bagaço, futsal, ressaca, dor de cabeça, joelho ferido e ombro com ruptura muscular (não, não fui eu.... adivinhem lá...). 4 rostos a olhar uns para os outros como se no dia anterior tivesse havido uma batalha medieval de corpo a corpo... o sol a amolecer a alma.... o compasso de espera por nova dose de música... aaahhhh, alentejo.... A bela da obrigatória sesta, as forças a re-surgir, e nova investida em direcção ao recinto!

Infelizmente perdi Confront Hate, mas toda a gente me disse que foi BRUTAL. Aguardo outros feedbacks de quem viu.

Quando cheguei estava Ransack na penúltima faixa, e a coisa parecia estar a correr muito bem, com mais público do que no dia anterior, e som muito poderoso a sair das colunas. Grande Shore, grande postura e grande voz!

Em seguida Switchtense. Talvez para mim o melhor concerto de todo o festival. Indescrítivel mesmo. Thrashalhada imparável, guitarras incríveis, voz poderosa, um contentamento claro em estarem ali e, parafraseando o senhor vocalista "uma sensação do CARALHO!". Concerto do caralhão mesmo!

Thanatoschizo estrearam o enorme palco principal. Uma recepção muito menos calorosa por parte do público, principalmente porque até aí todo o festival tinha sido pautado por grande brutalidade em termos sonoros, explorando géneros bem diferentes do de TSO. Seja como for, um grande concerto na minha perspectiva, que sou grande apreciador da banda. Voz masculina mais segura e afinada, voz feminina cada vez mais evoluída, e restante banda impecável.

Este texto já está a ficar demasiadamente longo e o tempo escasseia pelo que vou abreviar o final. Apenas posso dizer que Seven Stitches, Krisiun, Hatesphere e Devildriver também deram concertos brutais, com especial destaque para a recepção que Devildriver tiveram, com um Dez Fafara rendido ao nosso público (e ao nosso vinho!). E como se o moshpit não estivesse já com um tamanho gigante, a pedido do mr Dez, gerou-se um circle pit ENORME, que me deixou com um sorriso enorme na cara. Que cena intensa!

Momentos avulsos de ambas as noites:

- Olhar para o meio de um dos moshpits, e ver lá um tipo sentado numa cadeira de plástico a fazer horns e a bangar. Levou 10 segundos até ser abalroado e cilindrado, mas que teve estilo lá isso teve!
- Abençoadas tostas...
- Grimner, Anasazi, Jó, Shore, Deris, NH, rapaz-que-falou-comigo-durante-concerto-cujo-nick-já-não-recordo-e-que-se-acuse!, Zombie_, Nazgul entre outros - MU a representar
- To be continued... enquanto a memória recupera...

Otaner
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 26, 2007 8:38 am
Contacto:

Re: Metal GDL - 27-28 Junho - rescaldo

Mensagempor Otaner » domingo jun 29, 2008 7:07 pm

Aaaaah acabadinho de chegar do litoral alentejano.
Cá vai a minha humilde review:

Do 1º dia pouco posso dizer....cheguei já com os God a tocar, do que ouvi, gostei...se ñ me engano foi deles a cover do Alma Mater de Moonspell, grande malha

Em Requiem Laus tava a montar a tenda, ainda dava pra ouvir um pouco ao fundo....entrei em Concealment (wtf, baixo de 12 cordas?) e dirigi-me aos comes e beber. Aquela Tachadinha tava 5*

Por lá encontrei o Oz de Prison Flag e cmpª (+ 1x obrigado pelo convivio e pelas jolas).....tive até a meio de The Firstborn na 'copofonia', a outra metade embasbacado com o concerto brutal que foi, pelo meio de salientar os Men Eater, grandes malhas...

Pra acabar a noite foi porreiro ver os Lay Down Rotten, e andar tambem naquele 'drunken pit' :mrgreen: bazei antes do fim, depois de um dia de trabalho e ir aquele caminho todo a conduzir, mais as bjecas e fumarada, ñ dava mais.

No dia a seguir lá se apanhou o autocarro prá praia (chaço de 1920 praí + estradas de merda + condutor com pé pesado = loucura de viagem), chega-se ao acampamento por volta das 16h....pra fazer tempo socializa-se com pessoal vizinho (pessoal desde Olhão, Sintra, Leiria, etc), partilha-se nectares e fumarias...ri-se 1 bocado e siga pro recinto (ja ia com 1 fdp dum andamento, jazus... :jeroen: )

Dos concertos, ñ tenho nada de especial pra assinalar, tudo positivo, gostei de ver pela 1ª vez The Ransack, grandes malhas....Switchtense tá com grandes sons novos, mas desiludiu-me pela falta do já habitual medley do Vulgar Display of Power :evil: (novo album, compreendo). Thanatos nunca tinha visto, curti...dão-lhe muito.
Em Krisium esperava ouvir a cover de Sepultura, mas pronto....nosso 'irmãos' deram 1 show di bola :metal:

Hatesphere foi do caralho....ainda me doi o corpo e o pé torcido :beer:

Devildriver, nada a assinalar...Mr Dez Fafara rulou :jam:

Amphion, falei-te em Switchtense, nice to know you :cheers: ...e afinal a Zombie andava por lá, pareceu-me ter-te visto de relance.

Quanto ao cromo sentado na cadeira no meio do mosh....era 1 dos com que tive de tarde, aquilo foi ganza, foi catemba, cerveja, bagaço, licor de pêssego que levei....era inevitavel aquele estado

Pra terminar (por enquanto, a mémoria ainda está meio turva), grandes condições este ano, principalmente a nivel de camping....parabens malta!
A assinalar de negativo, apenas a pouca afluência do pessoal :?

1 abraço ao grande Filó de Olhão (se ñ me engano) pelos momentos hilariantes e as suas frases de engate às moças que passavam (epah...este fim de semana deu pra lavar as vistas duma maneira...) ao estilo de "oh fofa...querida....oh PUTA (nisto tira o chinelo do pé e manda contra a moça)"

Quando puder, meto fotos
Última edição por Otaner em segunda jun 30, 2008 12:03 pm, editado 7 vezes no total.
Imagem

R_Freestyler
Participante
Registado: segunda abr 07, 2008 2:56 am

Mensagempor R_Freestyler » domingo jun 29, 2008 7:10 pm

Só digo... Fu**ing AMAZING!!!!! :headbanger: :headbanger:

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » domingo jun 29, 2008 7:10 pm

Otaner Escreveu:
Amphion, falei-te em Switchtense, nice to know you :cheers: ...e afinal a Zombie andava por lá, pareceu-me ter-te visto de relance.

Ah eras tu! :D Igualmente! :beer:

ratamahatta
Participante Inspirado(a)
Registado: quarta jan 16, 2008 2:18 pm

Mensagempor ratamahatta » domingo jun 29, 2008 8:45 pm

sim sr :beer: venham mais festivais destes!
++++ Condições de camping
+++ Ambiente co pessoal
+++ Alentejo! Aquela calma mete lisboa na aljibeira :mrgreen:
++ Preço da cerveja bem nice
++ Surpresa de lay down rotten :headbanger:

Não há pontos negativos, apenas podia ter estado mais gente para preencher melhor o palco principal, mas isso é secundário, só interessa quem la tava eheh :jam: :beer:
para a proxima poupem o palco grande (€) e façam tudo no palco mais pequeno, tem ganda feeling! :metal:

Judgement
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta nov 25, 2005 11:33 am

Mensagempor Judgement » domingo jun 29, 2008 9:50 pm

Otaner Escreveu:....entrei em Concealment (wtf, baixo de 12 cordas?)

"Só" contei 9, fonix, já assisti a muitos concertos, mesmo muitos e nunca vi nada do género, excelente!!

Confesso que este festival não tinha nenhum nome que me à partida me fizesse deslocar os 400 + 400 kms que fiz, ainda para mais depois da ida ao Hellfest mas depois de ter estado no ano passado neste festival e ter conhecido as condições, considero que é quase obrigatório apoiar este evento, sem dúvida do melhor que se faz por cá. Têm muito por onde crescer, à excepção do campismo, mas as condições dos banhos e sanitários são invejáveis para qualquer festival feito cá e até lá fora.

Tenho a sensação que no ano passado o recinto estava mais composto, o preço do bilhete era também bem mais caro e com tantas coisas que se vão fazendo acaba por ser complicado "picar o ponto" em todas. Sinceramente acho que este festival tem muitas capacidades para crescer.

Único ponto negativo, o horrível calor que se fazia sentir na minha tenda que apesar de estar à sombra fez que os 3 ocupantes do meu T3 acordassem completamente encharcados o que ajudou a reforçar a ideia de decidirmos voltar ao Porto no final do concerto, aproveitando o fresco da noite!!

Abyssos
Participante Inspirado(a)
Registado: domingo abr 27, 2008 10:57 pm

Mensagempor Abyssos » domingo jun 29, 2008 10:19 pm

Foi sem duvida um grande fim de semana, mt bebida, mt boa musica, mt bebida, e pouco mulheres :lol: :lol: :lol: ...pena a fraca comparencia do pessoal ao evento, mas creio k e por ser pouco conhecido ainda,mas tou bastante convencido ke daki a uns anos proximos estara no top dos festivais em portugal, excelentes condiçoes de palcos/camping, boas condiçoes sanitarias, staff impecavel,praia relativamente perto,mete mt festivais mais conceituados a um canto....

A nivel musical, mt bom,GOD, Lay Down Rotten, The Firstborn, e Devildriver foram para mim sem duvida alguma as melhores, principalmente GOD ( sou fanatico...hidromellllll), e Devildriver, estes senhores deram um concerto do filha da puta, vai ficar na memoria de todos ke la estavam, simplesmente abismal.so espero k eles cumpram o k prometeram e voltem ca mais vezes..... para o ano estou la batido :headbanger:

raging_metalhead
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: domingo mar 11, 2007 1:27 pm

Mensagempor raging_metalhead » domingo jun 29, 2008 10:21 pm

Cum filha duma grande p***!!!!

Não há palavras para descrever o dia de ontem...

Começamos a viagem de Barcelos no incio da tarde e conseguimos chegar lá a tempo, com boa manobra, para todos os concertos (do sábado).
O calor alentejano é fdd, mas a calmaria e o ambiente eram brutais!

Confront Hate:

Primeira banda a abrir as hostilidades, riffs marcantes e com alto sonoro, gostei e espero rever um dia destes.

The Ransack:

Maganos aki da terra, estiveram longe do seu melhor concerto, o som estava embrulhado e em certas musicas k ja conhecia n tava a perceber os riffs. De kk das formas propocionaram um bom concerto.

Switchtense:

Estes senhores dispensam apresentações, é gesso forte e feio sempre a rasgar!! Foi alto concerto, mas curti mais o que deram no LSM... 8)
Mandem é cá para fora o álbum para o pessoal córtir!! :headbanger:

Como Thanatoschizo não é muito a minha cena, aproveitei a pausa para "jantar".

Seven Stitches:

Estes gajos são uns senhores!! Organizar um evento dakeles, as cenas correrem como correram e ainda darem um concerto, não é para qualquer um...
O som deles admito que não entra à primeira, mas quando entra fodeu-se! Uma banda que vai surpreender com o álbum! :metal:

Krisiun:

"O KRISIUN BOTA PRA FUDÊ!"
"MEUS IRMÃOS QUE FALAM A LÍNGUA DOS CAMÔES!" :mrgreen:

Brutal!! Estes três em palco partem o barraco todo!! Que descarga absurda!
Se aquela bateria disparasse balas, o Rambo podia arranjar outro emprego... :evillol:

"VAMOS DETONAR ESSA PORRA!!"

Hatesphere:

Desconhecia por completo a banda e surpreenderam-me largo! Tava colado msm em frente ao palco a abanar o capacete o concerto todo! Curti a interação com o público e realmente o palco "Viva o Metal" proporciona bem isso.
E o vocalista agora deve curtir largo Portugal, desde que descobriu o moscatel... :lol:

DevilDriver:

Não há palavras para descrever aquilo... foi de tirar a respiração do inicio ao fim, sempre a dar com alma e a curtir!
Aquele Dez Fafara é um senhor, consegue criar aquele aproximação entre público e banda e é alto vocalista!
Ah, e curte agora largo o vinho portguês! :mrgreen:
A "I Could Care Less" foi a cereja no topo do bolo para mim, divinal!
As circle pits partiram o barraco todo... sempre que olhava para trás via aquelas rodas gigante de pessoal a curtir!
Sem dúvida um concerto inesquecível! :metal:

"CLOUDS OVER CALIFORNIA" :beer:

A organização vai-se fartar de tanto elogio que vai receber, tão de parabéns por tudo, têm um festival que mete outros no bolso e apenas vai na 3º edição!
Lembro-me de reparar que DevilDriver estava apenas 15 minutos atrasado em relação ao previsto, hoje em dia é muito dificil ver tal organização!
Os preços tavam super acessíveis para um festival, o espaço é simplesmente brutal e a cena dos dois palcos funcionou da melhor forma possível!

Só posso dizer que o foi, sem sombra de dúvidas dos melhores investimentos do ano do qual não me arrependo de nada! Só quem não quis ir é que não sabe o que perdeu! Aos que não poderam ir, para o ano ainda vai ser melhor!! :headbanger:

A viagem até se fez bem e ainda cheguei a tempo dum bom almoço.
Para o ano já tou lá!
Última edição por raging_metalhead em domingo jun 29, 2008 11:08 pm, editado 1 vez no total.

Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Mensagempor Matusalem » domingo jun 29, 2008 10:46 pm

De momento só para dar os parabens à organização e dizer que foi um filha da puta de fim de semana. Muito bom mesmo. Excelentes condições, preço acessivel do bilhete, som muito bom, grandes bandas, ginginha e cerveja com fartura.
Para mim houve três bandas que foram um must: Lay Down Rotten, Hatesphere e Devildriver. Quanto a presenças nacionais gostei da prestação de The Firstborn, The Ransack, e dos GOD (Embora haja depois um empate tecnico relativamente entre Switchtense, Seven Stitches - mais uma vez parabens - e Confront Hate os quais nunca tinha ouvido falar e foi uma agradável surpresa. E digo empate porque tem a haver mais com os meus gostos musicais que estas 3 ultimas bandas não praticam o som que normalmente me debruço. Mas foram boas.)
Agora vou dormir e amanha com mais cabeça e menos sono faço aqui a review dos 2 dias de folia.
Lay Down Rotten, Hatesphere e Devildriver brutalis :mrgreen:

Nasal Penetration
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jul 28, 2005 8:12 pm
Contacto:

Mensagempor Nasal Penetration » domingo jun 29, 2008 11:11 pm

só tive no sabado

The Ransack - concerto bem porreiro!
Thanatoschizo - no inicio o som cá para fora tinha a voz feminina e a tarola demasiado alta... mas depois pareceu que mexeram e melhorou. curti bastante do concerto (apesar de não ser dos meus estilos preferidos)!
Krisiun - Mais uma vez um concerto muito brutal.... mas curti mais o concerto de corroios do ano passado.
Hatesphere - Desilusão! tenho o album bloodred hatred, akilo parece tipo death metal sueco... mas quando os ouvi ... completamente hardcore.
Devil driver - Não é das cenas que curta mais em album... mas ao vivo foi alta cena!
Última edição por Nasal Penetration em domingo jun 29, 2008 11:22 pm, editado 1 vez no total.
Nasal Penetration - Myspace

só ouço BRUTAL DEATH...

A Dor é Temporária, o Orgulho é Eterno

Moon|Tears
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jul 19, 2005 7:52 pm
Contacto:

Mensagempor Moon|Tears » domingo jun 29, 2008 11:15 pm

E como para mim, uma imagem vale mais que mil palavras, deixo aqui a minha visão do primeiro dia do festival.... :)

God

Imagem

Imagem

Imagem

Requiem Laus

Imagem

Imagem

Concealment

Imagem

Imagem

Imagem

Corpus Christii

Imagem

Imagem

Men Eater

Imagem

Imagem

The Firstborn

Imagem

Imagem

Lay Down Rotten

Imagem

Imagem

Imagem

A organização está de parabéns.
Adorei o regresso de The Firstborn, para mim foi o melhor concerto deste dia, as novas músicas dizem-me muito mais, gostei imenso. E claro, Concealment que nunca me desiludem e que provaram mais uma vez que são uma das melhores bandas a nivel nacional.
Última edição por Moon|Tears em segunda jun 30, 2008 12:51 am, editado 1 vez no total.

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » domingo jun 29, 2008 11:24 pm

Muito bem! Finalmente fotos!

Moon|Tears
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Moon|Tears » domingo jun 29, 2008 11:29 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:Muito bem! Finalmente fotos!

Sim e eu não vi o menino a agarrar na máquina por lá, se não já havia mais fotos :roll:

Amphion
Administrador
Contacto:

Mensagempor Amphion » domingo jun 29, 2008 11:36 pm

Moon|Tears Escreveu:

Sim e eu não vi o menino a agarrar na máquina por lá, se não já havia mais fotos :roll:

Pelo menos viu o menino, porque eu nem sei quem a menina é!

Tive que escolher entre o gin e a máquina, e o sacana do gin ganha sempre! De qualquer modo, farra/headbang/"lócura" e máquinas caras não é algo que jogue muito bem, e gosto demasiado da minha menina para a levar para estes sítios.

Moon|Tears
Metálico(a) Supremo(a)
Contacto:

Mensagempor Moon|Tears » domingo jun 29, 2008 11:40 pm

Amphion(José Ramos) Escreveu:
Moon|Tears Escreveu:

Pelo menos viu o menino, porque eu nem sei quem a menina é!

Tive que escolher entre o gin e a máquina, e o sacana do gin ganha sempre! De qualquer modo, farra/headbang/"lócura" e máquinas caras não é algo que jogue muito bem, e gosto demasiado da minha menina para a levar para estes sítios.

Eu sou a pessoa pequena que chegou á pensão (único sitio no mundo que alguma vez me disseram "Coca Cola? Coca Cola já não temos, já acabou") no exacto momento que o menino chegou e se estava a sentar para comer com as 3 pessoas que o acompanhavam :D

Eu percebo o teu ponto de vista, no meu caso safo-me sempre porque não bebo nunca, logo tenho de me distrair com alguma coisa :D e o facto de não beber faz com que tenha o quadruplo de cuidado com a minha menina :)

Voltar para “Rescaldo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes