Boas.
Um dos nossos guitarristas já aqui veio agradecer a todos em nome dos BruteForce algo que eu reforço.
Existe algo que eu gostaria de sublinhar, no entanto. Ao contrário da maioria das críticas efectuadas à organização do evento, eu pessoalmente acho que a organização foi muito competente e profissional, tendo em conta os meios disponíveis. As pessoas da organização foram sempre muito prestáveis no que à nossa banda diz respeito e sempre me pareceu que se esforçaram ao máximo para que as coisas decorressem com normalidade e de acordo com os regulamentos.
Contudo, na final aconteceram duas coisas que me deixaram um bocado espantado.
Primeiro, segundo julgo saber, o regulamento previa a repescagem de uma banda nas eliminatórias da zona sul, já que na meia-final deviam actuar 5 bandas. Ora se na zona norte havia 5 eliminatórias e era líquido que existiriam 5 bandas na meia-final, já na zona sul só existiam 4 eliminatórias, logo fazia sentido repescar-se uma banda para a meia-final da zona sul. Já o mesmo regulamento não fala nada em repescar uma banda para a final, pelo menos da última vez que li o regulamento não estava lá nada sobre este assunto. Mas o facto de se ter repescado uma banda com a qualidade dos Urban War não foi o que me incomodou, até porque eles vieram de facto acrescentar ainda mais qualidade ao lineup existente. O que realmente me espantou foi que a banda repescada fechou a noite. E eu continuo sem perceber porquê (e aparentemente todos os elementos das outras bandas com quem falei na final). Ao fim e ao cabo, veja-se o que aconteceu com a banda repescada para a meia-final da zona sul. Mas esta ainda é como o outro. É esquisito mas também é para o lado que eu durmo melhor...
Segundo, (e esta é que realmente me desiludiu realmente) quando os BruteForce começaram a tocar, além do pouco público (facto do qual a organização não tem culpa), só estavam presentes dois dos cinco júris do concurso! Ora, agora pergunto eu: se três dos cinco júris nem sequer nos viram actuar (ou pelo menos não viram a actuação completa), como é que podem fazer uma avaliação justa, completa e imparcial de todas as bandas? Oo
Não questionando de forma alguma o resultado final (considero que os Equaleft form justos vencedores), não posso deixar de questionar o cenário hipotético de existirem mais votos do Júri nos BruteForce se pelo menos nos tivessem visto tocar!

Ou seja, se sem 3 dos júris nos terem visto tocar, ficámos em 3º lugar, como seria se todos os membros do júri nos tivessem visto actuar?
Esta é, obviamente, uma pergunta retórica para a qual não tenho interesse nenhum em obter resposta. Apenas achei pertinente tornar isto público porque acho que o Arena Metal foi uma excelente iniciativa e tem todas as condições para se tornar numa referência a nível ibérico, logo, todas as críticas no sentido de ajudar a melhorar devem ser bem-vindas na minha opinião.
All in all, excelente iniciativa, grandes concertos, bandas com excelente qualidade e, no final, um justíssimo vencedor. Parabéns às 36 bandas que participaram no concurso! O Metal Nacional está vivo e BEM VIVO!
