Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Conversa sobre Música (teoria, instrumentos, instrução, dúvidas técnicas) e outras Artes.
Regras do Fórum
É obrigatória a utilização dos tópicos oficiais, no caso de temas para os quais estes existem.
Em caso de dúvida, contactem a moderação antes de abrir um tópico.

Só têm permissão para colocar mensagens nesta secção utilizadores com pelo menos 10 mensagens no fórum.
Pepe
Turista
Registado: terça ago 19, 2008 11:46 pm

Re: Baixo (Bass guitar) - (Tópico Oficial)

Mensagempor Pepe » sábado out 25, 2008 6:53 pm

eu toco ha pouco mais de 1 ano e quero um baixo novo, ando a pensar no ibanez srx 595 de 5 cordas, dizem q e fixe pa trash mas aceito sugestoes :mrgreen:

:headbanger:

SYNAPSYS666
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta nov 19, 2004 2:57 pm
Contacto:

Mensagempor SYNAPSYS666 » sábado out 25, 2008 11:11 pm

Para lixo (trash) não sei, mas para THRASH deve dar cartas...
Réu-béu-béu, pardais ao ninho.

Miguel191
Participante
Registado: segunda out 13, 2008 8:11 pm

Mensagempor Miguel191 » domingo nov 02, 2008 12:56 pm

bem pessoal e' assim à um tempo atraz disseram.m que eu n devia aumentar/diminuir o som pelo amplificador pq isso n e' aconselhavel e' vdd? :O
Imagem

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » domingo nov 02, 2008 2:09 pm

Miguel191 Escreveu:bem pessoal e' assim à um tempo atraz disseram.m que eu n devia aumentar/diminuir o som pelo amplificador pq isso n e' aconselhavel e' vdd? :O

SE tiveres a tocar ao vivo com mesa demistura sim, não é nada aconselhável. Aliás, nem sequer é aconselhável que mexas no som muito nem no botão de volume do baixo. Mete-o no máximo e confia no técnico de som. O que acontece se te pões a mexer no amplificador a meio do concerto é desregulrares a mistura que foi feita durante o check sound e depois vês ao fundo o técnico de som a rogar-te pragas.

De resto, se estiveres em casa... convêm pelo menos que tires o botão do volume do amp do 0 para te ouvires :mrgreen:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Pepe
Turista
Registado: terça ago 19, 2008 11:46 pm

Mensagempor Pepe » domingo nov 02, 2008 2:53 pm

ao vivo n sei lol mas se tiveres a tocar em casa ou apenas a ensaiar acho q deves por o volume do baixo sempre no maximo e depois regulas como quiseres no amp como eu faço. Quando o volume no baixo nao ta no maximo o som fica pior, tipo com menos resoluçao acho lol n sei bem explicar mas voces percebem :P

wolfheimband
Turista
Registado: domingo out 26, 2008 3:31 pm

Mensagempor wolfheimband » segunda nov 03, 2008 11:58 am

Queria saber se o Ibanez SR300 é bom, já que estou a pensar compra-lo e tenho visto reviews boas do instrumento. Só que parece que existem dois Baixos Ibanez SR um DX e um Normal o Dx tem um split coil e não consigo encontrar esse baixo acho que foi descontinuado. Basicamente parece-me um bom baixo, com bons Pickups e um braço suave, fino e rápido.

Edit: Alguém podia me dirigir a uma loja que tenha o Ibanez SR300 DX e/ou FM ?

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça set 28, 2004 1:06 pm
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » segunda nov 03, 2008 1:48 pm

é pá...deverias experimentar a ver o que gostas mais...
com um amp teu de preferencia...
isso de ser bom para uns pode ser mau para outros...
cada pessoa tem a sua preferencia conforme o som que gosta mais de tirar de um baixo...
eu já toquei com milhentos baixos e os unicos que realmente me fascinaram foram os fender u.s.a...e ibanez era um baixo que nunca comprava...pois parecem brinquedos. (é a minha opnião conforme o gosto que tenho em som e de pegar neles)

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda nov 03, 2008 6:43 pm

Mercenary Escreveu:e ibanez era um baixo que nunca comprava...pois parecem brinquedos. (é a minha opnião conforme o gosto que tenho em som e de pegar neles)

Eu também dizia isso do Ibanez, até ser convencido a comprar este "brinquedo"
Imagem
o meu BTB 555

Assim como as séries EDB e ATK me parecem baixos com mais tomates. SE estiveres a falar da série SR sim, são brinqueditos sem grande expressão, mas o meu BTB com Pick Ups Bartollini e equalização activa tem bafo suficiente para combater com outros pesos mais pesados.

Se comprava outro Ibanez? Dificilmente. Para voltar a gastar dinheiro fá-lo-ia com um Warwick ou um Ernie Ball, mas fiquei supreso com a qualidade deste BTB

Tens aqui um baixista que dificilmente toca baixo a brincar e usa o BTB 556 com resultados muito bons. O som é límpido, definido, abrangente, versátil e tem um sustain excelente:
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » segunda nov 03, 2008 7:06 pm

não conheço estes ibanez mais recentes realmente...mas estamos a falar de baixos baratos (pelo que me apercebi)
e sinceramente prefiro um baixo com uma madeira pesadissima e com pickups passivos...

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » segunda nov 03, 2008 10:46 pm

Nesse caso para baixos de gama baixa a Ibanez não será grande escolha. A marca consensual aqui dos baixistas MUanos é a Yamaha e os RBX ous os Vintage Modified da Squier

Tive um Aria IGB que não era mau.

wolfheimband
Turista

Mensagempor wolfheimband » terça nov 04, 2008 11:42 am

Pois mas ainda ninguém me respondeu se o Ibanez SR300 é um bom baixo para começar? É que eu não quero um baixo muito bom que custa ene euros, além disso os Yamaha RBX são feios =\.

Em termos de som, porque parecer um brinquedo ou não me faz diferença até porque adorei o pescoço fino e a durabilidade.

edit: encontrei isto

Buying Your First Bass

Most importantly I would advise you not to spend too much money on your first bass. Choosing the right bass won’t be easy until after you’ve been playing for a while. Once you have a good year of lessons behind you, you can make wiser choices with your (or your parents') money.
Size

Bass is a large instrument. It can be played with any size hands, but for most everyone it will require some stretching in the beginning that you are not used to. For beginners, it is a little easier starting on a bass that has a smaller neck. For instance, Ibanez basses have very thin and easy to play necks, where Fender basses have quite large necks. If your hands are smaller, go with the smaller neck. If you have large go with the bigger necks if you prefer.
Tone

I could go on and on about tonal differences in basses, but in the few hundred dollars range the differences aren't that big. Get a bass that has two pickup configurations. Typically there are P-pickups and J-pickups. They are named after Fender's Precision bass and Jazz bass. The P-pickups look like two offset rectangles - one under each pair of strings. The J-pickups look like a long, thin rectangle. Both have their own sound. Also the placement of the pickups affects the tone. A beginning bass with a P-J setup will give you the most tonal variety.
Where was it made?

Most basses are now made in foreign countries. I have taught many beginner students and seen many beginner basses. The poorest quality basses seem to come from China, Mexico, Malaysia and Indonesia though they've been improving. The best quality basses seem to come from the U.S.A., Japan and Korea. This is definitely something you should pay attention to though the quality gap has been closing over recent years. The instrument's origin is usually clearly marked somewhere on the bass.
4-String or 5-String?

For a long time 4-string basses were your only option. Now there are 5- and 6-string basses. The difference is a 5-string bass has an extra lower string. This allows you to play 5 lower notes than a 4-string bass in standard tuning. This is pretty low! For most styles of music you don't need these lower notes. A 4-string bass can be tuned lower to get two of those lower notes. So you only really gain three extra notes on a 5-string. If you intend to play the hardest heavy metal, you probably do want a 5-string. Those extra notes will be used often.

I think it is easier to start on 4-string. Some of the technique is easier in the beginning and changing over later is not too hard. Also, cheaper 5-string basses rarely sound very good.
What I Recommend

For the money, I recommend Ibanez basses. Many are Japanese made and are very consistent in quality. They sound good, are easy to play and are built well. I would also recommend the newer Peavey basses. This company has turned around in the past several years and is producing some quality stuff at great prices. I think they are US made. Yamaha basses are good quality, too. If you can spend a bit more, I'm a fan of G&L Guitars Tribute series of basses.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » terça nov 04, 2008 2:45 pm

Xi... Acho os RBX bem mais bonitos que a gama SR da Ibanez.

Os SR são o baixo de iniciante por excelência, mas não perguntes se é um bom baixo. É tão bom quanto qualquer outra gama iniciante das outras marcas sendo que de todas essas gamas os melhores parecem-me ser os Yamaha.

Em última análise um baixo é tão bom quanto o que quiseres pagar por um e o que quiseres fazer com ele.

Hei, o meu primeiro baixo foi um Vester preto, a imitar um Precision. Era um mastronço pesado com um braço impossível de tocar. Era um bom baixo? Nem por sombras. Mas iniciou-me nas artes das quatro cordas. Por isso foi um companheiro excelente :jam:

wolfheimband
Turista

Mensagempor wolfheimband » terça nov 04, 2008 4:29 pm

Obrigado spiegelman:3 para mim embora os RBX da yamaha possam ser melhores, os SR da Ibanez têm o que eu gosto.
E de qualquer maneira é para eu iniciar :D.

NunoPlague
Participante
Registado: quarta out 08, 2008 2:46 am

Mensagempor NunoPlague » sábado nov 08, 2008 8:54 pm

spiegelman Escreveu:
hrc_la Escreveu:se poderes esticar um pouco mais o orcamento:
http://www.schecterguitars.com/index.asp
penso que este tb seja uma boa compra.....pelo menos falam bem deles.....

Quando quis mudar de bacalhau andei a namorar este bicharoco:
Imagem

Cujos representantes cá são a F. Ribeiro. Cheguei a ir mesmo lá aos escritórios mas eles dizem que são apenas importadores e para me dirigir a uma loja. De qualquer maneira eles importam muito pouca coisa da Schecter para cá e os baixos que viriam para portugal seriam da gama mais baixa. Esse Stiletto é de gama média. Foi pena porque andei mesmo muito tempo a namorar o bicho o ano passado e eles lá disseram-me que a vir uma remessa só viria em Abril deste ano (isto foi em Dezembro de 2007) e eu não me apetecia esperar 5 meses por um baixo. Acabei por comprar o meu BTB 555

Por acaso andei a ver baixos (já toco guitarra há quase 3 anos, mas decidi mudar) e cruzei-me com esse. Stiletto Extreme-4. Parece-me bastante capaz.

eu toco cenas no ambito do industrial e tenho uma cena de amigos de porcaria punk. será que esse bicho se adapta bem?

Outra pergunta: o que me sugerem de amps? não sei se ei de comprar um com distorção incluida ou comprar um pedal à parte.

rock on! :jam:
Imagem

Johnny B Goode
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Johnny B Goode » terça nov 11, 2008 11:57 am

para quem estava interessado num ibanez...
está um á venda na secção vendo tudo menos a minha mãe :mrgreen:

Voltar para “Música & Arte”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes