Alterações na Loud
-
Vooder [RIP 2011/01/03]
Re: Alterações na Loud
3 situações:
Se as fotos tiverem os créditos, a Loud, ou quem quer que seja não tem nada de informar ng. É assim que funciona em todo o lado.
Agora o terem tirado os créditos de popósito para publicar a foto é que é mais complicado.
Se a foto não tiver os créitos publica-se na mesma.
Se as fotos tiverem os créditos, a Loud, ou quem quer que seja não tem nada de informar ng. É assim que funciona em todo o lado.
Agora o terem tirado os créditos de popósito para publicar a foto é que é mais complicado.
Se a foto não tiver os créitos publica-se na mesma.
Vooder Escreveu:Se as fotos tiverem os créditos, a Loud, ou quem quer que seja não tem nada de informar ng.
Desde quando? Isso é o mesmo que dizer que lá por um álbum ter o nome da banda na capa, ninguém tem de avisar a banda antes de poder usar qualquer das músicas numa compilação, ou seja o que for, e ganhar dinheiro com isso.
Vooder Escreveu:É assim que funciona em todo o lado.
Antes de mais, recuso-me a acreditar que o seja, mas se é assim, há mais gente a precisar de mudar a forma como faz as coisas. Tão simples como isso.
Vooder Escreveu:Se a foto não tiver os créitos publica-se na mesma.
Claro, claro. Que se foda o autor original, porque se eu quero, então eu posso e mando, e toda a gente existe para servir o meu direito inato ao lucro à custa dos outros, right?
Tenho todo o respeito pela malta da Loud, mas mesmo que fosse outra publicação qualquer a minha reacção seria exactamente a mesma, porque se realmente esta é política corrente na redacção, então tem de ser revista, tanto por questões éticas como legais. Mais ainda porque não tenho quaisquer dúvidas que a maioria dos fotógrafos portugueses não levantaria quaisquer entraves à publicação gratuita das suas fotos na revista, desde que lhes fosse pedida autorização prévia para tal...
-
Vooder [RIP 2011/01/03]
Gornoth, eu não disse que era justo, mas é assim que funciona.
Imagina as revistas, era mais o tempo que passavam a telefonar do que a preparar a edição.
Não sei se já escreveste alguma coisa ou não, mas nem que seja uma tese académica.
Se utilizas fotos e sabes quem é o autor, tens de o referir (tal como as citações).
Se não sabes não o tens de fazer, não tens culpa de não saber a quem pertence uma foto. (colocas autor desconhecido e está a andar).
Outro exemplo, nunca viste as mesmas fotos em jornais diferentes? Vês os créditos dessas fotos? Eu não.
Se a loud foi ao myspace e não estavam os créditos na foto, paciência. Agora se eles os retiraram de propósito, é má fé.
Imagina as revistas, era mais o tempo que passavam a telefonar do que a preparar a edição.
Não sei se já escreveste alguma coisa ou não, mas nem que seja uma tese académica.
Se utilizas fotos e sabes quem é o autor, tens de o referir (tal como as citações).
Se não sabes não o tens de fazer, não tens culpa de não saber a quem pertence uma foto. (colocas autor desconhecido e está a andar).
Outro exemplo, nunca viste as mesmas fotos em jornais diferentes? Vês os créditos dessas fotos? Eu não.
Se a loud foi ao myspace e não estavam os créditos na foto, paciência. Agora se eles os retiraram de propósito, é má fé.
Vooder Escreveu:Se não sabes não o tens de fazer, não tens culpa de não saber a quem pertence uma foto. (colocas autor desconhecido e está a andar).
Não meu, errado. Faz-se isso porque se sabe que não há fiscalização, porque nunca ninguém é chamado à justiça por isso, mas a atitude continua a ser errada.
Se não sabes de quem é uma foto e não tens portanto maneira de contactar o autor para pedir autorização, e a menos que a mesma tenha agarrada a ela uma autorização explícita para uso (como, por exemplo, uma licença Creative Commons ou Public Domain), então não a usas! Não há mais nada a dizer sobre isto, as leis são claras, a própria atitude ética não me deixa dúvidas sobre o assunto, não há como confundir a questão!
Vooder Escreveu:Outro exemplo, nunca viste as mesmas fotos em jornais diferentes? Vês os créditos dessas fotos? Eu não.
A maioria dos jornais e revistas, das duas uma: ou tem fotógrafos próprios cujos contratos definem que o seu material é propriedade da publicação e, portanto, não necessita de creditação explícita quando publicado, ou compram as fotos a empresas de stock photography, cujos termos de serviço geralmente também não implicam a necessidade de creditação explícita em todas as fotos.
Tudo isto é radicalmente diferente de ir simplesmente, por iniciativa própria da redacção, buscar fotos à net, portanto comparar o processo de redacção e publicação de uma revista de pouca tiragem como a Loud ao de um Expresso ou Visão é quase como comparar alhos com bugalhos.
-
Vooder [RIP 2011/01/03]
Tem de ser igual para todos.
Qualquer que seja a identidade que publica, só assim pode ser justo.
Mas tb penso que seja a ética a prevalecer. É impossível controlar esta situação dos direitos de autor, e cada vez vai ser pior com as novas tecnologias.
Qualquer que seja a identidade que publica, só assim pode ser justo.
Mas tb penso que seja a ética a prevalecer. É impossível controlar esta situação dos direitos de autor, e cada vez vai ser pior com as novas tecnologias.
- otnemeM
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
- Contacto:
Vooder, mais que justiça, ética ou bom senso, é uma questão de lei. E essa, como o Gornoth disse, é muito clara.
Conheço alguns fotógrafos que, se algo deste género lhes tivesse acontecido, faziam da Loud! um exemplo.
Conheço alguns fotógrafos que, se algo deste género lhes tivesse acontecido, faziam da Loud! um exemplo.
- Grind-zé
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm
Roupa suja lava-se em casa!
Em relação à nova imagem da LOUD!, acho escusado a colocaçao do subgenero praticado por cada artista. Compreendo o porque de se fazer, mas acho redutor tanto para o artista em questao como para o redator.
Os "scene reports" calham bem.. Ha muita gente por ai que nao sabe o que se faz por cá.
E se o pessoal envia-se um mailzito para a redacçao da revista a dizer o que pensa? Só para eles terem uma pequena ideia de como quem recebe a revista, ve as alteraçoes. Custa, o que... o mesmo tempo que se leva a fazer um post.
Só uma ideia....
Em relação à nova imagem da LOUD!, acho escusado a colocaçao do subgenero praticado por cada artista. Compreendo o porque de se fazer, mas acho redutor tanto para o artista em questao como para o redator.
Os "scene reports" calham bem.. Ha muita gente por ai que nao sabe o que se faz por cá.
E se o pessoal envia-se um mailzito para a redacçao da revista a dizer o que pensa? Só para eles terem uma pequena ideia de como quem recebe a revista, ve as alteraçoes. Custa, o que... o mesmo tempo que se leva a fazer um post.
Só uma ideia....
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!
Occupy Metal.
Occupy Metal.
Antes de mais, deixem-me dizer que concordo em absoluto com toda a argumentação do Gornoth, que partilho.
Não me lixem! Fui jornalista sete anos e sempre pedi autorização aos autores de fotos, ilustrações ou fosse o que fosse e nunca as publicações que geri foram para as bancas mais tarde por causa disso. Portanto, esse argumento para mim não é válido. Sei do que falo. Aliás, nos vários sítios onde trabalhei a política era mesmo publicar as fotos com os créditos, se necessário (e foi necessário algumas vezes). Se não era de todo possível contactar o autor não publicávamos a foto ou inseríamos na mesma o nome do autor o URL do site de onde tirávamos a foto. Esses créditos eram repetidos na ficha técnica. Tão simples quanto isto.
Agora disseste tudo!
Vooder Escreveu: Imagina as revistas, era mais o tempo que passavam a telefonar do que a preparar a edição
Não me lixem! Fui jornalista sete anos e sempre pedi autorização aos autores de fotos, ilustrações ou fosse o que fosse e nunca as publicações que geri foram para as bancas mais tarde por causa disso. Portanto, esse argumento para mim não é válido. Sei do que falo. Aliás, nos vários sítios onde trabalhei a política era mesmo publicar as fotos com os créditos, se necessário (e foi necessário algumas vezes). Se não era de todo possível contactar o autor não publicávamos a foto ou inseríamos na mesma o nome do autor o URL do site de onde tirávamos a foto. Esses créditos eram repetidos na ficha técnica. Tão simples quanto isto.
Vooder Escreveu: Se a loud foi ao myspace e não estavam os créditos na foto, paciência. Agora se eles os retiraram de propósito, é má fé.
Agora disseste tudo!
- DeMonica
- Metálico(a)
- Registado: segunda fev 20, 2006 11:34 pm
- Contacto:
O Gornoth (e outros que opinaram no mesmo sentido) tem razão. A política editorial de uma publicação com fins comerciais tem alicerces legais. A lei não deixa qualquer dúvida quanto à obrigação de creditar os autores de fotos e ilustrações. O esforço que a redação da Loud! tem de desenvolver para a revista sair com regularidade é imenso. Fazem obra com recursos limitados. Estão de parabéns. Adorei ver as novidades, a revista não estagna e isso é desde já de louvar. Têm de ter atenção a estas questões legais porque não há margem de manobra. A política editorial pode proteger muitas actuações e dar alguma liberdade aos jornalistas mas não está acima da lei. Se quiserem posso fornecer os artigos da legislação referentes ao direito de imprensa em que baseio estas afirmações. A Loud! é uma grande revista e é por isso que os leitores se sentem no direito de ser mais exigentes do que com uma revista feita por jornalistas amadores. Rumo em frente, com força!
"Nothing to prove/Just a hellish Rock&Roll freak/You call your Metal black/It's just spastic lame and weak" - Darkthrone - Too Old Too Cold EP (2006) - www.myspace.com/deusexmonica
- Agressor
- Participante Inspirado(a)
- Registado: domingo jul 29, 2007 9:03 pm
- Contacto:
A Loud esta a caminhar para um revista de eleiçao dentro do metal.
Os meus sinceros parabens pelo esforço e trabalho ate data!
Os meus sinceros parabens pelo esforço e trabalho ate data!
POSIDOM FRONT MAN
WWW.MYSPACE.COM/POSIDOM
WWW.MYSPACE.COM/POSIDOM
DeMonica Escreveu: Se quiserem posso fornecer os artigos da legislação referentes ao direito de imprensa em que baseio estas afirmações.
O envio dessa documentação para o mail da revista não era nada mal pensado, não senhor.
-
JackofallTrades
- Participante
- Registado: terça mai 06, 2008 8:58 pm
Apesar de ser um novato no forum, já apercebi-me que certos e determinados assuntos são alvo de uma acesa contestação e os seus principais instigadores bastante interessados em alimentar polémicas que a meu ver, são incrivelmente fúteis. A Internet infelizmente, está cheio destes casos.
No caso concreto da revista Loud, vislumbro que não colhe a menor simpatia por parte de certas pessoas, o que pode ser perfeitamente compreensível pois nem todos nós gostamos das mesmas coisas, procuramos os mesmos prazeres e fins. O incompreensível é essas pessoas manifestarem-se por tudo e por nada contra uma revista, que por ser única no nosso pequeno cantinho, merece desde logo um louvor daqueles bem grandes. Mas o mérito da Loud não se restringe somente ao facto de ser única, todo o trabalho desenvolvido pelos seus intervenientes merece também os meus aplausos. Se não entrevista aquela determinada banda que por acaso até tem cinco seguidores em Portugal, se a critica aquela banda fantástica que está constantemente a fazer o mesmo disco vezes sem conta não está conforme a vossa opinião, isso já nos remete de volta à subjectividade que realcei à pouco e obriga à aplicação daquela máxima: quem não gosta, não compra, não lê, não vê, etc.
A polémica da fotografia lá está, é fútil. Os fotógrafos quando são contratados por um grupo musical, com remuneração ou sem remuneração, sabem perfeitamente que o seu trabalho vai ser pertença de quem o encomendou e vai ser duplicado em várias publicações. “Se a fotografia for efectuada em execução de um contrato de trabalho ou por encomenda, presume-se que o direito previsto neste artigo pertence à entidade patronal ou à pessoa que fez a encomenda.” E presumo eu, que é todo o interesse do grupo divulgar o seu trabalho, ou estarei a escrever alguma baboseira?
Talvez os pseudo jornalistas deviam reflectir e olhar para os seus próprios trabalhos antes de insurgirem-se contra estas pequenas questões técnicas, como se fossem uns velhos do Restelo.
E por falar em polémicas, e que tal o novo álbum dos Moonspell? Excelente!
No caso concreto da revista Loud, vislumbro que não colhe a menor simpatia por parte de certas pessoas, o que pode ser perfeitamente compreensível pois nem todos nós gostamos das mesmas coisas, procuramos os mesmos prazeres e fins. O incompreensível é essas pessoas manifestarem-se por tudo e por nada contra uma revista, que por ser única no nosso pequeno cantinho, merece desde logo um louvor daqueles bem grandes. Mas o mérito da Loud não se restringe somente ao facto de ser única, todo o trabalho desenvolvido pelos seus intervenientes merece também os meus aplausos. Se não entrevista aquela determinada banda que por acaso até tem cinco seguidores em Portugal, se a critica aquela banda fantástica que está constantemente a fazer o mesmo disco vezes sem conta não está conforme a vossa opinião, isso já nos remete de volta à subjectividade que realcei à pouco e obriga à aplicação daquela máxima: quem não gosta, não compra, não lê, não vê, etc.
A polémica da fotografia lá está, é fútil. Os fotógrafos quando são contratados por um grupo musical, com remuneração ou sem remuneração, sabem perfeitamente que o seu trabalho vai ser pertença de quem o encomendou e vai ser duplicado em várias publicações. “Se a fotografia for efectuada em execução de um contrato de trabalho ou por encomenda, presume-se que o direito previsto neste artigo pertence à entidade patronal ou à pessoa que fez a encomenda.” E presumo eu, que é todo o interesse do grupo divulgar o seu trabalho, ou estarei a escrever alguma baboseira?
Talvez os pseudo jornalistas deviam reflectir e olhar para os seus próprios trabalhos antes de insurgirem-se contra estas pequenas questões técnicas, como se fossem uns velhos do Restelo.
E por falar em polémicas, e que tal o novo álbum dos Moonspell? Excelente!
JackofallTrades Escreveu:Talvez os pseudo jornalistas deviam reflectir e olhar para os seus próprios trabalhos antes de insurgirem-se contra estas pequenas questões técnicas, como se fossem uns velhos do Restelo.
Esta questão já foi aqui debatida e o teu comentário até já vem atrasado, já se falou o q havia para falar sobre o assunto. Como podes ver, o último comentário já foi há muitas semanas. Além disso, n deves ter lido bem o post inicial do autor das fotos. Mas os velhos do Restelo falam do que sabem, porque já trabalharam no meio jornalístico. E mandam as regras que as pessoas falem daquilo que sabem!
-
JackofallTrades
- Participante
- Registado: terça mai 06, 2008 8:58 pm
Pude observar que o comentário dos pseudo-jornalistas foi realçado, mas espero não ter ferido qualquer susceptibilidade!
A experiência no meio jornalístico só é valido se houver um constante processo de aprendizagem, tal como em todas as outras áreas. Lembro-me de um episodio caricato na SIC em que o jornalista teve o azar de abordar um individuo estrangeiro já nem me lembro sobre o que e a conversa num inglês muito sofrível foi uma autentica comedia. Isto só me levou a reforçar que há bom jornalismo em Portugal e muito mau jornalismo em Portugal. A experiência é claramente válida, mas nem sempre é sinónimo de qualidade e pelo que pude observar, os seus posts tiveram tudo menos uma vertente digamos pedagógica.
Toda a gente tem direito a exercer a critica como bem entender, não é isso que está em causa. O que eu condeno é a rapidez com que as pessoas apontam logo o dedo ao mínimo erro, à mínima lacuna e sinceramente para quem trabalhou no meio revelou uma certa ignorância sobre o assunto.
A experiência no meio jornalístico só é valido se houver um constante processo de aprendizagem, tal como em todas as outras áreas. Lembro-me de um episodio caricato na SIC em que o jornalista teve o azar de abordar um individuo estrangeiro já nem me lembro sobre o que e a conversa num inglês muito sofrível foi uma autentica comedia. Isto só me levou a reforçar que há bom jornalismo em Portugal e muito mau jornalismo em Portugal. A experiência é claramente válida, mas nem sempre é sinónimo de qualidade e pelo que pude observar, os seus posts tiveram tudo menos uma vertente digamos pedagógica.
Toda a gente tem direito a exercer a critica como bem entender, não é isso que está em causa. O que eu condeno é a rapidez com que as pessoas apontam logo o dedo ao mínimo erro, à mínima lacuna e sinceramente para quem trabalhou no meio revelou uma certa ignorância sobre o assunto.
JackofallTrades Escreveu:O que eu condeno é a rapidez com que as pessoas apontam logo o dedo ao mínimo erro, à mínima lacuna e sinceramente para quem trabalhou no meio revelou uma certa ignorância sobre o assunto.
Bem, essa da ignorância já entra no campo da ofensa, pelo que vou abster-me de comentar, para não entrar no teu jogo. Mas diz lá, clarividente, em que é que eu demonstrei ignorância? Já que és um expert em jornalismo saberás rebatera tua posição ponto por ponto, justificando-a devidamente, claro. E, na minha ignorância
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 13 visitantes