Longe vão os tempos de Coal Chamber e dos sons estranhos do nu-metal.
A nova banda do Dez já tinha deixado agua na boca com os dois ultimos albuns,não eram nada de extraordinario,mas notava-se que ali podia a crescer algo muito interessante.
E tudo mudou com este terceiro album "Last Kind Words".
Para muitos pode ser Metalcore,mas antes de torcerem o nariz ouça-no primeiro.
Deve muito a escola sueca a nivel instrumental,tanto a nivel de riffs como de som da bateria,mas as coisas vão um pouco para alem disso.
Imaginem isto misturado com Pantera e um pouquito de Down ou bandas similares.
O efeito peso/brutalidade versus melodia é bastante eficaz,exprimentem ouvir o tema "The Axe Shall Fall" e digam se não resulta.
Primeiro parece que estamos a ouvir uns Pantera misturados com In Flames,tipo espancamento sonoro,para mais perto do final do tema somos atirados para algo mais 70´s com destaque para um som sacado de um Hammond antigo,no minimo eficaz e muito interessante.
Mas existem outras coisas que convem dar destaque como por vezes uma sonoridade brutal mais a puxar um pouco para o Sludge arrastado como o que se ouve no tema "Monsters of the Deep" ou então para o Death Metal mais moderno e poderoso de certas bandas europeias como no tema "When Summoned".
No geral é um album bem agradavel,poderoso,pesadão e que decerto vai agradar a nova geração de fans de musica pesada e alguns de vos que mesmo não gostem deste genero decerto irão encontrar alguns pontos de interesse....pelo menos monotono não o é antes pelo contrario....é de uma força e brutalidade incriveis e capaz de meter muita banda de musica extrema num cantinho de castigo.
Isto ao vivo deve ser algo brutal...
Ultimas palavras simpaticas?!
Só se forem acompanhadas de um murro na cara...
Myspace

