Maeve Escreveu:Inmist Escreveu:Excedi-me?
Talvez...![]()
Vou-me exceder mais um bocado
"Deveriamos ser melhores".....
Bem, é assim, somos racionais, podemos ir contra os nossos instintos ao contrário dos animais irracionais... e aí deveria residir a superioridade da espécie humana
Mas a racionalidade humana não é assim tão racional, como referiste e bem, por outras ocasiões, temos a tendencia de destruir o nosso habitat.
Dito por outras palávras temos a tendencia em colocar a componente racional apenas ao serviço dos caprichos
Castramos os instintos no que não interessa, ao reduzirmos a importancia da vida e abdicarmos de coisas importantes (pensamento próprio por exemplo), mas ao mesmo tempo não castramos certas componenetes que servem os instintos mas que destroem o nosso habitat... os caprichos
Mas como disse, "é a vida" e nada se pode fazer em certos aspectos, eu dou valor à vida e não abdico de certas coisas só para manter o habitat estável. Mas pode-se abdicar de certas coisas, de certos caprichos que em nada nos beneficiam, mas que só ajudam a destruir o planeta.
Um animal irracional não tem esta capacidade de controlar que caprichos pode abdicar, ele segue apenas instintos básicos... aliás, nem tem esses caprichos, como poderia abdicar daquilo que não está ao seu alcance?
O ser humano pode, se quiser... tem liberdade (ou deveria ter) de fazer o que quiser, contrariando ou não a sua essencia humana caprichosa assim como parte da sua essencia animal, segundo a sua vontade própria...
Eu vou saltar a parte em que utilizas a palavra instinto com um significado que não lhe pertence, a parte em que utilizas a irritante e preguiçosa expressão do "é a vida", a parte em que julgas o ser humano quando tu próprio dizes que não abdicas de certas coisas mesmo que prejudiquem o ecossistema, a parte em que reduzes os outros animais a um nível humilhante e a parte em que julgas o ser humano melhor que qualquer outro animal. Ou seja, saltei o comentário todo, damn it!
Mas já agora gostava de saber que instintos ditos "animais" queres tu reprimir, porque certamente a comunidade de psicólogos agradeceria uma nova geração de pacientes.
Significado que não lhe pertence... seja! Gostava de saber o que é um instinto para ti para eu poder saber se o meu significado não lhe pertence.
Quem é que reduziu os animais irracionais a um nível humilhante? Se me conhecesses melhor sabias que prezo muito mais por animais do que a larga maioria de humanos!
Não me referi a reprimir instintos animais, mas sim certos caprichos que servem os instintos, cada um sabe daquilo que pode alterar em termos de caprichos para melhorar o ecossistema.
Tu abdicas de estar com esse computador ligado sabendo que poluis o ambiente e contribuis para a degradação do ambiente?