Gerações...

Sun_Crusher
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo nov 26, 2006 11:32 pm

Re: Gerações...

Mensagempor Sun_Crusher » segunda mai 11, 2009 4:12 pm

Mescaline Escreveu:
Sun_Crusher Escreveu:Criatividade e cultura geral, não têm necessariamente de andar de mão dadas, uma vez que uma não depende da outra exclusivamente.

Na maioria dos casos dependem. Grande parte não consegue criar algo novo porque não tem nenhum background que lhe permita fazê-lo.

Para mim criar não é somente "emular". Mas tal como referi, "não têm necessariamente de andar de mão dadas", o que não quer dizer que não andem... simplesmente não têm de andar. Existe um grande numero de variáveis que te podem incentivar a criar, como por exemplo a própria lógica, a necessidade,...

Por vezes informação a mais é um entrave à criatividade no seu estado mais puro.
POUCO, MUITO POUCO MESMO, ORTODOXO

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » segunda mai 11, 2009 4:13 pm

94
Mas um velho, de aspecto venerando,
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente,
A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no mar ouvimos claramente,
C'um saber só de experiências feito,
Tais palavras tirou do experto peito:

95
- "Ó glória de mandar! Ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
C'uma aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades neles experimentas!

96
- "Dura inquietação d'alma e da vida,
Fonte de desamparos e adultérios,
Sagaz consumidora conhecida
De fazendas, de reinos e de impérios:
Chamam-te ilustre, chamam-te subida,
Sendo dina de infames vitupérios;
Chamam-te Fama e Glória soberana,
Nomes com quem se o povo néscio engana!

97
- "A que novos desastres determinas
De levar estes reinos e esta gente?
Que perigos, que mortes lhe destinas
Debaixo dalgum nome preminente?
Que promessas de reinos, e de minas
D'ouro, que lhe farás tão facilmente?
Que famas lhe prometerás? que histórias?
Que triunfos, que palmas, que vitórias?

Os Lusíadas, Canto IV, 94-97

Os Velhos do Restelo despertam em mim sempre um sorriso. Valha isso.

Mescaline
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda ago 11, 2008 4:09 pm

Mensagempor Mescaline » segunda mai 11, 2009 4:17 pm

UnderØath Escreveu:ya, mas a criatividade vem da experiencia de vida e nao do facto de saberes ou nao todos os rios de portugal.

Eu gosto de escrever e tenho para aqui uns mini-livros. Escrevo porque durante a minha curta vida fui influenciado pelo Fiodor Dostoievski, Aleksandr Solzhenitsyn, Lev Tolstói, Giovanni Papini, José Régio, António Botto e por aí vai...

Pegando no exemplo da arquitectura/pintura, vou buscar as vanguardas do início do séc. XX. Elas tornaram-se vanguardas porquê? Porque romperam com o que era tradicional, com o que era canonicamente aceite. Mas todos os vanguardistas tinham conhecimento do tipo de obra contra a qual queriam agir. Tinham o tal background.

É desse tipo de cultura geral que falo... Para escrever também não é preciso saber todas as capitais de África.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado mar 17, 2007 2:43 pm

Mensagempor UnderØath » segunda mai 11, 2009 4:28 pm

Mescaline Escreveu:
UnderØath Escreveu:ya, mas a criatividade vem da experiencia de vida e nao do facto de saberes ou nao todos os rios de portugal.

Eu gosto de escrever e tenho para aqui uns mini-livros. Escrevo porque durante a minha curta vida fui influenciado pelo Fiodor Dostoievski, Aleksandr Solzhenitsyn, Lev Tolstói, Giovanni Papini, José Régio, António Botto e por aí vai...

Pegando no exemplo da arquitectura/pintura, vou buscar as vanguardas do início do séc. XX. Elas tornaram-se vanguardas porquê? Porque romperam com o que era tradicional, com o que era canonicamente aceite. Mas todos os vanguardistas tinham conhecimento do tipo de obra contra a qual queriam agir. Tinham o tal background.

É desse tipo de cultura geral que falo... Para escrever também não é preciso saber todas as capitais de África.

ya dude, mas como tu curtes escrever tb existe ppl adolescente que curte escrever e ler esses bazezas que tu dizes. Outros preferem a poesia do Jasta, do Tupac, do JayZ, ou ate da britney spears! so what? eu tb sempre preferi a poesia da street e nao foi por isso que deixei de tirar 1 curso superior. Existem muitas formas de arte e cultura e cada 1 é livre de escolher a que prefere. Se ter cultura geral é conhecer as obras desses cadaveres e curtir arquictectura/ pintura... entao que se dane a cultura geral. Para mim, cultura geral é conhecer os "lugares", falar com as pessoas sejam eles novos/velhos, é viver as cenas. Para o resto, tenho a wikipédia.
xS3x - We Never Forget, We Never Forgive!
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Mescaline
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Mescaline » segunda mai 11, 2009 4:40 pm

UnderØath Escreveu:
Mescaline Escreveu:

ya dude, mas como tu curtes escrever tb existe ppl adolescente que curte escrever e ler esses bazezas que tu dizes. Outros preferem a poesia do Jasta, do Tupac, do JayZ, ou ate da britney spears! so what? eu tb sempre preferi a poesia da street e nao foi por isso que deixei de tirar 1 curso superior. Existem muitas formas de arte e cultura e cada 1 é livre de escolher a que prefere. Se ter cultura geral é conhecer as obras desses cadaveres e curtir arquictectura/ pintura... entao que se dane a cultura geral. Para mim, cultura geral é conhecer os "lugares", falar com as pessoas sejam eles novos/velhos, é viver as cenas. Para o resto, tenho a wikipédia.

Opiniões. Eu como sou um elitista/arrogante não concordo com a tua. :)

UnderØath
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor UnderØath » segunda mai 11, 2009 4:43 pm

ya, boss, na boa. Sao preferencias!

eu qdo morrer, espero ter mais vaginas lambidas do que livros lidos. Essa é a minha area de cultura favorita. Pena é no buzz nao existir essa categoria :(
When two opposite points of view are expressed with equal intensity, the truth does not necessarily lie exactly halfway between them. It is possible for one side to be simply wrong.
Bota Géu

Sayer
Participante Inspirado(a)
Registado: sexta out 31, 2008 11:48 am

Mensagempor Sayer » segunda mai 11, 2009 4:45 pm

Se não forem conhecidas as obras desses "cadáveres", a evolução de conhecimento é, na melhor das hipóteses lenta, se existir alguma. Isto aplica-se a todas as áreas, científica, política, social, arte... e inclusivé na escrita, literária e também corrente.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » segunda mai 11, 2009 4:47 pm

Mescaline Escreveu:

Desculpa lá, por acaso tens a ideia que nas gerações anteriores os adolescentes liam em massa Dostoievski? E que todos tinham a arte (em geral) como principal paixão? Garanto-te que, pelo menos nos anos 90, isso nunca aconteceu. E, a julgar pelas pessoas mais velhas que conheço, tal nunca aconteceu em nenhuma geração. Aliás a ideia que tenho é que apesar de tudo, hoje em dia, existem mais jovens com acesso à cultura, e que fazem uso desse acesso, do que no passado.

Francamente, o teor desse mail, soa-me mais a alguém com graves complexos sexuais do que outra coisa qualquer. Aliás, através da arte, principalmente pelos livros e cinema, este tipo de recalcamento é por demais retratado. O conflito de gerações é antigo como o tempo e, é minha crença que, parte principalmente de pessoal que teve uma juventude frustrante e deseja essa mesma castração (não só sexual), mesmo que inconscientemente, para os que vivem agora o que não viveram. Porque realmente, como o Under disse, quem foi o jovem que nunca foi reprovado pelos seus comportamentos? Só mesmo alguém com frustrações e/ou memória curta é que pode ter esse tipo de discursos.

Pelo menos, desde o século passado, o apontar de dedo à futilidade, libertinagem sexual, estética, moda, etc., das gerações, é o pão de cada dia. A mim não me incomoda, cada época tem as suas características, sendo que como pano de fundo lhe serve uma massa humana em grande parte medíocre e acrítica (posso estar a ser duro mas é a minha opinião) mas é também preciso compreender que o mundo vive da pluralidade, se fossemos todos artistas ainda estávamos na caverna a pintar paredes.

UnderØath
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor UnderØath » segunda mai 11, 2009 4:51 pm

Sayer Escreveu:Se não forem conhecidas as obras desses "cadáveres", a evolução de conhecimento é, na melhor das hipóteses lenta, se existir alguma. Isto aplica-se a todas as áreas, científica, política, social, arte... e inclusivé na escrita, literária e também corrente.

entende. Nao sou contra o que dizes, e considero isso tudo importante. Sou é contra a imposição desse tipo de cultura, como sou contra a imposição de qq coisa. E nao admito que me digam que para ser culto tenho de ler isto, estudar aquilo ou saber sobre determinado assunto. Mas isto sou eu que pertenço a geraçao anarquista. E como tal, jamais irei tentar impor algo a alguem mais novo que eu e muito menos julga-lo pelas suas escolhas. A unica imposição que faço é que sangue do meu sangue tem de ser socio do SCP.
Bota Géu

Sun_Crusher
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo nov 26, 2006 11:32 pm

Mensagempor Sun_Crusher » segunda mai 11, 2009 4:56 pm

Mais uma vez, não acho que seja assim tão linear. Alias, as grandes criações nasceram, invariavelmente, da necessidade, seja ela qual for. O simples facto de ter um grande background, não é de todo sinónimo de potencial criativo. A forma de projectar determinada ideia num plano pratico, não advém unicamente de um qualquer conhecimento prévio.
POUCO, MUITO POUCO MESMO, ORTODOXO

Mescaline
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Mescaline » segunda mai 11, 2009 5:02 pm

UnderØath Escreveu:A unica imposição que faço é que sangue do meu sangue tem de ser socio do SCP.

Nisso e em relação às vaginas estamos de acordo. :)

Ó Contorno, eu também já fui condenado por muito tipo de coisas. Não só pelos meus pais, como por outro tipo de 'entidades'. Não sou nenhum alien na sociedade. Eu lido diariamente com pessoas desta geração e acho-a um tanto ou quanto 'perdida'. Podes argumentar que o facto de eu estar inserido nessa mesma geração tira-me capacidade de analisar convenientemente a situação. É possível.

E também não acho que todos devemos ser artistas, escultores, os próximos Pessoa/Camões... Ficaste com a ideia errada daquilo que eu quis transmitir.

Phobos [RIP 2012/08/19]

Mensagempor Phobos [RIP 2012/08/19] » segunda mai 11, 2009 5:09 pm

Mescaline Escreveu: Podes argumentar que o facto de eu estar inserido nessa mesma geração tira-me capacidade de analisar convenientemente a situação. É possível.

Acho que basicamente é isso mesmo.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » segunda mai 11, 2009 5:28 pm

sinceramente acho a programação da tvi/sic etc... tão má!!! que alguém devia intervir ...é que aquela merda deseduca as pessoas que já sao pouco educadas/letradas!
se eles nos querem cegos surdos e mudos, acredito que estejam a fazer um óptimo trabalho com as pessoas que agarram aquilo!

Aliás a ideia que tenho é que apesar de tudo, hoje em dia, existem mais jovens com acesso à cultura, e que fazem uso desse acesso, do que no passado.

sinceramente...olho á minha volta e a maioria do pessoal da minha idade (19/20) se leu um ou dois livros na vida foi muito... e só porque era necessario para a escola!

Depois também há dezenas de estreias nos cinemas por mês e contam-se pelos dedos os filmes com a mínima qualidade...já para não falar na televisão.

Há um maior acesso à cultura. há mais cultura a ser produzida e mais livremente. mas acho que cada vez há menos interessados, e dos que há a maioria sao saloios que dizem todos que o codigo davinci é o melhor livro que já leram e que a margarida rebelo pinto é uma grande escritora. já para não falar na praga do seculo XXI os yuppies!

yuppie:
Imagem

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » segunda mai 11, 2009 11:06 pm

Sinceramente, não sei se esta geração é mais embrutecida ou não...
Acho que, por exemplo, é mais correcto dizer que está mais infantilizada, porque a educação que agora se dá é toda voltada para a "brincadeira" e o próprio acto de aprender tem, antes de mais, que ser divertido e depois logo se vê se realmente se aprende alguma coisa. Digo isto porque acompanhei o percurso académico da minha irmã, que está agora no 11º.

Agora, em termos de cultura, sinceramente não sei. Acho que "broncos" há em todas as gerações (a quantidade de artigos de jornais com bacoradas da malta nas Universidades são mais do que conhecidos), mas também o que é que define a pessoa dita "culta"? O que é que é preciso ler, ouvir, ver?
Pessoalmente, confesso que posso ser mais "culto" em certas coisas, e um verdadeiro ignorante noutras tantas...
De resto, o meu principal problema com estas séries novas é, principalmente, a forma ligeira e despreocupada com que abordam certo tipo de "questões", provavelmente com a melhor das intenções, mas faz-me confusão que ali em meia hora "despachem" coisas como o aborto, o consumo de drogas e derivados...
Enfim..tá dito :metal:

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Mensagempor Nando » terça mai 12, 2009 1:58 am

Esta gente acorda. Não se preocupem.

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes