Cimeira UE-África: Robert Mugabe denuncia arrogância europeia

Errante
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 05, 2004 12:54 pm

Mensagempor Errante » terça dez 11, 2007 2:28 pm

Intifada Escreveu:Mas infelizmente o que tornou o Mugabe um "monstro" foi o que ele fez aos brancos e não ao seu próprio povo.

OU SEJA, os brancos do Zimbabwe não fazem parte do povo?
De qualquer das formas é óbvio que desapropriar brancos é mais mediático: é xenofobia baseada na cor de pele diferente da que existe entre etnias que nunca coabitaram em paz e se viram forçadas a viver num só país. Aos olhos da maioria dos ocidentais xenofobia é entre pretos, brancos e asiáticos.
Em relação às culpas da Europa na situação africana elas existem e são mais que notórias mas se tivermos sempre a olhar pra trás nunca mais seguimos em frente. Isto aplica-se a ambas as partes.

StabatMatter
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça nov 13, 2007 2:26 pm

Mensagempor StabatMatter » terça dez 11, 2007 3:08 pm

Acredito é que algumas nações/dirigentes não queiram andar para a frente, sob pena de perderem uma boa maquia a entrar nas suas contas.O caso do Mugabe é um de entre muitos.Desde o Omar al-Bashir ao Obiang Nguema (que desde 1995 depositou cerca de 700 milhões de dólares provenientes do estado da Guiné Equatorial na sua conta privada), existe por aí uma lista muito vasta.

Fora disto concordo com o Grimner...
Emancipar África, é para alguns, cometer o mesmo erro duas vezes, pois os países poderiam vir a ganhar mais do que os seus exploradores e isso não convém mesmo a muita gente.
Å mars videre død stund vi kampen inne kunne

Sacred-Steel
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça mai 18, 2004 6:53 pm
Contacto:

Mensagempor Sacred-Steel » terça dez 11, 2007 6:24 pm

Oh Errante, esse é um problema que alguma esquerda complexada não consegue definir. Os pretos na Europa são minoria, e devem ser protegidos da xenofobia e racismo. Os brancos em África são minoria, devem sair de lá, e se ficam lá estão a explorar os pretos, e quem tem de ser protegido são os pretos, da xenofobia e do racismo...
Heavy Metal He-Man vs Heavy Metal do Francisco Louçã do Metal Português

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » quarta dez 12, 2007 10:11 am

Sim, fazem... Se forem parte integrante do povo, se estiverem num mesmo patamar, se tiverem os mesmos deveres e direitos, se contribuírem para o bem estar comum, para o desenvolvimento do pais e do tecido social, se investirem no pais, se cumprirem todas as obrigações de empregadores e contribuintes para o Estado.

Agora, ter mão de obra barata (ou explorada), encher os bolsos à custa dos nativos e depois todo o investimento era feito no seu pais (Inglaterra) não me parece que se considerassem mais uns entre muitos.

Todos nós temos consciência que não passavam de uma elite que enriqueceu à custa de mão de obra barata, o único contributo que tiveram para o pais foi o "emprego" (se é que podemos chamar aquilo de emprego) e a consequente alimentação da mesma mão de obra.

Mas tal como a esquerda vê os "pretos" de cá como uma minoria oprimida do povo português e os brancos de lá, como uma minoria exploradora e colonizadora.
Os de direita tem uma tendência natura de ver precisamente o oposto, com um sentimento paternalista que estamos lá para os ajudar. porque sem nós eles não vão a lado nenhum.

Essa visão quase "darwinista e etnocentrica" fazia sentido há dois séculos.
RIP

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 11, 2004 3:18 pm
Localização: Valhalla (ou S. Jorge de Arroios, agora nao me lembro)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » quarta dez 12, 2007 10:21 am

Intifada Escreveu:Agora, ter mão de obra barata (ou explorada), encher os bolsos à custa dos nativos e depois todo o investimento era feito no seu pais (Inglaterra) não me parece que se considerassem mais uns entre muitos.

Todos nós temos consciência que não passavam de uma elite que enriqueceu à custa de mão de obra barata, o único contributo que tiveram para o pais foi o "emprego" (se é que podemos chamar aquilo de emprego) e a consequente alimentação da mesma mão de obra.

tens certeza que estás a falar do zimbabwé? se não estou em erro era um dos países da africa subsariana mais desenvolvidos e estáveis.

e penso que não digo asneira nenhuma quando afirmo que o povo do zimbabwé vivia melhor que grande parte do povo angolano.

salários baratos, sem dúvida. que eles se enchiam à conta do nativo? certo. mas não exageres. o zimbabwé ficou muito pior agora que perdeu os "exploradores brancos".

e não, não sou de direita nem tenho qualquer complexo por ter "perdido as colonias"... aliás, nasci em 76 logo não "perdi" rigorosamente nada...
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Intifada
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 28, 2005 3:42 pm

Mensagempor Intifada » quarta dez 12, 2007 10:32 am

Não afirmo que eles agora estão melhor, aliás estão bem pior... Mas por culpa do Mugabe, não pela simples ausência dos brancos.

Desenvolvidos? Dúvido... Era sim, considerado o celeiro de África.

Fizeram o pais crescer? Houve uma aposta no ensino? Na formação? Criação de infra-estruturas? As imensas fortunas geradas ajudaram alguém além dos brancos e dos políticos corruptos coniventes?

Tirando as fazendas e a produção, tudo o resto estagnou. Isso não é ser desenvolvido.
Quando os brancos são expulsos, o sistema colapsa, tão simples quanto isso.
RIP

eternal
Registado: quinta mai 19, 2005 2:08 pm

Mensagempor eternal » quarta dez 12, 2007 3:46 pm

O problema de africa data de ha muitos anos, e penso que se ira manter por muitos mais.
A ajuda europeia e necessaria, ate para administrar aquele continente. Porque com administradores que tem nao se augura nada de bom.
ouço falar em comissoes, comissariados, so postos pomposos...para que? Africa podia ser um continente muito rico, que o e em recursos naturais, mas de que vale ter esses recursos se nao sabem admnistrar? da deus nozes a quem nao tem dentes...
e o povo africano e k sofre..mas esses nao tem voz nestas cimeiras..a nao ser em duas linhas de chamada de atençao num dicusro de um politico europeu..e mais nao se pode dizer senao os dirigentes africanos podem se zangar com as verdades...e e chato ..... :roll:
light a candle in a daze cause i found god

great_king_rat
Registado: sexta out 19, 2007 11:35 am

Mensagempor great_king_rat » quarta dez 12, 2007 4:16 pm

eternal Escreveu:A ajuda europeia e necessaria, ate para administrar aquele continente.

É isso mesmo. Tanto em África como na América Latina, temos que ajudá-los porque eles não sabem tomar conta dos seus próprios recursos. A solução tem sido mesmo essa. Primeiro com a colonização que deu os resultados espantosos que todos conhecemos e agora com a promoção da democracia.

E quando falo em democracia, estou - obviamente - a referir-me àquela ocidental, civilizada e evoluída, i.e., deixar o povo escolher os seus governantes desde que... E este é um GRANDE desde que... os eleitos defendam os nossos ocidentais interesses, independentemente das consequências que isso possa trazer para os eleitores que os escolherem de forma supostamente livre e consciente. Isto sim, é a democracia que nós - ocidentais, evoluídos e civilizados - defendemos.
Essa coisa ignóbil dos países escolherem o seu próprio caminho não é democracia - é "uma ameaça para a estabilidade da região".

Quanto ao povo desses países, recorrendo à sapiência verbal desse grande paladino da democracia e dos direitos humanos e - quiçá - futuro Prémio Nobel da Paz, muy respeitável JM Aznar.... Esses, diria ele, foderam-se...

eternal
Registado: quinta mai 19, 2005 2:08 pm

Mensagempor eternal » quarta dez 12, 2007 4:40 pm

great_king_rat Escreveu:
eternal Escreveu:A ajuda europeia e necessaria, ate para administrar aquele continente.

É isso mesmo. Tanto em África como na América Latina, temos que ajudá-los porque eles não sabem tomar conta dos seus próprios recursos. A solução tem sido mesmo essa. Primeiro com a colonização que deu os resultados espantosos que todos conhecemos e agora com a promoção da democracia.

E quando falo em democracia, estou - obviamente - a referir-me àquela ocidental, civilizada e evoluída, i.e., deixar o povo escolher os seus governantes desde que... E este é um GRANDE desde que... os eleitos defendam os nossos ocidentais interesses, independentemente das consequências que isso possa trazer para os eleitores que os escolherem de forma supostamente livre e consciente. Isto sim, é a democracia que nós - ocidentais, evoluídos e civilizados - defendemos.
Essa coisa ignóbil dos países escolherem o seu próprio caminho não é democracia - é "uma ameaça para a estabilidade da região".

Quanto ao povo desses países, recorrendo à sapiência verbal desse grande paladino da democracia e dos direitos humanos e - quiçá - futuro Prémio Nobel da Paz, muy respeitável JM Aznar.... Esses, diria ele, foderam-se...

no teu entender deve manter-se tudo como esta, right?
light a candle in a daze cause i found god

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » quarta dez 12, 2007 4:52 pm

Intifada Escreveu:Não afirmo que eles agora estão melhor, aliás estão bem pior... Mas por culpa do Mugabe, não pela simples ausência dos brancos.

Desenvolvidos? Dúvido... Era sim, considerado o celeiro de África.

Fizeram o pais crescer? Houve uma aposta no ensino? Na formação? Criação de infra-estruturas? As imensas fortunas geradas ajudaram alguém além dos brancos e dos políticos corruptos coniventes?

Tirando as fazendas e a produção, tudo o resto estagnou. Isso não é ser desenvolvido.
Quando os brancos são expulsos, o sistema colapsa, tão simples quanto isso.

isso pode ser dito de portugal também... há uma "elite"cada vez mais abastada e poderosa e o país vai afundando cada vez mais...

os fazendeiros brancos eram abastados sim, mas quando alguns foram mortos ou expulsos das fazendas a pontapé, não os vejo como a fonte dos problemas que enunciaste, que são problemas de politica interna. nem tampouco seriam uma "tenebrosa elite", ou também teriam o mugabe no bolso, digo eu...

querias o quê? que um agricultor que planta flores tomasse em mãos o rumo do país? o teu tipo, e tão típico, de discurso quase que transparece que a culpa da situacao do zimbabwé é dos brancos que tinham as fazendas. quando vi esses sinistros brancos a serem mortos ou expulsos a pontapé das fazendas, não percebi onde estava o poder deles para manterem o pais de joelhos...

além do mais, se na europa, infelizmente, os privados estão-se a cagar para o ensino e para as infraestruturas, porque seria diferente em africa?

os tais fazendeiros, de certa forma, eram um garante de entrada de divisas no país com as exportacões e um garante que ninguém no zimbabwe passava fome... agora que se foram embora a producao do zimbabwé caiu para 0. mas a culpa continua a ser dos fazendeiros brancos, e se não for deles é de séculos de colonizacão.

acho que esse tipo de pensamento apenas ajuda a perpetuar a situacao africana. alem do mais, países em africa que não têm petroleo ou diamantes também estão na merda.... de quem é a culpa nesses casos?
"If you want a picture of the future, imagine a boot stomping on a human face. Forever." O'Brien

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quarta dez 12, 2007 5:25 pm

Parece-me que se anda aqui a jogar tenis-intercontinental, sendo a bola a "culpa".

Acho que há dois culpados aqui. Um que está no poder, Mugabe, e outro, os "brancos", que de certa forma pela historia ligitima as acções do primeiro.

Seria mais racional e lucrativo, acho eu, que o Mugabe tivesse um pulso mais firme,por exemplo, na taxação sobre esse produtores. Mas isso é lá com ele.

Quanto à uber velha questão do, eles não seriam nada sem nós... Não sei bem, quando vejo repotagens/docs sobre tribos não me lembro de ver ninguem de barriga inchada e moscas a passear na boca. Não sei que noção têm de evolução, mas um par de tenis Nike não faz a minha.

Depois ha outro ponto. Hoje em dia na sua globalidade é aceite que o papel que algumas marcas têm em alguns países pobres, com exploração de mao de obra infantil e paga miseravelmente, é vergonhoso. Será que daqui a uns anos, se/quando correrem com eles de lá, tambem vão haver pessoas suficientemente descontextualizadas, para virem dizer que, por exemplo, a Nike fez muito por eles e que são uns ingratos? [/b]

Einherjer
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Einherjer » quarta dez 12, 2007 5:43 pm

Phobos Escreveu:Parece-me que se anda aqui a jogar tenis-intercontinental, sendo a bola a "culpa".

Acho que há dois culpados aqui. Um que está no poder, Mugabe, e outro, os "brancos", que de certa forma pela historia ligitima as acções do primeiro.

Seria mais racional e lucrativo, acho eu, que o Mugabe tivesse um pulso mais firme,por exemplo, na taxação sobre esse produtores. Mas isso é lá com ele.

Quanto à uber velha questão do, eles não seriam nada sem nós... Não sei bem, quando vejo repotagens/docs sobre tribos não me lembro de ver ninguem de barriga inchada e moscas a passear na boca. Não sei que noção têm de evolução, mas um par de tenis Nike não faz a minha.

Depois ha outro ponto. Hoje em dia na sua globalidade é aceite que o papel que algumas marcas têm em alguns países pobres, com exploração de mao de obra infantil e paga miseravelmente, é vergonhoso. Será que daqui a uns anos, se/quando correrem com eles de lá, tambem vão haver pessoas suficientemente descontextualizadas, para virem dizer que, por exemplo, a Nike fez muito por eles e que são uns ingratos? [/b]

acho que o único culpado aqui é o mugabe...

de resto não há cá jogo de ténis nenhum, querem culpados para a situacao de africa: SHELL, EXXON, Halliburton, BP, <companhia chinesa de combustíveis> e afins, mas parem de bater no cego... daqui a 500 anos, quando as coisas correrem mal em africa também será por culpa da colonizacao?

realmente não sei em que mundo muita gente que aqui posta vive...
lutar por uma utopia? acho muito bem...
agora ver a vida por uns oculos de utopia é que não... africa é explorada porque foram europeus que lá chegaram em barcos carregados de armas, espelhos e contas, ponto final. tivessem sido os africanos a descobrir a europa e seriamos nos os colonizados.

mas qual é a dúvida?

por isso já se parava com os sentimentos de culpa que nada mais fazem do que manter os africanos de mão estendida...

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quarta dez 12, 2007 7:27 pm

Eu apenas não creio em acontecimentos sem causa.

Mais, esta atitude de elefante em loja de porcelana que depois de sair assobia para o lado e reclama que as prateleiras deveriam ser mais resistentes parece-me simplista de mais.

Barbaridades há em todo o mundo e contra varios grupos, se para os governos da "luz" essas barbaridades só passam a ser um problema quando os Seus são o alvo... azar.

Para mim é-me francamente igual. Nutro a mesma simpatia por ambas as partes. Limito-me a sublinhar aquilo que para mim é obvio.

Preocupa-me mais saber se vou comprar o DVD de Sigur Ros ou não. :P

Edit:

agora ver a vida por uns oculos de utopia é que não... africa é explorada porque foram europeus que lá chegaram em barcos carregados de armas, espelhos e contas, ponto final. tivessem sido os africanos a descobrir a europa e seriamos nos os colonizados.

Isso até já aconteceu, ocuparam o mundo todo ha uns bons milhares de anos.

great_king_rat
Registado: sexta out 19, 2007 11:35 am

Mensagempor great_king_rat » quarta dez 12, 2007 10:35 pm

Phobos Escreveu:

:lol:

Não sei se eventualmente estarão interessados mas deixo-vos um longo artigo sobre o Zimbabwe.

http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=5730

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » quinta dez 13, 2007 9:57 pm

Mas antes disso tudo começou com uma bactéria há uns bons milhões de anos...

A minha solução para o "problema" de África seria: "Desemerdem-se"
"Hate the ones who bring you down"

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes