Direitos naturais
-
Lux-A [RIP]
Se for um animal irracional, acho que pode ser visto como recurso.Tanto que pode que é, mas (e como quase tudo tem um mas) deve ser visto como um recurso de sobrevivência e não de descarga emocial/suprimento de bens fúteis.Como alguém aqui disse, acho que no meio de tudo, deve imperar o bom senso.A meu ver, é diferente matar animais por lazer (de modo a fornecer roupa p.e.) e matar animais pela necessidade vital que suprem.E quando refiro necessidade vital, refiro-me ao providenciar alimento ou (em situações extremas) meio para a sobrevivência do homem.Óbvio é que, se o abate animal é levado a cabo, deve ser feito com o máximo de cuidado, higiene e respeito pelo animal e o seu sofrimento.Esta é a minha opinião.
Acho tão criminoso abaterem-se árvores aos milhares, só para se construir um resort de luxo, como matar focas, golfinhos e baleias para vender enlatados.Mas não escondo que certamente (para mim) é mais emotivo ver uma foca a ser espancada do que uma árvore a ser cortada.
Acho tão criminoso abaterem-se árvores aos milhares, só para se construir um resort de luxo, como matar focas, golfinhos e baleias para vender enlatados.Mas não escondo que certamente (para mim) é mais emotivo ver uma foca a ser espancada do que uma árvore a ser cortada.
- Inmist
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm
Lux-A Escreveu:Acho tão criminoso abaterem-se árvores aos milhares, só para se construir um resort de luxo, como matar focas, golfinhos e baleias para vender enlatados.Mas não escondo que certamente (para mim) é mais emotivo ver uma foca a ser espancada do que uma árvore a ser cortada.
Tanto eles como nós somos animais, daí uma maior empatia gerada. Eles também têm sistema nervoso, logo, sentimentos.
- meninobesta
- Administrador
- Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm
Lux-A Escreveu:A meu ver, é diferente matar animais por lazer (de modo a fornecer roupa p.e.) e matar animais pela necessidade vital que suprem.E quando refiro necessidade vital, refiro-me ao providenciar alimento ou (em situações extremas) meio para a sobrevivência do homem.
acho que o matar por lazer está mais ligado à caça (em coutadas e desportiva) do que propriamente a caça pelas peles de animais.
e não me choca aproveitar-se as peles de animais mortos para alimentação para o vestuário!
god's business, witchfinding!
-
Lux-A [RIP]
Inmist Escreveu:Lux-A Escreveu:Acho tão criminoso abaterem-se árvores aos milhares, só para se construir um resort de luxo, como matar focas, golfinhos e baleias para vender enlatados.Mas não escondo que certamente (para mim) é mais emotivo ver uma foca a ser espancada do que uma árvore a ser cortada.
Tanto eles como nós somos animais, daí uma maior empatia gerada. Eles também têm sistema nervoso, logo, sentimentos.
Têm a capacidade de sentir e não duvido que tenham sentimentos, no entanto é-nos complicado poder equiparar os sentimentos de ambos (ser humano e animal).
- meninobesta
- Administrador
- Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm
-
Lux-A [RIP]
Acho que um dos problemas é distinguir o movimento do bem-estar animal do movimento dos direitos dos animais.Andei a ler umas coisas do Peter Singer e não posso deixar de dizer que, certamente e a meu ver, se todos fôssemos como ele, os hemofílicos eram "abatidos" porque ele não os considera pessoas.O mesmo para os portadores do Síndrome de Down, ou seja, é no mínimo triste.
Equiparando situações, acho que devem ser preservados os seres vivos e que no caso do seu abate para suprir necessidades básicas de vida, esse mesmo abate seja feito de modo limpo, rápido e o mais indolor possível.
Voltando à questão dos sentimentos.Li algures que temos sentimentos porque estão anelados à consciência.Pergunto eu, sabendo que os animais também têm sentimentos (ou partindo desse princípio) terão eles consciência?
Equiparando situações, acho que devem ser preservados os seres vivos e que no caso do seu abate para suprir necessidades básicas de vida, esse mesmo abate seja feito de modo limpo, rápido e o mais indolor possível.
Voltando à questão dos sentimentos.Li algures que temos sentimentos porque estão anelados à consciência.Pergunto eu, sabendo que os animais também têm sentimentos (ou partindo desse princípio) terão eles consciência?
- BetinhoDoSludgeDrone
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
- Contacto:
- Inmist
- Ultra-Metálico(a)
É dificil responder, penso que a generalidade dos animais não tem cosciência (excepto o Homem). Já os sentimentos básicos estão relacionados com o bem ou mau estar do animal (incluindo o Homem). Mas existem outros sentimentos que apenas o homem tem, e que estão relacionados com a consciencia. O tipo e quantidade de sentimentos estão relacionados com a complexidade neurológica.
Os sentimentos de um peixe serão certamente diferentes de um mamífero por exemplo, e generalizando para grupos
Os sentimentos de um peixe serão certamente diferentes de um mamífero por exemplo, e generalizando para grupos
- Inmist
- Ultra-Metálico(a)
Não... Por exemplo, o arrependimento é um sentimento exclusivo da espécie humana. Apesar de alguns animais aparentarem ter este sentimento, o que se passa é apenas reflexo condicionado. As experiências de Pavlov com os cães, deves lembrar-te disso. Um cão aparenta arrepender-se mas o que se passa é apenas ter medo das consequencias e não sente o arrependimento....
como um fanático religioso que tem medo do inferno
joking
como um fanático religioso que tem medo do inferno
-
Phobos [RIP]
A questão dos sentimentos em animais é tão complexa como interessante. Sendo já de si os sentimentos algo tão complicado de estudar em Humanos ainda mais se torna se falarmos de animais.
Se lerem estudos feitos com primatas superiores provavelmente vao ficar espantados.
Para mim este assunto é como tudo, é mais uma questão de grau doq de género. E não acho q o comportamento humano seja assim tão diferente do dos restantes animais para se poder afirmar de forma categórica q os sentimentos são algo exclusivo nosso. A minha opinião é q os mecanismos de culpa, afecto, etc. são exactamente os mesmos, variando na “subtileza” conforme a complexidade do cérebro, natureza social do animal em questão, etc.
Se lerem estudos feitos com primatas superiores provavelmente vao ficar espantados.
Para mim este assunto é como tudo, é mais uma questão de grau doq de género. E não acho q o comportamento humano seja assim tão diferente do dos restantes animais para se poder afirmar de forma categórica q os sentimentos são algo exclusivo nosso. A minha opinião é q os mecanismos de culpa, afecto, etc. são exactamente os mesmos, variando na “subtileza” conforme a complexidade do cérebro, natureza social do animal em questão, etc.
-
fearoftheD [RIP]
O comportamento animal é qualquer coisa de fascinante, quando chegamos aos sentimentos dos ditos "irracionais", mais ainda. Por exemplo soube de um artigo na "Nature" salvo erro com uma matriarca elefanta ( devia haver um parque algures) que libertava as gazelas que ficavam presas num gradeamento que delimitava o parque.
Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Google [Bot] e 14 visitantes