Vooder Escreveu: Se bem que a licenciatura de 4 anos tem mais valor que uma de 3, que mais não é "obrigar" o estudante a fazer (e pagar) mais 2.
O mestrado se fôr concluido numa universidade como deve ser, dá muito trabalhinho, muito mais que uma licenciatura.
Mas como isto é um país de doutores, pelo menos que haja diferença em quem tem doutoramentos e quem não tem, principalmente a classe política.
Na minha faculdade (ISPA), uma coisa posso afirmar, em bolonha tudo se modificou, passámos a trabalhar o triplo! O meu terceiro ano (último ano de licenciatura, segundo bolonha), foi bastante trabalhoso, tanto os professores como os alunos terminaram-no completamente nas lonas. Mas estava enganada se pensava que até então tinha tido muito trabalho... Agora, no primeiro ano do mestrado, tenho 10 cadeiras por semestre, e todas elas trabalhosas. Já imaginaste ter 10 cadeiras? É muito mau, mas foi o primeiro e último ano em que tal aconteceu, porque é praticamente impossivel conseguir fazê-lo.
Tudo isto porque fomos os primeiros a entrar em bolonha e andamos em fase de experimentação até terminarmos o mestrado. Cobaias que saem prejudicadas com estas poucas coisinhas que eles acham que não tem importância....só tem influência no nosso desempenho e nas notas finais, mas o que interessa isso? Muita gente há-de beneficiar com o nosso sacrifício...
Mas tudo bem, para que posteriormente se possa tirar algum proveito, os pioneiros acabam por pagar um preço alto.
Fugi um bocadinho ao assunto, mas realmente, era para frisar que esta alteração foi sentida em todos os aspectos, no meu caso.