Recém Licenciados em Portugal...

Material Girl
Metálico(a)
Registado: terça abr 01, 2008 7:26 pm

Re: Recém Licenciados em Portugal...

Mensagempor Material Girl » sexta mai 02, 2008 2:24 am

Vooder Escreveu: Se bem que a licenciatura de 4 anos tem mais valor que uma de 3, que mais não é "obrigar" o estudante a fazer (e pagar) mais 2.
O mestrado se fôr concluido numa universidade como deve ser, dá muito trabalhinho, muito mais que uma licenciatura.
Mas como isto é um país de doutores, pelo menos que haja diferença em quem tem doutoramentos e quem não tem, principalmente a classe política.

Na minha faculdade (ISPA), uma coisa posso afirmar, em bolonha tudo se modificou, passámos a trabalhar o triplo! O meu terceiro ano (último ano de licenciatura, segundo bolonha), foi bastante trabalhoso, tanto os professores como os alunos terminaram-no completamente nas lonas. Mas estava enganada se pensava que até então tinha tido muito trabalho... Agora, no primeiro ano do mestrado, tenho 10 cadeiras por semestre, e todas elas trabalhosas. Já imaginaste ter 10 cadeiras? É muito mau, mas foi o primeiro e último ano em que tal aconteceu, porque é praticamente impossivel conseguir fazê-lo.
Tudo isto porque fomos os primeiros a entrar em bolonha e andamos em fase de experimentação até terminarmos o mestrado. Cobaias que saem prejudicadas com estas poucas coisinhas que eles acham que não tem importância....só tem influência no nosso desempenho e nas notas finais, mas o que interessa isso? Muita gente há-de beneficiar com o nosso sacrifício...
Mas tudo bem, para que posteriormente se possa tirar algum proveito, os pioneiros acabam por pagar um preço alto.
Fugi um bocadinho ao assunto, mas realmente, era para frisar que esta alteração foi sentida em todos os aspectos, no meu caso.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta mai 02, 2008 7:54 am

Eu tb fui cobaia durante a licenciatura, qd comecei foi o ano em que tinha reestruturado o meu curso, e agora tb sou cobaia no mestrado. No meu caso , não são 10 cadeiras, são 5, mas em que sou obrigado a fazer cadeiras de outra licenciatura. Se tivesse seguido na mesma área tinha apenas 3! cadeiras em todo o mestrado. :?
Bolonha sucks, é um miragem em Portugal. Modelos anglo-saxónicos em países de mentalidade latina, simplesmente não funciona.
Quando isto acalmar, o resultado é apenas 1, o que dantes fazias (e pagavas) em 4, agora passam a 5. Porque o funcionamento é igual.
E depois os empregos, como é? :?
Uma vantagem disto tudo, (ou desvantagem), é nunca pensei em tirar mais que a licenciatura, e agora ando a tirar um mestrado a pensar no doutoramento, pq só o não estou a fazer já(nos states), porque tenho filhos para criar :o

Material Girl
Metálico(a)
Registado: terça abr 01, 2008 7:26 pm

Mensagempor Material Girl » sábado mai 03, 2008 12:51 am

Pois, é isso mesmo. E nós por cá que nos safemos! :shock:
Acho que é sempre muito bom pensar em adquirir mais conhecimentos, até porque hoje em dia quem tira um curso tem de se manter actualizado, o que acaba por implicar um estudo constante. Sempre tive em mente o doutoramento e várias especializações, vários cursos diferentes do meu inclusive, mas até isso parece ser mau nos dias que correm, porque corro o risco de um dia ostentar um excesso de qualificações... Somos presos por ter cão e presos por não ter... É assim que vai este país, acho que nos deviamos manter na medianice, assim não chateavamos ninguém (pura ironia, claro!). :wink:
Pois, ter filhos é uma condicionante que acaba por exercer grande influência na nossa vida, e neste caso concreto, nos teus projectos pessoais, mas com força tudo se consegue. Até acho que devem ser um alento para continuares e tentares dar o teu melhor. :)

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » sábado mai 03, 2008 1:47 am

Vooder Escreveu:Se bem que a licenciatura de 4 anos tem mais valor que uma de 3, que mais não é "obrigar" o estudante a fazer (e pagar) mais 2.
O mestrado se fôr concluido numa universidade como deve ser, dá muito trabalhinho, muito mais que uma licenciatura.
Mas como isto é um país de doutores, pelo menos que haja diferença em quem tem doutoramentos e quem não tem, principalmente a classe política.

As licenciaturas de 4 anos eram, creio eu, uma minoria. Pelo menos, em Aveiro eram.
Muitos deles, quase todas as engenharias pelo menos, passam para um modelo de 3 anos + 2 de mestrado integrado em que as propinas do mestrado integrado são iguais às da licenciatura.
O mestrado "tradicional" está a ser progressivamente exterminado em todas as universidades.

Bolonha não é uma miragem, é uma realidade, se bem que um pouco dolorosa. No meu caso, depois de 5 anos de licenciatura vou ter de passar mais 6 meses a um ano a despachar um mestrado para ficar com o mesmo grau que os futuros finalistas do curso que vão terminar já com o mestrado integrado.
Mas o livre movimento de pessoas na UE torna necessário ter uma maior uniformização dos graus académicos. É muito chato passar 5 anos numa licenciatura mais 2 ou 3 num mestrado para descobrir que "lá fora" têm uma certa dificuldade em nos distinguir dum "masters" de 5/6 anos.
Além disso, o nosso sistema de ensino (e as mentalidades) claramente têm uma certa dificuldade em produzir alternativas de formação à licenciatura de 4-6 anos e o facto de se ter uma competência certificada ao fim de 3 anos é positivo para flexibilizar o sistema de ensino.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes