E se vivêssemos na Ibéria?

Vooder [RIP 2011/01/03]

E se vivêssemos na Ibéria?

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta jan 18, 2008 9:54 am

Imagine que se concretizava a ideia defendida por José Saramago, em que Portugal e Espanha diluem fronteiras para formar a Ibéria, uma nova nação. Uma mudança destas traria consigo muitas outras, deixando ramificações em áreas tão díspares como a economia, a política, a cultura, o desporto ou o ensino. Do nível de desemprego à sobremesa do almoço, tudo estaria sujeito a alterações. Veja acima as projecções do SAPO para este eventual cenário.
In http://noticias.sapo.pt/info/803520.html

Já pensaram sobre isto?
Independentemete de ter sido o Saramago a falar sobre isto, muita gente de outras áreas políticas já pensou sobre isto, tanto portugueses como espanhóis. (está um vídeo no link)

jp soturno
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jan 10, 2005 11:37 am

Mensagempor jp soturno » sexta jan 18, 2008 10:03 am

Agora não tenho tempo nem para dizer grande coisa nem para ver o link, mas já pensei nisso (mas não...) até porque a maioria dos meus amigos espanholos já falaram que preferiam estar unidos a Portugal (mas também excluir umas partes de Espanha :lol: )...
Hail to thee! É só copiões, haha e imitações!!! Tb quero disto...e vende... Tanto carneirinho e lambe cu...

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta jan 18, 2008 10:03 am

O Benfica passaria do maior clube de Portugal para o maior da Ibéria. Que bigs que somos.

Agora a sério, se tal acontecer espero estar a beber uns copos com o Dimebag.

Venha o Br11 defender esta união.

subathory [RIP]

Mensagempor subathory [RIP] » sexta jan 18, 2008 10:06 am

E mandar foder o baixo-mondego e juntar o norte à Galiza? 8)

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » sexta jan 18, 2008 10:11 am

O Saramago ainda não deve ter percebido que essas fronteiras já cairam à cerca de 2 décadas... fruto do acordo Schengen (1992).

Continuo a defender a cada vez menor dependencia de Portugal dos portugueses. Só assim podemos evoluir. Sou 200% anti-nacionalista neste aspecto político.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » sexta jan 18, 2008 10:35 am

Só digo que quem me dera ter um PM como o Zapatero!

Na minha opinião a Ibéria poderia ser um grande país, das maiores potências da Europa.

Nós, os tugas que não nos governamos nem nos deixamos governar, teríamos melhor qualidade de vida, com salários maiores, com um mercado de mais de 40 milhões de pessoas, teríamos empresas em real concorrência e não monopólios a foderem-nos lilteralmente a carteira, e um etc enorme!

Admito que a questão de patriotismo é lixada para engolir uma coisa destas, mas não tenho dúvidas que as pessoas viveriam melhor!
Ah e o fcp, perdia a hegemonia :)

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » sexta jan 18, 2008 10:44 am

O vídeo é uma palhaçada.
Imagem

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sexta jan 18, 2008 10:50 am

Tinha uma prof de Historia no Secundario que acreitava que esse era o rumo para o qual caminhavamos...falou em 50 anos até lá chegar..já so faltam uns 40..

Nunca o aceitaria,mas atendendo ao que se passa hoje em dia a nivel mundial sobretudo a nivel economico e competitivo é uma situação que poderá mesmo ocorrer num futuro não muito longicuo...espero já ca não andar nessa altura tambem,porque seria humilhante de certa maneira para todos nos e tambem para os espanhois.

Gornoth
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 04, 2005 10:26 am

Mensagempor Gornoth » sexta jan 18, 2008 11:03 am

Humilhante é deixar o peso de uma bandeira servir de âncora para nos manter na merda; a bandeira existe para servir o povo, não para que o povo a sirva.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta ago 13, 2004 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor Shore » sexta jan 18, 2008 11:04 am

A unica coisa que acho mesmo inaceitável seria a Monarquia.

Tirando isso e se fosse para melhor, num regime tipo região autónoma como a Madeira tem com o continente, se calhar até nem era mau.

Embora com a caminho da União Europeia, não me parece que isso seja necessário nem que vá acontecer. Também não vejo grande interesse de Espanha em ficar com o vizinho pobre.
Imagem

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta jan 18, 2008 11:05 am

Espanha é que ficava a ganhar ò Shore. A nossa gastronomia bate a deles a potes.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » sexta jan 18, 2008 11:13 am

Brujo Escreveu:Espanha é que ficava a ganhar ò Shore. A nossa gastronomia bate a deles a potes.

E as gajas :evillol:

Mas tirando isso...
Imagem

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » sexta jan 18, 2008 11:19 am

era um bocado como ser adoptado por gheys... :D
era fixe e tal alguém que cuidasse minimamente da nossa vida em vez de serem os tipos do orfanato... mas havia ali qualquer coisa que não batia certo!

No entanto acredito mais que o caminho seja tornar-nos europeus! e acredito também que o facto de ser português ou espanhol irá sempre ser um motivo de orgulho da parte dos povos, tal como há orgulho em ser lisboeta, alentejano ou nortenho em Portugal!
god's business, witchfinding!

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » sexta jan 18, 2008 11:22 am

Como já disse, seremos europeus e seremos a Nova Jersey da Europa.

Shore
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Shore » sexta jan 18, 2008 11:27 am

Brujo Escreveu:Como já disse, seremos europeus e seremos a Nova Jersey da Europa.

O Benfica vai ser comprado pela Red Bull é?
Imagem

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes