Trabalhar e viver no estrangeiro

Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jul 01, 2008 5:15 pm

Trabalhar e viver no estrangeiro

Mensagempor Saeglopur » quinta jul 09, 2009 9:09 am

Com certeza que muitos de vós já pensaram e/ou consideraram este assunto, em grande parte devido ao facto de estarmos num dos países mais atrasados da União Europeia, e as oportunidades de que dispomos serem algo limitadas. Portugal é um país muito bonito e com grande potencial, mas continuamos a ficar sucessivamente para trás, e os ordenados não estão de acordo com o que temos de pagar por muita coisa.

Achei este tópico interessante, e pensei que poderia ser um bom lugar para partilhar opiniões, experiências, informação e conselhos, pois também existe o reverso da moeda, e há muito boa gente que sai do país à procura de melhor e volta ainda pior.

Trabalhar e viver no estrangeiro (em princípio na Europa) é algo que espero fazer um dia, não necessariamente durante anos, mas uns meses aqui, outros ali, com alguns intervalos possivelmente, pois deve ser também uma experiência enriquecedora, para o pior ou para o melhor.

Acham que vale a pena? Já pensaram alguma vez no assunto? Manifestem-se!
Imagem

DemoniCreature
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo mai 31, 2009 11:42 am
Contacto:

Re: Trabalhar e viver no estrangeiro

Mensagempor DemoniCreature » quinta jul 09, 2009 9:54 am

Definitivamente sim, já pensei e continuo a pensar nesse assunto. Apesar da tenra idade (18 aninhos), há vários anos que penso no meu futuro e como tal, vou estudando possibilidades, oportunidades, etc. Começando pelo principio, desde pequeno que sempre fui muito ligado aos computadores, gostava imenso da máquina e saber como ela funciona e tal e coiso. Dito isto, é quase óbvio dizer que sempre sonhei ser programador, como esta arte em Portugal (apesar de relativamente bem paga) não é tão reconhecida como deveria, sempre pensei em mudar-me (em definitivo? talvez...) para um país mais desenvolvido. Estados Unidos, Japão e Suécia seriam as primeiras escolhas. Infelizmente, com a entrada para a Universidade (num curso de Programação (LCC para quem conhecer)) este sonho foi completamente por água abaixo, para bem ou para mal descobri que afinal não só não gosto de Programar como também não sei o que ando lá a fazer. Sendo assim, para o ano irei mudar de curso (para quê? comunicação provavelmente). Sendo que, nesta área a possibilidade de arranjar emprego não é tão alta como a de um programador a hipótese de "me ir embora daqui" continua em aberto. Apesar de deixar tudo para trás não ser fácil, é uma opção de vida, tentar ter um futuro. Com tanto texto, provavelmente não disse nada mas pronto..

Conselhos?
I am the son of abyss, the essence of PERFECTION!

http://joserodrigues.pt.vu
http://demonicreature.deviantart.com/

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » quinta jul 09, 2009 9:59 am

DemoniCreature Escreveu:
Conselhos?

Benuron + Coca Cola Zero
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

DemoniCreature
Registado: domingo mai 31, 2009 11:42 am
Contacto:

Mensagempor DemoniCreature » quinta jul 09, 2009 10:00 am

Nhec Escreveu:
DemoniCreature Escreveu:
Conselhos?

Benuron + Coca Cola Zero

hmmn.. obrigado pelo conselho.. acho que o vou seguir :P LOOOL
I am the son of abyss, the essence of PERFECTION!

http://joserodrigues.pt.vu
http://demonicreature.deviantart.com/

Evoked

Mensagempor Evoked » quinta jul 09, 2009 10:03 am

Eu as vezes penso nisso, em ir trabalhar no estrangeiro e ficar por lá uns tempos. Mas acho que é mais para conhecer coisas novas, costumes e por ai. Mas gostava bastante, lá isso é verdade. :mrgreen:
Portugal é tão dependente e "atrasado" que faz uma pessoa querer mudar de ares.
Mas isto acontece em todos os países, toda a gente gosta de conhecer coisas novas, portanto sim, é uma boa ideia.

Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Saeglopur » quinta jul 09, 2009 10:07 am

DemoniCreature Escreveu:Definitivamente sim, já pensei e continuo a pensar nesse assunto. Apesar da tenra idade (18 aninhos), há vários anos que penso no meu futuro e como tal, vou estudando possibilidades, oportunidades, etc. Começando pelo principio, desde pequeno que sempre fui muito ligado aos computadores, gostava imenso da máquina e saber como ela funciona e tal e coiso. Dito isto, é quase óbvio dizer que sempre sonhei ser programador, como esta arte em Portugal (apesar de relativamente bem paga) não é tão reconhecida como deveria, sempre pensei em mudar-me (em definitivo? talvez...) para um país mais desenvolvido. Estados Unidos, Japão e Suécia seriam as primeiras escolhas. Infelizmente, com a entrada para a Universidade (num curso de Programação (LCC para quem conhecer)) este sonho foi completamente por água abaixo, para bem ou para mal descobri que afinal não só não gosto de Programar como também não sei o que ando lá a fazer. Sendo assim, para o ano irei mudar de curso (para quê? comunicação provavelmente). Sendo que, nesta área a possibilidade de arranjar emprego não é tão alta como a de um programador a hipótese de "me ir embora daqui" continua em aberto. Apesar de deixar tudo para trás não ser fácil, é uma opção de vida, tentar ter um futuro. Com tanto texto, provavelmente não disse nada mas pronto..

Conselhos?

Percebo a tua situação, começamos a deixar a adolescência e somos confrontados com a realidade do mercado de trabalho. No meu caso está a acontecer-me algo semelhante, entrei para um curso que pensei que fosse gostar, e neste momento tenho as minhas dúvidas, não sei se continuo, se vou trabalhar e entretanto me decido...não sei. Viver definitivamente no estrangeiro não sei, mas gostava um dia de trabalhar alguns meses em certos países. A Islândia tem um programa muito interessante que contrata jovens para trabalhar em quintas/estufas, e pagam bem. Mas é obviamente duro, há que pensar...
Imagem

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quinta jul 09, 2009 10:08 am

Gostava de experimentar qualquer coisa lá fora, sem dúvida... Alimento a esperança de conseguir ir para Inglaterra, por especial simpatica com aquela terra...Era um bom sitio para fazer o doutoramento.
Mas isso depende de muita coisa...Nomeadamente se o concurso para a carreira diplomática corre bem. Na remota hipótese de conseguir, passo a ficar "preso" cá, de certa forma...
E também me convém acaber a tesezita primeiro... :lol:

Nando
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo jun 01, 2008 11:30 pm
Contacto:

Mensagempor Nando » quinta jul 09, 2009 10:33 am

Eu já pensei nisso muitas vezes. Os licenciados aqui são tremendamente mal reconhecidos... Vivemos, como já foi dito, num país muito bonito, com algumas potencialidades, mas a verdade, e desculpem-me a sinceridade, somos uma merda.

E não somos uma merda devido aos governantes. Somos uma merda por culpa própria. Por culpa de todos os cidadãos, pouco empenhados na vida cívica, pouco cultos, pouco voltados para intervir positivamente na democracia. E pelo que vejo e sinto seremos, por culpa da nossa cultura do "deixa andar", eternamente uma merda.

Daí o meu desejo de saltar do barco e deixar isto afundar antes que me leve comigo. Não me dá vontade de viver num país onde corrupções passam incólumes com o aval silencioso no povo. Não me dá vontade de viver num país onde se vive já há 37 anos governado por dois partidos, que nos meteram na miséria e nos levaram ao total corronper dos ideais democráticos, e se constantemente o povo os elege para estar à frente dos nossos destinos. Etc, etc, etc.

E o pior é que não vejo maneiras de isto dar a volta.

Brujo [RIP 2009/08/10]

Mensagempor Brujo [RIP 2009/08/10] » quinta jul 09, 2009 10:33 am

Só depois de casado é que me meto nisso.

Indigente
Moderador
Registado: quarta jan 21, 2004 6:39 pm

Mensagempor Indigente » quinta jul 09, 2009 10:51 am

já que está na moda peçam a nacionalidade brasileira. e depois fale-ssam.
Wine, women and song.

[BR11]
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 19, 2008 10:03 pm
Contacto:

Mensagempor [BR11] » quinta jul 09, 2009 11:24 am

cada ano estou em média 2/3 meses no estrangeiro... sei que não é bem o que aqui se fala mas também se pode aplicar

na minha modesta opinião, quem não sai lá para fora nunca poderá perceber o mercado global em que vivemos

corpse
Registado: segunda mar 17, 2008 11:49 am
Contacto:

Mensagempor corpse » quinta jul 09, 2009 12:20 pm

DemoniCreature Escreveu:Definitivamente sim, já pensei e continuo a pensar nesse assunto. Apesar da tenra idade (18 aninhos), há vários anos que penso no meu futuro e como tal, vou estudando possibilidades, oportunidades, etc. Começando pelo principio, desde pequeno que sempre fui muito ligado aos computadores, gostava imenso da máquina e saber como ela funciona e tal e coiso. Dito isto, é quase óbvio dizer que sempre sonhei ser programador, como esta arte em Portugal (apesar de relativamente bem paga) não é tão reconhecida como deveria, sempre pensei em mudar-me (em definitivo? talvez...) para um país mais desenvolvido. Estados Unidos, Japão e Suécia seriam as primeiras escolhas. Infelizmente, com a entrada para a Universidade (num curso de Programação (LCC para quem conhecer)) este sonho foi completamente por água abaixo, para bem ou para mal descobri que afinal não só não gosto de Programar como também não sei o que ando lá a fazer. Sendo assim, para o ano irei mudar de curso (para quê? comunicação provavelmente). Sendo que, nesta área a possibilidade de arranjar emprego não é tão alta como a de um programador a hipótese de "me ir embora daqui" continua em aberto. Apesar de deixar tudo para trás não ser fácil, é uma opção de vida, tentar ter um futuro. Com tanto texto, provavelmente não disse nada mas pronto..

Conselhos?

Eu também sempre gostei de computadores e td o que está relacionado. Em vez de tirar o 12º numa secundária, fui pa uma escola profissional. La fiz o Curso Técnico de Informática/Gestão (onde nao aprendi praticamente nada :x) e a partir daí tive sorte com os estágios que escolhi. Hoje em dia sou tecnico de informatica numa loja cá da zona, e sinceramente cada vez penso menos em ir para a faculdade. Não quero com isto dizer que nao vale a pena, cada um sabe o que quer para si. Mas acredito que um c.v. com uma boa experiencia profissional pode fazer tanto ou mais do que a formação académica.
No curso tecnico, também tive algumas disciplinas de programaçao, e ate gostava daquilo, mas nunca me imaginei a fazer vida daquilo.

Em relação ao ir para o estrangeiro; sim, gostava e cada vez mais tenho vontade. A parte monetária até é o que me leva menos a pensar nisso, gostava mesmo so de sair deste País.
Imagem

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » quinta jul 09, 2009 12:39 pm

Agora é a altura certa para não parar de estudar, completar a formação ou melhora-la. Quando a crise passar e houver rebound na procura, quem tiver apostado na formação e em melhorar as competências estará na linha da frente.

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta jul 09, 2009 12:43 pm

otnemeM Escreveu:Agora é a altura certa para não parar de estudar, completar a formação ou melhora-la. Quando a crise passar e houver rebound na procura, quem tiver apostado na formação e em melhorar as competências estará na linha da frente.

Xiça... Eu quero acreditar nisso... Espero ter algum retorno na minha formação... Mas se não há trabalho para licenciados... Quanto mais para mestrados :?
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Saeglopur
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Saeglopur » quinta jul 09, 2009 12:47 pm

Sim, e sabe-se lá quando é que a dita crise passará...a minha irmã já teve de retirar a licenciatura do currículo para arranjar emprego. É muito deprimente.
Imagem

Voltar para “Arquivo 2004 a 2009”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes