Repressão Policial - Terrorismo Oficial?
- Brunhu
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
- Contacto:
Re: Repressão Policial - Terrorismo Oficial?
Vitimização?! Foda-se, vocês não querem mesmo ver a realidade!!
Diabox, estou contigo...até doi!!
E já agora deixo um apelo aos brutamontes e burros deste país...Caguem para a policia e vão mas é para "dótores e enginhêros" que é o que faz falta neste país. Trolhas, mecânicos, canalizadores, policias, ou melhor, a baixa ralé não faz cá falta nenhuma, as merdas até se fazem sozinhas.
Diabox, estou contigo...até doi!!
E já agora deixo um apelo aos brutamontes e burros deste país...Caguem para a policia e vão mas é para "dótores e enginhêros" que é o que faz falta neste país. Trolhas, mecânicos, canalizadores, policias, ou melhor, a baixa ralé não faz cá falta nenhuma, as merdas até se fazem sozinhas.
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
É isso mesmo pá, o Portugues já nasce ensinado!
tu, pelos vistos, sim...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
- aftermath
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sexta out 24, 2008 12:56 pm
ShubNiggurath Escreveu:aftermath Escreveu:Essa conversa de terem poucas condições dá-me cá uma graça!!! E em qualquer outro tipo de trabalho, têm????? Eu não tenho, ando há anos a recibos verdes, nunca vi a puta dum contrato na vida, cada vez recebo menos, desconto para a segurança social e se ficar sem trabalho amanhã nem subsidio de desemprego tenho! Com a diferença que eu não represento a "autoridade", ou melhor, eu, tu e quem trabalha é que são a verdadeira autoridade, os elementos das forças de segurança são o garante da nossa autoridade como cidadãos. Já aqui vi escrito, e com toda a razão, que quem vai para a policia, por norma, é pessoal com pouca formação, carregados de brutidade (intelectual e fisica) acabados de sair da tropa (quando o contrato acaba) e como não sabem o que hão-de fazer, vá de se candidatar a PSP ou GNR. Como nunca tiveram trabalhos de responsabilidade nem são formados para assumir decisões (ok, aqui a culpa não é deles) que envolvem o bem estar dos cidadãos, levam para o trabalho as suas frustrações, recalcamentos e estereótipos, seja com "pretos", "ciganos", punks, ou "pessoal de preto e cabelo comprido". Se me disserem que toda a gente tem as suas frustrações e ódios de estimação? Provávelmente. Aconteçe é que noutros trabalhos não temos autoridade nem arma ao lado, get it??????????
Que fique claro que comprendo as dificuldades ,nomeadamente em termos de condições, das forças policiais, mas desenvolvem um trabalho de extrema responsabilidade pelo que se não estão contentes, não o façam!
P.S. tenho vários amigos nas forças policias, no corpo de intervenção inclusivé, e tenho estas discussões com eles. Sei bem que não são todos iguais, mas pela boca deles mesmos sei que muitos dos seus colegas são umas bestas encartadas. Não é com gente desta que te sentes mais seguro, pelo contrário.
Não sei se estavas responder ao meu post , claro que todos os empregos tem faltas de condições em determinados aspectos , tu podes acabar desempregado , um agente da autoridade pode acabar morto , por falta de condições fisicas (treino de arma) , armas , falta de pessoal , pelo menos na GNR a falta de meios é brutal só não ve quem não quer , não estou a falar nas forças de intervenção esse caso é diferente .
E isso de maus profissionais , existe em todo o lado , mas eu acho que quem entra nas forças Policiais tem que passar nos testes psicológicos , não entra quem quer , e se entra é porque os testes não estão a resultar .E isso de entrarem só "escumalha" nas autoridades , entra quem não tem melhores soluções , não me digas que querias restringir as canditaturas só a pessoas com certo nivel cultural , quem tem algum nivel de formação normalmente nem se candidata , tem outras opções .
E quanto a isso da perseguição a certos grupos , vi no teu perfil que eras do Alentejo eu tambem sou , e eu não noto nada disso , antes por o contrário , principalmente com os ciganos , só as forças de intervenção conseguem fazer alguma coisa , a um simples PSP ou GNR "cospem" em cima e estes aguentam , até têm ordem superiores para deixarem os ciganos a vontade (roubar , provocar desacatos , negócios escuros) eu sei do que estou a falar , muitos policias evitam , até meter-se com ciganos.
Agora se estas a falar na violencia nas forças de intervenção , então mas isso é normal , quem anda a chuva molha-se , se há confusão leva tudo por tabela , mesmo pessoal inocente .Não duvido que existam "bestas" no corpo de intervenção mas é para isso que lhes pagam .
Por acaso tava a responder ao diabox, mas acabaste por postar primeiro, no problem, serve para os dois.
Quando falei no corpo de intervenção foi apenas como exemplo, já que conheço pessoas em todas as forças policiais, PJ incluida (sim, este é o unico que tem curso superior). Falas do risco de vida dos profissionais da policia, é verdade, então é mais uma razão para não enveredarem por essa carreira não achas? Vamos lá pensar em conjunto, ok? Se as condições são péssimas (true na maioria dos casos e nas patentes mais baixas), se ganham pouco (true), se a responsabilidade é muita (true) se há risco de vida (true), então porque ir para essa carreira???? Alguém os obrigou? Não me parece! Então que façam o seu trabalho em condições, com profissionalismo, integridade e mais importante, sem abusos, e sei que há quem o faça. Esses clichés que mandas-te do "pagam mal e é perigoso, então faço o minimo", ou "quem anda á chuva molha-se" não abonam nada em favor dos policias e legitimam totalmente as criticas e até repulsa pelas forças de segurança que aqui vês escritas.
Eu não faço um trabalho para o qual sei que não tenho qualquer aptidão, porque estaria a enganar-me a mim e a servir mal os outros, o que no caso da policia é ainda mais grave.
Os testes psicológicos devem ser uma boa merda, duvido que entre um deficiente mental, mas de certeza que entra um "Rambo" ou o gajo mais mau lá do teu bairro, porque, para certas posições e operações é mesmo isso que eles querem.
Acabaste por responder. Quem entra não tem melhores soluções. E achas isso o ideal de umas forças de segurança? Eu acho que existem 3 profissões que deveriam ser aquelas com maior dificuldade de acesso, com mais testes , onde apenas fosse possivel entrar e fazer carreira quem tem, de facto, vocação e equilibrio mental, emocional e nivel cultural.
.Professores - porque educam as pessoas
.Politicos - por razões óbvias
.Policias - por razões ainda mais óbvias
Mas não é isto que se passa, pois não? Então queixem-se e revoltem-se é contra os orgãos de decisão e poder politico que são esses que podem mudar o estado de coisas, não se venham queixar nem vitimizar pelo trabalho que escolheram.
A perseguição a determinados grupos, etnias, moradores de áreas menos previligiadas é um facto, e não falei no caso especifico do Alentejo, mas sim no geral. Obviamente que a eventual repressão, se a houver, em Viana do Alentejo é diferente do bairro da Bela Vista. Mas em nenhum dos casos ela é justificada, muito menos pelo facto de ganharem mal, virem fodidos de casa e ainda terem que pagar as botas com que andam no trabalho.
Ainda no fim-de-semana passado tive horas e horas a falar com um agente da PSP em Lisboa, ao que parece colocado numa esquadra bem fodida, apesar dele ser alentejano. Quando entrou disseram-lhe que passados 3 anos estaria colocado mais perto de casa, já passaram oito e ainda tem mais de 140 pessoas á frente dele para poder ser transferido!!! Isto é mau? Há pois é, mas ele tem que se queixar e reinvindicar a quem de direito, não é descarregar em cima do gajo que está á frente dele na proxima operação que fizer, right????????
Concluindo, em termos gerais, não tou a falar de quem vai directamente da universidade para as chefias, e mesmo desses não ponho a mão no fogo, quem vai para a policia é porque não encontra outras opções, não tem nada a ver com vocação e muito menos com servir o próximo. As pessoas quando vão para as forças policias vêm ali uma possibilidade de ter o seu ordenado certo, sem recibos verdes, sem despedimentos, sem instabilidade ... simples. E apesar de saberem das más condições, dos perigos inerentes á profissão, mesmo assim acham que compensa. Se assim é, só têm que o fazer o melhor que sabem porque a responsabilidade que todos os outros cidadãos depositam neles é enorme e quer queiras quer não, um erro de um canalizador ou de um operador de telemarkting não é igual a um policia.
"Now before my demons roll the night across my eyes
I tremble as I wait perhaps to sin
Yield unto temptation and be ruler of the world
And all I do is let the beast come in"
RONNIE JAMES DIO
RONNIE JAMES DIO
Sobre o acesso à polícia, lembro-me sempre de uma notícia que veio em alguns jornais há uns poucos anos: roubaram o carro a um agente da PSP dos arredores de Lisboa; o tipo foi apresentar queixa na esquadra da área de residência dele e quando os colegas meteram o nome dele no computador ficaram estupefactos ao verificar que... o moço antes de ir para a PSP tinha estado preso por tráfico de droga!!!! Saiu da prisão, concorreu para a PSP e entrou!!! Assim se vê a bandalheira que para ali vai! E o caso foi descoberto devido a esse acaso, quem sabe se não há outros ex-cadastrados por lá! E o mais cómico é que os superiores vieram dizer que não podiam expulsá-lo! E o caso morreu ali...
- Brunhu
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
- Contacto:
Só um pormenor...
Quando falam do Bairro da Bela Vista não o façam sem conhecer o meio.
Aquilo é bem pior do que o que passa na TV.
Cthulhu_Dawn Escreveu:Digo isto porque, no meio de algumas questões que são perfeitamente legítimas (haverá necessidade de adquirir os tais blindados, não obstante o grau de risco da cimeira?
Eu acho a noticia da aquisição de blindados um bocado "estranha".
Por um lado, a PSP e a GNR já têm alguns, e devem ser suficientes. E no pior caso, pode-se sempre pedir umas Chaimites ao Exército...
Por outro lado, os prazos são muito apertados. A aquisição foi noticiada em 9 de Agosto; tanto quanto sei não há concurso lançado. Nunca iriam chegar a tempo da cimeira, a 19 de Novembro.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!
When in doubt, ban!
- ShubNiggurath
- Participante
- Registado: segunda ago 23, 2010 7:12 pm
aftermath , em certos pontos concordo contigo mas , 80% dos problemas que enunciaste , não são culpa dos agentes da autoridade , é das politicas e até mesmo da sociedade em si.
Eu quando acabei o 12º ainda pensei em me candidatar a academia , e depois de pensar muito decidi não ir , houve amigos meus que tinham a cabeça no sitio que se candidataram e não entraram , e conheço um maluco um desses rufias do tempo de escola , que teve a sorte de entrar , é claro que revolta , mas a culpa é dele? Com a falta de emprego as pessoas agarram-se a tudo é um problema da sociedade , não dos policias , existem milhares de candidatos , pouca vagas , se não conseguem escolher as pessoas certas ,o problema não é de quem entra é quem os escolhe.
Não posso concordar mais em que os politicos , professores , e policias , deviam ser a elite da sociedade , mas a verdade está bem distante disso , começando por os politicos , professores idem (encheram o papo durante anos , agora perdem regalias , parecem anarcas , enfim ), e os policias são cada vez menos defendidos .
Ainda me lembro do meu pai a 15 anos por ai fazer detenções , apreender cenas , etc, etc . Hoje em dia raramente faz isso , ele e os colegas dele , não é porque se tornaram maus policias de um dia para o outro , é porque cada vez tem menos autoridade , menos proteção , menos meios etc etc , por exemplo à anos ouve uma mudança na lei em que se um só policia testemunha contra um pulha qualquer , esse testemunho não tem validade , têm, que ser pelo menos 2 policias a testemunhar , na lei agora a palavra de um policia conta o mesmo que um vulgar bandido , e por essas e por outras , cada vez há menos vontade , é o deixa andar.
Este é o tipo de pais que é normal os policias levarem tiros dos bandidos (e para isso que lhes pagam) , mas quando um policia mata um pulha qualquer , é jornais a falar no assunto , as policias estão mal preparadas , vão entrevistar os amigos do pulha , "coitadinho só não parou na operação Stop não fez nada de mal , e a perseguição aos mais pobres etc,etc"
Há anos houve um politico que queria roubar votos á esquerda ,na altura defendia que os policias deixassem de usar arma de fogo , só bastão ,havia muita violencia por parte da policia , eram os seus argumentos . Quando foi para o governo comprou os submarinos , hoje em dia defende o aumento da autoridade e numero dos policias . Com politicos destes como podemos ter um sistema policial digno , mas se quiserem meter a culpa no agente da esquadra mais proxima por todos os problemas que existem , tudo bem é uma opinião .
Eu quando acabei o 12º ainda pensei em me candidatar a academia , e depois de pensar muito decidi não ir , houve amigos meus que tinham a cabeça no sitio que se candidataram e não entraram , e conheço um maluco um desses rufias do tempo de escola , que teve a sorte de entrar , é claro que revolta , mas a culpa é dele? Com a falta de emprego as pessoas agarram-se a tudo é um problema da sociedade , não dos policias , existem milhares de candidatos , pouca vagas , se não conseguem escolher as pessoas certas ,o problema não é de quem entra é quem os escolhe.
Não posso concordar mais em que os politicos , professores , e policias , deviam ser a elite da sociedade , mas a verdade está bem distante disso , começando por os politicos , professores idem (encheram o papo durante anos , agora perdem regalias , parecem anarcas , enfim ), e os policias são cada vez menos defendidos .
Ainda me lembro do meu pai a 15 anos por ai fazer detenções , apreender cenas , etc, etc . Hoje em dia raramente faz isso , ele e os colegas dele , não é porque se tornaram maus policias de um dia para o outro , é porque cada vez tem menos autoridade , menos proteção , menos meios etc etc , por exemplo à anos ouve uma mudança na lei em que se um só policia testemunha contra um pulha qualquer , esse testemunho não tem validade , têm, que ser pelo menos 2 policias a testemunhar , na lei agora a palavra de um policia conta o mesmo que um vulgar bandido , e por essas e por outras , cada vez há menos vontade , é o deixa andar.
Este é o tipo de pais que é normal os policias levarem tiros dos bandidos (e para isso que lhes pagam) , mas quando um policia mata um pulha qualquer , é jornais a falar no assunto , as policias estão mal preparadas , vão entrevistar os amigos do pulha , "coitadinho só não parou na operação Stop não fez nada de mal , e a perseguição aos mais pobres etc,etc"
Há anos houve um politico que queria roubar votos á esquerda ,na altura defendia que os policias deixassem de usar arma de fogo , só bastão ,havia muita violencia por parte da policia , eram os seus argumentos . Quando foi para o governo comprou os submarinos , hoje em dia defende o aumento da autoridade e numero dos policias . Com politicos destes como podemos ter um sistema policial digno , mas se quiserem meter a culpa no agente da esquadra mais proxima por todos os problemas que existem , tudo bem é uma opinião .
- aftermath
- Metálico(a) Supremo(a)
ShubNiggurath Escreveu:aftermath , em certos pontos concordo contigo mas , 80% dos problemas que enunciaste , não são culpa dos agentes da autoridade , é das politicas e até mesmo da sociedade em si.
Resposta a tudo aquilo que dizes, cito-me a mim próprio: "(...) Então queixem-se e revoltem-se é contra os orgãos de decisão e poder politico que são esses que podem mudar o estado de coisas (...)."
Se tás sempre a afirmar que "o mal é da sociedade", pois, mas isso é tão genérico que até passa por absurdo. Então façam algo para a mudar, a começar pelo seu local de trabalho e meio que nos envolve, protestar e reclamar como grupo profisional, com criticas construtivas e apresentando soluções. Se não der á 1ª, que é o mais obvio, tem de dar à 335ª. Não é a bater, reprimir, ignorar pequenos furtos e brigas nem aos berros no café.
RONNIE JAMES DIO
RONNIE JAMES DIO
- Cthulhu_Dawn
- Moderador
- Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
raxx7 Escreveu:Cthulhu_Dawn Escreveu:Digo isto porque, no meio de algumas questões que são perfeitamente legítimas (haverá necessidade de adquirir os tais blindados, não obstante o grau de risco da cimeira?
Eu acho a noticia da aquisição de blindados um bocado "estranha".
Por um lado, a PSP e a GNR já têm alguns, e devem ser suficientes. E no pior caso, pode-se sempre pedir umas Chaimites ao Exército...
Por outro lado, os prazos são muito apertados. A aquisição foi noticiada em 9 de Agosto; tanto quanto sei não há concurso lançado. Nunca iriam chegar a tempo da cimeira, a 19 de Novembro.
Não há, de facto, qualquer tipo de informação nem no site do MAI ou do MD...E muito menos há mais notícias sobre o assunto.
Fica a ideia que houve nas ditas reuniões foi dada uma lista de necessidades aparentes por parte das forças de segurança, mas provavelmente não foram aceites...Será?
Ou então vão aproveitar para usar os Pandur...
Se tás sempre a afirmar que "o mal é da sociedade", pois, mas isso é tão genérico que até passa por absurdo. Então façam algo para a mudar, a começar pelo seu local de trabalho e meio que nos envolve, protestar e reclamar como grupo profisional, com criticas construtivas e apresentando soluções. Se não der á 1ª, que é o mais obvio, tem de dar à 335ª. Não é a bater, reprimir, ignorar pequenos furtos e brigas nem aos berros no café.
E já o têm feito...Nas várias manifestações que, de vez em quando, são organizadas precisamente para contestar as condições em que a profissão é exercida.
No entanto, acho que o direito à manifestação não é consagrado a 100% às forças de segurança, como não é às Forças Armadas, por força do seu estatuto...Alguém me sabe confirmar isto (entretanto também vou saber mais).
Em relação aos acessos à carreira, acho que o estereótipo do "Agente Xilva", da farta bigodaça e da barriga, do "tuga" grunho e incompetente já está um pouco ultrapassado (talvez menos em certas partes do país) e uma carreira nas forças de segurança tornou-se, cada vez mais nisso mesmo, uma carreira (o paralelo pode ser outra vez traçado com as Forças Armadas, desde o final do SMO), uma oportunidade de se arranjar um emprego fixo, com um pagamento regular.
Agora não vejo nisso um argumento para menosprezar o trabalho que é feito por bons profissionais, em condições muitas vezes más, ponto.
Também sei que a malta que vai para o Afeganistão e que esteve no Kosovo é muito bem paga para lá estar e que estão carecas de saber que podem morrer sem sequer darem por isso, mas isso não lhes retira valor nem me faz admirá-los menos pelo trabalho que tentam fazer.
- aftermath
- Metálico(a) Supremo(a)
Das manifestações das forças de segurança a mais conhecida e que deu frutos foi a famosa "Secos e molhados" em pleno cavaquismo na tentativa da criação de um sindicado para a PSP. O sindicato nunca foi adiante, pudera, o medo dos governos de que quem possui armas possa ter atitudes "contra-governamentais" é gigantesco. O que passou a existir foram associações sindicais dos profissionais das forças de segurança. Obviamente que são várias, nem sei bem quantas, o que faz com que muitos dos proprios policias nem as levem a sério, ou seja o que parecia uma idéia legitima passou a ser instrumentalizada e a fomentar a divisão.
Relativamente ao "agente Xilva", é verdade que os há em menor número, resta agora saber se isso é bom ou mau! Se por um lado é pessoal mais novo e teóricamente com melhor formação (vamos discutir o estado e qualidade da educação??? é que isso é capaz de demorar tempo e a conclusão é capaz de não ser muito abonatória) também é (ou pode ser) gente com mais vontade de bater!!! O sindrome "porteiro de discoteca" em que passar o dia a cuidar do corpo revela-se em vontade incontrolável de bater forte e feio assim que saem de lá. Ou o caro moderador vai-me dizer que pelo facto das pessoas serem mais novas não têm a mesma mentalidade que havia há 40 anos??? Isto serve para inumeros segmentos da nossa sociedade, mas, mais uma vez, esta carreira tem muito mais responsabilidade.
A questão de qualquer trabalhador querer ter um emprego fixo, com condições e garantias nem sequer está em causa, também eu, mais o milhão e meio de recibos e falsos recibos verdes, os mais de 700 mil desempregados e muitos outros mal - empregados! O que está em causa, e tou farto de o escrever, é a pouca, ou nula vocação (e não me digam que para este trabalho não é preciso vocação e preparação especifica, pois estamos a falar de pessoas que para além de policiarem, prenderem e "julgar" situações são também, educadores) que muita gente pareçe demostrar para enveredar por esta carreira. Dai eu referir que a entrada nas forças policiais me pareçe (e olha que conheço muitos) um escape, o unico, para muita gente com poucas perspectivas profissionais. Eu já dei explicações para pessoal amigo tentar passar nos testes da GNR e posso dizer que esses testes são absurdos. Conheço vários elementos das forças policias, GNR, PSP, uns de "giro" outros á paisana, uns do corpo de intervenção, outro na PJ e posso afimamr que nenhum deles foi por vocação, viram ali uma possiblidade de fugir ao desemprego, uns tão contentes, outros nem por isso - obviamente não vou aqui dizer o que fazem e se o fazem bem ou mal, até porque só sei o que me contam.
Com tudo isto não estou a criticar especificamente "O POLICIA" mas a maneira como a entrada nessa carreira é feita.
A entrada em "missões de paz" (ui, ui , onde isto nos leva) por parte dos integrantes das forças policiais, é , como muito bem disse, para ganhar dinheiro, ponto! Cito um desses intervenientes "tou-me bem cagando para eles , quero é ganhar o meu".
Relativamente ao "agente Xilva", é verdade que os há em menor número, resta agora saber se isso é bom ou mau! Se por um lado é pessoal mais novo e teóricamente com melhor formação (vamos discutir o estado e qualidade da educação??? é que isso é capaz de demorar tempo e a conclusão é capaz de não ser muito abonatória) também é (ou pode ser) gente com mais vontade de bater!!! O sindrome "porteiro de discoteca" em que passar o dia a cuidar do corpo revela-se em vontade incontrolável de bater forte e feio assim que saem de lá. Ou o caro moderador vai-me dizer que pelo facto das pessoas serem mais novas não têm a mesma mentalidade que havia há 40 anos??? Isto serve para inumeros segmentos da nossa sociedade, mas, mais uma vez, esta carreira tem muito mais responsabilidade.
A questão de qualquer trabalhador querer ter um emprego fixo, com condições e garantias nem sequer está em causa, também eu, mais o milhão e meio de recibos e falsos recibos verdes, os mais de 700 mil desempregados e muitos outros mal - empregados! O que está em causa, e tou farto de o escrever, é a pouca, ou nula vocação (e não me digam que para este trabalho não é preciso vocação e preparação especifica, pois estamos a falar de pessoas que para além de policiarem, prenderem e "julgar" situações são também, educadores) que muita gente pareçe demostrar para enveredar por esta carreira. Dai eu referir que a entrada nas forças policiais me pareçe (e olha que conheço muitos) um escape, o unico, para muita gente com poucas perspectivas profissionais. Eu já dei explicações para pessoal amigo tentar passar nos testes da GNR e posso dizer que esses testes são absurdos. Conheço vários elementos das forças policias, GNR, PSP, uns de "giro" outros á paisana, uns do corpo de intervenção, outro na PJ e posso afimamr que nenhum deles foi por vocação, viram ali uma possiblidade de fugir ao desemprego, uns tão contentes, outros nem por isso - obviamente não vou aqui dizer o que fazem e se o fazem bem ou mal, até porque só sei o que me contam.
Com tudo isto não estou a criticar especificamente "O POLICIA" mas a maneira como a entrada nessa carreira é feita.
A entrada em "missões de paz" (ui, ui , onde isto nos leva) por parte dos integrantes das forças policiais, é , como muito bem disse, para ganhar dinheiro, ponto! Cito um desses intervenientes "tou-me bem cagando para eles , quero é ganhar o meu".
RONNIE JAMES DIO
RONNIE JAMES DIO
- Last Light
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
- Contacto:
- Venøm
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am
Brunhu Escreveu:Só um pormenor...
Brunhu. Não sei quem mais aqui falou do Bairro da Bela Vista, mas não concordo com o facto de ser "bem pior do que passa na TV". Não concordo nada mesmo.
E digo-te, as críticas que fiz foram por precisamente conhecer bem o meio. Inclusivamente tive e tenho muitos amigos por lá e conheço muitas famílias de pessoas com poucos meios, sejam africanas, ciganas ou ate portuguesas que trabalham, e que nunca foram gente de andar na rua aos tiros ou a roubar. Não digo isto só pa me armar em entendido porque tenho la amigos, mas sim porque já lá passei muito tempo, agora não tanto, e sei mais ou menos como funcionam as coisas. E claro, não sou ingenuo ao ponto de negar por completo a existencia de crime e de assaltos, mas eh pa, isso há em todo o lado, só que nuns meios é mais subtil que outros. Cada um de nós pode ter um vizinho criminoso e nunca dar por isso.
Isto é basicamente como as imagens que as pessoas têm/vêm de sítios como o Iraque ou até a visão que têm dos judeus: aparecem na TV a queimar bandeiras e a dar tiros po ar e as pessoas pensam que lá são todos assim, assim como os conflitos Israel x palestina também pensam que são TODOS os judeus que andam lá a espicaçar os palestinianos (isto dando um exemplo muito maior) quando na realidade só 17% da população judaica, os tais ortodoxos é que são responsaveis pelos conflitos.
O mesmo se passa com os Bairros Sociais, a imprensa escolhe sempre o primeiro paspalho que apanha na rua com o pior aspecto possivel e admite-o como o "gajo imbecil prototipo de um bairro social" e depois ficamos todos com a ideia que os bairros sociais são um andro de bazofes de navalha na algibeira agarrados ao hip hop.
Brunhu, isso é uma minoria, em qualquer bairro social tens sempre tensão e um ambiente de desconfiança porque são sitios onde a sociedade despeja os seus "dejectos humanos" e atira com culturas diferentes para o mesmo sitio. As pessoas sabendo isso sentem-se ofendidas, ainda mais com a policia alia fazer rusgas e mão de ferro frequentemente a bairro sim bairro não, espancando quem aparece a frente.
Nascesses tu lá e também terias o teu rancor à policia, fosse ele muito ou pouco. É que em bairros e locais como os que muitos de nos vivemos temos aqui a policia de vez em quando passam para GARANTIR A SEGURANÇA dos residentes. Só que lá, montam uma esquadra no hot spot do bairro para CONTROLAR e meter mão de ferro, onde o alvo é o primeiro cidadão que se manifestar de preferencia preto ou cigano.
É que quem vive lá, pelo menos a maioria, são pessoas de bem, e la porque vivem no bairro social não tem de se sentir agredidas pela policia ouser tratadas de forma diferente de mim ou de ti.
Quanto aos assaltantes e bandidos que por la andam, o bairro todo nao tem de pagar por eles. Gente que inclusivamente têm outras organizações criminais por trás a controla-los que basicamente não sao investigadas pela policia.
Mas la está, é o que sempre digo, a culpa é de quem inventou os bairros sociais e de quem nunca foi capaz de ordenar correctamente o territorio. Em vez disso a nossa sociedade trabalha no sentido de ignorar essas pessoas e criar um ciclo vicioso de odio entre classes rico/pobre. Meus amigos, somos todos farinha do mesmo saco e o mundo é redondo. Não nos fazia mal nenhum de vez em quando ter vizinhos de outras nacionalidades consideradas "minorias".
- ShubNiggurath
- Participante
- Registado: segunda ago 23, 2010 7:12 pm
Venom , eu queria ver se fosses policia num bairro desses
, devia ser um mar de rosas ....
- Last Light
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
- Contacto:
O Venöm com o taco casey jones limpava tudo 

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes