Tese de Mestrado: A comunidade metálica portuguesa no ciberespaço

FIRE
Participante Inspirado(a)
Registado: sexta fev 13, 2009 4:37 pm

Re: Trabalho de Mestrado: A comunidade metálica no ciberespaço

Mensagempor FIRE » domingo mar 08, 2009 3:02 am

@ SPIEGELMAN

bem, já que disseste "Fire away" quando terminaste o tópico, vou deixar aqui a minha impressão :) :

ouço metal e punk/hardcore desde os 17 anos, antes disso ouvia algum pop, muito rock (Dire Straits, Bryan Adams, étc), musica classica e rock n roll.
sempre fui aos concertos de metal, tanto nacionais como estrangeiros, e continuarei a ir enquanto houver dinheiro (sem isso nada feito!) e saúde.
conheço o forum há 3 anos e foi através de 1 gajo que tocou comigo numa das ultimas bandas (só de garagem! esta é a minha sina! :( ) por onde passei, mas, como sempre fui 1 gajo daqueles que nunca passa muito tempo no mesmo sitio na internet, assim como no real, só há menos de 1 mês é que registei-me e passei por alguns topicos, mas estou a pensar em apagar a minha conta/perfil aqui no MU.
curiosamente, nunca precisei da internet para conhecer outras pessoas, simplesmente ia conhecendo-as no real. :metal: :jam: :headbanger:

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta out 22, 2008 6:14 pm

Mensagempor BloodTells » domingo mar 08, 2009 10:06 am

FIRE Escreveu:@ SPIEGELMAN

ouço metal e punk/hardcore desde os 17 anos :metal: :jam: :headbanger:

Engraçado, eu ouço metal há 17 anos :)

Spiegel, ainda queria deixar um ponto de vista aqui no tópico, mas não tenho arranjado muito tempo. Já que é para uma investigação, gostaria de te deixara qui meia dúzia de linha com cabeça, tronco e membros. Espero ainda poder ir a tempo. :cheers:

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » domingo mar 08, 2009 2:05 pm

Grimner Escreveu:
spiegelman Escreveu:
Vooder Escreveu:E a nota? :o

Ainda não a tenho, acreditas?... :? Pois bem... Não a tenho mesmo :-(

Acredita que acredito.

E se "fizeres a coisa a sério", proxima entrevista é com cervejas.

Fins de tarde na esplanada da FCSH, num próximo dia de primavera... É quando quiseres e as médias estiverem a refrescar :cheers:

@BloodTells. Vais a tempo sim, está mesmo decidido. A tese vai ser sobre o Metal Online. Vou alargar a investigação para outras plataformas, os blogues de crítica e o Myspace como rampa de lançamento para as bandas desconhecidas.

SE tiverem experiências próprias específicas com o Myspace deixem-nas aqui.

Já agora mais um palpite que vai na linha da minha conclusão.

A internet e as novas tecnologias vieram ajudar, se não foram mesmo a causa, da fronteira entre o mainstream e o underground se ter desvanecido...
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta jul 16, 2009 11:35 pm

Um bump. Estou a redigir um 2º trabalho sobre o tema e a preparar o projecto para a tese. Opinem sobre o aseguinte: A presença da comunidade no ciberespaço trouxe de certeza a muitos de voz um sentimento de pertença. Mas o que acham. Potenciou-vos mais como membros do colectivo metálico ou mais como indivíduos que ouvem metal?

Sentem-se mais membros da comunidade como indivíduos que ouvem metal ou peças do colectivo metálico?

(a pergunta tem razão de ser... não me ajabardinem o tópico)
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

DemoniCreature
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo mai 31, 2009 11:42 am
Contacto:

Mensagempor DemoniCreature » sexta jul 17, 2009 9:49 am

No meu caso:

Não "gasto" muito tempo em fóruns, myspaces e afins por não ter grande paciência (daí o meu número reduzido de mensagens). Prefiro "gastar" umas belas horas num belo concerto e fest. Claro que aqui podemos conhecer um maior número de pessoas, mais variadas, podemos passar músicas à frente, ignorar as bandas que não gostamos e tal. Mas em concertos (falo em concertos, como posso falar em cafézinho com os amigos, etc) o convivio é mais verdadeiro, autentico, podendo interagir com as bandas em tempo real, transmitindo os nossos sentimentos o que afecta directamente a prestação da banda, no myspace não podemos fazer isso... Continuando nos concertos: Vai tocar uma banda que não gostamos? Vamos beber uns canecos com os amigos enquanto eles tocam, na net ficamos pura e simplesmente "isolados".

Claro que estas redes sociais deram um ENORME contributo para o crescimento da nossa comunidade, não lhes tiro nenhum mérito e nem sou um "weboexcluido" pois como aluno de Ciências da Computação/Comunicação tenho de estar atento a estes espaços, e gosto do que eles nos oferecem. Apenas acho que a nossa essência está nos fests e que nada deverá mudar isso.. :jam:

Junta de Freguesia de Panoias FTW! :headbanger:
I am the son of abyss, the essence of PERFECTION!

http://joserodrigues.pt.vu
http://demonicreature.deviantart.com/

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » sábado jul 18, 2009 10:31 am

Tu queres é cervejas.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » sábado jul 18, 2009 12:38 pm

Os netaleiros podem trocar mais info desde que apareceu a web e os fóruns de discussão, embora a velha chama ainda arda por vezes. Na generalidade, a net foi um boost benigno para a cena, porque temos acesso a muito mais informação do que sonharíamos no princípio dos anos 90. Antes, a net eram os flyers, os cartazes, a thrash n burn, as rádios piratas com programas de metal, o danúbio azul, etc...; hoje estamos a um click de TUDO. Se bem que a net assassinou um pouco outros bons e velhos vícios, no que toca à comunidade acho que até cresceu potenciada por ela. E isso só pode ser bom.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » sábado jul 18, 2009 8:26 pm

Respondendo a esta tua nova questão: Não apenas proporcionou mais acesso à informação como também fez aumentar o meu interesse por metal, ou seja, potenciou-me mais como indivíduo que ouve metal, porque passei a ouvir mais, não só pelo facto de aceder à internet, mas também por frequentar este espaço de troca de opiniões.
"Hate the ones who bring you down"

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sábado jul 18, 2009 8:35 pm

Count Raven Escreveu:Os netaleiros podem trocar mais info desde que apareceu a web e os fóruns de discussão, embora a velha chama ainda arda por vezes. Na generalidade, a net foi um boost benigno para a cena, porque temos acesso a muito mais informação do que sonharíamos no princípio dos anos 90. Antes, a net eram os flyers, os cartazes, a thrash n burn, as rádios piratas com programas de metal, o danúbio azul, etc...; hoje estamos a um click de TUDO. Se bem que a net assassinou um pouco outros bons e velhos vícios, no que toca à comunidade acho que até cresceu potenciada por ela. E isso só pode ser bom.

Inmist Escreveu:Respondendo a esta tua nova questão: Não apenas proporcionou mais acesso à informação como também fez aumentar o meu interesse por metal, ou seja, potenciou-me mais como indivíduo que ouve metal, porque passei a ouvir mais, não só pelo facto de aceder à internet, mas também por frequentar este espaço de troca de opiniões.

Exacto. Já entreguei o paper (agora chama-se assim... paneleirices de Bolonha... o que fazer... :roll: ) ontem.

Embora aldrabada, a minha tese é a de que o ciberespaço veio potenciar individuos nos seus gostos. Deixaram de pertencer à comunidade clássica, limitada pelas hierarquias, distâncias, acesso a informação, que dependiam do colectivo e da unidade dos metaleiros para se manter unida e forte, contra os mainstream.

Hoje em dia com o advento da internet e da liberdade de informação o acesso passa a ser feito pelo indivíduo que pertence à comunidade na única e exclusiva medida em que gosta da música e a ouve. E isto de forma reticular, em permanente acesso a tudo e todos sem necessitar de defender a força da unidade porque o metal neste momento é absolutamentye livre e combate ombro a ombro com os restantes estilos musicais como apenas mais um nó na rede.

A comunidade metálica hoje não necessidade um colectivo de irmandade para sobreviver. Libertou-se, emancipou-se, está aí disponível em rede e é de todos e para todos.

Le Point Noir
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
Contacto:

Mensagempor Le Point Noir » domingo jul 19, 2009 7:04 pm

Quem fala assim não é gago, boa resposta :beer:
Oui oui la baguette

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quarta nov 11, 2009 11:26 am

Ora deixa-me cá ressuscitar isto porque agora chegou a coisa a sério.

Vá-se lá saber porque é que um gajo no seu perfeito juízo vai fazer uma tese de mestrado sobre esta espelunca virtual onde gajos que ouvem coisas como Necrophagist, Dark Funeral e Queijinhos Frescos se reúnem para falar de política e cinema e de vez em quando falar mal das bandas nacionais, do som das salas de concerto portuguesas, idolatrar Neurosis, odiar Manowar e ver posts com mamas censurados.

Se calhar não estou no meu perfeito juízo

Mas o que é facto é que em 31 de Agosto de 2010 terei de apresentar ter uma monografia de 60 páginas acerca da comunidade metálica portuguesa no ciberespaço e dar-lhe o nome de Tese de mestrado em Ciências da Comunicação, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias.

Para tal terei de recolher testemunhos, fazer entrevistas, realizar inquéritos, devorar bibliografia. Como até aqui tem resultado mais ou menos bem, conto obviamente com a vossa colaboração.

Para já precisava de uma forma de fazer um inquérito online para dados comparados que hei-de postar aqui para que participem.

Alguém que já tenha feito algo parecido? Com que plataforma? Precisava de algo que pelo menos permitisse cerca de 100 respostas.

Obrigado por serem as minhas cobaias académicas.

:metal:

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta out 22, 2008 6:14 pm

Re: Tese de Mestrado: A comunidade metálica portuguesa no ciberespaço

Mensagempor BloodTells » quarta nov 11, 2009 11:37 am

Por acaso, não percebo nada desses inquéritos online, mas se souber de alguém que já tenha trabalhado sobre essa base digo-te alguma coisa.

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Mensagempor Cthulhu_Dawn » quarta nov 11, 2009 11:43 am

spiegelman Escreveu:Ora deixa-me cá ressuscitar isto porque agora chegou a coisa a sério.

Vá-se lá saber porque é que um gajo no seu perfeito juízo vai fazer uma tese de mestrado sobre esta espelunca virtual onde gajos que ouvem coisas como Necrophagist, Dark Funeral e Queijinhos Frescos se reúnem para falar de política e cinema e de vez em quando falar mal das bandas nacionais, do som das salas de concerto portuguesas, idolatrar Neurosis, odiar Manowar e ver posts com mamas censurados.

Se calhar não estou no meu perfeito juízo

Mas o que é facto é que em 31 de Agosto de 2010 terei de apresentar ter uma monografia de 60 páginas acerca da comunidade metálica portuguesa no ciberespaço e dar-lhe o nome de Tese de mestrado em Ciências da Comunicação, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias.

Para tal terei de recolher testemunhos, fazer entrevistas, realizar inquéritos, devorar bibliografia. Como até aqui tem resultado mais ou menos bem, conto obviamente com a vossa colaboração.

Para já precisava de uma forma de fazer um inquérito online para dados comparados que hei-de postar aqui para que participem.

Alguém que já tenha feito algo parecido? Com que plataforma? Precisava de algo que pelo menos permitisse cerca de 100 respostas.

Obrigado por serem as minhas cobaias académicas.

:metal:

Antes de mais boa sorte com isso :metal:

Uma tese de mestrado aqui sobre a xafarica é d'homem...Mas acho que bom bom vai ser a discussão :lol:
60 páginas ainda é maneirinho... Infelizmente não te posso ajudar com os inquéritos, já que eu fui buscar inquéritos já feitos para a minha...Depois limitei-me a tratar os dados...
Mais uma vez boa sorte e depois vais ter que dar a data da discussão :metal: :lol:

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Mensagempor meninobesta » quarta nov 11, 2009 12:21 pm

spiegelman Escreveu:Mas o que é facto é que em 31 de Agosto de 2010 terei de apresentar ter uma monografia de 60 páginas acerca da comunidade metálica portuguesa no ciberespaço e dar-lhe o nome de Tese de mestrado em Ciências da Comunicação, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias.

é agora que te banimos durante 1 ano :red:
god's business, witchfinding!

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Re: Tese de Mestrado: A comunidade metálica portuguesa no ciberespaço

Mensagempor raxx7 » quinta nov 12, 2009 4:22 pm

Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes