A Música é uma arte?

Vooder [RIP 2011/01/03]

Re: A Música é uma arte?

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » domingo out 17, 2010 5:18 pm

paulo figueiredo Escreveu:
Vooder Escreveu:(a leitura é o modo mais fácil e completo de alguém apreender a informação).

Isto é discutível. A leitura requere capacidade de abstracção e domínio da linguagem, e é também um meio de comunicação mais activo do que a televisão. A televisão sendo um meio essencialmente passivo e mais simples acabou por habituar as pessoas à comunicação light e supérflua. O conteúdo televisivo é por norma mais descomplexo do que o conteúdo de um livro; as formas de descodificação, idem. Imo.

Reitero, mais completo.

Blunder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 30, 2009 9:12 pm
Contacto:

Mensagempor Blunder » domingo out 17, 2010 6:08 pm

Este tema já me fez perder muitas horas de pensamento, ou será que fui ganhando?

Como alguns user's já referiram: a cultura está em todo o lado.

Actualmente há uma coisa que eu acho imprescindível para quem conhecer mais e mais: a internet: Vão me dizer que antigamente não havia a internet e as pessoas eram igualmente, ou por vezes mais, cultas? Claro. Mas posso vos garantir que a quantidade de informação por dia nunca foi tanta.

Eu sem a internet não seria muito mais do que as pessoas me rodeiam. E isto tanto pode calhar bem (pessoas cultas a rodear-nos) como muito mal (pessoas que acham que cultura é uma perda de tempo). Com a internet e o gosto por conhecer mais esse factor dos amigos/familiares pode ser eliminado.

Com a nossa "amiguinha" podemos descobrir música nova, livros de autores desconhecidos ao grande pública, revistas especializadas que nem são comercializadas no quiosque da esquina, filmes que nem saem nas salas nacionais, técnicas de fotografia que excedem em muito o "ficar bonitinho", etc.

Desliguem a TV e a rádio e leiam? NÃO

Liguem a TV no canal História, na RTP 2, ouçam as entrevistas que o António Sala faz, a comédia do Markl, etc. Há milhentas formas de encontrar BOA cultura. Por vezes dá trabalho? Claro, mas o que é bom não cai dos céus. Mesmo na internet é preciso ter uma atitude de "explorador".

Ahh e lêr coisas com qualidade, Kafka, Eça, etc. dá MUITO trabalho. Isto para quem quer perceber minimamente o que lá está.

A música é arte? Neste momento ela é quase a minha vida, é aquela coisa que me faz seguir dia após dia. Para mim é oxigénio... mas sim considero que seja arte.

P.S. Estas palavras de um gajo que fode a sua própria vida por ser preguiçoso. A CULTURA É TRABALHOSA

SamuraiRui
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 14, 2009 10:43 am
Contacto:

Mensagempor SamuraiRui » terça out 19, 2010 4:00 pm

Este tópico da pano pra mangas...

Música é arte? Sim

Zé Cabra é música

Zé Cabra é arte? Para mim não... contradição?

O "trabalho" de Zé Cabra na área de entertenimento pode ser, de acordo com o Senso Comum, rotulado como "música", apesar de, na minha opinião pessoal, música ser algo bem superior a isso, não só a nível de qualidade técnica (o que não é dificil) mas também ao nível sentimental.

Concluíndo, eu penso que o conceito de "Música = Arte" é algo que apenas se pode concluir ao nível pessoal, pois cada pessoa ouve aquilo que mais lhe diz. Como é que posso entitular algo que não me diz absolutamente nada como "Arte"?

Mas por outro lado... será o facto de alguma coisa nos dizer "algo" um critério fundamental para definirmos essa coisa como "arte"? Arte tem necessariamente que nos transmitir alguma coisa?

Afinal... o que é arte?

Wikipedia: "Art is the product or process of deliberately arranging symbolic elements in a way that influences and affects the senses, emotions, and/or intellect. It encompasses a diverse range of human activities, creations, and modes of expression, including music, literature, film, photography, sculpture, and paintings. "

Ainda Wikipedia: "Traditionally, the term art was used to refer to any skill or mastery. This conception changed during the Romantic period, when art came to be seen as "a special faculty of the human mind to be classified with religion and science".[1] Generally, art is made with the intention of stimulating thoughts and emotions."

Até a wikipedia tem opiniões divergentes :P estando mais de acordo com a 1ª definição, eu diria que o que eu vejo como "arte" hoje, amanha posso já não ver, tal como para mim pode ser arte mas para inúmeras pessoas não ser.

Portanto... a música não é necessáriamente arte, por ser demasiado vasta para que o seu reconhecimento como "arte" seja consensual.
One must transcend the techniques of a song to really hear it as it is
http://www.myspace.com/driftingbalance

Inmist
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça nov 14, 2006 4:03 pm

Mensagempor Inmist » quarta out 20, 2010 6:55 pm

A música requer assimilação, e sendo essa assimilação subjectiva a cada receptor, sim é arte, a meu ver. E quanto mais azo dá a diferentes interpretações, mais artístico é a obra. Zé Cabra será pouco artístico (mas é na mesma) porque a maioria das pessoas interpreta uma música dele de forma semelhante, mas acaba por haver sempre várias interpretações. Já uma música de... sei lá... Mão Morta por ex, dá azo a muitas interpretações diferentes, dependendo da pessoa que a ouve. E quando falo em interpretação, incluo também alterações do estado de espírito, também elas subjectivas.

Veja-se David Lynch no cinema por exemplo, várias pessoas vêm um filme dele e cada um percebe o filme à sua maneira.

A meu ver a música funciona como um tipo de droga, como o alcool por ex. mas que funciona por estimulação cerebral.
Existem vários tipos de bebidas alcoolicas, umas mais doces, mais fortes, misturas de tipos diferentes, vários efeitos padronizados mas que dependem sempre do receptor, do hábito ao consumo, da dose, etc... cuidado com a música :lol:
"Hate the ones who bring you down"

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » quarta out 20, 2010 9:14 pm

Se isto é arte...

http://www.fankaria.net/2006/07/12/o-ol ... serralves/

...e isto é uma obra prima...

...não percebo o que estamos aqui a discutir.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

Devotee
Participante
Registado: quarta out 20, 2010 11:43 am
Contacto:

Mensagempor Devotee » quinta out 21, 2010 8:53 am

Pedro, foste logo buscar uma das pérolas do Cage! :D

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » quinta out 21, 2010 9:44 am

Devotee Escreveu:Pedro, foste logo buscar uma das pérolas do Cage! :D

:D

Também gosto desta obra prima do Stockhausen:

Devotee
Participante
Registado: quarta out 20, 2010 11:43 am
Contacto:

Mensagempor Devotee » quinta out 21, 2010 10:01 am

Junta-lhe o Xenakis:

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » quinta out 21, 2010 10:07 am

Dizer que Zé Cabra é arte é o mesmo que dizer que a minha falta de tacto para o desenho aplicada nos cadernos de apontamentos durante as aulas de filosofia no secundário são arte.
Pode haver quem goste. Isso não chega.

SamuraiRui
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 14, 2009 10:43 am
Contacto:

Mensagempor SamuraiRui » quinta out 21, 2010 10:12 am

Zé Cabra não é arte. Zé Cabra é o uso do suborno para simular arte... ou algo do género
One must transcend the techniques of a song to really hear it as it is
http://www.myspace.com/driftingbalance

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » quinta out 21, 2010 10:38 am

Tudo o que nós fazemos é uma arte 8)

SwitchLixa
Participante
Registado: quarta ago 25, 2010 7:48 pm

Mensagempor SwitchLixa » quinta out 21, 2010 8:34 pm

Sanguessuga Escreveu:Tudo o que nós fazemos é uma arte 8)

Cagar é arte ? :D

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » quinta out 21, 2010 9:05 pm

SwitchLixa Escreveu:

Claro que sim! Cagar é uma arte, limpar o cu é a pior parte.

Imagem

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » quinta out 21, 2010 9:10 pm

E entretanto:

Imagem

Cagando estava a dama mais formosa,
E nunca se viu cu de tanta alvura;
Porém o ver cagar a formosura
Mete nojo à vontade mais gulosa!
Ela a massa expulsou fedentinosa
Com algum custo, porque estava dura;
Uma carta d’amores de alimpadura
Serviu àquela parte malcheirosa:

Ora mandem à moça mais bonita
Um escrito d’amor que lisonjeiro
Afetos move, corações incita:

Para o ir ver servir de reposteiro
À porta, onde o fedor, e a trampa habita,
Do sombrio palácio do alcatreiro!

Soneto da Dama Cagando. Barbosa du Bocage.

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » sexta out 22, 2010 7:03 am

SwitchLixa Escreveu:

Tudo o que fazemos obvio :mrgreen:

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes