Tese de Mestrado: A comunidade metálica portuguesa no ciberespaço

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Tese de Mestrado: A comunidade metálica portuguesa no ciberespaço

Mensagempor spiegelman » sexta jan 09, 2009 3:07 pm

Tese terminada. Para memória futura fica o site onde tenho arquivados os trabalhos e onde colocarei a tese em breve

http://sites.google.com/site/metalnarede

.....................................

Saudações caros MUsers: A partir do mote do Death in Gerês, postado no tópico da votação dos álbuns de 2008:

death in geres Escreveu:Realmente, que se saliente a trabalheira que isto deve ter dado...

O pessoal do fórum não ouve metal, nem vai a concertos de metal!
São os chamados NETaleiros!!

Lanço a discussão

Estou a fazer um mestrado em Ciências de Comunicação na FCSH da Nova de Lisboa e está-me a chegar a altura de entregar os trabalhos semestrais. Uma das cadeiras que tenho intitula-se "Ciberespaço, Media e interactividade" e tenho de fazer um ensaio de 30 páginas que abarque estes temas. Depois de muita volta á cabeça em conseguir arranjar um assunto nas redes sociais (Hi5, Netlog e afins) cheguei à conclusão que o mais fácil é fazer um trabalho acerca de um media onde antes de mais me sinta em casa. Depois de 22 anos a ouvir metal e a fazer parte de uma comunidade e de uma maneira ou de outra ter sentido enquanto fã e enquanto músico, a evolução da interactividade entre os membros dessa comunidade.

Pretendo feedback da parte deste forum para poder auscultar o que evoluiu, acrescentou, retirou, desde o tempo do tape trading e das fanzines feitas com a máquina de escrever e fotocópias, até a este forum, nos moldes em que hoje está disponível aos utilizadores (com secções de mp3, ferramentas de vídeo, informação sobre comunidades de redes sociais, blogues etc.) No fundo indagar acerca das alterações ou não às características do que podemos chamar como comunidade metálica que eventualmente foram operadas por ferramentas como estas (foruns, blogues, etc).

Se possível gostaria primeiro, por parte do criador do forum, as razões pelas quais lançaram o Metal Underground e a partir daí e deste meu mote, começar a discussão:

O que é hoje a comunidade metálica baseada na internet? Está mais próxima, mais afastada? Quero experiências, opiniões, artigos, links. Tudo o que possa trazer algo de útil à discussão

Fire away :metal:

P. S. Eu sei que se calhar estou a pedir muito... mas não me ajabardinem o tópico, plizz... :mrgreen:
Última edição por spiegelman em quinta set 30, 2010 11:03 am, editado 6 vezes no total.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

meninobesta
Administrador
Registado: sexta jan 20, 2006 12:01 pm

Re: Trabalho de Mestrado: A comunidade metálica do ciberespaço

Mensagempor meninobesta » sexta jan 09, 2009 3:11 pm

Post Scriptum do besta: escrevam a vossa opinião! quem está aqui para tirar conclusões é o Spiegelman, por isso evitem discussões!
pois já sei no que isto vai dar se não houver o mínimo de cuidado da vossa parte!
god's business, witchfinding!

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Re: Trabalho de Mestrado: A comunidade metálica no ciberespaço

Mensagempor Pedro Lopes » sexta jan 09, 2009 3:43 pm

Spiegelman

O meu comentário vai ser demasiado extenso para colocar aqui. Posso enviar-te por mail? Envia-me endereço por PM.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sexta jan 09, 2009 3:44 pm

Pedro Lopes Escreveu:Spiegelman

O meu comentário vai ser demasiado extenso para colocar aqui. Posso enviar-te por mail? Envia-me endereço por PM.

E porque não deixá-lo aqui!??!
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » sexta jan 09, 2009 3:53 pm

OrDoS Escreveu:
Pedro Lopes Escreveu:Spiegelman

E porque não deixá-lo aqui!??!

Quando estiverem a meio já estão a dormir :D Não gosto de ser chato e penso que os textos grandes no forum devem aborrecer o pessoal...mas posso estar enganado...qual a tua opinião?

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sexta jan 09, 2009 4:00 pm

Pedro, quem não quiser ler passará à frente, mas quem quiser terá essa opção se assim quiseres :)

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Pedro Lopes » sexta jan 09, 2009 4:03 pm

otnemeM Escreveu:Pedro, quem não quiser ler passará à frente, mas quem quiser terá essa opção se assim quiseres :)

Thanks Memento! :beer:

Assim farei!

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sexta jan 09, 2009 4:10 pm

Pedro Lopes Escreveu:
otnemeM Escreveu:Pedro, quem não quiser ler passará à frente, mas quem quiser terá essa opção se assim quiseres :)

Thanks Memento! :beer:

Assim farei!

E assim deves fazer :mrgreen:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » sexta jan 09, 2009 7:36 pm

spiegelman Escreveu:O que é hoje a comunidade metálica baseada na internet? Está mais próxima, mais afastada? Quero experiências, opiniões, artigos, links. Tudo o que possa trazer algo de útil à discussão

Bom desde logo não se pode generalizar. Há metaleiros que estão em todos os concertos e obominam a net e sim outras pessoas que gostam de ouvir os seus albuns de metal no conforto do lar e falar muito de metal à frente de um computador não sendo dadas a deslocar-se a eventos.
A internet possibilitou uma maior aproximação inequivocamente, porque se antes conhecias as pessoas num concerto ou festival, porque metias conversa,ou porque te apresentavam xis ou ypsilon, agora só porque tens um avatar com a tua careta as pessoas reconhecem-te vão ter contigo, apresentam-se, bebem um copo, conversam, etc. A internet apesar de impessoal, possibilitou a quem estiver disposto a isso, uma maior socialização e aproximação, em tudo, e no metal também.
Mas livrai-nos do Malamén

kleber
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 6:03 pm

Mensagempor kleber » sexta jan 09, 2009 8:13 pm

KonigLowe Escreveu:
spiegelman Escreveu:O que é hoje a comunidade metálica baseada na internet? Está mais próxima, mais afastada? Quero experiências, opiniões, artigos, links. Tudo o que possa trazer algo de útil à discussão

Bom desde logo não se pode generalizar. Há metaleiros que estão em todos os concertos e obominam a net e sim outras pessoas que gostam de ouvir os seus albuns de metal no conforto do lar e falar muito de metal à frente de um computador não sendo dadas a deslocar-se a eventos.
A internet possibilitou uma maior aproximação inequivocamente, porque se antes conhecias as pessoas num concerto ou festival, porque metias conversa,ou porque te apresentavam xis ou ypsilon, agora só porque tens um avatar com a tua careta as pessoas reconhecem-te vão ter contigo, apresentam-se, bebem um copo, conversam, etc. A internet apesar de impessoal, possibilitou a quem estiver disposto a isso, uma maior socialização e aproximação, em tudo, e no metal também.

Praticamente nao vou a concertos porque ja nao me da pica.....devo ter ido a 2 ou 3 no ultimo ano. 8)

Por outro lado devo ser dos ultimos a ainda comprar discos. :mrgreen: ....uma media de 50 por ano.

Portanto apoio as bandas que acho que merecem ao comprar os seus discos....mas se vivessem dos concertos por mim morriam. :lol:

p.s,acho que vou sempre comprar discos porque e um bichinho ca dentro,por exemplo evito ao maximo conhecer o album antes de por o cd original na aparelhagem,o que bastante dificil diga-se,ja que muitos deles estao disponiveis na net dois meses antes do lançamento oficial. :roll: :roll:

DevilPiggy
Metálico(a)
Registado: quinta nov 20, 2008 3:01 pm

Mensagempor DevilPiggy » sexta jan 09, 2009 8:39 pm

O que me parece realmente importante neste tipo de trabalhos é ter um bom suporte bibliográfico, que te permita enquadrar o tema e fundamentá-lo devidamente. Sugiro que procures livros ou textos de Pierre Lévy.

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » sexta jan 09, 2009 9:36 pm

o facto de me ter inscrito neste fórum deu-me um valente empurrão, passei a saber quais os concertos que iriam haver e onde (aos quais passei a ir e ainda vou), aprendi que havia mais bandas do que as que eram sempre mencionadas no hypertensão (sem lhe tirar mérito). Ultimamente (últimos 6 meses) venho aqui apenas para discutir outro tipo de assuntos ou para me rir na secção de jogos etc., visto que enjoei um pouco o ouvir música no computador, prefiro agora ouvir os cd's na loja e compra-los, ou não, no momento. O fórum permitiu-me conhecer umas tantas pessoas aquando da organização do almoço no CE, mas como não socializo muito a minha vida não mudou por causa disso :mrgreen: peço desculpa por ser tão sucinto mas eu não vivi o tape trading, entrei nisto quando os Slipknot editaram o Iowa xD
Última edição por p41nk1ll3r em sexta jan 09, 2009 11:34 pm, editado 1 vez no total.

xhavokx
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 29, 2008 12:39 am

Mensagempor xhavokx » sexta jan 09, 2009 10:57 pm

No meu caso acontece o seguinte:

1º Não sou do tempo do tape-trading nem das fanzines, ouço este tipo musical há pouco mais de 6 anos, logo a partir daí concluo que entrei um pouco mais tarde que a generalidade; Mas, sendo fã de coleccionismo, sempre procurei memórias que não fossem as minhas, ou seja gosto de obter um flyer antigo em que uma banda do meu 'top' tenha tocado cá, ou uma fanzine antiga... Em suma, acabo por gostar de 'viver' um tempo que não foi o meu mas que me dá prazer explorar.

2º A internet em geral e o MU em particular proporcionou-me uma aprendizagem muito 'facilitada'. Tanto a nível nacional como internacional e isso permitiu-me adquirir cultura musical e social (a nível das chamadas 'tribos sociais'); Por exemplo, comecei por ouvir Heavy Metal 'tradicional', tipo Power, Gothic, etc e a descoberta de novas expressões possibilitou-me encontrar o 'movimento' certo, tanto que agora o que ouço cinge-se apenas a Punk/Hardcore/Deathcore. Isto não é nenhum acontecimento único, mas duvido que tivesse encontrado a minha 'indentidade musical' tão facilmente...

3º Por último, a internet não interferiu com o meu mundo 'lá fora', ou seja, continuo a ir a (alguns) concertos, apesar de conhecer uma/duas pessoas apenas aqui do fórum; quanto a downloads, faço-os como pesquisa, porque nem tenho por hábito fazer downloads compulsivamente, downloads esses que não comprometem a compra do CD real, apesar de apenas os comprar directamente às bandas (like the old times) ou, no caso de grandes superficies, quando atingem um preço mesmo (mesmo!) irrestível!

Concluindo, a internet / o MU contribuiram para a minha cultura e formação como pessoa, mas nunca 'mexeram' com a minha vida longe do computador.

Boa sorte com o trabalho! \m/

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » sábado jan 10, 2009 3:41 am

Boa xhavokx é precisamente esse tipo de feedback que pretendo para fazer a comparação de gerações e experiências.

Quero saber se a internet criou uma comunidade metálica completamente nova relativamente à antiga, se alterou a antiga ou se surgiu uma comunidade que mescla as duas ou qualquer outra hipótese.

Repito. Quero essencialmente feedback deste género mais do que opiniões ou palpites acerca do passado, presente e futuro do metal. A vossa experiência e feedback é para mim muito mais importante. A vossa opinião é também importante e bem vinda, mas não a desvirtuem em discussões parvas... Please.

Peace
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

Eusmilus
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado dez 09, 2006 1:26 pm

Mensagempor Eusmilus » sábado jan 10, 2009 4:14 am

Vou tentar dar o meu contributo.

A net é de extrema importância, tal como vários users tem referido, este fórum em particular levou-me a descobrir várias bandas bem como a aprender várias coisas de users que andam nisto a mais tempo que eu.
Ouço metal a cerca de 6 anos e posso dizer que ouço musica a cerca de 6 anos pois antes de ouvir metal não ligava patavina a musica.
Conhecia algumas bandas que alguns amigos mostravam mas na altura nao tinha pc nem net por isso estava um bocado limitado, só passados 1 ou 2 anos é que arranjei net e ai pude alargar os meus horizontes e explorar todos os sub-géneros.

Posso mesmo dizer que se não fosse a net o gosto pla musica possivelmente ja se tinha desvanecido pois ia deixando gradualmente de conhecer coisas novas!
Em relação a vida fora do pc, é extremamente raro ir a concertos, o ultimo que fui foi o de Opeth no Clube Lua, e vou raramente por diversos motivos, o principal é não ter companhia com quem ir, como não conheço muita gente do meio torna-se aborrecido ir a um concerto sozinho, ainda por cima quando se é introvertido e não se liga muito a bebidas alcoolicas que é um meio por onde se socializa mais facilmente.
De vez em quando compro um ou outro cd, não compro mais frequentemente porque também compro muitos livros e os cds são vendidos quase a peso de ouro, salvo claro algumas excepções.

Com a net pude alargar os horizontes e descobrir todos os generos de metal mas tb me comecei a interessar por outros generos, nomeadamente rock classico, progressivo, alguma musica classica, electronica etc, pelo que não gosto de me considerar um metaleiro, apesar de 70% do que ouço ser metal.

O MU foi portanto bastante importante na minha evolução musical, e apesar de participar pouco, venho cá quase diariamente, as vezes até mais que uma vez por dia, nem que seja só pa rir e descontrair um bocado.

Se a internet serviu para criar novos metaleiros ou criar uma divisão entre os velhos e os novos?
Não sei, não conheço muito bem as coisas como eram antigamente, mas existem gajos novos que ligam muito ao material mais antigo e outros não, bem como existem gajos mais velhos que não gostam das sonoridades mais recentes e outros não.
Acho que isso depende mais de cada individuo do que do grupo no geral.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes