A Música é uma arte?

opositivo
Turista
Registado: domingo out 17, 2010 11:07 am

A Música é uma arte?

Mensagempor opositivo » domingo out 17, 2010 11:38 am

Se considerarmos a música como uma arte de maior relevo, acreditamos que o apelido de compositor, instrumentista ou vocalista venha sempre acompanhado de alguma competência ou de alguma forma de talento que permite distinguir o artista do simples ouvinte. Mas esta expressão artística tem vindo a sofrer uma degradação qualitativa, alimentada por vários factores :

Para simplificar, podemos dizer que a democratização da musica foi possível logo que baixaram os preços dos instrumentos e que aumentaram o número de canais de televisão temáticos dedicados á nobre arte. Isto criou uma ambiguidade equacional nas mentes de um público viciado por Karaoke e de programas idiotas onde a grande maioria dos participantes canta desafinana. A antropologia ou a Musicologia vão desvendar nos proximos 1000 anos este fenómeno de sociedade, mas sem poder esperar tanto tempo, digamos que, espelhou-se a ideia fantasmagórica que a fortuna e o reconhecimento esperavam todos aqueles que estavam dispostos a formar uma banda de música. Bastava para isso passar algumas semanas enclausurados numa garagem, decorar 3 acordes á pressa, vestir roupas extravagantes, e subir finalmente para cima de um palco para abraçar a tão desejada gloria!

Essa finalidade é alimentada pelo o desejo de reconhecimento que o ser humano procura através da aprovação dos outros. Isto leva-nos a assistir a um espectáculo degradante que mais se parece com uma psicose colectiva.
Para estes grupos cantantes, a musica só serve de suporte para alcançar o minuto de fama. Umas décadas atrás, esse reconhecimento era o resultado possível de um esforço continuo; Um Autor podia,ou não, conquistar um público atento e exigente...

Nos nossos dias acontece precisamente o contrário: Se eram precisos vários anos para um músico fidelizar um grupo de seres humanos e construir uma carreira, hoje alguns segundos de fama no youtube ou num concurso qualquer, catapultam um desconhecido eufórico para a luz dos projectores !!

( http://www.youtube.com/watch?feature=pl ... AE1Dz7SG8#! )

Uns tantos aplaudem, encorajados pelo o histerismo de uma apresentadora formosa mas, logo a seguir ao genérico patrocinado pelo o bacalhau « Pascoal», esta nova estrela recai em chamas na sombra do anonimato com o dobro da velocidade. Cuidado ! As vertigens dessa popularidade artificial podem levar outro Ze-maria a simular mais um suicídio...

Normalmente, era isso que podíamos esperar de outro que tal que vindo das Américas, onde namorava nos clubes de terceira idade nova-iorquinos, aterrou em Lisboa, de nariz empinado, para alimentar o fluxo de excrementos televisivos servido diariamente pelos canais nacionais. Meio homem, meio vison, também ele apelidava-se de «Artista» com suposto renome internacional. A sua especialidade nas plateias era de divulgar o bom gosto e a boa forma de estar a todos nós, broncos e mal cheirosos, que, por termos sido educados numa estrumeira, nunca alcançaríamos os alicerçares e a elegância de sua majestade. « Noblesse oblige ! »

O panorama dos anómalos da música Portuguesa já tinha atingido uma profundidade vertiginosa com as letras do Toy e os bramidos do Zé cabra. Mas uma notícia nunca é totalmente má quando logo de seguida não surge outra pior: Infelizmente para os nossos ouvidos, depois de ter gesticulado em frente ás câmaras da TVI numa quinta repleta de anónimos do mesmo calibre, o nosso profeta da boa postura decidiu "cantar" !! (Não encontrei um verbo para quem pratica tal coisa em Play back ).Receio que um novo patamar do caricato seja atingido com a chegada do conde na família já debilitada, dos trovadores Portugueses.

Um artista, entre outras vocações, tem um papel implícito de comunicador, até mesmo de embaixador da cultura de um Povo. Ao actuar, ele vai influenciar um conjunto de outros seres humanos que por sua vez, vão influenciar outros tantos. Assim, a cultura de uma nação transmite-se, ganha visibilidade e distingue as pessoas que a preservam. Um grupo é inconfundível de outro porque cada um tem uma identidade própria. Com o passar dos séculos e dado a importância da actividade artística que marca a suposta evolução da espécie humana, nós Portugueses, deveríamos ter já alcançado o respeito do resto do mundo com o nosso talento nesta disciplina. A Marisa, Os Madredeus e a Dulce Pontes já conseguiram, num registo académico, mostrar ao mundo um Portugal moderno onde foi possível fazer o luto de uma tradição que já cheirava a naftalina, cortando uma vez por todas o cordão umbilical com a grande Amália. Mas tirando o Fado e seus derivados, que estilo ou que banda poderíamos nós apresentar num festival como tendo uma sonoridade lusófona genuína e inconfundível quando á partida 95 % da nova geração já optou por cantar em inglês ?

Para afundar mais o barco , estamos a assistir, desta vez na Música ligeira, ao espectáculo cómico-mediático da comercialização e promoção do primeiro trabalho musical do maior maneiroso que as noites de cabaré jamais expeliram. Ele já mostrou no Portugal dos pequeninos, as suas habilidades de cabide humano multicolorido mas será que as maravilhas de uma propaganda ajustada nos canais de TV irão facilitar a venda de uns tantos milhares de cópias de mais um atentado musical lusófono na quadra natalícia?

Acredito que sim !

Os dólares da esposa e ás competências do seu agente desenvolto, vão fascinar o nosso povinho. Hipnotizado por marcas de luxo que não pode comprar e ávido de cultura nacional pré-mastigada, o Zé Povo encontrará o dito invólucro com facilidade, exposto numa grande superfície entre os pacotes de batata frita com sabor e as fraldas descartáveis.

Aqui não se trata de definir quem é ou não é um Artista. Sem dúvida que o cidadão Castelo tem desempenhado, com mestria, o papel de bobo da corte. O preocupante é que essa figura proto-humana alega possuir uma filosofia de vida,herdada provavelmente de uma Diva cor de rosa e, acredita que tem a nobre missão, a capacidade e até mesmo o dever de transmitir esses valores éticos aos resto dos seus conterrâneos como se de uma profecia se tratasse. Mas a única coisa que conseguiu foi difundir, com os meios de comunicação social da especialidade, uma imagem deplorável de um Portugal com androginia. Até os nossos vizinhos espanhóis já não vão esquecer as revelações do conde durante um programa da Antena 3, onde este confessa ter sofrido uma adolescência dolorosa. Não quero ouvir pormenores...

Este texto é dedicado aos ditos « famosos» que , num vai e vem nocturno delirante, assumem sem pestanejar, uma postura de guias do bom gosto. Arrogantes e sem complexos, acreditam possuir um talento especial que lhes da o direito de se assumirem como estrelas nacionais. Auto promovendo-se pelos piores motivos, numa ronda patética nas noites da capital, vão passando de uma discoteca para outra na esperança de serem fotografados ou vistos num programa qualquer. Estão convencidos que todos nós, sepultados no nosso anonimato vamos ficar cheios de inveja. Imaginaram que o mundo gira á suas voltas só por que num curto instante, foram imortalizados na companhia deste ou daquele cantante ou jogador lesionado, sorrindo com um copo de espumante morno na mão, expondo ao mundo a aura das suas felicidades!!

Quero lembrar a estas vedetas de terceira que essa visibilidade catódica tem efeitos colaterais regulados pelo o capricho do nosso telecomando.

Sente-se incomodado por tanta mediocridade e futilidade ?

Faça como eu : Desligue o televisor e o radio e compre livros...

Johnny Dos Passos

Vocalista e letrista dos Opositivo : http://palcoprincipal.sapo.pt/o_positivo

Cthulhu_Dawn
Moderador
Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm

Re: A Música é uma arte?

Mensagempor Cthulhu_Dawn » domingo out 17, 2010 12:09 pm

opositivo Escreveu:Sente-se incomodado por tanta mediocridade e futilidade ?

Faça como eu : Desligue o televisor e o radio e compre livros...

Para ler o quê? O último do José Rodrigues dos Santos? Ou o Segredo? Ou o último da Rebelo Pinto?

Não me parece que, por si só, a literatura seja o contrário de mediocridade e futilidade. Da mesma maneira que, hoje em dia, toda a gente "canta" ou aparece na televisão, também toda a gente é capaz de escrever um livro.
Não contesto que, hoje em dia, esta espécie de cultura do "novo-famoso", que passa a ser "conhecido" ao fim de dizer umas larachas na tv é algo que me entristece um pouco mas enfim...Para certas camadas da população, é isso que querem..É o Toy ou o Tony Carreira, no lugar da Teresa Salgueiro ou da Mariza. É a Casa dos Segredos no lugar do Acontece.
Mas mais uma vez, o que fazer? Pode-se sensibilizar a população para o consumo de outro género de "arte" ou "cultura" (chame-se o que se quiser) mas quem é que define isto? E quem é que é capaz de dizer o que é de facto a arte "boa"?

E, de resto, talvez seja algo a que manifestamente não preste atenção, mas não tinha ideia da influência do Castelo-Branco no campo da música ligeira...Andei a perder qualquer coisa...

antijeova
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo jun 15, 2008 6:04 pm

Mensagempor antijeova » domingo out 17, 2010 12:18 pm

a internet hoje em dia é a nossa maior fonte de cultura (boa) visto sermos nós a escolher o que realmente queresmos e não os meios de comunicação.
Imagem

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » domingo out 17, 2010 12:20 pm

Respondendo ao título: É sim senhor!

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » domingo out 17, 2010 12:21 pm

As pessoas ainda são livres se lerem, verem, ouvirem o que quiserem. E verdade seja dita, o Tony Carreira foi dos únicos, senão o único artista português a esgotar o PA, e a tal sala em Paris, além de tocar nos quatro cantos do mundo. Oh wait... são todos fúteis e gente medíocre...
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » domingo out 17, 2010 12:27 pm

E os U2 tamém

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » domingo out 17, 2010 12:52 pm

O que eu acho que ele quis dizer é: "compre livros..bons"

É óbvio que cada um, de acordo que a educação que teve e com a cultura ou inteligência que tem, escolhe as experiências mediáticas que pretende consumir. Para mim ir ver os Katatonia pode não ter o valor cultural que para outra pessoa ver o Tony Carreira tem. Não vou argumentar contra isto, porque esta pessoa teve uma vivência diferente da minha e vê as coisas de forma diferente, nem melhor nem pior.

Creio que melhor do que atacar as pessoas, acusando-as de ignorantes e serem incapazes de identificarem "boa cultura", seria dotá-las de capacidade crítica e auto-crítica para distinguirem com maior inteligência, que experiências mediáticas pretendem acumular na sua cultura individual. Este papel cabe à educação familiar, à sensibilização governamental e aos media. Não existe má cultura, existem é individuos mal (in)formados.

Vaargseth [RIP 2012/04/25]

Mensagempor Vaargseth [RIP 2012/04/25] » domingo out 17, 2010 1:44 pm

Respondendo ao título: A música é uma arte. Mas como noutra arte qualquer... há sempre alguém que, só por ouvir (neste caso, é ouvir) boa arte (música), pensa que pode fazer, e lançar qualquer rasgo de arte... Com isto quero dizer que, a música é uma arte mas há sempre porcaria dentro dessa arte. Como em qualquer arte. Há sempre quem não aprecie um género, ou um tipo de arte. Há sempre quem despreze, quem ignore, quem desrespeite. Mas uma coisa é certa, até mesmo na arte medíocre, para alguns de nós, pelo menos, haverá sempre alguém que esteja disposto a gastar dinheiro só para dizer que gastou, disposto a ouvir e a apreciar para ser mais "trve" ou "metal" que outros (aqui estou, a falar de arte, a música).
É verdade que quem lê Milan Kundera, "A Insustentável Leveza do Ser", "A Imortalidade", etc... acha ridículo uma obra de José Rodrigues dos Santos, de Dan Brown... por ai a diante. Mas o que é certo é: Nunca nenhum livro de Kundera vendeu tanto como um de Dan Brown.
Tudo isto se explica com uma palavra: comercialização. Nem tudo está ao alcance de todos, nem pelos meios financeiros nem culturais. Simplesmente há coisas dirigidas a certos públicos e outras não. Há coisas que não são atingíveis por todos. E por isso, não quer dizer que sejam más, nem o contrário.

A meu ver, tudo depende de quem ouve, lê, vê.

xhavokx
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 29, 2008 12:39 am

Mensagempor xhavokx » domingo out 17, 2010 2:15 pm

Eu considero que nem toda a Música que aí anda é arte. A música enquanto arte não está acessível a todos, sejam músicos ou audiência. Existe sim Música como actividade, que vai deste Immortal a Zé Cabra na minha opinião...

Quanto a essa treta de "ah e tal deixem de ver TV e leiam" já enjoa! Vejam TV, ouçam Rádio e leiam até revistas, saibam é seleccionar, é isso que faz com que uma pessoa salte fora do rebanho, não é opor-se a tudo e todos... Até porque hoje em dia qualquer merdoso/a escreve um livro...
E ler não torna alguém mais culto que outro que veja televisão.

Opuskulo
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo fev 29, 2004 11:04 pm

Mensagempor Opuskulo » domingo out 17, 2010 2:28 pm

De facto sempre achei curiosa esta associação do "ser culto" à leitura desenfreada de livros! Admito, não gosto de ler, não tenho paciência, acho tempo perdido...ao longo dos meus 29 anos de vida devo ter comprado uma dezena de livros (falando apenas de romances, não inclui técnicos)...sendo que metade deve ter sido para oferecer. Assim de repente julgo ter lido três livros completos até hoje! Choque!!! Perante este cenário serei irremediavelmente considerado burro que nem uma porta e fútil que nem a Lili Caneças?? Bem, se calhar sim...pelo menos segundo alguns parâmetros de definir o que é ou não uma pessoa "culta".
Mas porque raio a literatura tem de se encarada como o expoente máximo da cultura? Será que quando falamos em cultura temos obrigatoriamente de falar em literatura? Sempre me intrigou sobre o que é que um livro do Milan Kundera, Kafka, Eça de Queiroz ou seja lá de quem for me poderia trazer de enriquecimento pessoal! Basicamente comungo de algumas opiniões deixadas atrás. Boa e má cultura, boa e má informação encontra-se em todo o lado. Não vejo muita TV, mas quando vejo sei exactamente aquilo que quero ver. Há boa televisão e má televisão. Com a TV por cabo e tudo aquilo que temos ao nosso dispor cabe a cada um escolher o que lhe interessa. Na literatura passa-se exactamente o mesmo. Há boa, mediana e má literatura. Se desligar o canal Historia e for ler Carolina Salgado serei uma pessoa mais "culta" ?? Pessoalmente sinto que estou a enriquecer muito mais ao ler uma boa revista ( e olhem que as há), um bom jornal, um bom livro técnico ou histórico, que me fale de coisas concretas e não de histórias da carochinha, ao praticar desporto, ao ver um bom filme, ao navegar na internet, ao brincar com o meu filho ou simplesmente ao não fazer nada do que ao obrigar-me a ler um o autor X ou Y porque isso sim, é arte e cultura!
A Arte e a Cultura são conceitos cada vez mais subjectivos. Cabe a cada um escolher aquilo que mais o preenche.
Mas respondendo à questão...sim, a música é obviamente uma arte...e seja que música for...até num disco do Quinzinho de Portugal encontramos a arte de criar música parva e azeiteira. Aos olhos da generalidade das pessoas o metal está longe de ser uma arte...apenas um monte de barulho e de gajos de mau aspecto aos berros. Mas nós, os que gostam de metal, consideramo-lo uma arte. Lá está, mais uma vez reina a subjectividade no meio de tudo isto!

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » domingo out 17, 2010 2:33 pm

O grande Homem que me ensinou Música disse-me que Música é a Arte de exprimir sentimentos por meio de sons.
E é esta definição que julgo correcta.

Agora... a partir de que nível é que pode ser considerado arte?

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » domingo out 17, 2010 2:34 pm

Tenho todos os livros do Nicholas Sparks, Paulo Coelho e Margarida Rebelo de Pinto. Sou mais culto que vós todos juntos ahahahah.

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » domingo out 17, 2010 2:48 pm

E ir ao pinto da Margarida Rebelo conta como uberculto? 8)
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Vooder [RIP 2011/01/03]

Mensagempor Vooder [RIP 2011/01/03] » domingo out 17, 2010 3:28 pm

Este tópico é interessante, mas não penso que não deveria ser um concurso leitura vs tudo.
(a leitura é o modo mais fácil e completo de alguém apreender a informação).

Há qualidade em todos os canais, é preciso é seleccionar, e isso hoje é muito mais fácil para as pessoas que talvez por educação, estão pré-dispostas a tal. No reverso da medalha tb existe a procura dos 5' de fama, que estão hoje ali mesmo "ao virar da esquina".

paulo figueiredo [RIP 2011/02/27]

Mensagempor paulo figueiredo [RIP 2011/02/27] » domingo out 17, 2010 4:46 pm

Vooder Escreveu:(a leitura é o modo mais fácil e completo de alguém apreender a informação).

Isto é discutível. A leitura requere capacidade de abstracção e domínio da linguagem, e é também um meio de comunicação mais activo do que a televisão. A televisão sendo um meio essencialmente passivo e mais simples acabou por habituar as pessoas à comunicação light e supérflua. O conteúdo televisivo é por norma mais descomplexo do que o conteúdo de um livro; as formas de descodificação, idem. Imo.

Voltar para “Arquivo 2010 a 2011”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes