spiegelman Escreveu:Significa que se fosse possível fazer uma tourada indolor ou minimizar a dor, já seria aceitável?
Na minha opinião, muito provavelmente, sim. Seria pouco diferente de uma corrida de cavalos, ou um dos outros inúmeros desportos envolvendo animais sobre os quais, como vês, não há assim tanta polémica quanto isso.
spiegelman Escreveu:O ser humano também tem entretenimento doloroso, no entanto fá-lo tranquilamente.
Se conseguíssemos equiparar as touradas a por exemplo, um combate de boxe, já seria aceitável enquanto entretenimento?
Diz-me como equiparar ambos se num caso tens todos os participantes a avançar de livre vontade para esse exercício (excluíndo factores externos como subornos, chantagens ou whatever, que são uma questão à parte), e no outro não tens qualquer meio de descobrir sequer qual é a opinião de um dos intervenientes. Não será a atitude mais racional a de assumir que, se um touro é um mamífero capaz de sentir dor nos mesmos moldes - ou muito aproximados - que nós, então o mais provável é que se tivesse uma palavra a dizer preferiria não ser posto nessa situação?
Já o disse neste tópico também, mas ponham dois toureiros na arena, tendo ambos entrado de livre vontade, a espetar farpas nos costados um no outro e eu estou-me bem cagando para se o espectáculo é violento ou doloroso ou não. Mas se um deles estiver lá porque foi forçado a isso, desta vez viro eu o ponto de interrogação na tua direcção - acharias aceitável?
E se sim, onde está o teu limite? Na tortura de um grupo pequeno de pessoas em prol do entretenimento? Dezenas? Milhares? Genocídio?
E quando fores tu a ser arrastado para lá?
Eu próprio não gosto de muitos dos actos e decisões que a raça humana fez e vai fazendo enquanto sociedade, mas ninguém é tão estupidamente misantrópico que não entenda que põe em grave risco a sua própria sobrevivência quando faz a apologia do destruir da civilização...