Qualidade & gostos

darkiske
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 21, 2006 10:41 pm

Re: Qualidade & gostos

Mensagempor darkiske » sábado nov 26, 2011 4:40 pm

GoncaloBala Escreveu:
... eu acho que a qualidade é o que se gosta e não passa muito disso. Acho que, tomando o exemplo do Justin Bieber, ele tem de ter tido imensa qualidade para alguém porque conseguiu convencer meio mundo para chegar onde chegou. E não compreendo porque se diz (mas eu também o digo) "não gosto mas acho que tem qualidade" ou "isso é uma merda" ou porque se usam tantas vezes frases imperiais e inegáveis para dizer que certa música é isto ou aquilo!

Aí está, concordo com isto. Por exemplo, para mim, admitir que Opeth é muito bom tecnicamente resulta num exercício inócuo, uma vez que adormeço a ouvir a maior parte das cenas deles e não me transmitem nada. Só quando gosto é que consigo ver a qualidade.

Qualidade é quando a música nos transmite algo que assimilamos como satisfatório num dado momento. E a qualidade pode confundir-se com o conceito de gostar. É esta a minha interpretação.

Ouço quase todo o tipo de música, e se para mim me dá mais prazer ouvir Casualties do que Dream Theater, a banda punk tem mais qualidade. Reconhecer qualidade a coisas que não gosto? Não obrigado. Não o sei fazer. Espero que isto tudo faça algum sentido.
I’m an ice sculptor. Last night I made a cube.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » sábado nov 26, 2011 5:06 pm

Raddz Escreveu:
E Opeth é bom porquê?

É bom porque está muitos furos acima de uma quantidade imensa de bandas em termos técnicos. Na verdade, os Opeth não têm grande rivalidade em relação ao som que praticam. Respondido.

Raddz Escreveu:Tony Carreira e Xutos vendem porque há pessoas que gostam e acham que têm qualidade. Podes é concordar ou não com a opinião deles.

Concordo plenamente: porque há pessoas que ACHAM. Não significa, porem, que tenham qualidade. Quanto a concordar ou discordar, não vejo como é que se pode entrar em debates se Bach, Penderécki, Saint-Saënz são bons ou maus, é ridículo sequer pensar nisso. Ou se Tony Carreira, Xutos e Pontapés ou Emanuel têm qualidade ou não. Acho que estás a confundir "ser ignorante" (que não tem mal algum, desde que não se tente entrar em campos dominados pela dita ignorância) com qualidade, mas isso digo eu. Mais que não seja, pergunta a um ouvinte típico de Tony Carreira se, depois de ouvir sei lá, um "Deliverance" ou um "The cube", os Opeth ou os Suppuration têm qualidade. A resposta será a esperada.

Raddz Escreveu:Ter qualidade ou não é altamente subjectivo. Uma banda que para ti tenha qualidade (mesmo que não gostes dela) para mim pode não ter.

Não, não é. Ou tem, ou não tem, não há cinzentos aqui. :lol: Como disse acima: declarar que algo não tem qualidade quando na verdade tem, por mais que não gostemos desse algo, é ignorância. Ou isso ou ser hater ou qualquer coisa que se lhe apeteça chamar. A qualidade já nem sequer entra na equação, mas sim a opinião errada de que é mau, que por mais errada que seja, continua a ser uma opinião. Dou-te novamente o exemplo de Bach (que é injusto, bem sei, mas que ilustra o que quero dizer): pode-se não gostar, mas dizer que é mau porque não se gosta ou porque não se entende ou não se compreende o contexto de Bach... é primário.

Atenção que não estou a dizer que és isto, aquilo ou aqueloutro, e muito menos a dirigir-me a ti (e acho que é fácil perceber isso), mas graças a umas poucas intelligentsias aqui no fórum, prefiro deixar a nota de rodapé que dar a entender que estou a chamar nomes a alguém. :lol:
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

GoncaloBala
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado ago 07, 2010 5:28 pm

Mensagempor GoncaloBala » sábado nov 26, 2011 7:32 pm

Mas então quem é a entidade que decide que bandas têm qualidade e que opiniões estão certas ou erradas? Un Opeth são bastantes unânimes por aqui, mas uma banda de metalcore, quem é que decide se é boa ou má?

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » sábado nov 26, 2011 7:59 pm

GoncaloBala Escreveu:Mas então quem é a entidade que decide que bandas têm qualidade e que opiniões estão certas ou erradas? Un Opeth são bastantes unânimes por aqui, mas uma banda de metalcore, quem é que decide se é boa ou má?

A generalidade das bandas metalcore que tenho ouvido por aí vão do mediano ao muito bom, e não gosto de nenhuma delas. Não há entidades, tabelas, sensos ou polls: o que existe, geralmente, é uma associação de bom senso com experiência e, por vezes, alguma cultura musical (com isto, digo conhecimentos técnicos musicais mais alargados). Continuo a afirmar (já se torna cliché, inclusivé): por mais que abominemos Bach, dizer que não tem qualidade é deprimente.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

phbz
Participante Compulsivo(a)
Registado: segunda jun 13, 2011 12:18 am

Mensagempor phbz » sábado nov 26, 2011 8:11 pm

Resumindo, tu és a única pessoa que sabe o que é a qualidade, os outros só acham. Salvo se, concordarem contigo, porque tu é que sabes. :D

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » sábado nov 26, 2011 8:53 pm

phbz Escreveu:Resumindo, tu és a única pessoa que sabe o que é a qualidade, os outros só acham. Salvo se, concordarem contigo, porque tu é que sabes. :D

Nope. Eu sou, sim, uma pessoa que gosta de debater assuntos que até têm interesse em vez de se dedicarem ao off topic e ao trollanço, um pouco ao contrário de ti, pelos vistos. Se é para isso que postas, mais vale não postares, mas isso digo eu. :D

On topic: Sabes o que são escalas diatónicas? E hexafónicas? E modo frígio, diz-te algo? Talvez modo lócrio? Isto sem ires a googles ou assim, que certamente encontrarás informação. Se não sabes, não é vergonha alguma, também não é a minha área e apenas sei porque tive formação profissional no exército, que contém apenas os melhores professores do país, independentemente da área. Visto que pela resposta de cima nem português simples entendes, talvez assim faça mais sentido: eu tenho formação profissional de teoria da música, e isso não quer dizer que seja dono e senhor da verdade absoluta, mas posso afirmar facilmente que é mais simples de perceber se determinada banda ou artista tem composições de qualidade técnica, riqueza geral e afins. Posso dizer-te que a banda do Tony Carreira e o próprio Tony Carreira utilizam diatónicas com alguma frequência e nunca utilizam hexafónicas (porque são escalas orientadas para outro tipo de som). Também não utilizam o modo frígio ou o lócrio por serem modos quase estranhos (salvo alguma world music) aos sons ditos "romanos" (são gregos, portanto).
Toda esta lenga-lenga escusada para te dizer que sim, compreendo um pouco mais de música (prática e teórica) do que apenas a que me entra pelos ouvidos, para além de ser executante de metais. Não sou especial, sou instruído. Cumprimentos. :D

phbz
Participante Compulsivo(a)
Registado: segunda jun 13, 2011 12:18 am

Mensagempor phbz » sábado nov 26, 2011 9:48 pm

Pronto, então alguém tendo um domínio teórico de música maior do que o teu (com ou sem google) até pode dizer-te que o que tu pensas que tem qualidade afinal não tem. É isso?

E estás a falar de qualidade de execução de uma banda, não da qualidade de uma banda. Eu acho perfeitamente aceitável que alguém diga que o Tony tem mais qualidade, para si, do que um Verdi.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » sábado nov 26, 2011 10:21 pm

phbz Escreveu:Pronto, então alguém tendo um domínio teórico de música maior do que o teu (com ou sem google) até pode dizer-te que o que tu pensas que tem qualidade afinal não tem. É isso?

Se conseguir expor sem margem para dúvidas que estou errado (com factos e não apenas "porque é o que eu penso"), podes ter a certeza que sou o primeiro a afirmá-lo publicamente. Já o fiz aqui por várias vezes, aliás.

phbz Escreveu:E estás a falar de qualidade de execução de uma banda, não da qualidade de uma banda. Eu acho perfeitamente aceitável que alguém diga que o Tony tem mais qualidade, para si, do que um Verdi.

Quando falo da qualidade de uma banda, englobo tudo: técnica, postura em palco, adereços, letras, se é melódico ou não, se a qualidade do som é boa, etc... para que tenhas ideia, o Karajan disse uma vez que, sem melodia, não existe música; é um perfeito disparate, e se tivermos em conta de quem vem, é mesmo chocante. No entanto, é uma opinião (errada!). Por exemplo, um dos meus álbuns de eleição dentro do black é o "Liberation", dos 1349. Um perfeito exemplo de um álbum sem ponta de melodia e, no entanto, é orgásmico. Também acho perfeitamente aceitável que alguém diga que o Tony tem mais qualidade que Verdi. Apenas é errado, e é isso que ainda não consegui transmitir: opiniões não são factos ou graus comparativos (porque as opiniões podem estar erradas!), e já os factos (enquanto se tiver a certeza que são inolvidáveis) poderão ou não ser uma opinião, mas serão sempre válidos e correctos.

Raddz
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jun 06, 2011 2:18 pm

Mensagempor Raddz » sábado nov 26, 2011 10:32 pm

Conde, percebo o que queres dizer, mas não concordo. A definição de qualidade é subjectiva, não é um facto. Não podes definir que algo tem qualidade com base nesses critérios, pois esses mesmo critério não são uma verdade universal. É a tua interpretação de qualidade, não podes fazer disso um facto ou coisa semelhante.

darkiske
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 21, 2006 10:41 pm

Mensagempor darkiske » domingo nov 27, 2011 12:05 am

Raddz Escreveu:Conde, percebo o que queres dizer, mas não concordo. A definição de qualidade é subjectiva, não é um facto. Não podes definir que algo tem qualidade com base nesses critérios, pois esses mesmo critério não são uma verdade universal. É a tua interpretação de qualidade, não podes fazer disso um facto ou coisa semelhante.

Cãocordo. E assim chegamos à conclusão que o termo qualidade é razoavelmente irrelevante.
I’m an ice sculptor. Last night I made a cube.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » domingo nov 27, 2011 12:17 am

Raddz Escreveu:Conde, percebo o que queres dizer, mas não concordo. A definição de qualidade é subjectiva, não é um facto. Não podes definir que algo tem qualidade com base nesses critérios, pois esses mesmo critério não são uma verdade universal. É a tua interpretação de qualidade, não podes fazer disso um facto ou coisa semelhante.

Obviamente é a minha definição, nem a quereria impingir a terceiros, apenas explicá-la. E ainda assim, muitos argumentos tenho que contrariam alguns pontos do que disseste, mas estou cansado, a sério. :lol:

Cada um pode ter a sua definição de religião, política,... até de qualidade, imagine-se. Como disse atrás, a definição de música, para o Karajan, assentava primordialmente na melodia.

Galactus
Metálico(a)
Registado: terça jun 07, 2011 5:13 pm

Mensagempor Galactus » segunda nov 28, 2011 5:26 pm

Count Raven Escreveu:
Galactus Escreveu:No fundo o que determina a qualidade de alguma coisa é o gosto de cada um. Até na música clássica, tida como a suprema arte musical, há barrotes.

Não, não é, mas sim a lucidez de não gostar mas saber que é bom. Um exemplo da minha parte: Opeth. Não gosto, mas sim, é MUITO bom. Na música erudita há barrotes?! Diz-me lá onde... :shock:

Galactus Escreveu:Eu digo que Mastodon até tem qualidade porque na verdade detesto aquela merda. É uma forma de admitir que se uma banda tem imenso sucesso é porque só pode ter qualidade.

Não tem nada a haver com politicamente correcto, apenas com a referida lucidez, eu também não gosto de Mastodon mas reconheço que são ímpares, e que têm qualidade. Ok, então tens que me explicar Tony Carreira, porque o homem tem imenso sucesso, mas em termos musicais é completamente NULO. Os xutos idem aspas enter, por exemplo.

O que é a lucidez, se não um sentido estético, logo, de cariz subjectivo? O que é para ti a "lucidez" em relação a uma coisa, para outra pessoa pode não ser.
Repara que estás a dizer que existe uma verdade universal sobre a qual a nossa "lucidez" recai? Tsc tsc já no Iluminismo se deitou essa ideia por terra...

Na música clássica, há tendências menos apreciadas. Nas obras dos grandes compositores há composições menos conseguidas. Fala com quem conheça música clássica a fundo. Nenhuma forma de arte é infalível. Mas mais uma vez se falares com pessoas diferentes podem dar opinioes diferentes tambem...para um uma dada obra pode ser má, para outro pode ser boa...

Fico por aqui. Discussoes em foruns não são boa ideia. :cheers:
I'll have your planet for breakfast

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » segunda nov 28, 2011 5:51 pm

Galactus Escreveu:
Count Raven Escreveu:
Galactus Escreveu:No fundo o que determina a qualidade de alguma coisa é o gosto de cada um. Até na música clássica, tida como a suprema arte musical, há barrotes.

Não, não é, mas sim a lucidez de não gostar mas saber que é bom. Um exemplo da minha parte: Opeth. Não gosto, mas sim, é MUITO bom. Na música erudita há barrotes?! Diz-me lá onde... :shock:

Galactus Escreveu:Eu digo que Mastodon até tem qualidade porque na verdade detesto aquela merda. É uma forma de admitir que se uma banda tem imenso sucesso é porque só pode ter qualidade.

Não tem nada a haver com politicamente correcto, apenas com a referida lucidez, eu também não gosto de Mastodon mas reconheço que são ímpares, e que têm qualidade. Ok, então tens que me explicar Tony Carreira, porque o homem tem imenso sucesso, mas em termos musicais é completamente NULO. Os xutos idem aspas enter, por exemplo.

O que é a lucidez, se não um sentido estético, logo, de cariz subjectivo? O que é para ti a "lucidez" em relação a uma coisa, para outra pessoa pode não ser.
Repara que estás a dizer que existe uma verdade universal sobre a qual a nossa "lucidez" recai? Tsc tsc já no Iluminismo se deitou essa ideia por terra...

Na música clássica, há tendências menos apreciadas. Nas obras dos grandes compositores há composições menos conseguidas. Fala com quem conheça música clássica a fundo. Nenhuma forma de arte é infalível. Mas mais uma vez se falares com pessoas diferentes podem dar opinioes diferentes tambem...para um uma dada obra pode ser má, para outro pode ser boa...

Fico por aqui. Discussoes em foruns não são boa ideia. :cheers:

Lucidez:

adj. Que luz; brilhante, resplandecente.
Fig. Que tem clareza e penetração de inteligência; que vê, compreende ou exprime claramente as coisas: espírito lúcido.
Intervalo lúcido, momento de lucidez em que se acha uma pessoa de espírito desequilibrado.

Não interessa o que é para mim a lucidez, quando ela não pode ser discutida de pessoa para pessoa, visto que é como está descrita acima. Dá-se muito uso ao termo subjectividade, e geralmente é mal utilizado. tentar subjectivizar algo concreto é perda de tempo, portanto, ou teimosia, ou algo que se lhe queira chamar, que não lúcido.

Tu não disseste, primariamente, que há tendências menos apreciadas, que há composições menos conseguidas. O "Carnival des Animaux" foi a única composição que Saint-Saenz PROIBIU de ser tocada em vida, com medo que não o levassem a sério, visto que o carácter da mesma é leve e animado, bufão até, desprestigiante, sem qualidade. Nos dias que correm, é a composição de Saint-Saenz mais tocada em todo o mundo. Mas vamos por aí, até: por serem menos apreciadas, terão menor qualidade? Estás a misturar gostos com qualidade, erro que muita boa gente tem feito ao longo deste tópico. Por fim, e pouco me importam rótulos, se uma composição tem qualidade e é boa, não há dúvida que uma pessoa pode achá-la com qualidade e outra não... mas a que não acha está errada, ou por ignorância, ou despeito ou qualquer falta de lucidez que se imagine (mais claro, agora?). Discussões em foruns não são boa ideia?! Já depende da qualidade da discussão e dos intervenientes, claro.

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » segunda nov 28, 2011 10:20 pm

Mas as pessoas hoje em dia ouvem qualquer coisa te tenha _"soum" :lol: tuntz tuntz tuntz,ou pops gays,como u2 ou david gueta :lol:

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » segunda nov 28, 2011 10:35 pm

Raddz Escreveu:Conde, percebo o que queres dizer, mas não concordo. A definição de qualidade é subjectiva, não é um facto.

Errado. O gosto é subjectivo, a qualidade é objectiva.

Pode-se perguntar quem é que determina essa qualidade. Simples. Tal como quem determina se um artigo é bem escrito, se um quadro é bem pintado, etc... Os seus pares.

Um exemplo, dou uns toques na bateria e em trompete. Com base no que me ensinaram (acho que) sei muito bem ver quando um músico tem qualidade ou não, e que é de certeza mais agora do quando não sabia tocar estes instrumentos e apenas me soavam bem ao ouvido... ou não...
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes