Vooder Escreveu:Errado. O gosto é subjectivo, a qualidade é objectiva.
Gostava de saber falar assim, sem complicações.

Vooder Escreveu:Errado. O gosto é subjectivo, a qualidade é objectiva.
Vooder Escreveu:Raddz Escreveu:Conde, percebo o que queres dizer, mas não concordo. A definição de qualidade é subjectiva, não é um facto.
Errado. O gosto é subjectivo, a qualidade é objectiva.
Pode-se perguntar quem é que determina essa qualidade. Simples. Tal como quem determina se um artigo é bem escrito, se um quadro é bem pintado, etc... Os seus pares.
Um exemplo, dou uns toques na bateria e em trompete. Com base no que me ensinaram (acho que) sei muito bem ver quando um músico tem qualidade ou não, e que é de certeza mais agora do quando não sabia tocar estes instrumentos e apenas me soavam bem ao ouvido... ou não...
phbz Escreveu:Vooder Escreveu:Raddz Escreveu:Conde, percebo o que queres dizer, mas não concordo. A definição de qualidade é subjectiva, não é um facto.
Pode-se perguntar quem é que determina essa qualidade. Simples. Tal como quem determina se um artigo é bem escrito, se um quadro é bem pintado, etc... Os seus pares.
Um exemplo, dou uns toques na bateria e em trompete. Com base no que me ensinaram (acho que) sei muito bem ver quando um músico tem qualidade ou não, e que é de certeza mais agora do quando não sabia tocar estes instrumentos e apenas me soavam bem ao ouvido... ou não...
Uma qualidade especifica concordo que seja mais objectiva, agora qualidade em termos gerais já discordo. E quando referes que quem determina a qualidade são "os seus pares" significa que fora dos "seus pares" os parâmetros podem ser outros. O que remete logo para alguma subjectividade.
Vooder Escreveu:
Uma qualidade especifica concordo que seja mais objectiva, agora qualidade em termos gerais já discordo. E quando referes que quem determina a qualidade são "os seus pares" significa que fora dos "seus pares" os parâmetros podem ser outros. O que remete logo para alguma subjectividade.
Sim, os gostos de cada um de nós, os leigos!![]()
Deste o exemplo do Saramago. Se houve polémica foi por ele ser comunista e de pensar alto. Relativamente à qualidade da sua escrita foi reconhecida com um Nobel. Se muitos dos seus pares não gostaram não terá sido pela falta de qualidade, mas pela inovação.
Relativamente à música, a música clássica vem sempre à conversa, porque será?
Descendo mais abaixo na qualidade, temos música com qualidade por exemplo na pop, que não deixa de ser reconhecida pelos Emmys e MTV dentro da sua escala, mas se formos perguntar a um interprete profissional de música clássica ou jazz ou mesmo de outros estilos (incluindo o metal) ele se calhar olha para ti e deixa-se rir.
phbz Escreveu:Vooder Escreveu:
Sim, os gostos de cada um de nós, os leigos!![]()
Deste o exemplo do Saramago. Se houve polémica foi por ele ser comunista e de pensar alto. Relativamente à qualidade da sua escrita foi reconhecida com um Nobel. Se muitos dos seus pares não gostaram não terá sido pela falta de qualidade, mas pela inovação.
A qualidade da sua escrita foi reconhecida com um Nobel, pelas pessoas a quem compete escolher a quem é atribuído, não por deus nosso senhor. Assim como atribuíram o nobel da paz ao Obama, vale o que vale. E estares a dizer que não gostam da Saramago por isto ou aquilo é estares a entrar na cabeça das pessoas, eu já vi na Sic Notícias e na RTP 2 pessoas da cultura dizerem que não compreendiam como se pode dar um Nobel a alguém que nem sabe escrever. Da mesma forma que o ouvi por estudantes de arte, inclusive por uma estudante que é comunista.Relativamente à música, a música clássica vem sempre à conversa, porque será?
Descendo mais abaixo na qualidade, temos música com qualidade por exemplo na pop, que não deixa de ser reconhecida pelos Emmys e MTV dentro da sua escala, mas se formos perguntar a um interprete profissional de música clássica ou jazz ou mesmo de outros estilos (incluindo o metal) ele se calhar olha para ti e deixa-se rir.
A música clássica vem sempre à baila porque é primordial, não sou de todo conhecedor * mas provavelmente lançou grande parte dos fundamentos da música a um nível formal, e porque é elitista. Para mim é um pouco como aqueles que "sabem" o que é ou não o Black Metal. Quanto à questão do interprete profissional rir ou não, do meu ponto de vista é irrelevante, por tudo o que já escrevi. Se calhar ele até pode rebolar no chão a rir, mas se lhe passar uma guitarra para a mão e lhe pedir para fazer algo à altura de um Transilvanian Hunger, ele vai morrer a tentar#. E eu terei certamente os meus próprios critérios de qualidade no que toca a esse estilo especifico, uma vez que posso ouvir N albúns do mesmo género e achar que são merda mas por outro lado, outra pessoa pode ter outros critérios e ouvir esses mesmos álbuns a achar que têm mais qualidade.*
Ao mesmo tempo fazer comparações cruzadas entre estilos será sempre falacioso. Se por um lado um compositor clássico pode ser um génio no seu estilo nada me garante que noutro género ele vai ter a mesma qualidade.
Mas é só a minha opinião, que já esta dada. Over and out.
Vooder Escreveu:
Lpmpp Escreveu:Vocês sabem que invocar argumentos de autoridade é uma falácia argumentativa?
Count Raven Escreveu:Lpmpp Escreveu:Vocês sabem que invocar argumentos de autoridade é uma falácia argumentativa?
Vai dizer isso a um polícia.
Vooder Escreveu:Descendo mais abaixo na qualidade, temos música com qualidade por exemplo na pop, que não deixa de ser reconhecida pelos Emmys e MTV dentro da sua escala, mas se formos perguntar a um interprete profissional de música clássica ou jazz ou mesmo de outros estilos (incluindo o metal) ele se calhar olha para ti e deixa-se rir.
Vooder Escreveu:Porque a Nature tem mais reconhecimento que a Ana+Atrevida?
GoncaloBala Escreveu:Mas esta é exactamente a dúvida inicial! Porque é que o reconhecimento de um intérprete profissional de jazz tem mais valor que o reconhecimento de uma MTV?
Vooder Escreveu:Raddz Escreveu:Conde, percebo o que queres dizer, mas não concordo. A definição de qualidade é subjectiva, não é um facto.
Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes