Vaargseth Escreveu:Parem lá de mentir ao homem e digam logo que aquilo não tem cura. O mais provável é morrer.
Just kidding...
Anyway... tenho alguns problemas de tiques e manias mas acho que não chega a ser obsessão. São apenas coisas do tipo, tenho de ter tudo o que está na secretária paralelo com a secretária, vertical ou horizontalmente; quando me deito tenho de desligar as tomadas do meu quarto, por causa da luz vermelha ou porque fazem um barulho irritante que não me deixa dormir, e a luz do stand-by da televisão também faz barulho... fyi; tenho de meter os relógios no fundo da gaveta das meias para não ouvir o barulho; quando visto as calças, calções ou boxers, tenho de enfiar sempre primeiro a perna direita na coisa (roupa) senão volto a despir porque baralho-me todo; quando saio do duche tenho sempre de me secar com a toalha de uma certa maneira senão... lá está, fico tão baralhado que tenho de recomeçar. E... é só isso por agora.
Como disse... acho que são mesmo apenas manias.
Se começares a ter problemas na tua vida por causa dessas manias aí passam a ser patológicas, não significa que tenham um nome (ou rótulo) mas serão patológias.
Eu tb tenho manias e cenas dessas, detesto coisas que estejam tortas, a roupa da cama tem que cair quase milimétricamente o mesmo de cada lado, tb me visto de uma certa forma e ao tomar banho tb começo smp d uma certa maneira específica. Isso por vezes são habitos que criamos ao longo do tempo. Importante é perceber o qto afectam o teu dia a dia e se não fizeres alguma dessas coisas começas a sentir uma ansiedade extrema e "culpa" por não o teres feito. É preciso ver o efeito disso na tua vida pra perceber até que ponto é patológico. Se não afecta em nada o teu funcionamento "normal" pessoal, social e laboralmente então segue que tás porreiro