Depressão - O que é realmente e como se combate?

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Depressão - O que é realmente e como se combate?

Mensagempor OrDoS » quarta nov 15, 2006 12:10 pm

Antes de mais, este não é um tópico que eu gostaria de ver inundado com posts ridículos e off-topic, pois acho que seja interessante para informar e debater, por isso peço que apenas a quem interesse e a quem tem realmente uma opinião séria, que a dê (não quero que se ponham para aí a dizer que depressão é para "gógós" e mais não sei o quê e tal... :lol: :cool: ).

Nestes tempos modernos que correm, cada vez mais se ouvem falar de casos destes, de pessoas que perdem o gosto pela vida e que até deixam de exercer aquilo que gostam por grave desmotivação, falência psíquica, física e intelectual, gente com capacidades acima da média e abaixo da média que se tornam autênticos zombies.

Gostaria de saber e debater então, da boca de quem sabe o que é, ou de quem já passou por uma depressão, leve ou forte, quais os sintomas e o que se sente na pele de alguém que assim esteja, quais as soluções, se se deve enfrentar o problema sozinho ou procurar ajuda profissional. Acredito que muita gente nem saiba sequer que está com uma grave depressão e encara a sua situação como normal e algo temporário e ultrapassável.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » quarta nov 15, 2006 2:25 pm

Tinha feito um post a correr antes do almoço...agora com mais calma e sem tanta lenga lenga.. O que posso retirar da minha experiencia pessoal, é que uma pessoa quando está sob o efeito de uma depressão tem uma predisposição para exagerar tudo. Aliás, a pessoa não exagera, porque realmente sente as coisas assim, só que os problemas tomam proporções descabidas e quem está á volta da pessoa em causa dificilmente pode perceber ou ajudar. Problemas que no dia a dia resolvemos sem grandes alaridos, em situações dessas teem um efeito devastante na disposição da pessoa. Os medicamentos ajudam sem duvida, mas por outro lado, " adormecem" a pessoa em causa, e no fundo são drogas, e tar dependente de drogas para se sentir bem nunca pode ser uma coisa positiva...
Don't talk to strangers...

DVT
Participante Compulsivo(a)
Registado: quinta set 28, 2006 10:57 am

Mensagempor DVT » quarta nov 15, 2006 3:01 pm

.......................
Última edição por DVT em quarta fev 27, 2008 12:00 pm, editado 3 vezes no total.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quarta nov 15, 2006 3:04 pm

DVT Escreveu:Bem... acho que o Joe já disse tudo. :o

Podem fechar o tópico.

E eu pedi que se abstivessem destes comentários :P Eu gostava de receber testemunhos (obrigado pelo teu Joe) e opiniões até de quem aqui no fórum perceba destes assuntos. Se tu, DVT, já te sentiste assim, então podias reformular o teu post :P :cool:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Phobos [RIP]

Mensagempor Phobos [RIP] » quarta nov 15, 2006 3:28 pm

Um dos piores problemas de uma depressao é o choque entre a pessoa e as pessoas mais proximas. Ha um choque de "realidades" onde ha a tendencia de quem esta proximo para minimizar os problemas do outro e até de achar q o estado de depressao é uma fraqueza de espirito. Este ultimo aspecto é facil de encontrar, por exemplo na critica da sociedade aos suicidas.

O q muitos nao compreendem é q pedir a uma pessoa q esta a passar por uma depressao para encarar as coisas de forma positiva é como alguem reclamar com alguem q tem uma perna partida por nao querer correr. O q causa uma depressao é tao "fisico" como o q causa outra doença qualquer. Basta haver um nivel baixo de serotonina, ou um problema a nivel dos receptores de serotonina para q haja uma depressao.

JJ
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda abr 03, 2006 11:45 pm
Contacto:

Mensagempor JJ » quarta nov 15, 2006 3:41 pm

No meu ponto de vista, quando o estado emocional começa a dar sinais de depressão, o melhor é recorrer a hobbies e distracções saudáveis, e tentar, dentro do possível desligar da rotina e dos factores que normalmente agravam este estado(como muitas vezes é o trabalho, a proximidade de certas pessoas, etc...).
Pessoalmente, e nunca tendo estado envolvido em depressão profunda, opto por tirar uns dias e só me dedicar ao bodyboard e à música, que são duas das minhas grandes paixões!
Drogas e alcool são muitas vezes o escape mais fácil...mas quase sempre com maus resultados...
-Heavy as fuck-

O
Metálico(a)
Registado: sexta mai 19, 2006 11:10 am

Mensagempor O » quarta nov 15, 2006 4:08 pm

Não sei se "o que tenho" tem a ver com depressão ou não porque quem me anda a "estudar" (a.k.a. psiquiatra) ainda não me disse o que tenho ou o que não tenho... apenas me medicou e só isso é que sei. Em relação à medicação, não me sinto dependente e o que ando a tomar, agora, apesar de já tomar há uns tempos, julgo nem me fazer efeito, o que é mau... tomo a medicação porque me chateiam para a tomar. Há uns anos atrás... há coisa de 4 anos se calhar, estive medicado com uma merda que me fez "sentir melhor", mas não me sentia eu... sentia-me alterado, e pior, sentia-me consciente dessa alteração. Sentia-me "bem" mas não era um "sentir bem" natural, se é que me faço entender. Apesar de tudo ainda há certas coisas / pessoas que me podem fazer sentir bem e às vezes isso acontece, mas também acontece muito o inverso. Talvez concorde em certo ponto referido pelo Joe, a pessoa deprimida tem tendência a exagerar, ou talvez eu acrescente, tem tendência a sentir de forma mais "grandiosa" (não encontrei melhor termo), pelo menos é o que sinto e deixo de fazer certas coisas por pensar demasiado, por estar constantemente na defensiva (pensar mais do que fazer... massacrar-me a pensar) e por ver consequências em tudo quanto é sítio, consequências essas que me levam a sentir constante insegurança e muitos medos... muita frustração, e esta palavra que hoje em dia até é vista como uma grande ofensa... tanto que muita gente manda à cara de muita gente o bitaite do "É um frustrado."... bom, nem vejo o mal em admitirmos as nossas frustrações, as nossas falhas, aquilo que não conseguimos fazer... mas é desgastante pensar muito sobre as mesmas coisas, dar voltas e mais voltas às coisas dentro da nossa cabeça e acabar por dar uma volta de 360º, ou seja, a solução dos problemas não é encontrada.
... e sim, Phobos, às vezes as depressões (ou outro tipo de "doenças" psiquícas) existem por "simples" desiquilibrios químicos (será isto (?)) no nosso cérebro... não são apenas ilusões das pessoas. Por exemplo, o que ando a tomar presentemente (Socian), é para reposição de neuro-transmissores (seja lá o que isso for, isto foi o que o psiquiatra me disse quando me medicou).
Por último gostava de apelar a certas pessoazinhas para não andarem a brincar às depressões... as depressões são coisas sérias, e só quem passa por elas, é que sabe... bom, não sei se o que sinto tem a ver com depressão ou não (depressão é uma palavra muito forte, não acham?)... mas pelo menos já disse para aqui mais ou menos o que o meu psiquiatra sabe e do que tenho falado com ele (sim, porque há coisas que só eu sei... que ainda não me senti preparado para revelar). Mas pacientes como eu ele deve ter aos pontapés portanto ele já deve ter lidado com aquilo que ando a esconder várias vezes... mas o problema nem é esse... o problema é as palavras não sairem... ou a falta de oportunidade para as desabafar.
... e sim, sinto-me em baixo a maior parte do tempo, isso não impede que em certos momentos eu não seja feliz, mesmo que sejam poucos.
JJ, concentrarmo-nos em algo é bom... faz-nos esquecer os problemas, mas é apenas temporário... ultimamente tenho ido correr para aí duas vezes por semana, mas mesmo assim, às vezes mesmo enquanto o faço tenho "paranóias" a vaguear na minha cabeça... mas definitivamente que os hobbies saudáveis ajudam. Quanto à música acho que às vezes pode ainda agravar o estado melancólico (ou outros estados negativos: sentimentos de ódio, raiva, insegurança, frustração, etc.) da pessoa. Mas isto é o que acontece comigo, não é necessáriamente o que acontece aos outros.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quarta nov 15, 2006 4:19 pm

Até agora tenho concordado integralmente com quase todas todas as afirmações aqui.

A depressão, pelo menos como eu a vi, é um pouco como estar "engaiolado". Normalmente, quando uma coisa nos corre mal na vida, tendemos a refugiar-nos noutros aspectos, noutras actividades, para compensar da infelicidade que a situação que corre mal nos provoca. A depressão é mesmo ter a ausência de compensação, e, como consequencia, não ter nenhum sitio, interno ou externo, onde ir buscar forças. Tudo o que se sente num estado depressivo é um pessimismo brutal em relação a todos os aspectos da nossa existência, aliados à percepção de que essa condição não tem qualquer saida à vista. Isto cria uma sensação de completa impotência e apatia perante a vida, o que por sua vez muitas vezes cria um efeito de bola de neve.

E porque a realidade no fundo é a nossa percepção pessoal, aquilo que o Phobos disse é capaz de ser o mais correcto do que li aqui. Quem está de cima a olhar para uma pessoa num labirinto consegue ver as saidas com relativa facilidade, mas quem está dentro do labirinto, simplesmente não consegue ter essa perspectiva. E porque o processo de lidar com todos os sentimentos de perda ou alienação é um processo que consome uma tremenda energia, acaba por sobrar pouca para se reagir. Uma pessoa deprimida dificilmente vê grande finalidade em fazer as coisas corriqueiras do dia a dia, fá-las com esforço, e pedir a alguem nessa circunstancia que reaja é descabido, na medida em que a pessoa já está a reagir dentro das capacidades que tem no momento. Ter hobbies, e assim é sem duvida saudável, mas quando uma pessoa está numa situação de depressão... é a tal coisa, se sair da cama já custa e exige esforço, imagine-se tudo o resto. A vida tem que ser resumida, mas não de uma só vez e de imediato.

Soluções? A depressão eventualmente passa por si mesma. Ou algo muda para melhor na vida da pessoa, ou o que quer que a tenha atirado para depressão cicatriza. Quando a pessoa não consegue resolver esses sentimentos por si, então aí aconselhamento psicológico ajuda, e em casos extremos, medicação é um mal necessário.
Eu já vi o raxx num papo seco
Hordes of Yore webpage

Joe
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado fev 11, 2006 3:03 pm
Contacto:

Mensagempor Joe » quarta nov 15, 2006 4:28 pm

O hobbies são benéficos, e é optimo que os tenhamos, porque no fundo todos temos problemas e stress, e os nossos escapes permitem no fundo nos regenerarmos,arranjar um equilibrio, através do prazer que tiramos de tais actividades. No entanto, uma pessoa em depressão facilmente chega a um ponto em que os próprios hobbies já não a satisfazem. De repente questionas até porque gostas das coisas que gostas, no fundo começas a encarar tudo com uma carga negativa imensa. A bebida então nem se fala, é um agente depressivo que só vem piorar a situação obviamente.
Don't talk to strangers...

O
Metálico(a)

Mensagempor O » quarta nov 15, 2006 4:37 pm

Joe Escreveu:De repente questionas aaté porque gostas das coisas que gostas, no fundo começas a encarar tudo com uma carga negativa imens. A bebida então nem se fala, é um agente depressivo que só vem piorar a situação obviamente.

Eu sou bem comportado. :D Não bebo porque estou medicado. Acho que bebida e medicação não combinam lá muito bem, nunca experimentei nem faço tenções, mas é o que se diz...
É bem verdade o que disseste, um exemplo é que estou supostamente a fazer o que realmente gosto mas já me tenho questionado sobre isso. Provavelmente por me sentir frustrado e não conseguir fazer certas coisas, mas acho que isso também faz parte da vida de todas as pessoas, e se não conseguimos fazer as coisas agora havemos de o conseguir fazer mais tarde. É uma questão de persistência eu sei... mas muitas vezes a vontade é desistir de tudo e deixar tudo pendurado... bem que esta sociedade merece que um dos seus pilares fulcrais falhe e que fique tudo pendurado... o homem pensa que é invencível... cada vez mais pensa assim. Enfim... estou a ir descambar e a ficar off-topic. Fico-me por aqui.

Xasthur [RIP]

Mensagempor Xasthur [RIP] » quarta nov 15, 2006 4:38 pm

Há cerca de 2 anos,o meu médico diagnosticou-me um estado de pré-depressão e um esgotamento psicológico. Um amontoar de problemas/desgostos/frustrações,que explodiu nessa época. Desde então nunca mais falei com qqr médico. Desconfio que a coisa tenha agravado.

Mas voltando à altura em que falei com o médico: Nessa época,estava a estudar,a acabar o 12º ano. O que acontecia é que dava por mim a acordar,e a não querer sair da cama,a não querer fazer nada. E depressa a minha rotina passou a ser levantar-me sorrir pra minha mãe (com quem partilho a casa) como se nada fosse,e ir para a escola. Um dia faltava a uma aula...Na semana a seguir já faltava a 2 disciplinas...e a situação foi se agravando. Limitava-me a ficar no café perto da escola,a pensar,a repensar,às voltas com os problemas que atravessava na altura. Quando era a hora em que as minhas aulas acabavam,voltava pra casa,metia um sorriso na cara,e já está. Passei o 2º periodo todo assim,e mais um pedaço do 3º periodo. Levantava-me e andava a vaguear pela baixa da cidade,a fazer tempo,e a pensar no amontoado de problemas que estavam a surgir. Muita sorte tive eu com a minha directora de Turma,que com a condição de eu arranjar uma Baixa,me fez uma marosca qualquer,e tapou-me as faltas todas,de forma a eu não reprovar. Não merecia,mas pronto. lol :)

Como consequencias tenho o sistema nervoso completamente fodido. Qualquer coisa que me irrite,desato a chorar,atiro coisas contra paredes,tremo por todo o lado,e por muito que tente contrariar,não consigo reagir de forma calma. E hoje em dia sou uma pessoa muito fragilizada,embora às vezes não pareca.

Desde então tenho tido altos e baixos. Às vezes parece que tudo passou,tudo está bem,apesar de os problemas terem marcado. Parece que estou mais forte. Mas depois tenho recaidas. E cada vez que tenho um recaida,parece que vou ainda mais fundo do que alguma vez tive. Exemplo disso foi a época de Fevereiro/Abril deste ano: saí de casa 3 vezes;uma pra ir a lisboa e covilhã,outra pra ir a barroselas,e outra vez a Lisboa. Saí uma vez à noite aqui na minha cidade,mas tudo me lembrava a porra do problema que tava a atravessar,então recusava-me a sair. Talvez por isso,as vezes que sai de casa,tenham sido todas fora do Porto. Era a unica maneira de me sentir bem e de não me lembrar de forma tão forte do problema que tava a atravessar.

As soluções que muitas vezes encontro,passam por estar com pessoas que me fazem rir,por desabafar com essas pessoas. Desenhar...Fotografar...Falar sozinha (LOL)...Falar com a minha mãe...Dançar e berrar numa pista de dança qualquer ( :) )..etc.

No meio disto tudo evito ao máximo recorrer a medicamentos. As unicas vezes que recorri a medicamentos,foi um dia em que parecia que ia desfazer-me de tanto tremer de nervos, e há uns dias por não conseguir dormir,nem com uma porrada de sono em cima. Recorri a Sedoxil,um medicamento fraquinho. Para ansiedade e estado psico-neuróticos.

E fica aqui o meu testamento. :roll: :lol:

Grimner Escreveu:uma sensação de completa impotência e apatia perante a vida, o que por sua vez muitas vezes cria um efeito de bola de neve.

Esta é a afirmação que melhor define (quanto a mim,e quanto à minha experiencia) uma depressão.

Grimner
Administrador
Registado: domingo mai 08, 2005 9:41 am
Contacto:

Mensagempor Grimner » quarta nov 15, 2006 4:42 pm

Joe Escreveu:O hobbies são benéficos, e é optimo que os tenhamos, porque no fundo todos temos problemas e stress, e os nossos escapes permitem no fundo nos regenerarmos,arranjar um equilibrio, através do prazer que tiramos de tais actividades. No entanto, uma pessoa em depressão facilmente chega a um ponto em que os próprios hobbies já não a satisfazem. De repente questionas até porque gostas das coisas que gostas, no fundo começas a encarar tudo com uma carga negativa imensa. A bebida então nem se fala, é um agente depressivo que só vem piorar a situação obviamente.

Claro que são benéficos. logicamente falando, a pior coisa que se pode fazer com uma depressão é ficar amorfo. O que estou a dizer é que fazer isso, que parece uma sugestão perfeitamente viável para quem está de fora, pode muitas vezes exigir um esforço que está para além das presentes capacidades de quem está deprimido. Como o Phobos disse, é pedir a alguem de perna partida que corra.
Eu já vi o raxx num papo seco

Hordes of Yore webpage

O
Metálico(a)

Mensagempor O » quarta nov 15, 2006 4:48 pm

Isso de passar o dia sem querer fazer nada, sem sequer ter força para me levantar e com os horários todos trocados sucedeu-me este ano (2006). Acabei um curso de Artes Gráficas num ano lectivo de 2004/2005... ok. Até aí tudo bem. Não fui procurar emprego, fiquei em casa o ano de 2006 quase todo (fazendo uns biscates aqui e ali... poucos... saindo muito pouco... verdade seja dita que também não sou muito dado a saídas e a actividades de grupo (ex. "copofonia", ir "divertir-me" para o Bairro Alto)) e, felizmente, este ano recomecei a estudar. Estou a tirar um curso de pintura que não me dá equivalência a nada (mas pelo menos é o que realmente gosto...) e como referi anteriormente já me questionei se era mesmo isto que queria... mas... é isto... só pode ser isto... sempre foi isto... tem de ser isto.

Zyklon [RIP]

Mensagempor Zyklon [RIP] » quarta nov 15, 2006 5:01 pm

Tendo estado de olho neste topico.
Não me considero uma pessoa depressiva,nem mentalmente disfuncional,tenho as minhas tristezas,problemas,alegrias como toda a gente dita normal.
Adoro estar só ou viajar de carro quando estou em baixo e muita vez uso a musica como um "escape" para tentar ultrapassar essas situações e no meu caso ajuda bastante actua como um "medicamento sonoro".
Tambem sou uma pessoa bastante fechada comigo proprio,ou como costumo dizer sou calmo como um oceano mas por vezes dentro de mim vive uma tempestade de proporções bilblicas.
Mas admiro a vossa coragem em falar desses problemas de uma forma tão aberta,que acredito que sejam coisas demasiado pessoais e de pouca partilha e de certa maneira graves.
Bom topico.

P.s-Phobos fizes-te-me ir ver o significado de serotonina :),venia para ti :)

Bronze [RIP]

Mensagempor Bronze [RIP] » quarta nov 15, 2006 5:07 pm

Sem querer ter piada e falando muito a sério: não ouçam tanto Black Metal :wink:

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes