Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Sim
118
41%
Não
169
59%

Total de votos: 287

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Re: Internet - Sentes que os downloads vieram prejudicar a industria musical?

Mensagempor Almah Perditae » quarta jul 23, 2008 8:33 pm

Sobral, a questão da cópia legal vs cópia ilegal passa mesmo pelo CD. O mp3 não se trata de ser ou não ser legal ou ilegal, se se pagar ou não pagar. Por mais que eles digam que essa é a questão, essa não é a questão. A verdade é que o mp3 é um meio de divulgação de música. É uma forma simples, leve, de qualidade razoavel de partilha de música. Tu agora já não gravas uma k7 ou emprestas um cd. Envias um mp3, trocas mp3. Podes ter no teu pc ou no teu mp3 uma variedade enorme de músicas, podes ouvir a música que queres. É como fazeres a tua propria rádio, tens à tua disposição toda a música, e dessas existem aquelas que tu gostas. Se tu gostares MESMO da música tu irás comprar um CD, mas a maioria da música não vale esse investimento. Tu passarás a escolher por ti (e não pelo que a rádio ou tv te dá) aquilo que tu queres ouvir, a música que realmente te toca.
O mp3 agora é visto como o inimigo, mas isso por pura resistencia das editoras (pq preferem o sistema antigo, muito mais rentável, e com muito maior poder delas), mas o mp3 não é o inimigo, é o aliado. A industria tem é que obrigatóriamente mudar, mentalizar-se que tem que voltar ao volume de negócio antigo. A questão não é cópia legal ou ilegal, nem os direitos dos artistas (porque os artistas sempre foram os menos beneficiados), a questão é que estamos no limiar de uma nova mudança na industria musical. Elas resistem, porque esta nova forma será menos rentável para elas, mas a verdade é que a nova forma será mais rentável para os consumidores, músicos e para as editoras pequenas. Esta resistencia e esta discussão é só uma: Grandes multi-nacionais com um grande poder sobre todos os média vs. todos nós que estamos a ser manipulados por elas. Não existe nenhum perigo para a industria musical apenas e só, nem para nenhum músico. Antes pelo contrário. A questão é que esta discussão é alimentada apenas e só por grandes multi-nacionais, que criam de um modo sistemático o mito de que os downloads estão a matar a Música. Mas isso é falso. Nós é que somos tão bombardeados com isso que pensamos ser verdade. Uma mentira muito repetida tornasse verdade? Só se quisermos.
Imagem

Noone
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: domingo jun 22, 2008 5:31 pm

Mensagempor Noone » quarta jul 23, 2008 8:35 pm

Sobral, a questão da cópia legal vs cópia ilegal passa mesmo pelo CD. O mp3 não se trata de ser ou não ser legal ou ilegal, se se pagar ou não pagar. Por mais que eles digam que essa é a questão, essa não é a questão. A verdade é que o mp3 é um meio de divulgação de música.

Esta tudo dito!

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » quarta jul 23, 2008 9:47 pm

De repente todos resolveram armar-se em paladinos dos musicos, alegando a baixa percentagem que eles recebem, mas a verdade é que os musicos continuam a querer que as editoras ponham os seua trabalhos cá fora.
Quando se deu o boom da net, todos diziam que as editoras seriam inuteis porque os musicos poderiam espalhar os proprios trabalhos, mas até hoje nenhuma banda conseguiu fazer carreira na net, apenas one-hit-wonders. Estou à espera que essa banda apareça.

Agora vão dar os exemplos dos NIN e Radiohead, já sei, mas a verdade é que apenas fizeram isso depois de estarem famosos com os trabalhos que saíram em editoras.

Uma coisa é verdade, o mundo da pirataria, por muita legitimidade que lhe queiram dar, "vive" à custa do que é editado, senão não haveria albuns para copiar.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quarta jul 23, 2008 10:32 pm

Estamos num limbo. As coisas ainda não estão assentes, é normal que por enquanto as coisas ainda sejam feitas um bocado ás escuras. Na minha opinião, acho que a industria musical precisará de mover a sua prioridade para concertos. Por outro lado acho que o conceito de discos irá cair em desuso, as bandas passarão a gravar apenas músicas isoladas, e os discos enquanto discos ficarão apenas para algumas bandas. Por outro lado ainda, irão aparecer plataformas pagas para se fazerem os downloads. A industria passará penso eu por essas 3 formas. Concertos por um lado, músicas em mp3 a circularem na net, e quando uma banda atingir uma certa notoriedade passarão a editar discos, ou compilações das melhores musicas isoladas em CD ou vinyl. Como é óbvio, nunca mais ninguem venderá 20 milhões de discos. Ou seja, a industria musical passa a ser aquilo que sempre foi (desde sempre... mesmo na idade média).
Imagem

Rizens_Frozens
Participante Inspirado(a)
Registado: sexta jul 18, 2008 3:30 am
Contacto:

Mensagempor Rizens_Frozens » quinta jul 24, 2008 1:10 am

Se por um lado vem prejudicar a industria musical, por outro vem beneficiar as bandas. Especialmente aquelas que não têm oportunidade de ingressar nessa mesma industria.

Faca de dois legumes, como diria o grande Jaime Pacheco. Knife of two vegetables, portanto.
Baza montar um negócio

spiegelman
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 04, 2007 6:25 pm
Contacto:

Mensagempor spiegelman » quinta jul 24, 2008 10:56 am

Digamos antes assim. O advento da Internet e da distribuição livre de música no formato mp3 não veio prejudicar a indústria musical, veio alterar o paradigma da indústria musical.

Essa indústria, que antes se baseava na venda de CD's aos milhões, agora encontrou um forte concorrente gratuito, legal ou ilegal não vem ao caso. Pois a ilegalidade é abafada pelos números. Isto porque falamos de uma mole humana sem rosto, sem líder e sem ponta legítima por onde se pegue, que nunca se poderá rever nos acórdãos judicias que são feitos por esses países fora, na fraca tentativa de parar um comboio que há muito largou a estação onde alguma industria musical ainda está.

O comportamento das massas relativamente os downloads não poderá ser alterado pela indústria musical. Terá de ser esta a alterar o seu comportamento relativamente às massas.

Ou a indístria musical altera os seus pressupostos ou irá fenecer irremediavelmente.
"Sim, esta veio do silêncio E livres habitamos a substância do MU!" (HumbertoBot)

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » quinta jul 24, 2008 11:39 am

Almah Perditae Escreveu:Estamos num limbo. As coisas ainda não estão assentes, é normal que por enquanto as coisas ainda sejam feitas um bocado ás escuras. Na minha opinião, acho que a industria musical precisará de mover a sua prioridade para concertos. Por outro lado acho que o conceito de discos irá cair em desuso, as bandas passarão a gravar apenas músicas isoladas, e os discos enquanto discos ficarão apenas para algumas bandas. Por outro lado ainda, irão aparecer plataformas pagas para se fazerem os downloads. A industria passará penso eu por essas 3 formas. Concertos por um lado, músicas em mp3 a circularem na net, e quando uma banda atingir uma certa notoriedade passarão a editar discos, ou compilações das melhores musicas isoladas em CD ou vinyl. Como é óbvio, nunca mais ninguem venderá 20 milhões de discos. Ou seja, a industria musical passa a ser aquilo que sempre foi (desde sempre... mesmo na idade média).

Discordo em parte da tua afirmação. O facto de nunca mais ninguém vender 20 milhões já se nota na quantidade enorme de bandas e para todos os gostos que as editoras assinam e fazem entrar em tour. Uma prova disso é também a quantidade enormíssima de tours e concertos de música por esse mundo fora, só em Portugal este ano é um abuso. O formato físico da música existirá sempre enquanto existirem colecionadores e amantes de música tal como existirá sempre o formato de livro, cujo PDF nunca irá substituir, embora admita que é mais simples fazer download de música e meter no leitor de MP3 do que propriamente andar com PDFs para todo o lado (já se estão a começar a fabricar de leitores de PDF portáteis brutais, poderão ser os próximos "leitores de mp3" a nível de sucesso). É impossível desanexar o conceito de música ao conceito do artwork. Queres uma prova? Eu nem ponderei comprar o CD dos Arte Sacra enquanto não sair em formato físico, nem sequer o ouvi ainda, por isso os MP3 poderão ser boa solução para as pessoas que compram músicas em modo retalho e ouvem-na como se estivessem a ouvir rádio (gastando as músicas até à exaustão). O truque de meter as melhores músicas ou os singles numa tracklist de um CD como sendo logo a primeira não é ao calhas nos CDs das bandas que não vendem milhões, faz-se isso que é para vender mais, é por isso também que cada vez mais albums perdem a qualidade à medida que avançamos pista a pista :(

O formato físico está muuuuuuuuuuuuito longe de morrer, e se ficar minimamente moribundo, será um bom nicho no futuro para se montar um negócio decente. A música continua a movimentar milhões fisicamente, e a tendência das editoras foi, como já disse, começar a assinarem cada vez mais bandas, para eles é (quase) indiferente se vendem 2 milhões de discos dos Metallica ou 2 milhões distribuídos pelas 1000 bandas do catálogo, o que se perde em burocracia com as 1000 bandas, ganha-se nos direitos "excessivos" que impõe aos artistas para esmifrá-los ao tostão, pois as grandes bandas já ficam com grande fatia do bolo... :mrgreen:
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta jul 24, 2008 7:23 pm

OrDoS Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:Estamos num limbo. As coisas ainda não estão assentes, é normal que por enquanto as coisas ainda sejam feitas um bocado ás escuras. Na minha opinião, acho que a industria musical precisará de mover a sua prioridade para concertos. Por outro lado acho que o conceito de discos irá cair em desuso, as bandas passarão a gravar apenas músicas isoladas, e os discos enquanto discos ficarão apenas para algumas bandas. Por outro lado ainda, irão aparecer plataformas pagas para se fazerem os downloads. A industria passará penso eu por essas 3 formas. Concertos por um lado, músicas em mp3 a circularem na net, e quando uma banda atingir uma certa notoriedade passarão a editar discos, ou compilações das melhores musicas isoladas em CD ou vinyl. Como é óbvio, nunca mais ninguem venderá 20 milhões de discos. Ou seja, a industria musical passa a ser aquilo que sempre foi (desde sempre... mesmo na idade média).

Discordo em parte da tua afirmação. O facto de nunca mais ninguém vender 20 milhões já se nota na quantidade enorme de bandas e para todos os gostos que as editoras assinam e fazem entrar em tour. Uma prova disso é também a quantidade enormíssima de tours e concertos de música por esse mundo fora, só em Portugal este ano é um abuso. O formato físico da música existirá sempre enquanto existirem colecionadores e amantes de música tal como existirá sempre o formato de livro, cujo PDF nunca irá substituir, embora admita que é mais simples fazer download de música e meter no leitor de MP3 do que propriamente andar com PDFs para todo o lado (já se estão a começar a fabricar de leitores de PDF portáteis brutais, poderão ser os próximos "leitores de mp3" a nível de sucesso). É impossível desanexar o conceito de música ao conceito do artwork. Queres uma prova? Eu nem ponderei comprar o CD dos Arte Sacra enquanto não sair em formato físico, nem sequer o ouvi ainda, por isso os MP3 poderão ser boa solução para as pessoas que compram músicas em modo retalho e ouvem-na como se estivessem a ouvir rádio (gastando as músicas até à exaustão). O truque de meter as melhores músicas ou os singles numa tracklist de um CD como sendo logo a primeira não é ao calhas nos CDs das bandas que não vendem milhões, faz-se isso que é para vender mais, é por isso também que cada vez mais albums perdem a qualidade à medida que avançamos pista a pista :(

O formato físico está muuuuuuuuuuuuito longe de morrer, e se ficar minimamente moribundo, será um bom nicho no futuro para se montar um negócio decente. A música continua a movimentar milhões fisicamente, e a tendência das editoras foi, como já disse, começar a assinarem cada vez mais bandas, para eles é (quase) indiferente se vendem 2 milhões de discos dos Metallica ou 2 milhões distribuídos pelas 1000 bandas do catálogo, o que se perde em burocracia com as 1000 bandas, ganha-se nos direitos "excessivos" que impõe aos artistas para esmifrá-los ao tostão, pois as grandes bandas já ficam com grande fatia do bolo... :mrgreen:

Sim, concordo completamente contigo. O formato físico nunca morrerá. Nem só pelo artwok, ou pelo prazer de ter o disco, tambem e muito pela qualidade. Um mp3 tem um bom som, melhor que uma k7, e para ouvir num mp3 no metro ou isso é mais que suficiente. Mas... Para ouvir em casa, a música ganha outra dimensão num CD original (técnicamente um vinyl ainda é melhor, mas eu não sei :(). Mas tipo, lembrei-me duma analogia por causa de um outro tópico aqui do forum e dum site que mostraram. sair à noite. Quando uma pessoa sai á noite, pode ir a um simples café, a um bar ou a outro sitio qualquer e pode beber o que quiser. Existem escolhas e opções para todos os gostos e bolsas. Se tu quiseres ouvir música porque é que só estás limitado a um CD? Podes comprar muito mais barato um mp3 por ex, com perda de qualidade é certo mas se achas que não merece mais não precisas de fazer esse investimento extra. Não és obrigado a beber só whiskey velho, podes beber uma mini. Não me venham com merdas de que "Se eu tivesse dinheiro tinha tudo em original" Eu não. Há discos que não merecem esse dinheiro. Mesmo que tivesse muito dinheiro há discos que simplesmente nunca compraria, mas até tenho curiosidade em ouvir. Ouço em mp3. E nem me importo de os pagar, tambem compro mp3, na boa.

E realmente tens razão, os primeiros passos começam a ser dados, já começaram há uns anos até, mesmo que as editoras continuem a estrebuchar elas já viram que têm é que começar a mexer-se senão perdem o comboio de vez. Fazem-no é relutantemente lol E atenção, eu nem vejo as editoras como os bichos papões. Apenas acho que já é mais que tempo de verem de uma vez por todas que não há nada a fazer, os tempos dourados acabaram. E repito, o que se irá tornar a industria musical não é nada de novo, será apenas aquilo que ela sempre foi.

Tipo (eu falo disso no texto que dei o link há umas páginas atrás, não sei se alguem leu), a ideia de disco é uma ideia completamente desfasada da realidade musical. A música pop (e o metal é música pop) sempre foi baseada em canções, não em discos, e toda a gente sabe que a esmagadora maioria dos discos são vendidos por uma ou duas músicas, não pelos discos. até nisso o mp3 salva a música, passa a deixar as músicas respirarem por si e não enfiadas dentro de um disco. Até nisso as bandas ganham, deixam de ter que pensar em 10 canções e passam a fazer apenas as que querem, acaba-se o "temos que fazer mais uma ou duas para encher". E como é óbvio, os discos (os verdadeiros discos) esses continuarão a ser gravados, e vendidos em suporte fisico aos coleccionadores.

Sinceramente não acho nada que os downloads estejam a destruir a industria musical, antes pelo contrário, acho mesmo que é o melhor que poderia acontecer a todos. Até a industria no geral acabará por ser beneficiada, dando voz a qualquer editora e não apenas as seis do costume. Os unicos prejudicados são mesmo as sangue sugas, aquela industria plástica de falsos musicos. Mais nada, nem mais ninguem!
Imagem

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » quinta jul 24, 2008 7:29 pm

Almah Perditae Escreveu:toda a gente sabe que a esmagadora maioria dos discos são vendidos por uma ou duas músicas, não pelos discos.

Hmm, não sei se muita gente concordará contigo nesse aspeto num forum de metal. Isso acontece mais noutros estilos de musica.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta jul 24, 2008 7:34 pm

Sobral Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:toda a gente sabe que a esmagadora maioria dos discos são vendidos por uma ou duas músicas, não pelos discos.

Hmm, não sei se muita gente concordará contigo nesse aspeto num forum de metal. Isso acontece mais noutros estilos de musica.

Sim, no metal existe muito mais o conceito de disco do que nos outros géneros. mas isso porque é um género musical diferente dos outros, muito mais rico musicalmente, liricamente e conceptualmente. Mas tambem há bandas mais de músicas que de discos.
Imagem

pluribus
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta dez 07, 2007 4:19 pm
Localização: From the Land of the living to the Land of the dead

Mensagempor pluribus » quinta jul 24, 2008 7:40 pm

Dentro do metal eu praticamente nao ouço musicas soltas, gosto de apreciar um disco por completo. Daí o conceito de album ser mesmo muito importante e deveras fascinante.
I KNEEL TO NO ONE, EXCEPT THE LORD AND MY LORD IS STEEL

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quinta jul 24, 2008 7:51 pm

Almah Perditae Escreveu: acho que o conceito de discos irá cair em desuso, as bandas passarão a gravar apenas músicas isoladas, e os discos enquanto discos ficarão apenas para algumas bandas.

Desculpem citar-me a mim mesmo, mas como é óbvio, as bandas que fazem discos e não músicas continuarão a fazer discos, como é óbvio. Deixará de existir é a obrigação de fazer discos. O que é completamente diferente. mesmo no metal nem toda a gente faz discos, há quem faça colecção de canções, agora, na industria musical no geral (metal e não metal) a percentagem de discos no mercado que são realmente discos... Acho que todos nós aceitamos que são uma minoria infima.
Imagem

LorDrummeR
Participante
Registado: quinta jul 24, 2008 10:39 pm
Contacto:

Mensagempor LorDrummeR » quinta jul 24, 2008 11:49 pm

Penso que não.

É um facto que as pessoas preferem fazer download do que irem comprar na loja. Até porque muitas vezes é impossível encontrar o CD que procuramos. Mas assim os álbuns circulam muito mais rapidamente, qualquer pessoa pode arranjar a discografia de várias bandas em pouco mais de um dia, sem ter de procurar em lojas, sem qualquer problema ou inconveniente. Se os álbuns circulam mais rapidamente, as bandas são mais facilmente descobertas pelos fãs.

Imaginem se vos falam de uma banda que vocês nunca ouviram falar, mas garantem-vos que a banda é cinco estrelas. Vocês querem é arranjar a discografia dessa banda e verificar isso pelos vosso próprios ouvidos.

Podem acontecer duas coisas:
1º - Não encontras álbuns dessa banda à venda. Perdes o interesse na banda e não chegas a conhecer a banda. Esqueces o seu nome no dia seguinte.
2º - Vais à net e sacas a discografia inteira, descobres um grande som, tornas-te fã incondicional da banda e vais a todos os seus concertos.

Penso que os downloads beneficiam mais uma banda do que prejudicam...
Meus gostos musicais aqui: http://www.last.fm/user/LorDrummeRPires

Eusmilus
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado dez 09, 2006 1:26 pm

Mensagempor Eusmilus » sexta jul 25, 2008 12:02 am

Se não encontras a venda podes comprar na net.

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sexta jul 25, 2008 12:50 am

Eusmilus Escreveu:Se não encontras a venda podes comprar na net.

Ou não...
Imagem

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes