Política - Discussão ou algo do género.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Re: Política - Discussão ou algo do género.

Mensagempor Pedro Lopes » sexta mai 06, 2011 10:23 pm

JRM Escreveu:Nunca compreendi o que as pessoas têm contra a ADSE. Não sei se muitas vezes é por ignorância ou apenas por acharem que os funcionários públicos são sempre beneficiados.

Os meus pais são os dois professores. O meu pai tem 53 anos e trabalha desde os 20 como professor, ou seja, 33 anos de serviço. Está no escalão máximo da profissão (nível 10) há cerca de 7 anos e antes de conseguir ser efectivo (há 15 anos atrás) deu aulas em Maputo, Abrantes, e várias terrinhas à volta de Évora. A minha mãe tem 57 anos e tem cerca de 32 anos de serviço. Igualmente no escalão máximo e efectiva há um pouco mais tempo que o meu pai (cerca de 18 anos). Tal como ele andou em Maputo, Lisboa, Santarém e várias vilas à volta da cidade de Évora antes de ser efectiva.

Por serem funcionários públicos, têm direito à ADSE assim como os dois filhos (eu e o meu irmão) até que deixem de estudar ou atinjam os 26 anos.
Não deve ser segredo para ninguém, mas os estando no nível máximo da carreira, um professor (neste caso professores do ensino básico) recebem aproximadamente de salário bruto cerca de €3000 por mês. O que dá um salário líquido de sensívelmente €2000 por mês (um pouco menos de €2000). Além destes descontos ainda descontam todos os meses 1.5% sobre o salário bruto para a ADSE. Ou seja, €45 por mês cada um durante 12 meses e, segundo as novas leis, ainda sobre o 13º mês. Juntos, pagam, sensívelmente, €1200 por ano pelo "seguro de saúde". Tenho a certeza que muitos de vocês pagam bem menos por ano para um seguro de saúde.

Tens a certeza?

Então repara:

Eu tenho 42 anos, a minha mulher tem 44 e os meus filhos têm 8 e 3 anos. Para um seguro de saúde que inclui apenas hospitalização e ambulatório (ou seja sem estomatologia, óculos, lentes, próteses, medicamentos entre outras) eu pago 108,45 Euros por mês x 12 meses = 1.301,40 Euros.

Se hoje eu e a minha mulher tivessemos 53 e 55 anos, os nossos filhos teriam 19 e 14 anos respectivamente. Com estas idades, pelo mesmo seguro, eu pagaria 136,11 Euros por mês, ou seja, 1.633,32 Euros por mês.

Volto a salientar, sem ter cobertura para ir ao dentista, para comprar medicamentos, óculos ou aparelhos dentários por exemplo.

Acresce ainda o facto de eu ter limites de capital. Se eu ultrapassar os 2.500,00 Euros na cobertura de ambulatório, terei de ser eu a pagar a despesa adicional.

Além disso, ainda tenho de pagar 50 euros de franquia para cada um e tenho de pagar um co-pagamento para cada serviço ou consulta.

Por isso, é que esta frase está correcta:

Se eu quiser ir a uma urgência de um Hospital privado como o Hospital da CUF ou o Hospital da Luz pago 95 Euros ou 37,50 Euros se tiver um seguro de saúde. Um funcionário público paga 25 Euros assumindo a ADSE a diferença.

A única diferença, nomeadamente no que diz respeito ao Hospital da Luz é que os valores para este ano foram actualizados.

Ou seja, para este ano, uma consulta de urgência custa 95 euros, quem tiver Seguro de Saúde da Medis paga 40 euros e quem tiver ADSE paga 30 Euros.

Mas, em relação a uma consulta de clínica geral, por exemplo, os valores mantêm-se: o Hospital cobra 80 Euros, se eu tiver Seguro da Medis pago 15 Euros e se eu tiver ADSE pago … 4 Euros.

Entretanto, convém salientar que, aos 65 anos a generalidade dos seguros de saúde deixam de aceitar a permanência da apólice. Na ADSE existe limite de permanência em função da idade?

Acresce ainda o facto do meu prémio poder ser agravado se a sinistralidade da minha apólice for elevada. Na ADSE existe agravamento nos descontos? Quem tiver sinistralidade desconta mais para a ADSE?

Portanto, pergunto-te, tendo a ADSE apresentado, em 2009, um custo com as despesas da saúde dos funcionários públicos de mil milhões de euros e tendo sido as receitas na ordem dos 200 milhões de euros, quem pagou a diferença?

Ora, perante isto, continuas a dizer que o teu seguro de saúde privado não é um privilégio pago por todos nós?
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça jan 13, 2009 12:42 am

Mensagempor JVELHAGUARDA » sexta mai 06, 2011 10:37 pm

O que é deprimente é a classe politica de hoje.

Maioria de deputados finlandeses rejeita ajuda a Portugal
http://economico.sapo.pt/noticias/maior ... 17454.html
Os finlandeses, têm toda legitimidade em o fazer, se nós estivéssemos na posição deles, se calhar faríamos o mesmo, política interna e a mensagem de Sócrates na terça-feira contribuem muito para isto mas, o que interessa são sondagens encomendadas e fazer de conta que não governam há 6 anos. :?

Jerónimo de Sousa acusa o desgaste, argumentos muito gastos, o realce anti-patriota em discutir com a "troika" é caricato, ainda não percebeu, que quem não levou vida regrada e agora esta de mão estendida a pedir, não pode recusar o que lhe oferecem, de ânimo leve.
Última edição por JVELHAGUARDA em sexta mai 06, 2011 10:45 pm, editado 1 vez no total.

Pedro Lopes
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 22, 2007 1:44 pm

Mensagempor Pedro Lopes » sexta mai 06, 2011 10:42 pm

JVELHAGUARDA Escreveu:"...entretanto Sócrates controla a informação, a comunicação social e a agenda politica...".
Um controlo de informação, com noticias e sondagens difundidas a pedido.

Algo que li ontem online:
"Chiu ... comuniquem que eu vos disse o que não vou dizer, por ter dito o que negarei dizer, se disserem que digo.
Olhem, divulguem que a Troika vai cortar o 13 e 14 mês substituindo-os por títulos.
Olhem, espalhem que vamos despedir pessoas da função pública.
Olhem, digam que temos de cortar nas pensões mais baixas.
Olhem, inventem que os portugueses vão necessitar não de 80 mil, mas de 105 mil milhões de euros.
Olhem pintem tudo de negro, e dêem mais três demãos de negrura na crise.
Olhem etc. etc.

Agora vou comunicar ao país:
Consegui não cortar o 13 e 14 mês, nem substituí-los por títulos.
Consegui que não haja despedimentos na função pública.
Consegui que as pensões mais baixas não sejam cortadas.
Vamos necessitar só de 78 mil milhões.
Está tudo claro, cheio de luz.
Podem-me agradecer ... sou o maior .... o salvador da Pátria, que os outros quiseram afundar chumbando o meu PEC V, ou IV ... IV foi de certeza, o V já aí vem.

Não tenhas dúvidas de que foi mesmo assim.

Pior, quem paga os milhões da publicidade oferecida como contrapartida para os grandes grupos de comunicação social somos todos nós.
Eu fui aprovado nos testes de "stress"!!! E tu??

Brilhando
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 17, 2004 2:42 am

Mensagempor Brilhando » sábado mai 07, 2011 11:15 am

raxx7 Escreveu:Estás a ignorar a questão das barreiras de entrada.
Existe uma diferença muito grande entre ter "algo de novo" e ter um produto capaz de competir com os produtos dos fornecedores já instalados.
Por exemplo, existe uma diferença muito grande entre a empresa X descobrir como fazer um motor 10% mais eficiente e conseguir fazer um carro com a qualidade, conforto e preço de uma VW, Ford, etc.
Num cenário de não monopólio, isso não impede a melhoria dos carros porque mais cedo ou mais tarde ou a VW ou a Ford ou etc irão ter com a empresa X e incorporar a inovação nos produtos deles. E voilá, os consumidores têm acesso a carros com motores 10% mais eficientes.

Mas num cenário em que já só há a VW, eles estão à vontade para ignorar a empresa X, pois sabem que é demasiado dificil que alguém vá começar do zero a tentar construir carros para compterir com a VW em que a única vantagem que têm é o motor mais eficiente.

Para que esse processo de destruição criativa que referes ocorra, são precisas inovações que permitam ultrapassar as barreiras de entrada, que são relativamente raras.
E no entretanto, os consumidores só têm os carros da VW, mesmo quando alguém já descobriu como fazer motores mais eficientes.

E é esse o problema dos monopólios: não alimentam a inovação, excepto nos raros casos em que aparecem inovações de tal ordem que permitem a entrada de novos players.
A modo que monopólios são de evitar. E quando ocorrem, precisam de ser desmontados ou regulados.

O problema dos monopólios num mercado livre é... nenhum, e tu próprio deste a razão do porquê. E o facto de não alimentarem a inovação também não tem razão de ser.
Existe uma empresa com o monopólio de fósforos porque é a que os produz de modo mais eficiente/barato/melhor qualidade que os concorrentes?
Se não houver barreiras de entrada sob a forma de regulamentações/legislações que o protejam, ninguém está impedido de apresentar outra alternativa aos fósforos sob a forma de isqueiros ou pedras-de-acender-portáteis-ou-wtf-ever que os consumidores venham a preferir e que acabe por "desmanchar" o monopólio inicial.

Além do mais, quem é que é alguém para decidir se é injusto ou não que uma empresa que vende um determinado serviço ao preço que lhe dê na real gana quando a decisão última da sua compra é do consumidor? O próprio facto das pessoas preferirem comprar VW em vez de apostarem em concorrentes novos é sinal que as pessoas têm liberdade de escolher onde gastar o seu dinheiro.

A "destruição criativa" está e estará sempre presente quando qualquer pessoa com qualquer rasgo de empreendedorismo esteja livre de realizar as suas ideias. Se n\ao fosse o caso, ainda hoje estaríamos a usar a luz das velas para ler, gordura de cachalote para alimentar os candeeiros de rua entre muitos outros casos. Um texto marcante e bastante simples de mensagem anti-intervenção estatal é a "Petição dos fabricantes de velas" de Bastiat (google: é de acesso gratuito), onde Bastiat apresenta o caso dos fabricantes de velas a pedir ao Estado que obrigue as pessoas a fechar as janelas dos edifícios, a sair apenas à rua de noite, entre outras parvoíces, porque queriam protecção contra a concorrência desleal do... Sol.
Setze jutges d'un jutjat mengen fetge d'un penjat; si el penjat es despengés es menjaria els setze fetges dels setze jutges que l'han jutjat.

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » sábado mai 07, 2011 11:50 am

És demasiado obcecado com a não regulamentação para compreender o mercado livre...

As barreiras de entrada a que me refiro não são regulamentais.
São o tempo, dinheiro e risco necessário para criar um produto competitivo com os dos players instalados; reconhecimento de marca, marketing, etc.

E ao contrário do que pensas, a maior parte da evolução que nos colocou onde estamos não foi conseguida maioritariamente à custa de processos de destruição criativa. Foi conseguida através de processos competitivos, em que os fornecedores vão incluindo progressivamente melhorias nos seus produtos e serviços na tentativa de conseguir vantagem sobre os concorrentes.

Substituimos os fósforos por isqueiros? Sim.
Mas também passámos os últimos 100 anos a melhorar os isqueiros e os fóstoros, bocadinho a bocadinho.
Este tipo de evolução progressiva não ocorre num monopólio.

Edit:
Dito de forma mais simples. Ok, há uma empresa que por mérito próprio fez produtos melhores e levou toda a gente a escolher o produto deles. Óptimo.
O problema é que depois de último concorrente deles pendurar as botas e fechar as portas, a empresa que sobreviveu vai-se encostar ao facto de não ter concorrência. Corta na inovação, na qualidade e aumenta os preços. E os consumidores só têm duas opções: comprar ou não comprar.
E as barreiras de entrada são um enconsto muito grande, em muitas àreas.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor JVELHAGUARDA » sábado mai 07, 2011 2:33 pm

Contratem a troika para ficar cá de vez!!!!

Auto-estradas:Tribunal de Contas enganado :?
http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---s ... -5795.html

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » sábado mai 07, 2011 2:44 pm

Pedro Lopes Escreveu:
Tens a certeza?

Então repara:

Eu tenho 42 anos, a minha mulher tem 44 e os meus filhos têm 8 e 3 anos. Para um seguro de saúde que inclui apenas hospitalização e ambulatório (ou seja sem estomatologia, óculos, lentes, próteses, medicamentos entre outras) eu pago 108,45 Euros por mês x 12 meses = 1.301,40 Euros.

Desculpem lá o off-topic.
Eh pah, apresenta uma contra-proposta. Eu tenho um seguro desses e pago 140€/ano (para uma pessoa)
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » sábado mai 07, 2011 3:00 pm

JVELHAGUARDA Escreveu:Auto-estradas:Tribunal de Contas enganado :?
http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---s ... -5795.html

Vale tudo.

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Vooder » sábado mai 07, 2011 4:58 pm

Devia ser possível proibir o PS de concorrer a estas eleições :evil:
ImagemImagemImagem

Pedrof
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mar 06, 2009 7:31 pm

Mensagempor Pedrof » sábado mai 07, 2011 4:59 pm

Enkidu Escreveu:Devia ser possível proibir o PS de concorrer a estas eleições :evil:

Concordo!

JVELHAGUARDA
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor JVELHAGUARDA » sábado mai 07, 2011 5:53 pm

:roll: Como é que faziam isso??
90% de votação no socras, um congresso em que apenas 1 diz a verdade. PS neste momento é claro, de que o "pântano" (palavras de guterres) tornou-se em algo ainda pior.

Se é que já não foi exilado na sibéria, só o rómulo falou verdade, quando assim é, difícil é a mudança.
http://www.youtube.com/watch?v=aT6qTn5Fhk0

"Deputado do PS que furtou gravadores processa revista Sábado" :shock: Vale Tudo :?
http://www.publico.pt/Media/deputado-do ... do_1493118

Álvaro Santos Pereira - economista e professor da Universidade Simon Fraser (Canadá)
http://rr.sapo.pt/multimedia_video.aspx ... eid=293253

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Mensagempor OrDoS » sábado mai 07, 2011 6:27 pm

JVELHAGUARDA Escreveu:"Deputado do PS que furtou gravadores processa revista Sábado" :shock: Vale Tudo :?
http://www.publico.pt/Media/deputado-do ... do_1493118

PALHAÇO pah!!! É o gajos que mais pó me mete actualmente!!! E ainda por cima é cabeça de lista! Pelos Açores!!! Foda-se lá o homem!
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Vooder » sábado mai 07, 2011 9:24 pm

... e com um tacho na RTP!
já repararam nos comentadores da RTPN, é este. o Lello... só malta de alto calibre político
ImagemImagemImagem

tampinhas13
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mar 11, 2009 2:57 pm

Mensagempor tampinhas13 » sábado mai 07, 2011 10:17 pm

Enkidu Escreveu:Devia ser possível proibir o PS de concorrer a estas eleições :evil:

Tudo o que o Midas tocava transformava-se em ouro. Tudo que os políticos tocam transforma-se em merda. Incluindo o Midas. 8)
Existem 68 posições para se fazer amor. Na posição 69 limpam-se os instrumentos

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » sábado mai 07, 2011 11:41 pm

Adolf Presley Escreveu:É um bocado parolo.

FFT.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes