Qualidade & gostos

GoncaloBala
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado ago 07, 2010 5:28 pm

Qualidade & gostos

Mensagempor GoncaloBala » sábado nov 19, 2011 10:34 pm

Ora bem, venho puxar aqui uma discussão que surge muitas vezes no meu grupo de amigos e que não leva a conclusão nenhuma.

Começa com algo do género: "Porque é que é tácito que um Justin Bieber não tem qualidade e assumido que uns Radiohead a têm?" ou "O metal é barulho de gajos a espremer as goelas, não tem qualidade nenhuma" ou "Pimba não têm qualidade, mas o Tony Carreira tem excelentes músicos a tocar com ele e dentro do que faz tem qualidade, apesar de eu não gostar". E dito isto, surge o seguinte:

Pergunta 1. O que é a qualidade e o que permite dizer "não gosto de banda X mas sei que tem qualidade"? Ou seja, excluindo gostos, que características terá certa música ou certo grupo para ser assumido que tem qualidade? Que pontos tem de cumprir? (isto visto de forma extrema, é certo que não há pontos a cumprir reais, bem entendido)
Pergunta 2. Quão diferente é dizer "Gosto de banda Y" ou "Acho que banda Y é muito boa, tem qualidade"?
Pergunta 3. Quão importante é o hype, o que as pessoas à volta dizem, o que a malta da cena ouve, na qualidade de banda Z e no vir a gostar de banda Z?

Gostava de saber a vossa opinião, MUtilizadores.

Le Point Noir
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
Contacto:

Re: Qualidade & gostos

Mensagempor Le Point Noir » sábado nov 19, 2011 10:44 pm

Se tiver qualidade, eu gosto. :ugeek:
Oui oui la baguette

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » domingo nov 20, 2011 12:21 am

Se sentir, gosto.
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL Imagem

Grind-zé
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 19, 2007 5:59 pm

Mensagempor Grind-zé » domingo nov 20, 2011 12:30 am

Se atrai gajas, gosto.
I have come here to chew bubble gum and kick ass, and I'm all out of bubble gum!

Occupy Metal.

Venøm
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta jan 03, 2008 10:50 am

Mensagempor Venøm » domingo nov 20, 2011 12:34 am

Se for Kuduro, gosto.

Vaargseth [RIP 2012/04/25]

Mensagempor Vaargseth [RIP 2012/04/25] » domingo nov 20, 2011 12:54 am

Pergunta 1. O que é a qualidade e o que permite dizer "não gosto de banda X mas sei que tem qualidade"? Ou seja, excluindo gostos, que características terá certa música ou certo grupo para ser assumido que tem qualidade? Que pontos tem de cumprir? (isto visto de forma extrema, é certo que não há pontos a cumprir reais, bem entendido)
Essa pergunta é capaz de ser a mais complicada das três, porque varia muito de pessoa para pessoa. Cada um tem os seus padrões musicais ajustados de maneira diferente, é isso que me permite adorar Pink Floyd, e a hóstias como o Count Raven achar quase todos os álbuns uma merda. Pessoalmente, faço dos Bathory e Rush exemplos de bandas que eu não gosto, mas que reconheço que têm qualidade. Porque é que eu acho que têm qualidade? Simplesmente porque, ao ouvir a música, percebo-o (não acho que seja algo que consiga explicar), mas simplesmente não sinto a música... não me aquece, nem me arrefece.

Pergunta 2. Quão diferente é dizer "Gosto de banda Y" ou "Acho que banda Y é muito boa, tem qualidade"?
Gosto de Neurosis. The Beatles são muito bons, têm qualidade. Para mim, a diferença é que consigo estar um mês sempre a ouvir Neurosis e não consigo ouvir The Beatles um dia inteiro. A diferença é que enquanto oiço Neurosis, fico emerso na música e faço uma viagem para um mundo qualquer... bla bla bla. Quando oiço The Beatles, danço, canto, faço air guitar. Com Neurosis, fico num estado fora de mim, com The Beatles, não. (Falo de Neurosis como podia falar de Thou, Pink Floyd, Dream Theater, Opeth, Nine Inch Nails... etc).

Pergunta 3. Quão importante é o hype, o que as pessoas à volta dizem, o que a malta da cena ouve, na qualidade de banda Z e no vir a gostar de banda Z?
Para mim, não é importante. Para alguns, sim. Quantos não andam por este fórum que apenas por uma banda ter sido bastante falada, não ouviram um álbum? Não se conta pelos dedos. No meu caso, tenho a vantagem (não sei se o é...) de gostar de quase tudo, por isso, muitas das coisas que o pessoal da cena ouve, e que falam bem, eu gosto... mas não quer dizer que se não tivesse sido falado, não gostasse. O problema é o pessoal que passa um mês a ver alguém a falar maravilhas de um certo álbum neste fórum e não liga nenhuma, e basta uma outra pessoa (não digo nomes) dizer algo do género "Até te apagas!", que já o acham o maior álbum do ano. São coisas destas que, pelos vistos, importam a muita gente... infelizmente. Basicamente, o que quero dizer, é que nada disso tem importância para mim...

Qualquer ataque, força.

PS: Count Raven, sim, chamei-te hóstia.

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » domingo nov 20, 2011 2:11 am

Qualidade é capaz de ser a particularidade menos subjectiva da música: ou é bom ou não é, não há cá cinzentos. Não há cá "ah pode ter qualidade para ti e não ter para mim". Nunca. Ninguém no seu melhor estado de lucidez vai dizer que Mozart, Gorécki ou Chostakovitch não têm qualidade, é absurdo. Alguém poderá, sim, dizer que não lhe agrada ou até ser ignorante ao ponto de dizer as tiradas costumeiras, tipo "isto é uma merda". Exemplo simples: não gosto da maior parte dos álbuns de Pink Floyd, mas não vou dizer "ah, isto tem uma qualidade de merda". Digo, no entanto, que o som é uma merda, que não me agrada o estilo musical. Coisas distintas, portanto. O único ponto a cumprir, assim, será TER QUALIDADE.

A diferença mede-se em galáxias de distância. Há bandas que não têm qualidade alguma e que me agradam. E há bandas cheias de qualidade que abomino. E ainda há bandas cheias de qualidade que adoro, bem como bandas sem qualidade alguma que desprezo. Logo, a diferença reside no gosto pessoal, não conheço uma única pessoa que goste de uma banda apenas porque ela tem muita qualidade, mas sim porque tem muita qualidade E TAMBÉM PORQUE ESSA BANDA CONSEGUE TRANSMITIR ALGO A ESSA PESSOA.

O hype tem exactamente a mesma importância que a minha opinião tem nos meus pares caso não gostem do que ouvem: nenhuma, pois o que nos leva a gostar de algo é o facto de esse algo nos transmitir alguma coisa, seja pele de galinha, vontade de destruir, de amar, de beber, etc... no entanto, o hype é extremamente importante para vir a conhecer novas bandas e projectos, logo poderá ou não ajudar a que se goste de uma banda. Se há muita gente por aqui que diz o que os outros pensam e/ou querem ouvir? Certamente. Se há ainda mais gente que, para não dar uma de ignorante, vota em álbuns sem nunca ter ouvido uma música que fosse de banda X ou Y? Não duvides que há! Até nestas pessoas existe (falta de) qualidade, o que por si só é uma qualidade que as diferencia de terceiros.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Sobral
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 06, 2007 11:08 pm
Contacto:

Mensagempor Sobral » domingo nov 20, 2011 5:23 am

Há muita coisa onde eu reconheço qualidade, mas isso não me faz apreciar mais o trabalho, e vice-versa também, ouço/vejo muita coisa mal feita mas que me dá um enorme prazer.

Mas também sei (ou pelo menos tento) saber separar as coisas, pois vejo muita gente dizer que a banda X não tem qualidade apenas porque eles não gostam, ou então nem sequer apreciam o estilo, isto para mim é que não faz sentido.
Imagem
fun✔ core✔ mosh✔ trends✔

Kustu Rica
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 29, 2009 9:51 pm

Mensagempor Kustu Rica » domingo nov 20, 2011 9:53 am

Lapeno Enriquez Escreveu:Se sentir, gosto.

Count Raven Escreveu: PORQUE ESSA BANDA CONSEGUE TRANSMITIR ALGO A ESSA PESSOA.

Sobral Escreveu:Mas também sei (ou pelo menos tento) saber separar as coisas, pois vejo muita gente dizer que a banda X não tem qualidade apenas porque eles não gostam, ou então nem sequer apreciam o estilo, isto para mim é que não faz sentido.

Tudo dito.
Your wife, my bitch. Your love, my trick. Her mouth, my dick. I fucked, thats' it. Straight pimp, no shit. Gave me your chips. I drove, your whip. It's true, don't trip.

Mak
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta ago 25, 2011 9:55 pm

Mensagempor Mak » domingo nov 20, 2011 10:07 am

Kustu Rica Escreveu:

Count Raven Escreveu: PORQUE ESSA BANDA CONSEGUE TRANSMITIR ALGO A ESSA PESSOA.

Sobral Escreveu:Mas também sei (ou pelo menos tento) saber separar as coisas, pois vejo muita gente dizer que a banda X não tem qualidade apenas porque eles não gostam, ou então nem sequer apreciam o estilo, isto para mim é que não faz sentido.

Tudo dito.

:metal:

aBisMo
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jun 10, 2009 7:42 pm

Mensagempor aBisMo » domingo nov 20, 2011 4:18 pm

Sobral Escreveu:Há muita coisa onde eu reconheço qualidade, mas isso não me faz apreciar mais o trabalho, e vice-versa também, ouço/vejo muita coisa mal feita mas que me dá um enorme prazer.

Mas também sei (ou pelo menos tento) saber separar as coisas, pois vejo muita gente dizer que a banda X não tem qualidade apenas porque eles não gostam, ou então nem sequer apreciam o estilo, isto para mim é que não faz sentido.

Faço minhas palavras as tuas palavras!
Onde só os mais fortes sobrevivem, Nós seremos Eternos

Compra & Venda CD, Vinil, Tapes

Venda T-Shirt's & Longsleeves

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » domingo nov 20, 2011 4:24 pm

Sinto gatos pingados e mata ratos!
Sinto pink floyd e godspeed you! black emperor!
Sinto aquele bacano que gravou um disco na casa de banho e os outros que gravaram um de milhares de €.

Não sinto, masturbadores de instrumentos só porque sim. Nem manos que vão com tudo quanto é moda (se bem que há um ou outro que fazem sempre cenas fixes...)

é bom, é mau... pá, defequei nisso.

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » domingo nov 20, 2011 6:49 pm

Qualidade & gostos dependem sempre dos critérios de cada indivíduo. Comigo é muito simples, primeiro oiço, ou gosto ou não. Não tem a ver com hypes, estilos, críticas, ou outras influências externas. Tenho os meus próprios critérios, e quando as músicas se enquadram nesses critérios, óptimo, e se superarem as minhas expectativas ainda melhor.

Sanguessuga
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta mai 07, 2008 10:12 am
Contacto:

Mensagempor Sanguessuga » domingo nov 20, 2011 11:07 pm

Ritmo,qualidade,som(ouvir todos os instrumentos em simultâneo,guitarra,baixo,bateria e voz. :D

Audiokollaps
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado dez 13, 2008 9:37 pm

Mensagempor Audiokollaps » domingo nov 20, 2011 11:14 pm

Sinto e gosto, é bom e tem qualidade.

Não gosto, não consigo ver/reconhecer qualidade (isto aplica-se a tudo, de saramago à revista Maria, do Tony Carreira a Dreamtheater, do Balas e Bolinhos ao "No country for old men")

Voltar para “Arquivo 2012 a 2013”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante