Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Jogos, passatempos, humor, anedotas e outras coisas maléficas...
Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Posta aqui que assim ele sobe? wtf.

Mensagempor Soulforged » quinta fev 10, 2022 12:19 am

aetheria Escreveu:Mas que converseta tão boa! :P

Passenger Escreveu:O verdadeiro audiófilo não ouve vinil nem CD e muito menos MP3 e outros formatos comprimidos... o verdadeiro audiófilo arromba as portas do estúdio para ouvir as "master tapes" :lol:

:lol: :lol: :lol:
Bem, já ouvi coisas em processo de criação/gravação. O meu rate de audiofilia disparou agora :redneck:

Vós não estais bem a ver o que é um audiófilo...

O verdadeiro audiófilo não liga muito a bandas, álbuns, guitarristas, bateristas, etc. O que lhe desperta mesmo paixão são gira-discos, leitores de cd´s, DAC´s, amplificadores de phono, pré amplificadores (ou simplesmente prévios), amplificadores de potência, amplificadores integrados, colunas, cabos de corrente, cabos de interconexão (RCA´s e XLR´s), cabos de coluna, filtros de sector, e muitas outras coisas do género. Os mais alternativos até valorizam um bom equalizador, ou mesmo um bom sub woofer, no entanto os mais trve consideram o uso destes últimos 2 equipamentos uma verdadeira heresia, já que representam uma adulteração àquilo que a representação fidedigna do som stereo deve ser.
Para o verdadeiro audiófilo, o objectivo de ouvir música é reproduzir a música original da forma mais fiel que for possível, com o mínimo possível de alterações no sinal eléctrico desde que sai da fonte até que se transforma em som nas colunas, daí o frequente desdém em relação aos equalizadores, por exemplo. Para ele, coisas como o talento individual e colectivo dos músicos, a originalidade e criatividade do som, a qualidade da composição e da execução, não têm grande importância no conteúdo de um álbum ou de uma música. A qualidade da captação, da produção e da masterização, e até mesmo da acústica do local da gravação têm uma importância muito maior, diria até mesmo absoluta, na sua decisão de ouvir ou não um álbum. Ele foge a sete pés de qualquer gravação menos perfeita seja de que música for, estando no entanto sempre disposto a ouvir virtualmente qualquer música, desde que a gravação seja perfeita e reproduzida por um sistema de som que permita uma fidelidade o mais próximo possível de absoluta.
No entanto, esta obsessão com um som o mais próximo possível do original levanta-lhe alguns problemas, mesmo que ele na maioria dos casos nem se aperceba bem disso. Problemas como o facto de poder ter dificuldade em saber como soa um instrumento ao vivo quando não tem um hábito assim tão grande como isso de ouvir música ao vivo, preferindo ouvir reproduções caseiras da mesma. Ou como o facto dele não ter estado no local aquando da gravação da música, não podendo assim atestar com rigor a proximidade da reprodução caseira com aquilo que realmente se ouviu durante a gravação. Já para não falar dos casos em que esta última questão se torna pouco ou nada relevante, como acontece em álbuns de música menos acústica, ou até mesmo totalmente electrónica. Apesar disso, gosta de dizer frases como "só há uma maneira de um sistema de som tocar bem", o que à luz destes problemas, se torna algo paradoxal...
Resumindo, o verdadeiro audiófilo procura música que permita ao seu sistema de som brilhar, em vez de ser o contrário... :mrgreen:

Agora fora de brincadeiras, deve ser óbvio que o audiófilo de quem eu tenho estado a falar é uma caricatura dos audiófilos, e que a grande maioria não são assim. Ainda que haja sempre alguns que se aproximam bastante... :mrgreen:

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » quinta fev 10, 2022 10:44 am

Soulforged Escreveu:
Agora fora de brincadeiras, deve ser óbvio que o audiófilo de quem eu tenho estado a falar é uma caricatura dos audiófilos, e que a grande maioria não são assim. Ainda que haja sempre alguns que se aproximam bastante... :mrgreen:

E o jeito que tens para a caricatura escrita! :lol:
Já apostaste nisto? olha que devias :P *prof. de literatura mode on*
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » quinta fev 10, 2022 11:29 am

Zyklon Escreveu:Comprar para "ajudar" é um dos maiores cancros que se instalaram no movimento ou neste meio na minha opinião.
Aliás eu era incapaz de comprar algo que se não gostasse ou me dissesse algo só para dar a tal palmadinha nas costas.
Uma banda boa ou má dependendo de quem a ouve deve ter o poder suficiente para apelar a quem realmente se identifica com o que ouve.

Muitas bandas que hoje são grandes se calhar foram muito más no início eventualmente precisaram de ajuda nesse mesmo início.
Aliás, há muitas histórias de pessoas que hoje têm itens de bandas que foram adquiridos numa fase bastante inicial em que eram apenas mais uma banda num palco a tocar às 4 da tarde e agora "valem ouro".
Há até quem compre uma t-shirt num gig que se calhar vai usar uma ou duas vezes ou servir de pijama (conheço).
Isto é daquelas discussões em que cada um tem o seu butthole, e nunca ninguém tem razão.

Pelo discurso actual das bandas, o que elas gostam/precisam mesmo é que o fã vá aos gigs e compre merchandise. Vale o que vale...
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

Soulforged
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Soulforged » quinta fev 10, 2022 11:25 pm

aetheria Escreveu:
Soulforged Escreveu:

E o jeito que tens para a caricatura escrita! :lol:
Já apostaste nisto? olha que devias :P *prof. de literatura mode on*

Really?! :shock:

Não compartilho muito dessa opinião. Acho que o ponto a meu favor aqui é que estou minimamente por dentro do mundo audiófilo, leio sobre o assunto há uns 20 anos, frequento fóruns especializados há muito tempo também (se bem que hoje em dia estão todos mortos ou em estado vegetativo, infelizmente :( ), e também já lidei com pessoas que se podem considerar audiófilos, mas neste caso mais na vertente car audio (onde, estranhamente, os equalizadores e sub woofers já são muito mais bem aceites :mrgreen: ). Isso tudo faz com que eu tenha alguma noção dos clichês do universo audiófilo, tal como nós aqui no MU também temos isso em relação ao universo metaleiro. Esse conhecimento pelo menos básico é essencial na construção de uma caricatura, já que nem o melhor humorista do mundo vai fazer nada de jeito sem algum conhecimento de causa. Havia mais alguns clichês que podia ter referido, mas são mais específicos e acho que não resultariam tão bem.

Mas é curioso, que já há algum tempo postei algo nesta onde num desses fóruns, onde também houve quem achasse que estava bom. E agora apercebi-me que foi num dos fóruns que já desapareceram, e o que eu tinha postado está perdido para sempre... :( Paciência... Também não era grande coisa...

Soulforged
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Soulforged » quinta fev 10, 2022 11:35 pm

Vooder Escreveu:[Pelo discurso actual das bandas, o que elas gostam/precisam mesmo é que o fã vá aos gigs e compre merchandise. Vale o que vale...

Isso é bem verdade. Mas lá está, como disseste, "os fãs". Não vou apoiar uma banda que não ache grande coisa, quando tenho muitas outras de que gosto mesmo, onde se justifica muito mais esse apoio da minha parte. E como não somos todos iguais, as pessoas que preferem aquelas que não me dizem muito, podem apoiá-las em vez de ser eu.

Quanto ao argumento das bandas que foram pequenas e se tornaram gigantes, isso também podia acontecer com as que eu gosto e apoio. E não devemos confundir a dicotomia "pequena/grande" com a dicotomia "má/boa" (esta última sempre subjectiva, claro está).

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » sexta fev 11, 2022 12:20 am

Soulforged Escreveu:e o que eu tinha postado está perdido para sempre... :( Paciência... Também não era grande coisa...

Não necessariamente, tenta aqui https://archive.org/web/

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Mensagempor Vooder » sexta fev 11, 2022 10:25 am

Soulforged Escreveu:
Vooder Escreveu:[Pelo discurso actual das bandas, o que elas gostam/precisam mesmo é que o fã vá aos gigs e compre merchandise. Vale o que vale...

Isso é bem verdade. Mas lá está, como disseste, "os fãs". Não vou apoiar uma banda que não ache grande coisa, quando tenho muitas outras de que gosto mesmo, onde se justifica muito mais esse apoio da minha parte. E como não somos todos iguais, as pessoas que preferem aquelas que não me dizem muito, podem apoiá-las em vez de ser eu.

Só para que fique claro, não compro cd's de bandas que não ache grande coisa, seja em gigs ou não :lol:

Já comprei cd's de bandas que não gostava assim tanto numa fase que dediquei à compra e venda apenas por interesse comercial, mas já me deixei disso há muito.

Certo, mas o que é apoiar? O que é um fã? É quem gasta dinheiro com uma banda que gosta?
Quem adora uma banda mas gastou zero euros com essa banda, que não compra nada nem sai do sofá para ir ver essa banda que toca a 500m de casa?
Essa pessoa é um fã? De certa forma se calhar contribui com o word of mouth, o que já é qualquer coisa....
Não estou a julgar, só estou a perguntar...
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sexta fev 11, 2022 2:09 pm

Vooder Escreveu:Certo, mas o que é apoiar? O que é um fã? (...)
Não estou a julgar, só estou a perguntar...

É aquele que se endivida para comprar TUDO o que é da banda. Ou não come. Ou não dá de comer aos filhos :mrgreen:

Estou a brincar :wink: julgo que o conceito também mudou com o tempo, até porque o acesso aos itens é diferente, assim como o espírito de sacrifício mudou imenso.
Ser fã, na base etimológica da palavra e do próprio conceito, é ser fanático. Daí que aquela minha primeira abordagem nem seja tão disparatada como isso, afinal... depois entra a capacidade ou não de ser "fanático". E aí também entra muito das caracterísiticas pessoais.
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

HFVM
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm

Mensagempor HFVM » sexta fev 11, 2022 5:27 pm

Bem, cheguei tarde, e sim, sou como o Vooder, o que compro normalmente não retiro o plástico.

95% do que ouço é a conduzir, em casa nem leitor de cds tenho, estou a pensar comprar um aparelho para a sala, daí que ouça quase tudo em mp3. Compro aquilo que ouço e gosto, funcionado como uma espécie de apoiar as bandas que aprecio (não compro se o álbum for fraco, obviamente), já fui menos seletivo, o preço dos cds também disparou, e tudo que compro vem dos States por intermédio da familiares e poupo umas coroas.
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » sexta fev 11, 2022 6:01 pm

Vooder Escreveu:Certo, mas o que é apoiar? O que é um fã? É quem gasta dinheiro com uma banda que gosta?
Quem adora uma banda mas gastou zero euros com essa banda, que não compra nada nem sai do sofá para ir ver essa banda que toca a 500m de casa?
Essa pessoa é um fã?

Essa fez-me lembrar uma conversa que tive aqui há uns anos com alguém da çena mas que nunca comprou um disco ou raramente ia a concertos nem nunca comprou merchandising.
Ficava possesso sempre que alguma banda de que ele gostava encerrava actividades. É que ficava mesmo fodido da vida. Depois perguntei-lhe: mas o que é que tu já fizeste para apoiar essa banda que tanto gostas? Sacas os álbuns, não vais a concertos...achas que as bandas vivem de quê, do ar?

E a conversa terminou ali.
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Soulforged
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Soulforged » sexta fev 11, 2022 9:31 pm

p41nk1ll3r Escreveu:
Soulforged Escreveu:e o que eu tinha postado está perdido para sempre... :( Paciência... Também não era grande coisa...

Não necessariamente, tenta aqui https://archive.org/web/

Experimentei a tua dica, e embora aparentemente não dê para recuperar todo o conteúdo, deu para aquilo a que me referia.

Muito obrigado. :beer:

Não deu para meter aqui o link a funcionar, mas o que eu tinha postado era um hipotético sketch sobre uma reunião dos AA (audiófilos anónimos):

"-Olá, eu sou o não-sei-das-quantas, e sou audiófilo há 20 anos.

-Olá, não-sei-das-quantas. Bem vindo.

-Comecei na adolescência com um rádio a pilhas. Achei que não tinha mal, era só um pouco de música. Mas depois, por influência de um colega que já era audiófilo, passei para cenas mais pesadas. Ouvi um integrado e umas monitoras em casa dele e naquele momento soube que tinha que ter equipamento daquele. Foi dito e feito. Andei muito tempo a poupar para isso, mas finalmente, aí estava ele: o meu primeiro sistema de alta fidelidade. Foi o início de muitas noites a encontrar defeitos em gravações, a verificar o equilíbrio tonal e o rigor tímbrico, à procura do palco sonoro perfeito... O tempo foi passando e eu não estava satisfeito. Vieram as colunas de chão, depois um conjunto pré/power, mais tarde um subwoofer, logo seguido de outro para tocar em stereo... Continuava sempre a dizer que estava tudo controlado, que podia parar quando quisesse. Mas só me enganava a mim próprio. A verdade é que já não havia saída. Eu estava completamente agarrado à alta fidelidade. Demorei muito tempo, demasiado tempo para finalmente reconhecer esta dura realidade. E é tão difícil enfrentar isto... estar sempre a pensar se aqueles novos cabos que saíram me darão aquele detalhe extra que há tanto tempo procuro... se valerá a pena procurar umas colunas com uns graves mais articulados, ainda que tenha que perder em extensão... Não sei se consigo viver mais tempo assim...

-Calma, não-sei-das-quantas. Lembra-te que não estás sozinho. Estamos todos juntos nisto. Coragem.

-Não sei... Chega a haver alturas que até me lembro de fazer uma asneira... Dá-me na cabeça para...

-Isso é que não, a tua vida é algo muito precioso. Pensa nas pessoas que gostam de ti e se preocupam contigo.

- ...dá-me para vender o gira-dicos, o leitor de cd´s e o resto dos equipamentos, e comprar antes um servidor multimedia e uma coluna bluetooth da worten e passar a ouvir música só no youtube, sem me preocupar minimamente com a qualidade da gravação.

- Cruz-credo! Que horror! Também não é preciso ser tão drástico."

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » sábado fev 12, 2022 1:16 am

Excelente retrato! :mrgreen:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

pafg
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 18, 2012 5:50 pm

Mensagempor pafg » sábado fev 12, 2022 9:48 am

Não há muito tempo falava com o dono de uma loja de discos e dizia-me que cada vez mais aparece pessoal a querer vender coleções inteiras porque hoje em dia é desnecessário ter em formato físico e está tudo no YT e spotify. :roll:

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sábado fev 12, 2022 11:24 am

Soulforged Escreveu:
Não deu para meter aqui o link a funcionar, mas o que eu tinha postado era um hipotético sketch sobre uma reunião dos AA (audiófilos anónimos):

"-Olá, eu sou o não-sei-das-quantas, e sou audiófilo há 20 anos.

-Olá, não-sei-das-quantas. Bem vindo.

-Comecei na adolescência com um rádio a pilhas. Achei que não tinha mal, era só um pouco de música. Mas depois, por influência de um colega que já era audiófilo, passei para cenas mais pesadas. Ouvi um integrado e umas monitoras em casa dele e naquele momento soube que tinha que ter equipamento daquele. Foi dito e feito. Andei muito tempo a poupar para isso, mas finalmente, aí estava ele: o meu primeiro sistema de alta fidelidade. Foi o início de muitas noites a encontrar defeitos em gravações, a verificar o equilíbrio tonal e o rigor tímbrico, à procura do palco sonoro perfeito... O tempo foi passando e eu não estava satisfeito. Vieram as colunas de chão, depois um conjunto pré/power, mais tarde um subwoofer, logo seguido de outro para tocar em stereo... Continuava sempre a dizer que estava tudo controlado, que podia parar quando quisesse. Mas só me enganava a mim próprio. A verdade é que já não havia saída. Eu estava completamente agarrado à alta fidelidade. Demorei muito tempo, demasiado tempo para finalmente reconhecer esta dura realidade. E é tão difícil enfrentar isto... estar sempre a pensar se aqueles novos cabos que saíram me darão aquele detalhe extra que há tanto tempo procuro... se valerá a pena procurar umas colunas com uns graves mais articulados, ainda que tenha que perder em extensão... Não sei se consigo viver mais tempo assim...

-Calma, não-sei-das-quantas. Lembra-te que não estás sozinho. Estamos todos juntos nisto. Coragem.

-Não sei... Chega a haver alturas que até me lembro de fazer uma asneira... Dá-me na cabeça para...

-Isso é que não, a tua vida é algo muito precioso. Pensa nas pessoas que gostam de ti e se preocupam contigo.

- ...dá-me para vender o gira-dicos, o leitor de cd´s e o resto dos equipamentos, e comprar antes um servidor multimedia e uma coluna bluetooth da worten e passar a ouvir música só no youtube, sem me preocupar minimamente com a qualidade da gravação.

- Cruz-credo! Que horror! Também não é preciso ser tão drástico."

:lol: :lol: :lol: :lol:

Passenger
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: domingo out 14, 2007 12:18 am

Mensagempor Passenger » sábado fev 12, 2022 3:50 pm

pafg Escreveu:Não há muito tempo falava com o dono de uma loja de discos e dizia-me que cada vez mais aparece pessoal a querer vender coleções inteiras porque hoje em dia é desnecessário ter em formato físico e está tudo no YT e spotify. :roll:

Epah, nem tanto ao mar nem tanto à terra... A malta da vodafone deve ter ficado umas horas sem poder ouvir música então...
Eu não me desfaço dos meus discos favoritos, e olhem que o que me debato mais hoje em dia é com falta de espaço para os ter.

Voltar para “Jogos, Diversão e Offtopic!”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes