aetheria Escreveu:Mas que converseta tão boa!
Passenger Escreveu:O verdadeiro audiófilo não ouve vinil nem CD e muito menos MP3 e outros formatos comprimidos... o verdadeiro audiófilo arromba as portas do estúdio para ouvir as "master tapes"
![]()
![]()
![]()
Bem, já ouvi coisas em processo de criação/gravação. O meu rate de audiofilia disparou agora
Vós não estais bem a ver o que é um audiófilo...
O verdadeiro audiófilo não liga muito a bandas, álbuns, guitarristas, bateristas, etc. O que lhe desperta mesmo paixão são gira-discos, leitores de cd´s, DAC´s, amplificadores de phono, pré amplificadores (ou simplesmente prévios), amplificadores de potência, amplificadores integrados, colunas, cabos de corrente, cabos de interconexão (RCA´s e XLR´s), cabos de coluna, filtros de sector, e muitas outras coisas do género. Os mais alternativos até valorizam um bom equalizador, ou mesmo um bom sub woofer, no entanto os mais trve consideram o uso destes últimos 2 equipamentos uma verdadeira heresia, já que representam uma adulteração àquilo que a representação fidedigna do som stereo deve ser.
Para o verdadeiro audiófilo, o objectivo de ouvir música é reproduzir a música original da forma mais fiel que for possível, com o mínimo possível de alterações no sinal eléctrico desde que sai da fonte até que se transforma em som nas colunas, daí o frequente desdém em relação aos equalizadores, por exemplo. Para ele, coisas como o talento individual e colectivo dos músicos, a originalidade e criatividade do som, a qualidade da composição e da execução, não têm grande importância no conteúdo de um álbum ou de uma música. A qualidade da captação, da produção e da masterização, e até mesmo da acústica do local da gravação têm uma importância muito maior, diria até mesmo absoluta, na sua decisão de ouvir ou não um álbum. Ele foge a sete pés de qualquer gravação menos perfeita seja de que música for, estando no entanto sempre disposto a ouvir virtualmente qualquer música, desde que a gravação seja perfeita e reproduzida por um sistema de som que permita uma fidelidade o mais próximo possível de absoluta.
No entanto, esta obsessão com um som o mais próximo possível do original levanta-lhe alguns problemas, mesmo que ele na maioria dos casos nem se aperceba bem disso. Problemas como o facto de poder ter dificuldade em saber como soa um instrumento ao vivo quando não tem um hábito assim tão grande como isso de ouvir música ao vivo, preferindo ouvir reproduções caseiras da mesma. Ou como o facto dele não ter estado no local aquando da gravação da música, não podendo assim atestar com rigor a proximidade da reprodução caseira com aquilo que realmente se ouviu durante a gravação. Já para não falar dos casos em que esta última questão se torna pouco ou nada relevante, como acontece em álbuns de música menos acústica, ou até mesmo totalmente electrónica. Apesar disso, gosta de dizer frases como "só há uma maneira de um sistema de som tocar bem", o que à luz destes problemas, se torna algo paradoxal...
Resumindo, o verdadeiro audiófilo procura música que permita ao seu sistema de som brilhar, em vez de ser o contrário...

Agora fora de brincadeiras, deve ser óbvio que o audiófilo de quem eu tenho estado a falar é uma caricatura dos audiófilos, e que a grande maioria não são assim. Ainda que haja sempre alguns que se aproximam bastante...
