Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Unexpect3D
Metálico(a) Inspirado(a)
Registado: sexta nov 21, 2008 4:36 pm

Re: Literatura

Mensagempor Unexpect3D » terça jan 27, 2009 6:31 pm

pinkmetal Escreveu:Prefiro a Lello, a Latina... Sinto-me mesmo bem la dentro, adoro a minha cidade e as suas livrarias

Bom, agora que falas na Lello, tens noção que a maioria das gentes da cidade igoram a sua existência? Basta olhar para a maioria das pessoas que a visitam diariamente. Felizmente, tem já sido divulgada na imprensa por varias vezes. Mas será que as pessoas que circulam pela praça da liberdade ficam até mesmo indiferentes nem que seja pela sua fachada?

pinkmetal
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 03, 2008 2:41 pm

Mensagempor pinkmetal » terça jan 27, 2009 6:49 pm

Unexpect3D Escreveu:
pinkmetal Escreveu:Prefiro a Lello, a Latina... Sinto-me mesmo bem la dentro, adoro a minha cidade e as suas livrarias

Bom, agora que falas na Lello, tens noção que a maioria das gentes da cidade igoram a sua existência? Basta olhar para a maioria das pessoas que a visitam diariamente. Felizmente, tem já sido divulgada na imprensa por varias vezes. Mas será que as pessoas que circulam pela praça da liberdade ficam até mesmo indiferentes nem que seja pela sua fachada?

Conheço muitas pessoas de cá que não sabem da sua existencia, mas ironicamente sabem onde fica a Marques Soares hehehe acho isto curioso, bastante mesmo.
É uma livraria lindissima se nao me engano foi considerada uma das tres mais bonitas no mundo. Já lá passei mais tempo quando estudava, agora poucas vezes vou, mas quando vou passo umas boas horas... Simplesmente adoro.

pantufa
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo nov 30, 2008 4:49 pm

Mensagempor pantufa » terça jan 27, 2009 9:32 pm

Alguém conhece algum livro que de a conhecer e explique de forma simples e o mais clara possível a cultura budista? so para ter uma ideia da coisa e ficar a perceber minimamente. depois de ter lido The dharma bums, e ouvido algumas musicas que tocam nalguns desses temas fiquei com uma certa curiosidade.

Neste momento estou a ler A trilogia de Nova Iorque de Paul Auster e para variar é genial.

gostava de saber se já alguém leu o Assim Falou Zaratustra de nietzsche e se se lê minimamente bem ou se é preciso super poderes para perceber alguma coisa do que ele diz?

tenho tido alguma dificuldade em encontrar livros do Thoreau, mais propriamente o Walden, e o Civil desobience, alguem sabe onde os posso encontrar?
Última edição por pantufa em terça jan 27, 2009 9:58 pm, editado 1 vez no total.

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » terça jan 27, 2009 9:41 pm

pantufa Escreveu:tenho tido alguma dificuldade em encontrar livros do Thoreu, mais propriamente o Walden, e o Civil desobience, alguem sabe onde os posso encontrar?

Henry David Thoreau

A minha edição do "A Desobediência Civil" é da Antígona. Eventualmente ainda têm em stock.

http://www.poemaclaro.com/antigona/

pinkmetal

Mensagempor pinkmetal » terça jan 27, 2009 9:50 pm

pantufa Escreveu:gostava de saber se já alguém leu o Assim Falou Zaratustra de nietzsche e se se lê minimamente bem ou se é preciso super poderes para perceber alguma coisa do que ele diz?

eu já li, gostei bastante e nao é preciso ter super poderes, nao penso que seja dificil perceber, sao parábolas de uma mente brilhante carregadas de simbolismo e criticas a sociedade, é intemporal.

Old_Skull
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm

Mensagempor Old_Skull » terça jan 27, 2009 9:57 pm

Ainda assim, Nietzsche é um pouco mais complexo que Paul Auster :mrgreen:

pantufa
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pantufa » terça jan 27, 2009 9:57 pm

Old_Skull Escreveu:Henry David Thoreau

A minha edição do "A Desobediência Civil" é da Antígona. Eventualmente ainda têm em stock.

http://www.poemaclaro.com/antigona/

No site só encontrei o Walden, mas já é alguma coisa. 8)

pinkmetal Escreveu:eu já li, gostei bastante e nao é preciso ter super poderes, nao penso que seja dificil perceber, sao parábolas de uma mente brilhante carregadas de simbolismo e criticas a sociedade, é intemporal.

Sendo assim quando o vir compro.o :P

pantufa
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor pantufa » terça jan 27, 2009 10:04 pm

:beer:
Old_Skull Escreveu:Ainda assim, Nietzsche é um pouco mais complexo que Paul Auster :mrgreen:

Quem disse que Auster é complexo? aliás, acho que a escrita em si até é bastante simples, acaba é por transportar as suas tramas para um nível por vezes surreal e bastante imprevisível, assim como uma data de abstracções "metafísicas" ou o que lhe quiserem chamar que acho interessantes.
interesso-me também pela maioria das suas personagens que acabam por andar sempre meio à deriva deambulando nas suas introspecções.
É também mestre nas arte dos jogos de palavras, metáforas, duplo sentido das coisas e algum simbolismo.

E uma das primeiras coisas que reparei em Auster é que tao depressa é um erudito a citar um qualquer clássico da literatura mais respeitável e a divigar sobre ele, como está a descrever cagalhao um com a mesma intensidade e entrega.
Última edição por pantufa em sexta jul 06, 2012 2:54 am, editado 5 vezes no total.

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » terça jan 27, 2009 10:07 pm

Um dos elogios que se faz a Nietszche é também sobre a sua escrita, que não só é acessível como bem construída. Não se lê como um romance, mas talvez seja dos filósofos cuja prosa mais se aproxima disso.
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » terça jan 27, 2009 11:58 pm

pinkmetal Escreveu:
pantufa Escreveu:gostava de saber se já alguém leu o Assim Falou Zaratustra de nietzsche e se se lê minimamente bem ou se é preciso super poderes para perceber alguma coisa do que ele diz?

eu já li, gostei bastante e nao é preciso ter super poderes, nao penso que seja dificil perceber, sao parábolas de uma mente brilhante carregadas de simbolismo e criticas a sociedade, é intemporal.

Quase biblico. Há quem diga que é a Biblia da nossa civilização...
mas concordo contigo, ler, lê-se muito bem, a minha questão é, e entender o mais profundo que ali está escrito? Será que se consegue?

Pinkmetal, que edição encomendaste da Divina Comédia? prepara-te, porque se foi a edição pesadona traduzida pelo Graça Moura tens aí pano para mangas!!! Mas compensa... É capaz de te demorar anos a ler (recomendo-te fazer como eu, ler pelo menos duas vezes cada canto, a primeira a ler as notas, a segunda a ler no ritmo), mas se essa não é a melhor obra literária do mundo, e uma das mais grandiosas obras de arte da Humanidade, não sei o que poderá ser... Muito honestamente, acho-a a obra perfeita, não só literária, mas enquanto Arte no seu todo, a porra do livro consegue não ter ponto negativo por onde pegar!!!! E claro... É o sumo da condição Humana...
Imagem

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » quarta jan 28, 2009 12:08 am

Heraklyon Escreveu:Gostava era de saber porque é que não há em lado nenhum o Breve História do Tempo do Stephen Hawking, traduzido para português. Já o li, aluguei-o há uns anos na biblioteca da minha escola secundária, mas também ainda não o procurei na biblioteca da minha universidade. A verdade é que dava mesmo jeito encontrá-lo em português, porque quando aquilo começa a meter números imaginários para definir a linha do tempo, torna-se já um pouco complicado em português, em inglês é capaz de ser mais chatinho...

http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=6818430

Aproveita que o livro está esgotado na editora (gradiva), não o arranjas facilmente. Eu tenho uma edição bastante antiga, não é esta supimpa ilustrada. Parece engraçada, tho. Se não o quiseres avisa que ainda compro eu :mrgreen:.
Assez lent, si vous le voulez bien.

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » quarta jan 28, 2009 12:16 am

Déjà loin Escreveu:
Heraklyon Escreveu:Gostava era de saber porque é que não há em lado nenhum o Breve História do Tempo do Stephen Hawking, traduzido para português. Já o li, aluguei-o há uns anos na biblioteca da minha escola secundária, mas também ainda não o procurei na biblioteca da minha universidade. A verdade é que dava mesmo jeito encontrá-lo em português, porque quando aquilo começa a meter números imaginários para definir a linha do tempo, torna-se já um pouco complicado em português, em inglês é capaz de ser mais chatinho...

Aproveita que o livro está esgotado na editora (gradiva), não o arranjas facilmente. Eu tenho uma edição bastante antiga, não é esta supimpa ilustrada. Parece engraçada, tho. Se não o quiseres avisa que ainda compro eu :mrgreen:.

Eu também tenho uma versão muito antiga do Circulo de Leitores ...

Grande livro.

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » quarta jan 28, 2009 12:22 am

Déjà loin Escreveu:

Não estou inscrito no Miau, nem nunca andei nessas coisas de leilões... :oops:
Se calhar vou é precisar da tua ajuda... :mrgreen:

pinkmetal

Mensagempor pinkmetal » quarta jan 28, 2009 8:52 pm

Almah Perditae Escreveu:
pinkmetal Escreveu:

Quase biblico. Há quem diga que é a Biblia da nossa civilização...
mas concordo contigo, ler, lê-se muito bem, a minha questão é, e entender o mais profundo que ali está escrito? Será que se consegue?

Pinkmetal, que edição encomendaste da Divina Comédia? prepara-te, porque se foi a edição pesadona traduzida pelo Graça Moura tens aí pano para mangas!!! Mas compensa... É capaz de te demorar anos a ler (recomendo-te fazer como eu, ler pelo menos duas vezes cada canto, a primeira a ler as notas, a segunda a ler no ritmo), mas se essa não é a melhor obra literária do mundo, e uma das mais grandiosas obras de arte da Humanidade, não sei o que poderá ser... Muito honestamente, acho-a a obra perfeita, não só literária, mas enquanto Arte no seu todo, a porra do livro consegue não ter ponto negativo por onde pegar!!!! E claro... É o sumo da condição Humana...

Sim é mesmo essa ediçao, mas confesso que foi por acaso, ajudou terem-me dito que foi traduzida pelo Vasco Graça Moura. Confesso que estou ansiosa, depois de tantos livros que li que fazem referencia á Divina Comédia é imperativo ler. Mas agora preciso começar o 1984... E seguirei a tua recomendaçao,obrigada :)

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » quarta jan 28, 2009 11:40 pm

Ui... tens aí pano para mangas lol mas dizem que essa é das melhores traduções que há, mais aproximado ao original é complicado (Nas notas o VGM diz que só é possivel fazer isso com o portugues, e mesmo assim teve que inventar algumas palavras)
Imagem

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante