Política - Discussão ou algo do género.

OrDoS
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 04, 2004 12:23 pm

Re: Política, Próximas Eleições, ....

Mensagempor OrDoS » segunda set 07, 2009 5:55 pm

Phobos Escreveu:
OrDoS Escreveu:Eu tenho algumas ideias "políticas" que gostaria de ver a serem implementadas. Na minha opinião, a subida das condições económicas/sociais portuguesas parte:

- pela melhoria e incentivos à exportação em Portugal, menos impostos para as pequenas e médias empresas, mas mais aperto na fiscalização. Os empresários deviam ser ligados à e devia ser do alcance fácil da justiça a informação da percentagem das mesmas que estes possuem, da ligação dos lucros à ostentação. Estas medidas vão de encontro ao sentido em que defendo um sistema económico liberal (pois é o melhor que gera concorrência, investigação, conhecimento e riqueza), em que toda a gente possa ter a oportunidade de cumprir os seus "sonhos" reais e possíveis. Para se ter uma boa casa, um carro ou condições de viajar todos os anos durante as férias devia ser mais simples do que ter de trabalhar SEMPRE mais do que as 8h horas diárias sem tempo para si próprio. É claro que quem quiser mais terá de o fazer, tal como fazem todos os empresários e empregados de sucesso, mas ninguém devia ter o seu posto de trabalho em causa só porque faz o seu trabalho com qualidade dentro do horário previsto e não se quer ver obrigado a mais. Outro exemplo será o das empresas texteis e outras por cá (principalmente nas zonas do interior) onde as pessoas trabalham que nem mouras, onde há violações claras dos direitos.

- pela proibição de fecharem empresas que dão lucro e que têm uma boa carteira de clientes, só porque os donos/sócios se querem livrar delas de um momento para o outro. A força trabalhadora de qualidade das mesmas muitas vezes vai para o desemprego quando não existe necessidade (conheço pelo menos um caso assim). Devia ser facilitada a venda das mesmas e, por exemplo, os bancos podiam ser fiadores de novos gestores/empresários interessados em comprar este tipo de empresas, visto que o risco seria menor.
Podiam existir leilões públicos ou serem criadas entidades para gerir estes casos. A dissolução/desmantelação destas empresas devia ser o último passo a ser tomado.

- pela mudança no sistema do subsídio de desemprego, sendo que uma das medidas que podia apoiar a primeira seria a colocação de desempregados em empregos part-time ou ajustados às suas capacidades mas de cariz temporário, sendo que continuariam inscritos nos centros de desemprego e continuariam a receber propostas de emprego ajustadas ao seu perfil. Trabalhos nos McDonalds, caixas de hipermercados, etc..., podiam muito bem ser este tipo de empregos. A força de trabalho desempregada é imensa e seria útil em outros casos, mas as pessoas não podem perder as oportunidades de agarrarem aquele emprego que sempre gostariam de ter só porque precisam de trabalhar para sobreviver. Se o trabalho fosse em part-time, então melhor, daria oportunidade ao desempregado para fazer as tão famosas formações que o governo está a promover para os mesmos.

- pela atribuição de maior autoridade e poder às forças políciais, vamos deixar de brincar aos polícias e ladrões e deixar as autoridades fazerem o trabalho deles. É ridículo o que se passa neste país em que as forças políciais são motivo de chacota, são mal pagos para o trabalho que fazem, e nem sob clara ameaça pública podem ripostar na moeda da força (o sistema policial americano neste sentido é o que se devia, de certa forma adaptar)

- pela simplificação da burocracia dos processos judiciais para uma rápida aplicação das leis e não sobrecarregar o sistema com processos ridículos que se arrastam durante anos sem justificação plausível. 10 anos para resolver certos casos é incompreensível e os sucessivos recursos só favorece que pode pagar os altos custos legais dos processos

- pela atribuição de maior autoridade aos professores e punição dos pais no caso de clara negligência na sua educação (sendo este o caso extremo, já que há miúdos que simplesmente fazem o que lhes dá na cabeça, muitas vezes sem os pais serem os únicos culpados). Se os alunos cometem actos graves de indisciplina, devem ser punidos com alguma forma de serviço à comunidade escolar.

- A simplificação das leis de emigração e imigração, não no sentido do facilitismo, mas na aceleração dos processos. Quando a taxa de emigração aumenta e temos mais gente a sair do país que a entrar, é preciso garantir um fluxo decente de imigrantes e proporcionar-lhes boas condições soció-económicas para poderem ter sucesso e não se tornarem em mais um desempregado nos bairros sociais. Acho que só faz sentido condicionar a imigração quando um país gera suficiente riqueza para mentalizar os cidadãos locais/naturais a ficarem no país.

- Desenvolvimento e incentivos fortíssimos à povoação e industrialização das zonas interiores do país. Para mim seria mais lógico um aeroporto no centro/interior do país do que um novo aeroporto da Ota ou de Alcochete. Todos os outros países europeus têm um interior bem povoado, no nosso parece um deserto e quer ir tudo para o litoral devido às condições económicas muito melhores. Há zonas do interior do país lindíssimas, com bastantes recursos e muito subaproveitadas.

- Não defendo a privatização da saúde, educação e seg. social. Um governo moderno é uma entidade que trabalha em prol das pessoas, do bem-estar das mesmas e de assegurar as condições mínimas humanas de cada ser humano. Defendo sim um afastamento da importância dos "números" que tanta polémica tem vindo a levantar, defendo que todos os cidadãos têm direito a uma escolaridade mínima de 12 anos sendo que os últimos 3 possam ser divididos como o sistema actual, mas criar cursos totalmente práticos para aqueles que decidirem começar a trabalhar mais cedo, com estágios em empresas profissionais ou mesmo tornar as próprias escolas em "empresas" produtoras, com uma força trabalhadora amadora no 1º ano (10º ano), semi-profissional no 2º ano (11º ano) e (quase) profissional no 3º ano (12º ano). A diferença será que os alunos pagam os seus próprios estudos com o seu trabalho e os manuais, material, PC's, etc..., seriam fornecidos pelas escolas.
Quanto à saúde, o conceito de empresa pública deveria existir como sendo o intermédio entre o público e o completamente privado. Neste sentido, defendo que os actuais hospitais/centros de saúde continuem públicos e sejam incentivadas a criação de empresas intermédias associadas ao estado, onde a classe média (média e média/baixa) poderia usufruir de um sistema mais rápido e pago com taxas RAZOÁVEIS de acordo com o seu escalão de rendimento. Os actuais públicos ficariam reservados então às pessoas com menos possibilidades.
Defendo, como o MEP, a introdução dos miúdos nas pré-primárias aos 3 anos, liberta os pais mais cedo, dá aos miúdos mais cabeça, um início de interacção mais cedo com outros miúdos, com outras pessoas e ambientes intelectualmente estimulantes.

- pela mudança da mentalidade no que toca ao "erro" e às "notas baixas". É verdade que nem todos temos as mesmas capacidades, mas toda a gente é boa em alguma coisa. Há notas que são baixas por desleixo, há outras por falta de capacidade. Parte dos pais se aperceberem disto para depois conseguirem informar/comunicar melhor com os professores, em que cada um faz o seu papel de estar alerta para as qualidades/insufiências do aluno, para que este possa ser melhor orientado.

- pela inclusão de mais espaços verdes, lúdicos, auditórios e anfiteatros onde a cultura possa ser estimulada. Obrigar ao estudo da música pelo menos até ao 9º ano e começar logo desde a pré-primária (está provado que a música é o único elemento que activa todas as zonas do cérebro). Obrigar as crianças a ler, começar com as bandas desenhadas e com a fantasia para depois conseguirem absorver a realidade e as obras dos nossos melhores artistas em anos vindouros. Da cultura advém a creatividade e o bem-estar das pessoas, em vez de termos robots a comer apenas o que nos dão, deviamos ter mais capacidade de procurar novas ideias, novos caminhos, sermos mais empreendedores, etc...

- por último, legalização das drogas leves e consequente agravamento de penas associadas a acidentes causados pelo consumo destes, para que pelo menos a responsabilidade na utilização destas seja imposta por própria consciência das pessoas. Não faz sentido perder tempo e um monte de forças políciais na caça ao tráfico de drogas leves, que podiam estar mais focados na segurança pública. Defendo também a legalização da prostituição em prol da saúde pública e da sáude financeira (parece ridículo, mas faz todo o sentido que um "serviço" destes seja alvo de fiscalização e descontos para o fisco, muito dinheiro se perde aqui também).

São apenas algumas ideias gerais que tenho, que nem sequer sei se seriam realmente viáveis, mas que eu acredito que poderiam ser a base para um país melhor. Algumas são actuais, inspiradas nos modelos que alguns partidos propoẽm, outras são ideias próprias após ter vivido estes últimos anos a trabalhar e mais atento ao que se passa no mundo. Até agora o MEP foi o partido que mais me agradou na busca de um país mais "social".

:D

Vives mesmo a cena.

Pah, gosto de me estimular mentalmente com a busca por um país/mundo melhor. Nada melhor do que puxar pela cabeça e tentar perceber o que pode ser melhorado. Além disso, no meu ramo de profissão a busca pelo melhor desempenho possível através dos melhores métodos é uma busca constante. Aplicada ao mundo real é nada mais nada menos do que procurar soluções para problemas.
From word to a word I was led to a word...
ImagemImagem 20ª Edição - X11

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » segunda set 07, 2009 6:20 pm

BloodTells Escreveu:
misanthropy666 Escreveu:
OrDoS Escreveu:- Desenvolvimento e incentivos fortíssimos à povoação e industrialização das zonas interiores do país. Para mim seria mais lógico um aeroporto no centro/interior do país do que um novo aeroporto da Ota ou de Alcochete. Todos os outros países europeus têm um interior bem povoado, no nosso parece um deserto e quer ir tudo para o litoral devido às condições económicas muito melhores. Há zonas do interior do país lindíssimas, com bastantes recursos e muito subaproveitadas.

uma linha TGV servia melhor os interesses dos portugueses se fosse para ligar o norte ao sul, ou entao uma auto-estrada que liga-se o interior de Portugal, agora essas obras faraonicas que vao servir os interesses de muitos capitalistas Obrigado mas Nao!!

do debate de ontem a capacidade de argumentaçao do Louça e bastante grande e a Manuela se fosse bem encostada a parede nao saberia onde se havia de meter, alguem que me corriga mas o Louça acha que o sistema de saude publico e perfeito :?

Ora bem:

1 - Ordos, ainda vais a tempo de criar uma lista e distribuis panfletos no Caos :mrgreen: (jk); acho algumas dessas medidas pertinentes, mas para o "interesse político" pouco exequíveis;

2 - misanthropy666: lamento ter de discordar contigo, mas já existem várias ligações norte-sul (suponho que te referes a Porto-Lisboa), entre as quais por caminho-de-ferro que não se encontra explorada a 100%. Nos moldes conhecidos de implementação do traçado do TGV, o ganho temporal relativamente ao Alfa é de 15 a 20 minutos, o que me parece, de facto, incomportável. Agora, criar duas linhas que liguem a duas principais cidades do país a Espanha (Porto - Vigo e Lisboa - Cáceres/Badajoz), acompanhadas de uma revitalização das linhas secundárias de ligação a espaços urbanos de pequena e média dimensão, penso que poderia ser mais útil quer para os interesses políticos e das populações.

3 - Portugal não precisa de mais auto-estradas, pelo seu todo, mas sim - e na linha de pensamento do caminho-de-ferro - da recuperação e abertura de vias que liguem as aldeolas às sedes de concelho rapidamente e em boas condições; ou seja, uma boa rede viária secundária que garanta uma boa acessibilidade a vias principais.

4 - misanthropy666: dentro de poucos anos vai passar aí por Gondomar uma Anão-sei-das-quantas, que tem como objectivo retirar muito trânsito da zona do Freixo, passando de forma externa à GAMP e facilitar a ligação a Guimarães, Braga e Vila Real para a zona Norte e melhorar a ligação para Viseu, Coimbra e por aí fora. E sabes quem vai fazer essa obra? Não é o Zé da Esquina, mas sim a Mota-Engil que a par da Somague é a maior empresa de construção do país. Mas aí temos de comer com esses tipos, porque por cá não temos muito mais oferta nessa área e com qualidade.

Por último, apesar de não ser bloquista, gostaria de os ver numa coligação governamental para ver o potencial de algumas das suas medidas, visto que é dos partidos com assento na Assembleia que ainda não esteve do lado de lá da barricada.

O meu voto nestas eleições (legislativas) irá, quase de certeza, ser branco como as folhas de papel que se poupariam se não se gastassem tantos milhões em campanhas de circo e folclore.

1- São medidas perfeitamente exequíveis, mas não com a actual conjunctura de PS/PSD. Daí eu votar numa alternativa capaz, ou se não houver, em branco. Neste momento ach oque o MEP é uma força suficientemente equilibrada e com boas pessoas para cumprir o programa.

Eu acho o TGV necessário, mas um pouco desajustado ao panorama em que vivemos. Por um lado vai trazer mais negócios (para a capital), porque parece que não mas a ligação Lisboa<->Madrid é uma mais valia. Por outro é um investimento tão caro que só se vai ver o retorno disso daqui a bastantes anos. Se a UE ajudar com grande parte dos custos, é um mal menor, mas sem poder para recuperar nessa machadada no orçamento (juntamento com o aeroporto PARA A CAPITAL), será que vale a pena o sobreendividamento por tantos anos???

Concordo que mais linhas secundárias de caminho de ferro deviam ser feitas, mas só teria lógica como medida de incentivo ao repovoamento do interior.

Em termos de AE's, estamos bem servidos, mas mais uma vez, estamos a gastar demasiado dinheiro em estradas novas, eu percebo o porquê, mas depois espetam-lhes com portagens que não têm eira nem beira. Eu acho que estas são necessárias, mas a um valor inferior das actuais (quem vive em Braga e trabalha no Porto, se não usar comboio e for todos os dias de automóvel a gasóleo e sozinho, deve gastar em média uns 250€ por mês, 3.15€ por uma viagem de ida faz 6.15*22 são 135.30 e 105km*22 dá 2310km, o que num diesel actual a gastar 6L/100 de pé +/- pesado dá entre 138,60L*0.995=137.9€, logo ~137.9+135.30= 273.20€ ao fim do mês só em deslocações).
E AE's sem portagem SEMPRE ou baixíssimas para as zonas do interior enquanto a economia não melhorar o suficiente para se poder começar a cobrar sem que as empresas pensem em fugir do país ou dessas zonas.

O poder está demasiado concentrado em Lisboa. Se querem importar modelos de outros países, que pensem bem a forma como eles têm distribuídas as indústrias, onde está concentrado o "PIB per capita" e ver que nenhum país rico Europeu tem a sua força industrial em 1 ou 2 sítios, mas sim em múltiplos, desde o litoral ao interior.

death in geres
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 11, 2006 5:23 pm
Contacto:

Mensagempor death in geres » segunda set 07, 2009 6:22 pm

OrDoS Escreveu:
O poder está demasiado concentrado em Lisboa.
Até Morrer! BENFICA Até Morrer!

http://www.facebook.com/Ilha.do.Geres
Faz Like! Partilha! Aventura-te na Ilha!

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » segunda set 07, 2009 6:28 pm

death in geres Escreveu:
OrDoS Escreveu:
O poder está demasiado concentrado em Lisboa.

Também há poder para outros lados ;) O problema é que as verbas para o aplicar são menores... 8)

BloodTells
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta out 22, 2008 6:14 pm

Mensagempor BloodTells » segunda set 07, 2009 6:35 pm

Ordos, tens razão quando apresentas esses valores. A solução do comboio é, de longe, a melhor para o cidadão. E quando me referia às ligações secundárias, tanto de comboio ou viárias, tinha exactamente em mente a questão da desertificação do interior: passei um ano em Chaves e sei muito bem como as coisas são. Não foi a auto-estrada que veio resolver problemas de comunicação viária locais; há imensas povoações em que o acesso é feito por caminhos, sim por caminhos, onde um automóvel mal passa, cheios de buracos.

No concelho de Arouca, perto do Porto, em alguns locais ainda é assim, mas felizmente nos últimos anos as coisas têm mudado um pouco...

otnemeM
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça mai 18, 2004 2:02 pm
Contacto:

Mensagempor otnemeM » segunda set 07, 2009 7:59 pm

Ordos, esqueceste-te de inserir na equação a aviação low-cost, sendo que o comboio de alta-velocidade será uma opção pouco acessível.

Necrophilvs
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quarta mai 03, 2006 6:55 pm
Localização: Depois do café do Barbosa, sempre em frente...segue, segue...

Mensagempor Necrophilvs » segunda set 07, 2009 8:42 pm

Mais uma pérola da Manelazita -----> http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t= ... ut=10&tm=9

Audiokollaps
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado dez 13, 2008 9:37 pm

Mensagempor Audiokollaps » segunda set 07, 2009 8:46 pm

A partir do momento em que essa senhora diz que era preciso suspender a democracia por 6 meses para pôr tudo em ordem, que moral tem ela para falar de democracia, liberdade ou asfixia democrática?
Que moral tem uma candidata que num debate diz que jamais pensou em privatizar as saúde/educação e outros sectores e uns meses antes diz precisamente o oposto?

Quanto ao debate de hoje, o Jerónimo está fraquinho, tinha tanto material para atacar o Paulo Portas e ficou-se sempre na defensiva. Não percebo...

KonigLowe
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mar 11, 2004 3:55 pm

Mensagempor KonigLowe » segunda set 07, 2009 8:57 pm

Audiokollaps Escreveu:A partir do momento em que essa senhora diz

...alguma coisa perde votos! A mulher que não apresentava propostas porque tinha medo que lhe copiassem as ideias. Que se intitula de "dona da verdade" e mete nas listas de candidatos a deputados arguidos. Dos cinco maiores partidos acho que é de longe a candidata a primeiro-ministro mais fraquinha e sem carisma, e que está à espera que o poder lhe caia no colo pelo desgaste natural da governação do PS.

Qdo é o confronto Leite x Sócrates? Estou curioso...
Mas livrai-nos do Malamén

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » terça set 08, 2009 12:38 am

BloodTells Escreveu:2 - misanthropy666: lamento ter de discordar contigo, mas já existem várias ligações norte-sul (suponho que te referes a Porto-Lisboa), entre as quais por caminho-de-ferro que não se encontra explorada a 100%. Nos moldes conhecidos de implementação do traçado do TGV, o ganho temporal relativamente ao Alfa é de 15 a 20 minutos, o que me parece, de facto, incomportável. Agora, criar duas linhas que liguem a duas principais cidades do país a Espanha (Porto - Vigo e Lisboa - Cáceres/Badajoz), acompanhadas de uma revitalização das linhas secundárias de ligação a espaços urbanos de pequena e média dimensão, penso que poderia ser mais útil quer para os interesses políticos e das populações.

Não são 15 a 20 minutos, é 2h35 vs 1h35/1h15. 2h35 quando não se atrasa, claro.

Por acaso, com a história da "auto-estrada cor de rosa" bateu-me uma coisa que é óbvia mas nunca tinha interiorizado: a generalidade dos cidadãos é, por omissão, averso a compreender a necessidade de gastar dinheiro em infraestruturas de transportes se não se vir a usá-las.
Não compreende e, para não variar, não está nada motivado para o tentar fazer, preferindo refugirar-se na ideia do que aquilo que existe é suficientemente bom.

Quando à MFL, estamos a falar da senhora que disse que não queria saber se havia ou não opressão por parte do Governo, só lhe interessava saber que há o sentimento que há.
Mais populista não se pode ser.
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

Necurat
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado set 30, 2006 12:21 am

Mensagempor Necurat » terça set 08, 2009 12:46 am

Necrophilvs Escreveu:Mais uma pérola da Manelazita -----> http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t= ... ut=10&tm=9

Regabofe económico <3
रघुपित राघव राजाराम पतित पावन सीताराम सीताराम सीताराम भज प्यारे तू सीताराम ईश्वर अल्लाह तेरो नाम सब को सन्मित दे भगवान

If I am good I could add years to my life / I would rather add some life to my years

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » terça set 08, 2009 12:58 am

raxx7 Escreveu:Quando à MFL, estamos a falar da senhora que disse que não queria saber se havia ou não opressão por parte do Governo, só lhe interessava saber que há o sentimento que há.
Mais populista não se pode ser.

Sentido de poder haver opressão que pode ser apontado até ao seu próprio partido. Enfim.
Imagem

raxx7
Administrador
Registado: terça mai 13, 2003 10:03 pm

Mensagempor raxx7 » terça set 08, 2009 1:06 am

Falando em opressão...
essa assinatura está-me a oprimir. Reduz-lhe as dimensões sff. :)
Shrödinger's cat has left the building.
When in doubt, ban!

BetinhoDoSludgeDrone
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça dez 28, 2004 2:31 am
Contacto:

Mensagempor BetinhoDoSludgeDrone » terça set 08, 2009 1:18 am

Não sei do que falas.
Imagem

OrDoS
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor OrDoS » terça set 08, 2009 1:30 am

Audiokollaps Escreveu:A partir do momento em que essa senhora diz que era preciso suspender a democracia por 6 meses para pôr tudo em ordem, que moral tem ela para falar de democracia, liberdade ou asfixia democrática?

Penso que é necessário entender esse comentário como um "é preciso uma lavagem cerebral a muita gente para por tudo em ordem". De certa forma, estou de acordo com ela. Suspender a democracia não implica entrar num estado autoritário ou num sistema fascista, eu compreendi o que ela quis dizer. Seria necessário parar, avaliar e apresentar soluções, parar com a avalanche de medidas enfiadas a pontapé e fazer o que o Medina disse na entrevista, estudar os casos mais críticos e planear de forma coerente a execução desses planos de uma forma eficaz e sem interrupções, uma injecção de medidas eficazes e uma limpeza da "porcaria" toda em que estamos deitados.

Hoje deu o debate do Prós e Contras e acho que o senhor do PS devia ter sido outro que este para além de estar sempre a interromper de uma forma pouco educada, pareceu-me um pouco a leste. O Paulo Rangel é um pouco cromo, mas parece-me mais competente do que a MFL. A Ana Drago bem como sempre, e a senhora Assunção Cristas surpreendeu-me pela positiva, afinal à vida para além do Nuno Melo. O senhor do PCP foi um pouco redundante, mas disse algumas coisas com sentido.
O que mais me marcou do debate foi aquilo que já todos sabemos, mas que dito da forma que foi dito, para quem ouve pela 1ª vez é um pouco arrepiante, proferido pela Ana Drago, que é o facto de a CGD ter enterrado no BPN um valor parecido com o do BPI no mercado, o que é arrepiante para as economias públicas :?
Outra coisa que não ouvi (não sei se falaram, não vi o debate todo) foi sobre a falta de autoridade que tanto as forças judiciais como os professores têm perante os "meninos mal-comportados" e o que fazer para mudar isso.
Infelizmente não vi a parte sobre o desemprego (alguém me dá uma ideia das medidas mais relevantes que foram colocadas por cada 1?)

Voltar para “Arquivo 2014 a 2015”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante