Séries de Culto II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2277
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Psychoneurosis » terça set 27, 2022 6:27 pm

Liwyatan Escreveu:
Nessa onda estou ansioso para saber o que a série Mindhunter tratá no futuro com o BTK (quando decidirem continuar com a série).


Tinha a ideia que isso tinha sido anunciado, mas entretanto cancelado.

Back on topic, acabei de ver a série, embora com uma semana bastante ocupada com trabalho, estudos etc, fez-me ficar acordado até bastante tarde e acordar muito cedo para ir vendo, tamanho foi o vício. Gostei bastante e reforço ainda mais o que disse anteriormente, não vi nada de perturbador ou assustador. As séries netflix sobre serial killers são bastante boas, já vi todas ou praticamente todas, não sei se me escapou alguma. Embora não considere um serial killer, até porque não contou com muitas mortes no cv, as duas que vi do Unabomber são muito boas, e despertou-me a curiosidade para ler o seu manifesto.
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Selvagem » terça set 27, 2022 8:02 pm

Psychoneurosis Escreveu:Embora não considere um serial killer, até porque não contou com muitas mortes no cv, as duas que vi do Unabomber são muito boas, e despertou-me a curiosidade para ler o seu manifesto.


Acho a história do Unabomber absolutamente fascinante, não vi as séries mas investiguei a história dele deste que o ouvi mencionado no Good Will Hunting (grande filme btw) e também fui ler o manifesto. Apesar de achar as ideias dele bastante utópicas não posso deixar de concordar com muitas coisas que refere, não concordo é com a forma como resolveu expressá-las.

Quanto ao Dahmer, não vi ainda a série mas estou também familiarizado com a história. Sim, o gajo era passado dos cornos, mas se o pessoal fica impressionado com essa história então não sei como ficarão se souberem do Albert Fish.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2277
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Psychoneurosis » terça set 27, 2022 11:59 pm

Selvagem Escreveu:
Acho a história do Unabomber absolutamente fascinante, não vi as séries mas investiguei a história dele deste que o ouvi mencionado no Good Will Hunting (grande filme btw) e também fui ler o manifesto. Apesar de achar as ideias dele bastante utópicas não posso deixar de concordar com muitas coisas que refere, não concordo é com a forma como resolveu expressá-las.


Sinceramente não acho as ideias dele nada utópicas, até porque ele conseguiu viver da forma como queria.
Acho as ideias dele muito à frente para a altura em que escreveu o manifesto, como por exemplo o Orwell quando escreveu o 1984 ou como a Karin Boye escreveu o Kalllocaína, que até é anterior ao 1984, faz-me questionar em como esta gente previu algo que viria a acontecer décadas posteriores.
Agora claro que levou as coisas para um final que não o deveria, isso é certo.
Mas sinceramente aconselho caso tenhas essa possibilidade de ver as duas séries sobre ele na Netflix, são brutais.
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Selvagem » quarta set 28, 2022 8:15 pm

Psychoneurosis Escreveu:Sinceramente não acho as ideias dele nada utópicas, até porque ele conseguiu viver da forma como queria.
Acho as ideias dele muito à frente para a altura em que escreveu o manifesto, como por exemplo o Orwell quando escreveu o 1984 ou como a Karin Boye escreveu o Kalllocaína, que até é anterior ao 1984, faz-me questionar em como esta gente previu algo que viria a acontecer décadas posteriores.
Agora claro que levou as coisas para um final que não o deveria, isso é certo.
Mas sinceramente aconselho caso tenhas essa possibilidade de ver as duas séries sobre ele na Netflix, são brutais.


Não aprofundei o meu argumento. Quanto disse que era utópico referia-me a uma implementação a nível global.
Já li o manifesto à algum tempo não me lembro se ele desenvolve bem essa parte ou não, mas o estilo de sociedade que ele propõe só funciona a longo prazo se implementado a nível global.
É isso que acho utópico, já é impossível implementar algo assim a nível local quanto muito a nível global, implicaria uma coordenação e concordância de todas as nações nesse sentido e isso nunca aconteceria.

Acho que ele identficou bem o problema, mas falhou em dar-lhe uma solução, até porque nem sei se existe solução - penso que o destino do homem e das civilizações é algo ciclico, auto-devoram-se e renascem para voltar a cair e assim sucessivamente.

Ele conseguiu viver do jeito que queria, mas se bem me lembro foi durante algum tempo até a "industria" começar a interferir com o seu modo de vida, foi aí que começou a revolta dele.
Ainda assim para alguém que queira viver off-grid, os States até são dos melhores locais, pois o estado não chateia tanto, mas não é assim em todo o lado.

E sim, era muito à frente do seu tempo, mas os maiores paralelos que encontro até são com as ideias do David Henry Thoreau (acho o Kaczynsky uma espécie de evil twin do H.D.Thoreau), que já falava dos perigos do capitalismo e indústria e apelava à proteção ambiental à mais de 150 anos, e que como ele também viveu off-grid algum tempo. Não sei se o Kaczynsky alguma vez referiu isso, mas não me admira nada que o Thoreau tenha tido grande influência no seu pensamento.

Curiosamente também encontra-se paralelo nisto tudo até com algumas ideias do tio Varg, que tenta fazer algo parecido (já não o sigo à algum tempo, mas ele tentava também fazer um estilo de vida meio off-grid) e tem algumas linhas de pensamento no mesmo sentido (anti-capitalismo, vida tradicional etc). As ideias base eram as mesmas e até tinha pontos interessantes, o problema dele era que borrava a pintura toda quando vinha com argumentos pseudo-ciêntificos sobre genética.

A ver se apanho as séries do Unabomber, thanks pelo conselho.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2277
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Psychoneurosis » quarta set 28, 2022 9:44 pm

Sim, concordo. Tentar criar um munto não capitalista e até anárquico é de facto uma utopia.
Mas podes tentar viver dessa forma, ele de certo modo conseguiu, por aí ter dito que não o achava utópico.
Quando me referi ao Orwell e à Karin Boye era apenas em estarem à frente do seu tempo, não que as ideias fossem semelhantes, mas sim o Thoreau para além de estar à frente também para a sua época tem alguma para não dizer muita semelhança de pensamento com o Kaczynsky.
Há também um livro muito interessante, sobre as primeiras sociedades anarcas e que também tentavam viver fora da caixa, entre outros temas que é o "The Pursuit of the Millennium", se tens interesse nestas temas aconselho a leres quando tiveres oportunidade
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7777
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Zyklon » quinta set 29, 2022 11:50 am

Já que se está numa de séries pesadonas venho aqui cancelar a vossa interessante conversa ^_^ e dizer que She Hulk é ou melhor tem tido o mesmo destaque de visualização semanal que alguns dos pesos pesados que andam pela Prime ou pela HBO.
Super divertido aquela merda....ah e Andor tem tudo para ser altamente fantástico!

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Selvagem » quinta set 29, 2022 8:06 pm

Zyklon Escreveu:Já que se está numa de séries pesadonas venho aqui cancelar a vossa interessante conversa ^_^


Tranquilo, eu é que comecei o off-topic :twisted:

Psychoneurosis Escreveu:Sim, concordo. Tentar criar um munto não capitalista e até anárquico é de facto uma utopia.
Mas podes tentar viver dessa forma, ele de certo modo conseguiu, por aí ter dito que não o achava utópico.
Quando me referi ao Orwell e à Karin Boye era apenas em estarem à frente do seu tempo, não que as ideias fossem semelhantes, mas sim o Thoreau para além de estar à frente também para a sua época tem alguma para não dizer muita semelhança de pensamento com o Kaczynsky.
Há também um livro muito interessante, sobre as primeiras sociedades anarcas e que também tentavam viver fora da caixa, entre outros temas que é o "The Pursuit of the Millennium", se tens interesse nestas temas aconselho a leres quando tiveres oportunidade


Sim, ele viveu assim algum tempo, só que mais tarde acabou por ter de enfrentar a sociedade industrial que acabou por afetar o seu modo de vida, daí eu ter dito que é algo que que a longo prazo não funciona.

Não conheço essa obra, fui investigar e parece interessante. Tento devorar tudo sobre estes assuntos, interesso-me bastante e perco bastante tempo a pensar nestas questões eheh.

On topic - as últimas séries que vi:

Vinyl - Incrível, adorei. Gosto de tudo o que tenha o dedinho do Scorcese (possivelmente o meu realizador favorito), misturar a sua abordagem ao mundo dos gangsters com o universo musical e discográfico dos anos 70 era ouro sobre azul. Muita pena a série ter sido cancelada, ficou muita coisa em aberto e pelo que li de reviews, muita gente também ficou com pena de ter ficado por ali. Das melhores séries que vi ultimamente.

Twin Peaks (sim, só vi agora) - Não apreciei, decididamente Lynch não é para mim, reconheço o seu valor como realizador e poder criativo e também percebo a importância desta série, mas não faz o meu género, ainda assim vi as 2 primeiras temporadas. Apreciei bastante foi a excelente banda sonora. Acho que o único trabalho de Lynch que gostei mesmo muito foi o Elephant Man.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2277
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Psychoneurosis » sexta set 30, 2022 11:08 am

Selvagem Escreveu:decididamente Lynch não é para mim


Fui ver com mais uma pessoa o Mulholland Drive quando saiu, e ficamos os dois um pouco "foda-se o que foi isto" no fim. Por acaso nunca mais vi o filme, a ver se lhe pego outra vez, para ver a minha reacção hoje em dia. Mas adiante. Como habitualmente ao fim de semana e depois de ver o filme, fui mais essa pessoa ter com alguns amigos ao Bairro Alto beber uns copos e meter a conversa em dia com a malta com que nos dávamos. Estava lá uma amiga que era toda dada das filosofias e das psicologias e que em meio minuto deu a sua extensa opinião sobre o o filme, a sua história os seus desenvolvimentos e o fim. Anos depois percebi que esse tinha sido o meu primeiro contacto com a malta hipster intelectualoide.
O Homem bebe e a obra nasce!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Selvagem » sexta set 30, 2022 7:52 pm

Psychoneurosis Escreveu:
Selvagem Escreveu:decididamente Lynch não é para mim


Fui ver com mais uma pessoa o Mulholland Drive quando saiu, e ficamos os dois um pouco "foda-se o que foi isto" no fim. Por acaso nunca mais vi o filme, a ver se lhe pego outra vez, para ver a minha reacção hoje em dia. Mas adiante. Como habitualmente ao fim de semana e depois de ver o filme, fui mais essa pessoa ter com alguns amigos ao Bairro Alto beber uns copos e meter a conversa em dia com a malta com que nos dávamos. Estava lá uma amiga que era toda dada das filosofias e das psicologias e que em meio minuto deu a sua extensa opinião sobre o o filme, a sua história os seus desenvolvimentos e o fim. Anos depois percebi que esse tinha sido o meu primeiro contacto com a malta hipster intelectualoide.


Também vi esse filme à muitos anos e fiquei como tu, tenho de o rever novamente para ver se fico com outra perspetiva, mas duvido.
Filmes ou séries com muita fantasia ou sobrenatural fazem-me desligar muito rapidamente, não consigo conectar-me, salvo raras exceções se a coisa for mesmo bem feita ou marcante como a trilogia do Lord of The Rings (que até é dos meus filmes favoritos, top 5).
Do Lynch, do pouco que vi, só mesmo o Elephant Man, e gosto bastante, já o vi umas 2 ou 3x.
Outro realizador que reconheço o talento e estilo próprio mas não consigo gostar, mas por motivos diferentes, é o Wes Anderson, aquele tipo de humor snob irrita-me profundamente.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Séries de Culto II

Mensagempor aetheria » sábado out 01, 2022 11:49 am

Selvagem Escreveu:Outro realizador que reconheço o talento e estilo próprio mas não consigo gostar, mas por motivos diferentes, é o Wes Anderson, aquele tipo de humor snob irrita-me profundamente.


Ohhh eu gosto tanto do Grande Budapeste Hotel e o Moonrise Kingdom :D (mas tb acho que não conheço outros... adoro a fotografia)

Quanto ao Mulholland Drive, acho que esse filme foi criado mesmo para comer a cabeça e para se criarem teorias sobre ele. Mas também ando com ideia de o rever, quando o vi, alugado na Blockbuster (sim, foi assim há tanto tempo) andava com pouca paciência e muito sono :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Selvagem » sábado out 01, 2022 1:34 pm

aetheria Escreveu:Ohhh eu gosto tanto do Grande Budapeste Hotel e o Moonrise Kingdom :D (mas tb acho que não conheço outros... adoro a fotografia)


Yep, excelente cinematografia, principalmente no Grand Budapest Hotel, daí eu reconhecer o valor, estilo e criatividade, mas lá está, aquele tipo de humor mexe-me com os nervos.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5743
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Séries de Culto II

Mensagempor abyssum » sábado out 01, 2022 5:08 pm


Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5743
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Séries de Culto II

Mensagempor abyssum » domingo out 09, 2022 7:30 pm


Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7777
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Zyklon » segunda out 10, 2022 1:21 pm

abyssum Escreveu:

Espero que esteja tão interessante quanto a primeira temporada...

Avatar do Utilizador
Liwyatan
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 810
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am
Localização: Lisboa

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Liwyatan » sexta out 28, 2022 9:06 am

Incrível como é que ainda ninguém veio falar mal da série do LotR e bem da House of the Dragon.

Eu entretanto ganhei coragem e comecei a ver Better Call Saul.


Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes