Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Soulforged
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda dez 19, 2011 11:37 pm

Re: Literatura

Mensagempor Soulforged » domingo set 01, 2024 5:14 pm

Psychoneurosis Escreveu:
Liwyatan Escreveu:
Soulforged Escreveu:Por vários motivos que não são para aqui chamadas, comecei a dedicar-me a sério à literatura, finalmente.

Comecei com o Lord of The Flies (tradução), que li em 2 dias. Muito com.

Agora estou de volta do Catch 22. Estive um dia ou dois a adiar pegar nele, porque achei que talvez fosse um pouco maçudo. Mas nada mais longe da verdade...

Quando acabar este, já tenho o Brave New World à espera...

Depois aconselho-te o "Nós" de Evgueni Zamiatine. É considerado o percursor do Brave New World, 1984, etc.

Já agora deixo aqui também o conselho do "Kallocain" que é na mesma linha do "1984" mas até é anterior.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kallocain_(livro)

Thanks.

grindcrust
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: segunda dez 04, 2006 9:20 am
Contacto:

Mensagempor grindcrust » segunda set 09, 2024 2:43 pm

Soulforged Escreveu:Por vários motivos que não são para aqui chamadas, comecei a dedicar-me a sério à literatura, finalmente.

Comecei com o Lord of The Flies (tradução), que li em 2 dias. Muito com.

Agora estou de volta do Catch 22. Estive um dia ou dois a adiar pegar nele, porque achei que talvez fosse um pouco maçudo. Mas nada mais longe da verdade...

Quando acabar este, já tenho o Brave New World à espera...

Viva. 'O Senhor das Moscas' está na minha lista de desejos para ler , deve ser mesmo muito bom.
Não conhecia o Catch 22 , já procurei informação e parece ser muito interessante , adoro escritores com um bom nível de ironia, sarcasmo e com conteúdo filosófico.
Saramago é dos meus escritores favoritos :-)
Já agora aconselho o 'O Evangelho segundo Jesus Cristo', 'MEMORIAL DO CONVENTO' , 'Caim' ;
Descobri 'Machado de Assis' "Dom Casmurro" e "Memorias póstumas de Brás cubas"
Obras muitos boas .
Boas leituras.
Grind Your Mind
Grind' n' Roll
Grind or Die

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » segunda set 09, 2024 4:05 pm

grindcrust Escreveu: Descobri 'Machado de Assis' "Dom Casmurro" e "Memorias póstumas de Brás cubas"

O Machado de Assis está na linha do Eça de Queirós, pelo retrato de época e sarcasmo na crónica de costume. Dele aconselho MUITO um conto, O Alienista. É tãoooo bom, na sátira. O Cândido, de Voltaire, também é um clássico neste domínio.
E aventurem-se no Eça, dificilmente encontro autor nacional com maior capacidade de ironia e tão finamente trabalhada. Presentemente, recomendo alguns livros do Afonso Cruz (particularmente o Carne de Deus e Jesus Cristo bebia Cerveja... dei boas gargalhadas à conta desses livros).
Também me lembrei, já contemporâneo, do espanhol Gonzalo Torrente Ballester. O Cronica do Rei Pasmado é pequeno e maravilhoso. Se gostaste do Memorial do Convento, este é mais leve e explora uma das linhas de ação: o fundamentalismo religioso. É fantástico.
Já agora, um judeu a gozar com judeus, imperdível - Philip Roth e o seu Complexo de Portnoy.

Ocorreram-me este, de repente, à conta da ironia :P
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

grindcrust
Contacto:

Mensagempor grindcrust » quarta set 11, 2024 10:13 am

aetheria Escreveu:
grindcrust Escreveu: Descobri 'Machado de Assis' "Dom Casmurro" e "Memorias póstumas de Brás cubas"

O Machado de Assis está na linha do Eça de Queirós, pelo retrato de época e sarcasmo na crónica de costume. Dele aconselho MUITO um conto, O Alienista. É tãoooo bom, na sátira. O Cândido, de Voltaire, também é um clássico neste domínio.
E aventurem-se no Eça, dificilmente encontro autor nacional com maior capacidade de ironia e tão finamente trabalhada. Presentemente, recomendo alguns livros do Afonso Cruz (particularmente o Carne de Deus e Jesus Cristo bebia Cerveja... dei boas gargalhadas à conta desses livros).
Também me lembrei, já contemporâneo, do espanhol Gonzalo Torrente Ballester. O Cronica do Rei Pasmado é pequeno e maravilhoso. Se gostaste do Memorial do Convento, este é mais leve e explora uma das linhas de ação: o fundamentalismo religioso. É fantástico.
Já agora, um judeu a gozar com judeus, imperdível - Philip Roth e o seu Complexo de Portnoy.

O Cândido, de Voltaire é fabuloso, dos livros mais surpreendentes com que me cruzei , um clássico obrigatório.
Machado de Assis é um génio, com a escrita , já li quase todos os contos dele e só pecam por serem curtos. :D
Já fui ler as sinopses dos aconselhados e vou à caça deles. :D
Obrigado pelas dicas
Grind Your Mind
Grind' n' Roll
Grind or Die

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » quarta set 11, 2024 3:11 pm

grindcrust Escreveu:
aetheria Escreveu:

O Cândido, de Voltaire é fabuloso, dos livros mais surpreendentes com que me cruzei , um clássico obrigatório.
Machado de Assis é um génio, com a escrita , já li quase todos os contos dele e só pecam por serem curtos. :D
Já fui ler as sinopses dos aconselhados e vou à caça deles. :D
Obrigado pelas dicas

Ahhhh bem a propósito, hoje ouvi falar deste, que não conhecia, penitenciei-me por isso, e lá o fui comprar (eu que digo JÁ NÃO COMPRO MAIS NADA!!!)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Oblomov
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Soulforged
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Soulforged » quarta set 11, 2024 5:06 pm

aetheria Escreveu:Ahhhh bem a propósito, hoje ouvi falar deste, que não conhecia, penitenciei-me por isso, e lá o fui comprar (eu que digo JÁ NÃO COMPRO MAIS NADA!!!)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Oblomov

Também nunca ouvi falar, tive curiosidade de ir ler a sinopse, e fiquei a pensar que talvez fosse boa ideia lê-lo também... :hmmm:

Soulforged
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Soulforged » quarta set 11, 2024 5:43 pm

grindcrust Escreveu:Viva. 'O Senhor das Moscas' está na minha lista de desejos para ler , deve ser mesmo muito bom.
Não conhecia o Catch 22 , já procurei informação e parece ser muito interessante , adoro escritores com um bom nível de ironia, sarcasmo e com conteúdo filosófico.
Saramago é dos meus escritores favoritos :-)
Já agora aconselho o 'O Evangelho segundo Jesus Cristo', 'MEMORIAL DO CONVENTO' , 'Caim' ;
Descobri 'Machado de Assis' "Dom Casmurro" e "Memorias póstumas de Brás cubas"
Obras muitos boas .
Boas leituras.

Sim, "O Senhor das Moscas" é muito bom.

O Catch 22 consegue ser melhor ainda. Posso dizer que embora o tema seja bem sério (Segunda Guerra Mundial), não me lembro da última vez que me ri tanto a ler um livro. Só um exemplo, a certa altura o personagem principal, que é um membro da tripulação de um bombardeiro, queixa-se que há pessoas a tentar matá-lo de cada vez que ele levanta voo para lhes largar bombas em cima... Noutra altura, ele pede ao médico que o salve (no sentido de lhe arranjar um diagnóstico que lhe permite ser mandado para casa e não combater mais), e o médico responde qualquer coisa do género "eu não estou aqui para salvar vidas..." Como estes 2 exemplos, há centenas ao longo do livro.

Quanto ao Saramago, na secundária "tive que comprar" o Memorial do Convento, fiz testes sobre ele com notas aceitáveis, mas nunca cheguei a lê-lo... :oops: :mrgreen: Ainda deve estar algures aqui por casa, mas não tenho ideia de pegar nele. Não me parece que seja dos melhores livros dele, ainda que o único que li foi o Ensaio sobre a Cegueira.

Soulforged
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Soulforged » quarta set 11, 2024 5:46 pm

aetheria Escreveu:O Cronica do Rei Pasmado é pequeno e maravilhoso. P

Tenho uma vaga ideia de ter visto um filme com esse nome, quase de certeza uma adaptação, há muitos anos atrás, teria eu uns 12 ou 13 anos, se tanto...

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » quarta set 11, 2024 5:47 pm

Soulforged Escreveu:
aetheria Escreveu:O Cronica do Rei Pasmado é pequeno e maravilhoso. P

Tenho uma vaga ideia de ter visto um filme com esse nome, quase de certeza uma adaptação, há muitos anos atrás, teria eu uns 12 ou 13 anos, se tanto...

Sim, existe.

grindcrust
Contacto:

Mensagempor grindcrust » quarta set 11, 2024 9:15 pm

Quanto ao Saramago, na secundária "tive que comprar" o Memorial do Convento, fiz testes sobre ele com notas aceitáveis, mas nunca cheguei a lê-lo... :oops: :mrgreen: Ainda deve estar algures aqui por casa, mas não tenho ideia de pegar nele. Não me parece que seja dos melhores livros dele, ainda que o único que li foi o Ensaio sobre a Cegueira.

Há mais ou menos, dois, três meses, reli o "cem anos de solidão" de Gabriel Garcia Marquez e o "Ensaio sobre a Cegueira" de Saramago (tinha que reler, já fazia muitos anos desde que os comprei) tenho ainda bem fresca na memória a história deste último e comparando com o "Memorial do Convento" sendo muito diferentes um do outro, talvez goste mais do "Memorial do Convento".
Cada um tem o seu gosto. :oops:
Grind Your Mind
Grind' n' Roll
Grind or Die

Soulforged
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor Soulforged » quarta set 11, 2024 10:50 pm

grindcrust Escreveu:Cada um tem o seu gosto. :oops:

Exacto, é assim com tudo.

No meu caso, na altura peguei no Ensaio sobre a Cegueira por mero acaso numa livraria, e os primeiros parágrafos prenderam-me logo, e senti-me compelido a ler o resto...

Keeper
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sábado dez 08, 2018 4:53 am

Mensagempor Keeper » domingo set 15, 2024 11:16 pm

Machado de Assis é muito bom mesmo, também gosto. Este é o site oficial dele, onde pode-se baixar toda a sua obra: http://machado.mec.gov.br

Comecei a ler este ontem:

Imagem

É o compêndio de estórias que formam a mitologia celta galesa. Gosto muito desse gênero literário.
"There ain't no way to stop us
and you'll never kill our pride
'cause it's not only music
it's a chosen way of life!"

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes