A Odisseia. Acabo de sair do IMAX. O filme está espetacular, principalmente a nível técnico, algo a que o Nolan já nos habituou.
Adorei sobretudo toda a parte da viagem: as paisagens, os sons, os perigos.. está incrível e envolvente.
Sabendo que tudo foi filmado em cenários reais e com pouco ou nenhum CGI eleva imenso a experiência. Estive a ver algumas curiosidades sobre pormenores técnicos deste filme e é mindblowing algumas das cenas que fizeram.
Em IMAX o som alto e definido estremece as cadeiras e faz sentir cá dentro cada trovão, cada onda contra os barcos na tempestade, cada rajada de vento, cada golpe de espada, o peso colossal do cavalo de Troia sendo arrastado pela praia..
A parte do ciclope foi a minha favorita (já era quando dei a obra na escola). Assustador e arrepiante. Os gritos do ciclope são de gelar o sangue!
Pontos extra também para a banda sonora, toda criada com instrumentos da Grécia antiga.
O filme termina fazendo uma ponte com a actualidade, lembrando o quão rapidamente esquecemos os custos das guerras.
Contudo, acho que o filme é demasiado fast-paced (algumas partes ganhavam mais com uma narrativa mais lenta) e acho que algumas cenas podiam ser mais emocionalmente impactantes, mas estes pequenos detalhes já são preferência pessoal.
É um filme tipicamente "Nolaniano". Mesmo sendo de um género que ele nunca fez, percebe-se com clareza a sua marca em toda a montagem e realização do filme.
Concluindo, o filme é muito bom, nomeadamente nos pormenores técnicos e na imersão naquele mundo antigo e mitológico.
Considero este filme um dos melhores do Nolan. Talvez no top 3 ou 4. Mas preciso de rever para captar todos os pormenores, o filme é muito rápido (as quase 3 h passam a voar) e acontece imensa coisa.
Recomendo ver este filme no grande ecrã, (quanto maior melhor) e com um bom sistema de som. Este é daqueles que perde metade da piada visto em casa.