Cinematógrafo II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Selvagem » sexta jul 31, 2026 8:22 pm

Imagem
A Odisseia. Acabo de sair do IMAX. O filme está espetacular, principalmente a nível técnico, algo a que o Nolan já nos habituou.
Adorei sobretudo toda a parte da viagem: as paisagens, os sons, os perigos.. está incrível e envolvente.
Sabendo que tudo foi filmado em cenários reais e com pouco ou nenhum CGI eleva imenso a experiência. Estive a ver algumas curiosidades sobre pormenores técnicos deste filme e é mindblowing algumas das cenas que fizeram.

Em IMAX o som alto e definido estremece as cadeiras e faz sentir cá dentro cada trovão, cada onda contra os barcos na tempestade, cada rajada de vento, cada golpe de espada, o peso colossal do cavalo de Troia sendo arrastado pela praia..
A parte do ciclope foi a minha favorita (já era quando dei a obra na escola). Assustador e arrepiante. Os gritos do ciclope são de gelar o sangue!
Pontos extra também para a banda sonora, toda criada com instrumentos da Grécia antiga.
O filme termina fazendo uma ponte com a actualidade, lembrando o quão rapidamente esquecemos os custos das guerras.

Contudo, acho que o filme é demasiado fast-paced (algumas partes ganhavam mais com uma narrativa mais lenta) e acho que algumas cenas podiam ser mais emocionalmente impactantes, mas estes pequenos detalhes já são preferência pessoal.

É um filme tipicamente "Nolaniano". Mesmo sendo de um género que ele nunca fez, percebe-se com clareza a sua marca em toda a montagem e realização do filme.

Concluindo, o filme é muito bom, nomeadamente nos pormenores técnicos e na imersão naquele mundo antigo e mitológico.
Considero este filme um dos melhores do Nolan. Talvez no top 3 ou 4. Mas preciso de rever para captar todos os pormenores, o filme é muito rápido (as quase 3 h passam a voar) e acontece imensa coisa.

Recomendo ver este filme no grande ecrã, (quanto maior melhor) e com um bom sistema de som. Este é daqueles que perde metade da piada visto em casa.
"..too old for this shit.."

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » sexta jul 31, 2026 8:39 pm

Ainda não consegui ir ver, mas também queria ver no cinema. Espero que para a semana ainda esteja no cinema.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » sábado ago 01, 2026 12:24 am

aetheria Escreveu:Ainda não consegui ir ver, mas também queria ver no cinema. Espero que para a semana ainda esteja no cinema.

Com certeza estará. Só estreou há 3 semanas e está a ter sucesso.
Eu tive de comprar com 1 semana de antecedência para conseguir bons lugares (mas era Imax), por isso ainda vai ficar uns bons tempos em exibição.

A cena do ciclope não me sai da cabeça, está mesmo espetacular. O design, o som, o ambiente e todo o trabalho que tiveram por trás (vi que a base do modelo era um animatrónico de 6 metros de altura!), está mesmo fantástico. Sempre adorei tudo o que envolve monstros e criaturas, especialmente quando é bem executado como foi aqui.

Esqueci de comentar os actores. É um cast enorme, com alguns dos principais nomes de Hollywood. Destaco o Matt Damon no papel principal, o R.Pattinson como antagonista e a Samantha Morton no seu pequeno (mas marcante) papel como Circe (outra das cenas mais memoráveis e arrepiantes do filme).

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » sábado ago 01, 2026 7:52 am

R.Pattinson e a Samantha Morton

O Pattinson faz lembrar o DiCaprio a nivel de carreira...de sucesso canastrão no inicio e o gozo que o rapaz levou com o mega sucesso Twilight e a forma como ao longo dos ultimos anos fez engolir muito critico com tudo o que se escreveu sobre ele é engraçado. É certo que a nivel de gestão de papeis ele ou quem está ao lado dele soube escolhe-los de uma forma praticamente perfeita basta ver os realizadores com quem tem trabalhado.
A Morton quando se fala nela o que me surge logo á cabeça é o super papel de vilã no TWD...só superada na serie pelo Negan em nivel de psicopatia!

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sábado ago 01, 2026 9:56 am

Cá em Braga não há IMAX, mas a ver se na terça ainda está no cartaz. Mas, é isso, está a ser muito falado, vêm as férias, talvez o mantenham por uns tempos.
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » sábado ago 01, 2026 2:32 pm

Zyklon Escreveu:
R.Pattinson e a Samantha Morton

O Pattinson faz lembrar o DiCaprio a nivel de carreira...de sucesso canastrão no inicio e o gozo que o rapaz levou com o mega sucesso Twilight e a forma como ao longo dos ultimos anos fez engolir muito critico com tudo o que se escreveu sobre ele é engraçado. É certo que a nivel de gestão de papeis ele ou quem está ao lado dele soube escolhe-los de uma forma praticamente perfeita basta ver os realizadores com quem tem trabalhado.
A Morton quando se fala nela o que me surge logo á cabeça é o super papel de vilã no TWD...só superada na serie pelo Negan em nivel de psicopatia!

O DiCaprio teve o talento bem reconhecido desde o início. Antes de ficar mega-conhecido com o "Titanic" já tinha feito grandes papeis ainda era uma criança/adolescente: o "Basketball Diaries" em que faz de puto viciado em drogas, o "This Boy's Life" um adolescente rebelde contra o pai (DeNiro) e claro, o "What's Eating Gilbert Grape" em que faz de miúdo com deficiência mental e que lhe garantiu a 1a nomeação para óscar (ainda hoje considero este um dos melhores trabalhos dele).

O Pattinson confesso que não conheço o inicio da carreira (não vi o "Harry Potter" nem o "Twilight"), mas sim, concordo que tem feito grandes trabalhos: o "The Batman", o "Lighthouse", o "Good Time"...

Já agora, este "Good Time" é de 2017 mas só vi há pouco tempo e foi dos filmes mais mirabolantes que vi recentemente. Talvez o meu papel favorito do Pattinson. Se não viram este filme tentem apanhá-lo, drama/comédia negra com um argumento que é a puta da loucura :D
https://www.imdb.com/title/tt4846232/?ref_=nm_flmg_job_1_accord_2_cdt_t_17

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sábado ago 01, 2026 2:49 pm

Não conheço esse (o argumento é, à partida, daqueles que não me puxaria).
Nem esses do Di Caprio, jovem, que apontaste, acho que não os cheguei a ver.
Anotados.

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » sábado ago 01, 2026 3:06 pm

aetheria Escreveu:Não conheço esse (o argumento é, à partida, daqueles que não me puxaria).

É daqueles argumentos em que o protagonista tenta sair de uma situação difícil, mas cada decisão que toma causa-lhe mais e mais problemas. Gostei bastante.
O filme é dos irmãos Safdie, autores do igualmente bom "Uncut Gems", os 2 filmes até têm um tom bastante semelhante.

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » domingo ago 02, 2026 5:15 pm

Imagem

Vi-o agora. Entretém bem :D
Quando fui buscar a imagem, ao usar o google para pesquisar, tive uma surpresa :P

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » domingo ago 02, 2026 5:22 pm

aetheria Escreveu:Quando fui buscar a imagem, ao usar o google para pesquisar, tive uma surpresa :P

Share.
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » domingo ago 02, 2026 7:57 pm

aetheria Escreveu:Imagem

Vi-o agora. Entretém bem :D
Quando fui buscar a imagem, ao usar o google para pesquisar, tive uma surpresa :P

Das piores coisas que vi este ano....e em cinema!! Merecia dois estalos!!

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » domingo ago 02, 2026 8:17 pm

Zyklon Escreveu:Das piores coisas que vi este ano....e em cinema!! Merecia dois estalos!!

:lol: :lol: :lol: :lol: Sim, para cinema é criar muita expetativa. Para um domingo à tarde no sofá, está bom. :mrgreen:

GoncaloBCunha Escreveu:Share.

Escreve o nome do filme no search do google :D

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » domingo ago 02, 2026 8:29 pm

aetheria Escreveu:Escreve o nome do filme no search do google :D

Olha um passaroco. :)
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » domingo ago 02, 2026 8:40 pm

GoncaloBCunha Escreveu:
aetheria Escreveu:Escreve o nome do filme no search do google :D

Olha um passaroco. :)

Se vires o filme, perceberás o passaroco :P

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » domingo ago 02, 2026 9:05 pm

E eu a pensar que era algum deepfake da Emily Blunt. :(

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 25 visitantes