Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Re: Literatura

Mensagempor Almah Perditae » domingo out 19, 2008 12:13 pm

Hum... O filme não é uma transcrição do livro, eles fizeram as duas coisas em simultaneo, foi um projecto entre os dois, é a mesma história (criada até pelos dois salvo erro), mas em cada um dos casos é dado enfase a coisas diferentes. O livro e o filme são complementares, o filme pretende dar uma ideia visual e poética da história, o livro explica a história. A ideia é mesmo ler-se o livro e ver-se o filme.
Imagem

LuiSlayer [RIP 2009/03/27]

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » domingo out 19, 2008 12:25 pm

Almah Perditae Escreveu:Hum... O filme não é uma transcrição do livro, eles fizeram as duas coisas em simultaneo, foi um projecto entre os dois, é a mesma história (criada até pelos dois salvo erro), mas em cada um dos casos é dado enfase a coisas diferentes. O livro e o filme são complementares, o filme pretende dar uma ideia visual e poética da história, o livro explica a história. A ideia é mesmo ler-se o livro e ver-se o filme.

Não sabia que era um projecto dos dois, mas só isso pode então explicar o porquê do filme mostrar todas as partes marcantes do livro, mas não as explicar de forma "conveniente". Sempre gostei do filme por causa desses grandes planos no mais profundo silêncio e pelo facto de permitir várias interpretações, mas ficava no final sempre com a sensação de que faltava ali algo... Agora com o livro tudo faz mais sentido. Devo acabá-lo hoje e já tenho o 2010 preparado!

Judas_Iscariot
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça jun 26, 2007 11:18 am

Mensagempor Judas_Iscariot » domingo out 19, 2008 1:15 pm

Estou neste momento entretido a ler algumas "Histórias Eróticas" medievais (que ao que parece são um excerto de uma obra maior, "Decâmeron"), escritas pelo Giovanni Boccaccio. Devo dizer que são bastante engraçadas as situações que ele aqui descreve. Não são propriamente eróticas num sentido mais contemporâneo, mas são sugestivas e, por vezes, mesmo hilariantes. Leitura leve e rápida (menos de 100 páginas).
The solitary dark animal and the burning black Earth.

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » domingo out 19, 2008 1:54 pm

Miss_No_Thing Escreveu:Basicamente tudo de Anne Rice, Edgar Allan Poe e Fernando Pessoa acho que vale a pena.
Destaque também para autores como: Gabriel Garcia Marquez, Tolkien, Paulo Coelho e José Luís Peixoto.

:D

Pôr o Paulo Coelho aí no meio ... :shock:

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo out 19, 2008 7:28 pm

LuiSlayer Escreveu:
Almah Perditae Escreveu:Hum... O filme não é uma transcrição do livro, eles fizeram as duas coisas em simultaneo, foi um projecto entre os dois, é a mesma história (criada até pelos dois salvo erro), mas em cada um dos casos é dado enfase a coisas diferentes. O livro e o filme são complementares, o filme pretende dar uma ideia visual e poética da história, o livro explica a história. A ideia é mesmo ler-se o livro e ver-se o filme.

Não sabia que era um projecto dos dois, mas só isso pode então explicar o porquê do filme mostrar todas as partes marcantes do livro, mas não as explicar de forma "conveniente". Sempre gostei do filme por causa desses grandes planos no mais profundo silêncio e pelo facto de permitir várias interpretações, mas ficava no final sempre com a sensação de que faltava ali algo... Agora com o livro tudo faz mais sentido. Devo acabá-lo hoje e já tenho o 2010 preparado!

Mais sentido faz, mas... Confesso que preferia aquela incógnita de não se perceber nada... É que cada um fazia uma ideia, tinha uma interpretação, e não tem nada a ver com o que é aquilo lol Aquilo é pura ficção cientifica, não é nenhum tratado filosófico.... O que é pena...

xtr3me Escreveu:
Miss_No_Thing Escreveu:Basicamente tudo de Anne Rice, Edgar Allan Poe e Fernando Pessoa acho que vale a pena.
Destaque também para autores como: Gabriel Garcia Marquez, Tolkien, Paulo Coelho e José Luís Peixoto.

Uns melhores outros piores, tem tudo a ver até... Pop culture at his best.
Imagem

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » domingo out 19, 2008 8:45 pm

O livro é impressionante! Fiquei mesmo abismado por tudo que ele narra! E pensar que ele esteve tanto tempo aqui na minha estante a ganhar pó... Começo hoje mesmo o 2010! E vou ver se roubo aí umas estações de serviço para comprar o 2061 e o 3001...

xtr3me
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta set 24, 2008 3:30 pm

Mensagempor xtr3me » domingo out 19, 2008 8:49 pm

Almah Perditae Escreveu:
xtr3me Escreveu:

Uns melhores outros piores, tem tudo a ver até... Pop culture at his best.

Confesso que dali, gosto muito de Poe, Pessoa e José Luís Peixoto. Reconheço muita qualidade no Tolkien, mas o "universo" dele não é bem o meu. Gabriel Garcia Marquez não gosto muito, Paulo Coelho não gosto nada e Anne Rice nunca li.

Posso mandar o meu bitaite, que já devem ter referido mas não li tudo lá para trás: Hemmingway (provavelmente o meu escritor preferido), Steinbeck, alguns de Kafka (principalmente a Metamorfose e para alguns, o processo), Eça e alguns de Dostoievsky.

Faltam muitos outros, mas pronto, é só para mandar mais uns nomes para a mesa (provavelmente já foram falados, visto que são incontornáveis).

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo out 19, 2008 8:58 pm

LuiSlayer Escreveu:O livro é impressionante! Fiquei mesmo abismado por tudo que ele narra! E pensar que ele esteve tanto tempo aqui na minha estante a ganhar pó... Começo hoje mesmo o 2010! E vou ver se roubo aí umas estações de serviço para comprar o 2061 e o 3001...

Já leste? É grande história de sci-fi num é? Como é que um gajo chegava lá com o filme apenas? Nunca na vida... O segredo é os monolitos...Mas antes de ler o livro eu pensava que os monolitos eram simbologia lol Eu acreditava mesmo que simbolizavam o desconhecido e a importancia do medo do desconhecido na evolução do homem lol Tipo... nada a ver lol
Imagem

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » domingo out 19, 2008 9:02 pm

Almah Perditae Escreveu:
LuiSlayer Escreveu:O livro é impressionante! Fiquei mesmo abismado por tudo que ele narra! E pensar que ele esteve tanto tempo aqui na minha estante a ganhar pó... Começo hoje mesmo o 2010! E vou ver se roubo aí umas estações de serviço para comprar o 2061 e o 3001...

Já leste? É grande história de sci-fi num é? Como é que um gajo chegava lá com o filme apenas? Nunca na vida... O segredo é os monolitos...Mas antes de ler o livro eu pensava que os monolitos eram simbologia lol Eu acreditava mesmo que simbolizavam o desconhecido e a importancia do medo do desconhecido na evolução do homem lol Tipo... nada a ver lol

O livro não é muito extenso. Comecei na Quinta e, mesmo com a paragem para as frescas, já terminei. Também, ontem e hoje dei-lhe certinho. Sim, os monólitos em todas as suas utilizações são fundamentais para a história. Só espero que a continuação seja tão emocionante como este...

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo out 19, 2008 9:07 pm

o resto não li nada... Se há até o 3001 estou a saber agora mesmo...

Extr3me, muito bons todos eles :9
Imagem

Mensagempor LuiSlayer [RIP 2009/03/27] » domingo out 19, 2008 9:29 pm

O 3001 é o último das odisseias: 3001, the final odyssey. Estão todos publicados pela Europa-América.

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo out 19, 2008 10:09 pm

Tenho que ver isso, eu já ouvi falar no 2010, os outros não...
Imagem

Snow White [RIP]

Mensagempor Snow White [RIP] » quinta out 23, 2008 3:27 pm

Livro absolutamente fantastico : "Uma Casa Na Escuridão" - José Luís Peixoto.
Gosto mesmo muito do "Veronika Decide Morrer" - Paulo Coelho (cujo escritor nem gosto muito mas adoro este livro)

Tenho lido:
Fernando Pessoa - TUDO (pseudónimos (Álvaro de Campos, em especial -baba-) e heterónimo);
José Luís Peixoto, embora nada supere o anterior e confesso que nao sou muito fa das obras mais recentes;
Florbela Espanca, como nao podia deixar de ser;
Antero de Quental, brutal!!!;
Edgar Allan Poe - "Nevermore";
Fernando Ribeiro, sim porque apesar de uma escrita um tanto ou quanto egoista, gosto muito de ler o senhor do Feitiço da Luna;
Lord Byron :) ;
Marion Zimmer Bradley"Brumas de Avalon",claro!
Juliet Marillier (fantasia, tb);
José Régio, meu amado "Cantico Negro" ...
aconselho a leitura de Charles Baudelaire, por algum motivo, nunca achei mt "piada"...

Riddl3
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: quinta set 11, 2008 10:34 am

Mensagempor Riddl3 » sexta out 24, 2008 1:32 pm

Deixo aqui duas sugestões:
1º - Um escritor portugues muito pouco conhecido, Al Berto, aconselho "O Medo" e o "Anjo Mudo"

2º - A colecção de uma escritora relativamente recente "Luz e Escuridão" (3 volumes, Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse) basicamente uma historia mto vampiresca, com uns bons toques de Anne Rice =)
Sabbath Bloody Sabbath
Nothing more to do
Living just for dying
Dying just for you

Escarnio [RIP]

Mensagempor Escarnio [RIP] » sexta out 24, 2008 1:37 pm

Um escritor portugues muito pouco conhecido, Al Berto

O Al Berto não é um poeta assim tão pouco conhecido, mas talvez seja verdade que não haja reconhecimento adequado à sua obra.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante