Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Re: Literatura

Mensagempor Almah Perditae » sábado nov 08, 2008 2:37 am

Converge Escreveu:Acabei hoje o "Ensaio sobre a Cegueira" (curisosamente tinha lido primeiro o da lucidez lol). Curti, mas até hoje ainda não li nada do Saramago melhor que O Memorial do Convento.

Estou de momento a ler o "Memória de Elefante", do A. Lobo Antunes

Fogo... O Ensaio é tão melhor que o Memorial... Até o Saramago o diz. Confesso que do que li, só gostei do Ensaio, de resto não gosto lá muito do Saramago.
Imagem

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta abr 04, 2008 11:54 am
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado nov 08, 2008 12:05 pm

Hmmm eu gostei mais do Memorial, embora a cegueira seja muito fixe. A Cegueira é mais subjectivo e simbólico que o Memorial, disso não hajam dúvidas

Judas_Iscariot
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: terça jun 26, 2007 11:18 am

Mensagempor Judas_Iscariot » sábado nov 08, 2008 12:50 pm

Do Saramago ainda só li "O Ano da Morte de Ricardo Reis", e posso dizer que adorei absolutamente. Penso que também seja o trabalho favorito do autor, segundo já li "por aí".
The solitary dark animal and the burning black Earth.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado nov 08, 2008 1:17 pm

O meu irmão tem esse livro. Do que fala o livro?

Judas_Iscariot

Mensagempor Judas_Iscariot » sábado nov 08, 2008 1:48 pm

Converge Escreveu:O meu irmão tem esse livro. Do que fala o livro?

*Modo bajulador on*

Bem, para quem está mais familiarizado com a obra de Fernando Pessoa, Ricardo Reis é um dos seus heterónimos. Saramago pegou no que existia sobre ele - a sua vida, a sua história - e simplesmente concluiu o que Pessoa começou. Parece bastante vago dito desta maneira, mas eu achei este livro riquíssimo. Tem, por vezes, algum do humor ou da crítica social que podemos encontrar também em Eça de Queirós, se bem que Saramago não seja nenhuma imitação desse outro autor. O livro começa exactamente com a chegada de Ricardo Reis a Portugal, após 16 anos de exílio no Brasil. Os personagens, as descrições, os acontecimentos históricos - porque esta história passa-se durante o regime de Salazar -, estão todos muito bem conjugados. Eu pessoalmente quase que conseguia visualizar pelos olhos do personagem principal (Ricardo Reis) as outras personagens, com as suas características, a sua própria personalidade. Mais não me atrevo a dizer, porque o prazer da leitura está mesmo em descobrir mais. Posso dizer que tem algumas surpresas mais esotéricas, por assim dizer, mas que se adaptam bastante bem à história.

*Modo bajulador off*

EDIT: devo dizer que, como não estava familiarizado com a escrita de Saramago, foi muito atrofiante conseguir habituar-me ao início. Mas penso que a prática e a habituação acabaram por prevalecer, a história fluiu bem mais após esse início turbulento.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado nov 08, 2008 1:51 pm

Eu sei quem Ricardo Reis é (foi), mas obrigado por me explicares a estória do livro. Fica já na queue de leitura :D

Judas_Iscariot

Mensagempor Judas_Iscariot » sábado nov 08, 2008 1:53 pm

Converge Escreveu:Eu sei quem Ricardo Reis é (foi), mas obrigado por me explicares a estória do livro. Fica já na queue de leitura :D

Off topic: Não ligues, é a minha mania de tentar contextualizar tudo.

:beer:

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado nov 08, 2008 1:54 pm

No problemo

Wildmadrigal
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: sexta abr 07, 2006 7:46 pm
Contacto:

Mensagempor Wildmadrigal » sábado nov 08, 2008 2:20 pm

De Saramago ainda só li "As intermitências da morte" , e gostei muito.Tanto da forma dele escrever como também da História do livro...fiquei curioso em ler mais dele. Tenho aqui em casa, memorial do convento, ensaio sobre a cegueira, o homem duplicado, a caverna e as pequenas memorias. Hei de ler alguns destes nos próximos tempos.

Neste momento a minha leitura recai sobre "o remorso de baltazar serapião" de Valter Hugo Mãe...aconselho vivamente.
Imagem

Wyrm [RIP 2009/03/28]

Mensagempor Wyrm [RIP 2009/03/28] » sábado nov 08, 2008 2:26 pm

Ando a ler Mário Vargas Llosa, peguei no "Lituma nos Andes" e tenho o "A Guerra do Fim do Mundo" já encomendado.Até agora só tenho bem a dizer, sobretudo por me fazer viajar mentalmente até aos cenários que cria.Perfeito!

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado nov 08, 2008 3:44 pm

Wildmadrigal Escreveu:De Saramago ainda só li "As intermitências da morte" , e gostei muito.Tanto da forma dele escrever como também da História do livro...fiquei curioso em ler mais dele. Tenho aqui em casa, memorial do convento, ensaio sobre a cegueira, o homem duplicado, a caverna e as pequenas memorias. Hei de ler alguns destes nos próximos tempos.

Neste momento a minha leitura recai sobre "o remorso de baltazar serapião" de Valter Hugo Mãe...aconselho vivamente.

As intermitências começa muito bem mas torna-se previsível com o passar dos capítulos. Foi dos que menos gostei do saramago, não deixando se constituir um bom livro (o saramago não sabe fazer livros maus).
O Remorso do Baltazar Serapião é dos meus livros preferidos. Grande livro, man!

pinkmetal
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 03, 2008 2:41 pm

Mensagempor pinkmetal » sábado nov 08, 2008 4:13 pm

De Saramago li O envagelho segundo jesus cristo, o ensaio sobre a cegueira, todos os nomes, destes 3 o meu favorito é o Envagelho...
Outros escritores portugueses que gosto sem precedencia sao José Rodrigues dos Santos, António Lobo Antunes, Camilo Castelo Branco, Manuel Maria Rodrigues, Sophia de Mello Breyner,Augustina Bessa Luís,Rui Zink,Miguel Esteves Cardoso. Admito que leio mais livros de autores estrangeiros, não por menosprezar os portugueses mas por preferir os temas abordados nos estrangeiros, Desconheço por completo quem seja o José Peixto,penso que ainda não me cruzei com nenhum livro dele, se passei devo ter desvalorizado o tema, não me recordo... Se por acaso alguém já um bom livro dele que me diga o nome,obriga.

Fiquem bem :metal:

pinkmetal
Participante Inspirado(a)
Registado: segunda nov 03, 2008 2:41 pm

Mensagempor pinkmetal » sábado nov 08, 2008 4:19 pm

Aconselho-te O Pantaleão e as visitadoras, é um livro muito bom,tem uma história original.

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado nov 08, 2008 6:56 pm

Li hoje o "Memória de Elefante". Este Lobo antunes é muito marado!

Last Light
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Last Light » sábado nov 08, 2008 6:57 pm

pinkmetal Escreveu:De Saramago li O envagelho segundo jesus cristo, o ensaio sobre a cegueira, todos os nomes, destes 3 o meu favorito é o Envagelho...
Outros escritores portugueses que gosto sem precedencia sao José Rodrigues dos Santos, António Lobo Antunes, Camilo Castelo Branco, Manuel Maria Rodrigues, Sophia de Mello Breyner,Augustina Bessa Luís,Rui Zink,Miguel Esteves Cardoso. Admito que leio mais livros de autores estrangeiros, não por menosprezar os portugueses mas por preferir os temas abordados nos estrangeiros, Desconheço por completo quem seja o José Peixto,penso que ainda não me cruzei com nenhum livro dele, se passei devo ter desvalorizado o tema, não me recordo... Se por acaso alguém já um bom livro dele que me diga o nome,obriga.

Fiquem bem :metal:

Uma Casa na Escuridão

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante