Literatura
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!
Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!
Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
- Old_Skull
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: quinta nov 08, 2007 9:35 pm
Re: Literatura
Orwell é de confiança...
Depois de acabares o 1984, aconselho "Animal Farm"... depois destes, se não agarrares a Orwell não podes ser boa pessoa!
Depois de acabares o 1984, aconselho "Animal Farm"... depois destes, se não agarrares a Orwell não podes ser boa pessoa!
'a quinta dos animais' uiui...
estudei.a na Uni, para uma oral de ingles...
estudei.a na Uni, para uma oral de ingles...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com
repressão política... só para alguns...
- Almah Perditae
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
- Contacto:
Eu ainda não acabei, mas... falta pouco e já ando em pulgas para falar disso há que tempos... recomendaram-me um escritor chamado Mircea Cartarescu que é simplesmente fantástico. o livro chama-se "Nostalgia" e salvo erro não existe tradução em português, comprei a versão inglesa e só posso dizer COMPREM!!!! O livro é teoricamente um romance, mas está estruturado enquanto 5 contos, sem nenhuma ligação entre eles (o escritor diz que há), mas a ligação acaba por ser relativamente irrelevante, cada conto é por si só uma pequena obra de arte. Não me perguntem porque, mas a mim deu-me um vipe e comecei pelo fim, li primeiro o ultimo conto, e a faltar-me acabar apenas o 4º só posso dizer, quem gosta de José luis peixoto prepare-se, isto é mil vezes melhor!!!! Aquele ultimo conto (O Arquitecto) é apenas e só das coisas mais loucas que já li. nem tenho coragem nem sequer de aflorar sobre o que é, porque é algo completamente além do transcendente. Sério, se gostam do José Luis Peixoto, nem hesitem, isto vai simplesmente arrebentar toda a escala 

- Le Point Noir
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
- Contacto:
se é assim tão bom vê se chateias a Cavalo de Ferro a ver se traduzem.. 

Oui oui la baguette
The Birth Of Venus by Sarah Dunant

Um dos melhores livros que li até hoje. Cheio de pormenores; um livro de época, com arte, religião, justiça popular,... Mas leiam o spoiler, melhor não podia fazer.

Spoiler: Mostrar
Um dos melhores livros que li até hoje. Cheio de pormenores; um livro de época, com arte, religião, justiça popular,... Mas leiam o spoiler, melhor não podia fazer.

- Cthulhu_Dawn
- Moderador
- Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Consegui finalmente abstrair-me um pouco da "literatura académica"...
Estou a ler A Estrada, de Cormac Mccarthy.
Embora num registo diferente e sem vampiros, lembra o Eu Sou a Lenda de Richard Matheson, nomeadamente por se passar num cenário pós-apocalíptico (é isso e o Fallout
).
A história resume-se às duas personagens (pai e filho) a vaguearem pelo interior dos EUA completamente devastados, tentando sobreviver e chegar a paragens menos inóspitas.
Ofereceram-me a tradução e não sei como é no original, mas é um livro com diálogos muito bem construídos, um bocado pesado e introspectivo, mas até agora uma leitura muio interessante.

Estou a ler A Estrada, de Cormac Mccarthy.
Embora num registo diferente e sem vampiros, lembra o Eu Sou a Lenda de Richard Matheson, nomeadamente por se passar num cenário pós-apocalíptico (é isso e o Fallout

A história resume-se às duas personagens (pai e filho) a vaguearem pelo interior dos EUA completamente devastados, tentando sobreviver e chegar a paragens menos inóspitas.
Ofereceram-me a tradução e não sei como é no original, mas é um livro com diálogos muito bem construídos, um bocado pesado e introspectivo, mas até agora uma leitura muio interessante.
Old_Skull Escreveu:Orwell é de confiança...
OK!!! Podes ter a certeza que vou ler,estou espantada com o 1984 portanto vou devorar tudo de Orwell...

- Almah Perditae
- Ultra-Metálico(a)
- Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
- Contacto:
Le Point Noir Escreveu:se é assim tão bom vê se chateias a Cavalo de Ferro a ver se traduzem..
É assim tão bom é... Já me lembrei até de traduzir eu mesmo

"A Fabricação da Informação" de Florece Aubenas e Miguel Benasayag:::
propõe uma abordagem crítica da maneira como os media concebem e tratam a informação.
Interessante, especialmentre se relacionar-mos com a actualidade. Dá que pensar...
- Sethlad
- Moderador
- Registado: segunda mai 12, 2008 5:26 pm
- Contacto:
Eu estou com 2 leituras simultâneas bastante distintas:
Eduardo Galeano - Patas arriba: la escuela del mundo al revés

Típico Galeano, para quem conhece este autor Uruguaio. Um homem obcecado com a História e as suas "causas de estimação", a queixar-se non-stop sobre o estado mundo actual e da sociedade capitalista contemporânea durante mais ou menos 300 páginas.
Este livro está-me a cansar um bocado, mas adorei o último livro dele: Espejos - Una Historia casi Universal.
e
The Pythons Autobiography by The Pythons

Monty Python = Genial
Eduardo Galeano - Patas arriba: la escuela del mundo al revés

Típico Galeano, para quem conhece este autor Uruguaio. Um homem obcecado com a História e as suas "causas de estimação", a queixar-se non-stop sobre o estado mundo actual e da sociedade capitalista contemporânea durante mais ou menos 300 páginas.
Este livro está-me a cansar um bocado, mas adorei o último livro dele: Espejos - Una Historia casi Universal.
e

Monty Python = Genial
- Cthulhu_Dawn
- Moderador
- Registado: sábado set 22, 2007 10:39 pm
Monty Python = Genial
Podes dar alguns pormenores acerca deste último?

Vou começar "Berlim vida ou morte" do ex soldado Miguel Ezquerra...........confissões de um voluntário espanhol na defesa do bunker de Adolf Hitler.
mais um bom livro de como foi tudo....escrito por quem viveu os factos
mais um bom livro de como foi tudo....escrito por quem viveu os factos

- Le Point Noir
- Metálico(a) Supremo(a)
- Registado: sábado abr 28, 2007 2:11 pm
- Contacto:
Almah Perditae Escreveu:Le Point Noir Escreveu:se é assim tão bom vê se chateias a Cavalo de Ferro a ver se traduzem..
É assim tão bom é... Já me lembrei até de traduzir eu mesmodeve é dar uma trabalheira desgraçada, mas... Hum... Vou mandar um mail a esses gajos a ver se me pagam para o traduzir
só se o traduzires do original

Oui oui la baguette
Hoje acabei de ler o livro de Van Gogh.
Engraçado que grande parte das suas obras primas como Noite Estrelada e aqueles quadros lindíssimos com ciprestes a elevarem-se no céu, banhados por brilhantes searas de trigo, são todos resultados de uma fase altamente conturbada da vida dele. Após a depressão/desilusão resultante da vivência com Gauguin, Van Gogh passou a ter pontualmente ataques epilépticos com alucinações à mistura e podiam aparecer do nada e prolongavam-se por tempo indeterminado, sendo precedidos de sonolência e seguidos por apatia. Além disso a vivência com outras pessoas que "não jogavam com o baralho todo" transmitia-lhe uma certa tristeza, adicionando o facto de se ter sentido excluído pela sociedade (que se uniu para um abaixo-assinado exigindo que Van Gogh fosse internado, após o famoso incidente com a orelha). No entanto o mais impressionante é o facto de quadros dessa altura terem sido todos pintados sem interrupções, pois os ataques pareciam virem em alturas em que não interrompessem o trabalho do génio, para além de que os próprios quadros davam a impressão de uma intensidade exaltada, como se Van Gogh fosse possuído por uma fúria criadora para recuperar o tempo perdido com ataques. Foi aí que atingiu um certo grau de semelhança com Monet extremamente interessante, pois decidiu passar a pintar a Natureza em todo o seu esplendor, completamente a céu aberto, relegando para segundo plano os seus fabulosos retratos e auto-retratos.
Este período não durou contudo muito tempo (1 ano) pois Van Gogh cedo se apercebeu que "se tratava de um falhado, tinha falhado na vida sob todos os aspectos". Motivado talvez pelos insucessos de todas as relações humanas que tentou obter (excepto talvez com Theo van Gogh, seu irmão, que desde sempre o sustentou economicamente, independentemente da sua situação), Vincent dirigiu-se por fim para o campo, numa bela tarde, ao crepúsculo e tentou suicidar-se com um tiro de revólver no peito, mas só viria a morrer passados dois dias.
As últimas palavras do livro são bastante boas e vou transpô-las para aqui:
"Ele queria sempre com a sua arte dar consolo - o consolo de que ele mesmo necessitaria, ele que dava ao mundo e à vida o seu amor - e do amor sempre ficou vazio. Sofreu neste mundo e nele se dilacerou - e criou com a sua arte um mundo próprio e novo, colorido e movimentado que contém tudo o que ele sabia da existência."
Engraçado que grande parte das suas obras primas como Noite Estrelada e aqueles quadros lindíssimos com ciprestes a elevarem-se no céu, banhados por brilhantes searas de trigo, são todos resultados de uma fase altamente conturbada da vida dele. Após a depressão/desilusão resultante da vivência com Gauguin, Van Gogh passou a ter pontualmente ataques epilépticos com alucinações à mistura e podiam aparecer do nada e prolongavam-se por tempo indeterminado, sendo precedidos de sonolência e seguidos por apatia. Além disso a vivência com outras pessoas que "não jogavam com o baralho todo" transmitia-lhe uma certa tristeza, adicionando o facto de se ter sentido excluído pela sociedade (que se uniu para um abaixo-assinado exigindo que Van Gogh fosse internado, após o famoso incidente com a orelha). No entanto o mais impressionante é o facto de quadros dessa altura terem sido todos pintados sem interrupções, pois os ataques pareciam virem em alturas em que não interrompessem o trabalho do génio, para além de que os próprios quadros davam a impressão de uma intensidade exaltada, como se Van Gogh fosse possuído por uma fúria criadora para recuperar o tempo perdido com ataques. Foi aí que atingiu um certo grau de semelhança com Monet extremamente interessante, pois decidiu passar a pintar a Natureza em todo o seu esplendor, completamente a céu aberto, relegando para segundo plano os seus fabulosos retratos e auto-retratos.
Este período não durou contudo muito tempo (1 ano) pois Van Gogh cedo se apercebeu que "se tratava de um falhado, tinha falhado na vida sob todos os aspectos". Motivado talvez pelos insucessos de todas as relações humanas que tentou obter (excepto talvez com Theo van Gogh, seu irmão, que desde sempre o sustentou economicamente, independentemente da sua situação), Vincent dirigiu-se por fim para o campo, numa bela tarde, ao crepúsculo e tentou suicidar-se com um tiro de revólver no peito, mas só viria a morrer passados dois dias.
As últimas palavras do livro são bastante boas e vou transpô-las para aqui:
"Ele queria sempre com a sua arte dar consolo - o consolo de que ele mesmo necessitaria, ele que dava ao mundo e à vida o seu amor - e do amor sempre ficou vazio. Sofreu neste mundo e nele se dilacerou - e criou com a sua arte um mundo próprio e novo, colorido e movimentado que contém tudo o que ele sabia da existência."
Dos impressionistas só me falta mesmo ler sobre Toulouse-Lautrec mas ainda não consegui perceber o que há de especial na obra dele, sempre me pareceu uma espécie de ovelha negra impressionista, portanto nem tenho qualquer livro dele.
Agora tenho é de voltar à Áustria do início do século passado, com Egon Schiele. Já tinha lido sobre Gustav Klimt e gostado bastante do seu trabalho, embora não me lembre se tenha estabelecido alguma relação com o Shiele, sendo ambos austríacos e vivendo na mesma época, pelo menos seria de esperar... Ambos têm um estilo muito interessante de representar pessoas e corpos, mas muito diferentes à sua maneira. Schiele é o primeiro expressionista que vou descobrir, ainda não consegui também descobrir o porquê do expressionismo ser algo assim tão grandioso, vamos ver se isso muda agora.
Só para dar o exemplo vou mostrar dois quadros, primeiro de Schiele e outro de Klimt:

Agora tenho é de voltar à Áustria do início do século passado, com Egon Schiele. Já tinha lido sobre Gustav Klimt e gostado bastante do seu trabalho, embora não me lembre se tenha estabelecido alguma relação com o Shiele, sendo ambos austríacos e vivendo na mesma época, pelo menos seria de esperar... Ambos têm um estilo muito interessante de representar pessoas e corpos, mas muito diferentes à sua maneira. Schiele é o primeiro expressionista que vou descobrir, ainda não consegui também descobrir o porquê do expressionismo ser algo assim tão grandioso, vamos ver se isso muda agora.
Só para dar o exemplo vou mostrar dois quadros, primeiro de Schiele e outro de Klimt:

Voltar para “Críticas & Divulgação”
Quem está ligado:
Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes