Cinematógrafo II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor HFVM » terça jan 07, 2025 2:52 pm

Selvagem Escreveu:Imagem

Joker 2 Folie a Deux: sinceramente, não sei o que achar deste filme. Não é tão mau como querem fazer parecer, acredito que muitas das reações negativas devem-se ao facto de ser um musical. Isso a mim não incomoda, muitos dos meus filmes preferidos são musicais. As musicas estão enquadradas no contexto do filme e sao apenas ilusões na mente dos personagens (o aspect ratio até muda quando entra um numero musical), o problema é que acho que as partes musicais não acrescentam em nada ao filme e são pouco memoráveis, o que num musical são falhas graves.

Spoiler: Mostrar
Também não gostei do final, não vi a necessidade de matar o personagem de forma quase arbitrária. O filme podia ter acabado com a fuga dele do tribunal, deixando o final em aberto. Mesmo que não quisessem fazer um terceiro filme, acho que teria acabado melhor assim.

Gostei do papel do Phoenix, mais uma vez excelente interpretação. O Ledger continua a ser o meu favorito, mas o Joker do Phoenix é a encarnação psicologicamente mais complexa desta personagem: desgastado, depressivo, derrotado pela sociedade, um personagem que traça muitos paralelos com a crise de masculinidade dos jovens de hoje dia, com a comunidade incel e coisas do género.

O filme não é o que os fãs do 1o filme estavam à espera, daí as críticas negativas. Não sei ainda se gostei ou não, acho que no meio das falhas está um bom filme, preciso ver mais vezes para ter uma opinião mais concreta.

Boa critica. Revejo-me nisto.
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Contacto:

Mensagempor Zyklon » quarta jan 08, 2025 3:05 pm

José Sousa
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm

Mensagempor José Sousa » quarta jan 08, 2025 3:44 pm

Este trailer está qualquer coisa....

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Mensagempor Selvagem » domingo jan 12, 2025 6:01 pm

Imagem

Nosferatu. As expectativas por aqui estavam altíssimas e não desiludiu! Que filme soberbo. Sem dúvida um dos filmes mais negros e sombrios que já vi, a atmosfera criada é fantástica e a fotografia tem lá cenas que são um doce para a vista.
A Lily rose Depp está incrível, tem feições de rosto e expressões perfeitas para o contexto do filme, e fisicamente também foi uma grande interpretação. O Willem DaFoe nunca desilude, ele nasceu para este tipo de papeis de velho meio louco. O B. Skarsgard esta irreconhecível como Orlok, adorei o look e gostei principalmente da prestação vocal (aparentemente ele treinou semanas com uma professora de canto lírico para tornar a voz o mais grave possível - aqui o filme ganha muito em ver-se no cinema pela maior projeção da voz e dos sons) e o sotaque de leste está muito bem conseguido. Gostei de como a sua presença em todas as cenas é imensamente maligna e representa as forças destrutivas da Natureza.

Gostei da bigodaça, inspirado nos retratos do Vlad Tepes, ainda assim sempre que aparecia não conseguia deixar de lembrar-me do F. Nietzsche, principalmente nas imagens dele já velho e doente.

E toda aquela sequencia e retrato no final.. perfeito.

Adoro sair do cinema satisfeito com o prazer de ver um excelente filme, sabendo que irei levar dias e dias a pensar nele.

É o meu filme favorito do ano. Falta ver alguns mas duvido que a minha opinião mude.

A versão do Coppola sempre foi a minha favorita desta história. Não dá para comparar porque são filmes muito distintos, mas acho que posso por este ao mesmo nível do Coppola.

Do R. Eggers, este foi o que gostei mais até agora. O meu ranking:

1 Nosferatu
2 The Lighthouse
3 The VVitch
4 The Northman
"..too old for this shit.."

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » domingo jan 12, 2025 7:24 pm

Nesta entrevista o realizador mostra aqui as suas influências, principalmente os filmes de folclore eslavos no caso do Nosferatu e na aparência do Orlok.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » domingo jan 12, 2025 8:31 pm

Not Safe for Work: Mostrar
Imagem
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Mensagempor Matusalem » domingo jan 12, 2025 9:00 pm

Infelizmente na cidade onde vivo os cinemas só têm o filme dobrado em alemao e eu recuso-me a ver filmes dobrados. Ou são originais com legendas (nao importa qual a lingua das legendas), ou não vejo. Tenho que esperar algum streaming e vê-lo em Portugal ou algum streaming gratuito que a gente apanha na internet às vezes (mas sempre a passar por Portugal). Isso quer dizer que será um dos meus filmes pascais. :|

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » domingo jan 12, 2025 9:24 pm

abyssum Escreveu:Nesta entrevista o realizador mostra aqui as suas influências, principalmente os filmes de folclore eslavos no caso do Nosferatu e na aparência do Orlok.

Muito fixe, thanks. Tenho de checkar alguns desses filmes mais obscuros. Nota-se que ele tem uma grande cultura cinematográfica e inspira-se em diversas fontes.

O modo como ele apresenta o Orlok é bem pensado e justificado. Ele pensou em como um aristocrata daquela região e periodo histórico seria, tanto em fisionomia como na indumentária.. e foi também bastante fiel à descrição original do Bram Stocker. A aposta podia dar errado e sair demasiado caricatural, mas conseguiram algo diferente e bem feito.

Confesso que regra geral consumo muito poucos filmes de terror, sou bastante picky quanto a este género, mas aqueles que gosto, gosto mesmo muito.
E os filmes do Eggers têm mesmo algo de especial, talvez por estas variadas influências que ele tem. Adoro quando os filmes dele entram naquela espiral de loucura descontrolada e caótica, tão bem presentes em certas cenas do Lighthouse e deste Nosferatu.

Estive a ler algumas criticas ao filme, parecem bastante polarizadas, ou adora-se ou detesta-se. Não percebo as criticas de que o filme não tem substancia (style over substance como dizem).. será que certas pessoas não sabem apreciar as coisas como elas são? Os filmes, e a arte no geral, não têm de ser sempre algo com mensagens profundas ou sobre grandes questões morais.. a arte também é a capacidade de criar emoções ou sentimentos.
Acho que certas pessoas só conseguem mesmo ver as coisas por um determinado ponto de vista.
Este tipo de opiniões fazem lembrar aqueles tipos que criticam as vozes de metal quando dizem que não gostam porque não percebem nada do que eles dizem. A arte é mais que isso. They missed the point..

Psychoneurosis Escreveu:
Imagem

:lol: :lol:
Certas partes é mais ou menos isso.

Matusalem Escreveu:Infelizmente na cidade onde vivo os cinemas só têm o filme dobrado em alemao e eu recuso-me a ver filmes dobrados. Ou são originais com legendas (nao importa qual a lingua das legendas), ou não vejo. Tenho que esperar algum streaming e vê-lo em Portugal ou algum streaming gratuito que a gente apanha na internet às vezes (mas sempre a passar por Portugal). Isso quer dizer que será um dos meus filmes pascais. :|

O filme passa-se na Alemanha, assim até fica mais realista :) mas percebo.. eu também não gosto nada de filmes dobrados.

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Zyklon » domingo jan 12, 2025 9:47 pm

Megan is Missing.
Ou como fazer um filme "Found Footage" de baixo orçamento que deveria ser "mostrado" nas escolas, apesar da brutalidade (é a unica forma de mostrar/abordar esta temática) sobre os perigos dos "relacionamentos" cibernéticos com desconhecidos onde o alvo são os adolescentes...a forma como o argumento é mostrado está bem conseguido e os ultimos 22 minutos são qualquer coisa e não aconselháveis a pessoas sensiveis!!
Apesar de ser um filme de 2011 ganhou alguma trend nas redes sociais nos ultimos meses...pode não parecer mas vale a pena!

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » domingo jan 12, 2025 11:10 pm

Selvagem Escreveu:
Psychoneurosis Escreveu:
Imagem

:lol: :lol:
Certas partes é mais ou menos isso.

:lol:
Só faltou o bigode.
O Eggers descreve o Orlok como uma personagem fálica e com bigode (inspirado noutra personagem dum filme moldavo).

Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Zyklon » domingo jan 12, 2025 11:44 pm

Tambem vi nos últimos tempos o "The Apprentice" uma especie de filme autobiografico fofinho sobre o Donald Trump.
Confesso que até gosto deste tipo de filmes e tendo o Sebastian Stan (bom ator a encarnar personagens reais) e o Jeremy Strong (Sucession) nos principais papeis era ou foi um motivo mais que suficiente para ser perder duas horas naquilo, aliás já o tinha em lista há umas semanas.
O filme é no entanto fraquinho e explora de forma meio atabalhoada o inicio da carreira (ou uma parte dela) do magnata norte americano e foca-se bastante ou em grande parte na relação (para mim desconhecida) com o "sinistro" advogado Roy Cohn (aqui num excelente Jeremy Strong) que pelo que dá a entender foi o mestre por detrás daquela aberração capitalista em que se tornou o atual POTUS..
Vale pela curiosidade/cultura geral (mas convem como sempre verificar algumas situações que são mostradas nestes filmes porque existe sempre ou quase sempre a mistura da realidade com a fição) e pelas atuações dos atores que citei...esperava um pouco mais do argumento e até pela duração do filme...

Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Mensagempor Matusalem » segunda jan 13, 2025 9:58 am

Do realizador de Longlegs chega a 21 de Fevereiro aos cinemas mais uma adaptação de uma historia do Stephen King. A ver se o Osgood é mesmo good a adaptar cenas do mestre.

Psychoneurosis
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda nov 24, 2008 10:13 pm

Mensagempor Psychoneurosis » segunda jan 13, 2025 12:28 pm

^^ Esse está na minha lista para ver mal consiga.

Alguém recomenda remakes de filmes de terror de série b dos anos 70/80? Eu sei que há vários mas pelos trailers que vou vendo aquilo é tudo de fugir.
Há algumas excepções claro, como os Evil Dead mas nem ponho os originais nessa categoria.
Há lá coisa mais bonita que o Sporting Clube de Portugal!
"If you want a picture of the future, imagine a boot stamping on a human face – for ever."

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » terça jan 14, 2025 12:52 pm

Selvagem Escreveu:Nosferatu. As expectativas por aqui estavam altíssimas e não desiludiu! Que filme soberbo. Sem dúvida um dos filmes mais negros e sombrios que já vi, a atmosfera criada é fantástica e a fotografia tem lá cenas que são um doce para a vista.
A Lily rose Depp está incrível, tem feições de rosto e expressões perfeitas para o contexto do filme, e fisicamente também foi uma grande interpretação. O Willem DaFoe nunca desilude, ele nasceu para este tipo de papeis de velho meio louco. O B. Skarsgard esta irreconhecível como Orlok, adorei o look e gostei principalmente da prestação vocal (aparentemente ele treinou semanas com uma professora de canto lírico para tornar a voz o mais grave possível - aqui o filme ganha muito em ver-se no cinema pela maior projeção da voz e dos sons) e o sotaque de leste está muito bem conseguido. Gostei de como a sua presença em todas as cenas é imensamente maligna e representa as forças destrutivas da Natureza.

Gostei da bigodaça, inspirado nos retratos do Vlad Tepes, ainda assim sempre que aparecia não conseguia deixar de lembrar-me do F. Nietzsche, principalmente nas imagens dele já velho e doente.

E toda aquela sequencia e retrato no final.. perfeito.

Li quem falasse mal da cena final. Até li que houve quem se tenha rido (... geração de tik tokers, certamente, e tenho a noção que estou a fazer algo de que não gosto, "etiquetar"), e eu achei-a belíssima, artística. E gostei que tivesse acabado assim, sem mais considerandos. Na minha sala de silêncio ficou uma silêncio sepulcral.
Quanto ao restante, gostei de MUITA coisa, outras levantaram-me interrogações. Que não são críticas, são apenas considerandos sobre as escolhas e a abordagem, ou seja, aquilo que torna um filme interessante: o ficarmos a pensar nele, nas opções de realização, concordando ou não. A "criticar", se fosse algo, seria ao over-acting asmático :lol: (não é a voz, baixando o tom - sei das lições - e o detalhe de terem tentado recuperar uma língua desaparecia da zona, fantástico!)... houve ali alguns momentos em que havia demasiada respiração funda e ruidosa, lembrava-me o darth vader :lol: (a bigodaça associei-a logo foi ao Stalin :lol: mas a tua associação também faz todo o sentido, sim senhora :P ).

A versão do Coppola sempre foi a minha favorita desta história. Não dá para comparar porque são filmes muito distintos, mas acho que posso por este ao mesmo nível do Coppola.

Gosto MUITO da imagética e intensidade romântica (no sentido literário da palavra) da abordagem do Coppola (se bem que o tenha o grande disclaimer "de Bram Stoker" e tem ali uma vertente que não existe na obra).
Mas em termos de fotografia e interpretação, adoro o do Herzog. E continua a ser o que mais me fascina.

Entretanto, por casa, vi...

Imagem

Oportunidade de ver o maravilhoso Cillian Murphy, numa história contida sobre uma realidade brutal: as chamadas lavanderias de Maria Madalena.

Imagem

Um filme norueguês de zombies inabitual, mas que me interessou muito. É lento, não tem ação e terror, tem... realidade. A premissa é básica (e já me tinha ocorrido, pensando sobre no assunto): os zombies foram pessoas vivas, foram pessoas próximas. Como nos sentiríamos se uma pessoa nossa amada "ressuscitasse" (mas não para uma vida, normal, que seria o ideal).
Descobri, posteriormente, que o romance em que se baseia é do mesmo autor do "Let the right one in", que não li mas vi em filme, e também me impressionou (aqui é uma história de vampiros, novamente, em contexto de realidade quotidiana e com crianças). Não é, pois, por acaso, que lhe chamam o Stephen King sueco. Tenho de o ter em mente, vou ter de ler este senhor, John Ajvide Lindqvist, um dia...
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » terça jan 14, 2025 3:28 pm

aetheria Escreveu:Li quem falasse mal da cena final. Até li que houve quem se tenha rido (... geração de tik tokers, certamente, e tenho a noção que estou a fazer algo de que não gosto, "etiquetar"), e eu achei-a belíssima, artística. E gostei que tivesse acabado assim, sem mais considerandos. Na minha sala de silêncio ficou uma silêncio sepulcral.
Quanto ao restante, gostei de MUITA coisa, outras levantaram-me interrogações. Que não são críticas, são apenas considerandos sobre as escolhas e a abordagem, ou seja, aquilo que torna um filme interessante: o ficarmos a pensar nele, nas opções de realização, concordando ou não. A "criticar", se fosse algo, seria ao over-acting asmático :lol: (não é a voz, baixando o tom - sei das lições - e o detalhe de terem tentado recuperar uma língua desaparecia da zona, fantástico!)... houve ali alguns momentos em que havia demasiada respiração funda e ruidosa, lembrava-me o darth vader :lol: (a bigodaça associei-a logo foi ao Stalin :lol: mas a tua associação também faz todo o sentido, sim senhora :P ).

Também não percebo qual a piada, mas enfim, como disse acima, já li com cada critica mais estranha, :roll:

Eu gostei da parte "asmática", acho que acentua o facto que ele é um ser antigo, meio morto-vivo e a decair, aliás gostei de tudo na voz, foi para mim a parte mais bem trabalhada desta nova representação da personagem. Há certas cenas em que ele está lá mas não aparece na imagem nem fala, só a respiração marca a sua presença, e isso causa bastante inquietação e desconforto (num bom sentido). Achei mesmo espetacular o uso dos sons neste filme. Podemos ficar distraídos deste facto pela fantástica cinematografia, mas o uso inteligente de som também eleva imenso a qualidade do filme.

aetheria Escreveu:Gosto MUITO da imagética e intensidade romântica (no sentido literário da palavra) da abordagem do Coppola (se bem que o tenha o grande disclaimer "de Bram Stoker" e tem ali uma vertente que não existe na obra).
Mas em termos de fotografia e interpretação, adoro o do Herzog. E continua a ser o que mais me fascina.

O do Coppola é um dos meus filmes favoritos de sempre, já o vi imensas vezes e adoro o papel do Gary Oldman. Alguns criticam a teatralidade excessiva mas isso para mim é mesmo um dos pontos a favor do filme.
A versão do Herzog ainda não vi completa, só algumas partes, mas vou tratar disso em breve.

Este novo nosferatu é sem dúvida o meu filme favorito, até agora, desta década de 2020´s.. ainda vamos a meio, mas vai ser difícil de superar.
Faço planos de ir ver pelo menos mais uma vez ao cinema, é mesmo uma experiência incrível.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes