Cinematógrafo II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Selvagem » sexta fev 21, 2025 6:54 pm

Imagem

"Ainda Estou Aqui"

Aconselho. Filme muito bom e que justifica o hype (está com 8.8 no IMDB).
Sendo uma história real torna tudo bastante mais negro e pesado, e é comovente ver a passagem do tempo e o que este faz aos personagens.
Foi interessante ver como era o Brasil num período histórico que não conhecia muito bem (ditadura militar).
Se a Fernanda Torres trouxer o Óscar acho muito merecido.

Edit: não vejo novelas e conheço pouco do cinema brasileiro, mas do pouco que vejo noto sempre o quão bom é o trabalho dos actores brasileiros no geral. São sempre muito reais e naturais, nem parece que estão a representar, parece que têm um talento natural para isto a correr no sangue.
Última edição por Selvagem em sexta fev 21, 2025 8:19 pm, editado 1 vez no total.
"..too old for this shit.."

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » sexta fev 21, 2025 7:08 pm

Sim, comparando com a generalidade dos actores portugueses... com paragens a meio das frases e falar para dentro... chego a ter de ligar as legendas para perceber o que dizem!
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » sexta fev 21, 2025 8:20 pm

Out of Darkeness

Filme cuja ação decorre há 45 mil anos. Não é a Guerra do Fogo, mas gostei muito do retrato desse período (criou uma língua, não íamos ter o homo sapiens a falar inglês americano :twisted: ). Tudo aquilo me parece verosímil, o que aumenta o detalhe de que, no fundo, o ser humano mudou pouco nas suas pulsões mais básicas.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » sexta fev 21, 2025 8:57 pm

aetheria Escreveu:Out of Darkeness

Filme cuja ação decorre há 45 mil anos. Não é a Guerra do Fogo, mas gostei muito do retrato desse período (criou uma língua, não íamos ter o homo sapiens a falar inglês americano :twisted: ). Tudo aquilo me parece verosímil, o que aumenta o detalhe de que, no fundo, o ser humano mudou pouco nas suas pulsões mais básicas.

Não conhecia esse, mas filmes dessa época costumam levantar muitas sobrancelhas, até porque sabe-se pouco e do pouco que se sabe costumam meter a pata na poça. Mas pronto, não pretendem ser documentários.

Há 45 mil anos ainda não existiam humanos nas Américas, muito menos inglês americano :twisted: mas pelo que vi do trailer passa-se na Europa, menos mal. Vi também que aparecem Neandertais (que há 45 mil anos já estavam em declinio) fico curioso como abordaram isso. Vou tentar checkar.

Mas mesmo sem ver o filme percebo o que que queres dizer com essa ultima frase. Ainda assim é interessante reflectir que esse modo de vida foi a regra durante praticamente toda a nossa existência como espécie. A aparente "civilidade" que vivemos hoje em dia é que é a exceção. E isso responde a muitas questões sobre sermos como somos, um simples macaco com ilusões de civismo :twisted:

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sexta fev 21, 2025 9:37 pm

Sim, não se passa na América, estava a fazer uma chalaça por até os extraterrestres aterrarem sempre nos Esteites :mrgreen: claro que agora mudará, que o Trump não deixa.
O filme é contido, não se estica em invenções.
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » sexta fev 21, 2025 11:55 pm

Fixe, vou checkar quando puder, gosto desse tipo de filmes quando são bem feitos.

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » sábado fev 22, 2025 6:05 pm

Já vi esse há uns tempos, boa fotografia e atmosfera, e a prova de que as coisas simples às vezes são mais eficazes.

José Sousa
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm

Mensagempor José Sousa » sábado fev 22, 2025 6:58 pm

Ainda não vi, mas já vi alguns que se passam vários seculos atrás e depois vês as personagens com o cabelo lavado com Linic (ou similares)

Vooder
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm
Contacto:

Mensagempor Vooder » sábado fev 22, 2025 7:00 pm

como nas representações da idade média em que as personagens principais sempre com um belo e lavadinho cabelo, os dentes todos, e branquinhos, etc...
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

abyssum
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor abyssum » sábado fev 22, 2025 10:54 pm

Principalmente na era dourada de Hollywood, cabelo, dentes e roupa até brilhavam. Fosse idade média ou westerns o que interessava era o glamour, isso depois veio a mudar começando pelos westerns do Sergio Leone que trouxeram mais realismo na caracterização de época, basta ver os filmes do género antes do Leone e depois, definiu o cinema moderno.

abyssum
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor abyssum » terça fev 25, 2025 11:29 am

Blackadder
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta jan 24, 2025 3:48 am

Mensagempor Blackadder » quinta fev 27, 2025 4:29 pm

(podeis apagar)
Movimento de Cidadãos 'Queremos Concertos a Começar às Oito da Noite'.

Liwyatan
Ultra-Metálico(a)
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am

Mensagempor Liwyatan » quinta fev 27, 2025 5:28 pm

Vi o Nesferatu esta noite. Gostei mas não tenho mais nada a acrescentar.

GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm

Mensagempor GoncaloBCunha » sábado mar 01, 2025 12:00 am

Imagem

Vi este filme ontem e confesso que me incomodou bastante, como já há muito um filme não o fazia.

Sem querer dar spoilers e sabendo que é baseado numa situação real e, pelo que li, bastante fiel aos acontecimentos, aquilo que me provocou o tal desconforto foi ver até que ponto vai a ingenuidade de uma certa franja da população, que se sentem na obrigação de fazer algo só porque lhes dizem, sem qualquer espírito crítico, sem qualquer contestação... :?
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sábado mar 01, 2025 12:16 pm

GoncaloBCunha Escreveu:
Sem querer dar spoilers e sabendo que é baseado numa situação real e, pelo que li, bastante fiel aos acontecimentos, aquilo que me provocou o tal desconforto foi ver até que ponto vai a ingenuidade de uma certa franja da população, que se sentem na obrigação de fazer algo só porque lhes dizem, sem qualquer espírito crítico, sem qualquer contestação... :?

A ver, portanto, e sem ver trailers (fujo deles, basta-me a sinopse :mrgreen: )

Vi

Imagem

Gosto sempre de ver o Brody e, mais uma vez, não falha. É um bom filme, cujo interesse (para mim) está na forma como retrata a receção de um movimento artístico novo. Muitas vezes dou comigo a pensar, quando vejo obras de arte audazes, do passado, como é que eu as encararia se vivesse na época em que apareceram. Eu estaria do lado dos conservadores ou de quem é aberto à novidade e audácia? iria ridicularizar? à distância é fácil sermos condescendentes connosco e acharmos que não seríamos os bota de elástico, mas seria mesmo assim... :redneck:
No passado não sei, mas esta é uma reflexão que tenho presente agora, sempre que olho para algo "novo" (não invalidando uma questão de gosto, independentemente da qualidade, uma pessoa gosta ou não de algo).

O filme transmite uma aura de realidade que achei mesmo que fosse inspirado em algo real. Nem que não fosse as obras, ou algo assim. Mas não (só o movimento é que existiu/existe).

Um aparte: é curioso como sempre fui sensível ao drama dos judeus (e ainda o sou) na História, mas os recentes acontecimentos que os envolvem (não serão todos, mas o seu governo e muitos dos seus apoiantes) me fazem olhar para eles com menos empatia.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes