Cinematógrafo II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Selvagem » sábado jan 03, 2026 12:12 am

abyssum Escreveu:Nuremberg

Por acaso vou ver esse amanhã. Prevejo que seja um bom filme e a tua review deixou-me ainda mais certo disso.

Também gosto muito da versão de 1961, "Judgement at Nuremberg" ( https://www.imdb.com/title/tt0055031/?ref_=nv_sr_srsg_6_tt_8_nm_0_in_0_q_nuremberg ). Este novo parece-me ser mais centrado no Goring.

»»»

Entretanto acabei de rever o Oppenheimer pela 3a vez e continua incrível, e fantástico, e importantíssimo, e tem uma banda sonora do crl, e é o melhor filme do Nolan :)
"..too old for this shit.."

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » sábado jan 03, 2026 7:04 pm

abyssum Escreveu:Imagem
Nuremberg o filme do primeiro julgamento internacional por crimes de guerra, este foi o começo do tribunal internacional que conhecemos hoje.
Os arguidos as restantes altas patentes do regime nazi, entre as quais o nº 2 do terceiro reich Hermann Goering.
Aqui testemunhamos o processo desde o início ao fim, com ênfase no marechal alemão, uma análise feita à psique desde sujeito para uma melhor compreensão do que vai na cabeça destes indivíduos que parecem tão diferentes dos demais humanos. Esta é a abordagem feita por aqueles que os pretendem julgar, o que os faz tão diferenciados dos outros, será a ideologia, a raça, ou apenas uma mera ilusão coletiva que os levou a fazerem a guerra e a cometer todas aquelas atrocidades . Há um fascínio e ao mesmo tempo repulsa por estes nazis.

Russell Crowe é aqui literalmente o peso pesado, ele é Hermann Goering, o nº 2 do regime de Hitler o centro de todo jugalmento. Este é o regresso aos grandes papéis do neo zelandês uma performance fria e contida de um narcisista manipulador e carismático com um charme contangiante. Não vemos um monstro mas sim um homem com uma forte personalidade e bastante amigável, mais um bom desempenho deste actor como não se via há muito dele.

Rami Malek é o psiquiatra americano que o vai analisar e tem por o gordo alemão um enorme fascínio, uma oportunidade única para a sua carreira.
A sua missão é revelar dados sobre o marechal para ajudar na condenação deste, visto tratar-se de um homem extremamente inteligente e manipulador, vai ser uma tarefa árdua para os acusadores.
Parece que Rami tem uma preferência por este tipo de personagens que escolhe, uma espécie de chico espertos que querem singrar à conta de outros mas acabam sempre manipulados caindo em desgraça, ou seja figuras trágicas. É um type cast que lhe até fica bem.

O restante elenco é mesmo muito bom, e por vezes são as personagens centrais nalgumas cenas, todos são importantes nesta história e representam papéis de relevo pois trata-se de figuras reais que se destacaram nestes julgamentos.

Não me surpreenderia ver várias nomeações para os Óscares nem que seja pelas actuações, que foram o que mais gostei nisto tudo.

A realização é muito focada nestes personagens, não há distrações desnecessárias, tudo muito bem conduzido até às cenas finais no tribunal.
As imagens mais fortes serão as do Holocausto como prova dos crimes nazis, chocantes mas fundamentais para a condenação destes homens que se tornaram monstros.

O filme do ano para mim.

Não tenho muito a acrescentar ao que escreveu o abyssum, concordo por completo.

Adorei o filme, grandes interpretações dos actores principais ( Russel Crowe.. incrível), bom pacing, excelentes diálogos e uma mensagem fortíssima.
Mesmo ja conhecendo bem a história, é apresentada de uma forma que nos deixa como um murro no estômago no final, fazendo muitos paralelos com o mundo que vivemos hoje em dia com o perigo da repetição dos erros do passado a bater à porta.

Tem alguns erros históricos minimos para facilitar a narrativa ou acentuar o impacto de algumas cenas, mas nada que prejudique o resultado final.

Acrescento só que os julgamentos não ficaram por aqui, continuaram durante algum tempo e muitos outros membros da teia nazi foram também levados a tribunal nos meses seguintes, juizes, guardas dos campos, membros das SS, etc.

Aliás o filme de 1961 que falei no post anterior é sobre outro desses julgamentos. Serve de complemento a este e é de visualização recomendada a quem gostou deste filme. A cena da exibição das imagens dos campos também é feita nesse filme se a memória não me falha.

Também é para mim o filme deste ano (de 2025, cá como estreiam mais tarde muitos vemos no ano seguinte).

aetheria
Ultra-Metálico(a)
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am

Mensagempor aetheria » sábado jan 03, 2026 8:15 pm

Acabo de ver o filme. Atendendo aos acontecimentos de hoje (reveladores desta nova ordem mundial) é ainda mais impactante, pois muito dos discursos que ali ouvimos aplicam-se diretamente ao presente. Sabemos que a História se repete, ouvimo-lo em todo o lado, mas todos concedem que se repita, não saímos deste círculo.
Questiono-me sobre o destino deste filme nos óscares, pois boas interpretações não faltam, e pode funcionar como mensagem política.

Curiosamente, em Novembro de 2024 (eu dato os livros) comprei este. Ainda não o li (como tantos que acumulo :roll: ), vai-se tornando imperativo.
Constato que é do segundo psiquiatra, o que entrou depois e acompanhou os restantes reclusos durante os julgamentos posteriores.

Imagem
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » sábado jan 03, 2026 8:56 pm

aetheria Escreveu:Acabo de ver o filme. Atendendo aos acontecimentos de hoje (reveladores desta nova ordem mundial) é ainda mais impactante, pois muito dos discursos que ali ouvimos aplicam-se diretamente ao presente. Sabemos que a História se repete, ouvimo-lo em todo o lado, mas todos concedem que se repita, não saímos deste círculo.
Questiono-me sobre o destino deste filme nos óscares, pois boas interpretações não faltam, e pode funcionar como mensagem política.

Curiosamente, em Novembro de 2024 (eu dato os livros) comprei este. Ainda não o li (como tantos que acumulo :roll: ), vai-se tornando imperativo.
Constato que é do segundo psiquiatra, o que entrou depois e acompanhou os restantes reclusos durante os julgamentos posteriores.

Imagem

O filme lança muitas farpas ao presente, especialmente naquelas cenas finais.

Também estou curioso para ver como vai ser tratado nos óscares, que são muitas vezes bastante politizados.
Não sei mesmo se será muito nomeado ou se vai ganhar alguma coisa.
Acho que qualquer um dos 3 actores principais merece pelo menos a nomeação. No final vai depender muito da concorrência.
Mas prontos, aquela cerimónia vale o que vale.. o que nao faltam são filmes que foram super nomeados e depois ficaram esquecidos na história, enquanto muitos classicos de culto poucas ou nenhumas nomeações tiveram.
Do que vi até agora o One Battle.. parece o mais bem lançado para trazer mais prémios. Não que o ache melhor (adorei também, mas gostei mais do Nuremberga) mas é um tipo de filme que ultimamente tem tido mais reconhecimento. A academia tem tentado aproximar-se mais do grande publico e valoriza agora mais filmes populares mas que também tenham substância. Nos anos 90 o Nuremberga seria o favorito de longe.

O tipo que faz o 2o psiquiatra é filho do Tom Hanks, se não estou em erro.

abyssum
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm

Mensagempor abyssum » domingo jan 04, 2026 12:20 pm

Selvagem Escreveu:
O tipo que faz o 2o psiquiatra é filho do Tom Hanks, se não estou em erro.

Sim, é o Colin Hanks.

Selvagem
Metálico(a) Supremo(a)

Mensagempor Selvagem » domingo jan 04, 2026 12:38 pm

Exacto :)

abyssum
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor abyssum » segunda jan 05, 2026 8:06 pm

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » segunda jan 05, 2026 10:00 pm

abyssum Escreveu:

Hummm interessante. E gosto muito de ver a Chastain, seja pela interpretação seja pela estética.
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

abyssum
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor abyssum » terça jan 06, 2026 8:02 pm

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » terça jan 06, 2026 9:50 pm

Falavam noutro tópico do Tom Waits, aqui o têm, com outros grandes atores, num filme que, segundo o realizador, é um culto "anti-ação".

Imagem

aetheria
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor aetheria » sábado jan 10, 2026 10:14 am

Imagem

Filme ALTAMENTE recomendado! Aborda o síndrome de Tourette e combina qualidade da interpretação, história real, humor, sensibilidade, e o maravilhoso sotaque escocês. Imperdível, seja pelo entretenimento, seja pela importância da informação.

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes