Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Karamazov [RIP 2012/07/27]

Re: Literatura

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » sábado jul 26, 2008 1:32 pm

p41nk1ll3r Escreveu:

passei o meio desse livro quando estava no nono ano (há quase 5 anos), nunca achei um livro tão secante (excepto talvez Os Maias)

Os Maias, secante?! HERESIA!

Soul_of_Darkness [RIP]

Mensagempor Soul_of_Darkness [RIP] » sábado jul 26, 2008 2:48 pm

Heraklyon Escreveu:
p41nk1ll3r Escreveu:

passei o meio desse livro quando estava no nono ano (há quase 5 anos), nunca achei um livro tão secante (excepto talvez Os Maias)

Naaa, que ideia...

Déjà loin
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda jun 04, 2007 12:33 am
Contacto:

Mensagempor Déjà loin » sábado jul 26, 2008 3:46 pm

É natural que seja secante para pessoas que gostam de ler "livros" sobre assuntos polémicos novelescos.

(Se bem que a história propriamente dita d'os maias é novelesca :mrgreen: , mas o livro é muito mais que isso, felizmente)
Última edição por Déjà loin em sábado jul 26, 2008 3:48 pm, editado 1 vez no total.
Assez lent, si vous le voulez bien.

Nhec
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda ago 01, 2005 1:46 pm
Contacto:

Mensagempor Nhec » sábado jul 26, 2008 3:47 pm

Ahah
Membro Orgulhoso Grupo KEAF - keimaenrolaacendefuma
Rácio de Pinanços
Cervejas em latas de 50 cl provocam cancro!
Metal until die

Lapeno Enriquez
Ultra-Metálico(a)
Registado: sábado jul 26, 2008 3:32 pm
Contacto:

Mensagempor Lapeno Enriquez » sábado jul 26, 2008 4:02 pm

A Arte da Guerra - Sun Tzu
...natasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatasnatas...
MORTE AO FALSO METAL

Karamazov [RIP 2012/07/27]

Mensagempor Karamazov [RIP 2012/07/27] » sábado jul 26, 2008 4:47 pm

Soul_of_Darkness Escreveu:
Heraklyon Escreveu:
p41nk1ll3r Escreveu:passei o meio desse livro quando estava no nono ano (há quase 5 anos), nunca achei um livro tão secante (excepto talvez Os Maias)

Naaa, que ideia...

Admito que quanto tive que o ler por obrigação no 11º, achei um bocado secante, nem sequer o acabei de ler na altura... Mas no verão a seguir ao 12º, decidi lê-lo, apenas por curiosidade, sem prazos, ler à minha velocidade e surpreendentemente li-o mais rápido do que qualquer outro livro, simplesmente porque me prendeu de uma maneira brutal. Ficava a lê-lo até às 5 da manhã, nas noites em que passei na Grécia, logo a seguir a ter fumado um cigarro e bebido uma cerveja junto ao mar. E assim passou de secante a fantástico.

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 02, 2008 5:02 pm
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sábado jul 26, 2008 8:20 pm

Hum... Sinceramente, acho os Maias um livro com uma carga humoristica incrivel. Juro que me dá vontade de rir. Fogo... Aquela do "Esqueci-me das queijadas!!!" é das melhores punch lines de sempre... Secante? No fucking way!! Mas lá está... ler por obrigação... E ainda por cima um calhamaço daqueles que parece pesar uns 5 kg em papel... A nossa mente já vai derrotada antes de ler, apanhamos com uma página e meia a descrever uns azulejos... É que a motivação já não volta mais... painkiller, experimenta ler o livro sem nenhuma obrigação, apenas pelo prazer de o ler, ficarás surpreendido :) pergunta ai ao heraklyon.

Do ponto de vista simplesmente formal, técnico, ou o que quiserem chamar, acho os Maias simplesmente o melhor romance jamais escrito. O livro é do ponto de vista literário simplesmente perfeito, a arte do romance elevada ao seu expoente máximo. A escrita do Eça é... Err... É só o melhor escritor de prosa portugues de sempre, o que é dizer já muito, é um dos melhores escritores de todos os tempos em todo o mundo, está acima de qualquer duvida, de qualquer subjectividade.

grande literatura (da melhor jamais escrita), um humor caustico brilhante, o que é preciso mais? mais nada. Mas ainda tens o bónus de uma leitura sobre Portugal e todos os seus defeitos como nunca ninguem conseguiu sequer aproximar-se. É o livro em que Portugal, os portugueses, e todos os seus podres são expostos da forma mais brilhante, corrosiva e in your face. O livro mais destrutivo deste cantinho á beira mar plantado jamais escrito. Tristeza? Só a de todas as feridas em que o homem põe o dedo ainda estão em sangue, e tão pustulentas como há 100 anos. Sério, o livro pode ser muita coisa, mas secante é algo que simplesmente NÃO É!!!
Imagem

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » sábado jul 26, 2008 9:39 pm

p41nk1ll3r wrote:

beastchild wrote:http://www.ricardopinto.com/images/editions/os_escolhidos_front.jpg aconselho

passei o meio desse livro quando estava no nono ano (há quase 5 anos), nunca achei um livro tão secante (excepto talvez Os Maias) e eu costumo gostar dos livros da colecção Via Láctea.

On-Topic da última vez que li estava no "Assim Falou Zarathustra" mas já não pego num livro desde que acabei as aulas.

porque achas os dois livros secantes? so pelas descrições?
:jam:
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Mensagempor p41nk1ll3r » sábado jul 26, 2008 10:26 pm

epá foi pela falta de acção durante as primeiras 300 páginas, até tinha excertos porreiros, o facto de ele não se limitar a criar um mundo mas tambem descrever uma sociedade inteira é genial,mas quando a única acção (ao longo dessas 300 pag) resulta de
Spoiler: Mostrar
bom a tripulação do barco é de nível inferior e viu-nos a cara enfim matem-se uns aos outros.
enfim fartei-me! colegas meus que o leram até ao fim tambem disseram bem do livro, já eu nunca tive paciencia para o acabar.

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » sábado jul 26, 2008 11:10 pm

A história de 800 páginas até é a coisa mais telenovela mexicana que pode haver lol Mas não é mesmo por aí que o livro é genial, é pela descrição daquela sociedade mesquinha, invejosa e fútil. Feita de aparencias e afins que existe neste nosso belo país. Basta trocar os nomes e as definições, mover as formas que ele descreve para os nossos dias. Mas o fundo, aquela base que nos une a todos, essa é exactamente a mesma. Tanto hoje como no séc XIX. Portugal não mudou nada...
Quando andava na escola e demos isto, a prof estava a dizer que as descrições eram pormenorizadas e muito longas, para nos preparar-mos. E lembro-me que alguem perguntou se ele dizia a cor dos cortinados, a prof disse "A cor? Ele diz o tecido de que são feitos e onde foram feitos" lol O que é verdade... Nos nossos dias isto até mete medo. Mas honestamente, acho que apesar destas descrições ultra pormenorizadas, se entrarmos no ritmo da coisa e conseguirmos tirar aquele humor subtil (ou não), irónico e corrosivo... Sinceramente acho o Eça um humorista fantástico, acho que ele consegue mesmo ter uma forma de humor brilhante, fora o resto, grande escritor e tal? Completamente. Mas acima de tudo, um grande grande humorista.
Imagem

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor p41nk1ll3r » sábado jul 26, 2008 11:18 pm

Almah Perditae Escreveu:A história de 800 páginas até é a coisa mais telenovela mexicana que pode haver

não será ao contrário :lol:

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » sábado jul 26, 2008 11:25 pm

p41nk1ll3r wrote:
epá foi pela falta de acção durante as primeiras 300 páginas, até tinha excertos porreiros, o facto de ele não se limitar a criar um mundo mas tambem descrever uma sociedade inteira é genial,mas quando a única acção (ao longo dessas 300 pag) resulta de
bom a tripulação do barco é de nível inferior e viu-nos a cara enfim matem-se uns aos outros.
enfim fartei-me! colegas meus que o leram até ao fim tambem disseram bem do livro, já eu nunca tive paciencia para o acabar.

Vou ter de discordar contigo. é curioso porque os primeiros capitulos sao muito bons, e sim, o deserto é secante, mas qdo o Suth Sardian "tem aquele pequeno acidente" a viagem ate Osrakum começa a ser smp a abrir. As pessoas queixam-se mais da escrita a inglesa: frase ponto, frase ponto...já leste o segundo??
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)

Mensagempor p41nk1ll3r » sábado jul 26, 2008 11:34 pm

beastchild Escreveu:
p41nk1ll3r wrote:

Vou ter de discordar contigo. é curioso porque os primeiros capitulos sao muito bons, e sim, o deserto é secante, mas qdo o Suth Sardian "tem aquele pequeno acidente" a viagem ate Osrakum começa a ser smp a abrir. As pessoas queixam-se mais da escrita a inglesa: frase ponto, frase ponto...já leste o segundo??

não ia ler o segundo sem ler o primeiro. o método de escrita nem me incomodou. talvez quando nada mais tiver que ler volte a pegar nele.

Eusmilus
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sábado dez 09, 2006 1:26 pm

Mensagempor Eusmilus » domingo jul 27, 2008 1:13 am

Eu gostava de viver na época de "Os Maias". :cry:

Almah Perditae
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Almah Perditae » domingo jul 27, 2008 1:55 am

Eusmilus Escreveu:Eu gostava de viver na época de "Os Maias". :cry:

Vou aqui deixar um desabafo ultra pessoal.

Aqui há uns anitos (2003 ou 2004, não tenho a certeza) fui ver Moonspell no Coliseu com uma amiga (gótica, daquelas de vestidos com decotes em renda). Depois do concerto vinhamos a subir a pé a Avenida da Liberdade, nas calmas, no relax, e ela manda-me calar devido á normal imensidão de merda que digo. Eu calo-me, apenas o som dos nossos passos, um carro passa, ela dá-me o braço e diz "Gostei um molho do concerto", eu olhei a Lua Cheia lá no alto e pensei para mim: "Não fosse os carros e eu estava num romance do Eça."

/mode nostalgia off
Imagem

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 18 visitantes