Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
diabox
Ultra-Metálico(a)
Registado: quinta abr 06, 2006 10:02 am

Re: Literatura

Mensagempor diabox » quarta set 10, 2008 1:56 pm

bernardo soares...muito muito bom
apesar de ser alvaro de campos o meu preferido desde a altura do secundario...
"where would we be without black sabbath?" justin E.W. MAD FER IT! dowhatthouwiltshallbethewholeofthelaw

http://www.myspace.com/paranoyadesign http://www.paranoyadesign.deviantart.com

repressão política... só para alguns...

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » quarta set 10, 2008 9:19 pm

Tenho aqui "A Voz do Fogo", do Alan Moore, e ainda não tive oportunidade de lhe pegar. O que achas, Count Raven?
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Registado: domingo abr 06, 2008 11:42 am
Contacto:

Mensagempor Count Raven » quinta set 11, 2008 12:26 am

Aiwass Escreveu:Tenho aqui "A Voz do Fogo", do Alan Moore, e ainda não tive oportunidade de lhe pegar. O que achas, Count Raven?

Não é o "Watchmen" nem o "Swamp thing" e muito menos o "Hellblazer", mas "épico" é um termo apropriado. É interessante, esta obra: tem já uns anos largos (se não me engano, pelo menos 10), não é bd, e no entanto é um putedo de um vício. Depois, convenhamos: quem é que no seu perfeito juízo tenta descrever 5 ou 6 mil anos de história num...hm... romance (odeio o termo)? Não estava mesmo nada à espera, ou se calhar estava mas não sabia que o homem tinha esta capacidade.
Já conhecia o Moore desde as edições do final dos anos 80 da 2000 A.D., e na altura não sabia o que era argumento. Mais tarde vim a saber que Alan Moore era sinónimo de argumento. :D Nâo sei se curtes bd, mas desde que curtas bons argumentos, tenta ler qualquer das obras de que falei acima, a sério, é transcendente em termos de escrita. :headbanger:
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Lord Marduk
Metálico(a) Compulsivo(a)
Registado: sexta fev 17, 2006 4:04 pm

Mensagempor Lord Marduk » quinta set 11, 2008 1:33 am

Ando a ler o "Siddhartha" do Hermann Hesse. Para já está a agradar-me!

Aiwass
Ultra-Metálico(a)
Registado: segunda mai 12, 2003 8:13 pm
Contacto:

Mensagempor Aiwass » quinta set 11, 2008 9:37 pm

Eu conheço o Alan Moore da BD, mas nunca li nenhum romance dele. Aliás, penso que este é o único.
Em breve pego-lhe...

On Topic: "The Atrocity Exhibition", de J.G. Ballard.
Set the controls for the heart of the Sun.

http://loudmagazine.net/

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » quinta set 11, 2008 9:49 pm

Aiwass Escreveu:Eu conheço o Alan Moore da BD, mas nunca li nenhum romance dele. Aliás, penso que este é o único.
Em breve pego-lhe...

On Topic: "The Atrocity Exhibition", de J.G. Ballard.

Não sei se é o único, mas quase que aposto que é o primeiro. On topic: "Taxi", de José Couto Nogueira. Este é um instant classic urbano, recomendo-o sem reservas.
When all else fails, "tás a amealhar pontos de metaleiro" will get you through the day.

Mr_Tinkertrain
Participante Inspirado(a)
Registado: sábado abr 19, 2008 4:47 pm
Contacto:

Mensagempor Mr_Tinkertrain » sábado set 13, 2008 10:31 am

isso para encomendar um livro na amazon, tendo em conta que o preço está em dólares, pagamos é em euros? ou kmo e? pront e ignorancia minha desculpem la....

NightCrawler
Metálico(a) Supremo(a)
Registado: terça jul 19, 2005 9:55 pm

Mensagempor NightCrawler » sábado set 13, 2008 12:01 pm

Count Raven Escreveu:
Aiwass Escreveu:Tenho aqui "A Voz do Fogo", do Alan Moore, e ainda não tive oportunidade de lhe pegar. O que achas, Count Raven?

Não é o "Watchmen" nem o "Swamp thing" e muito menos o "Hellblazer", mas "épico" é um termo apropriado. É interessante, esta obra: tem já uns anos largos (se não me engano, pelo menos 10), não é bd, e no entanto é um putedo de um vício. Depois, convenhamos: quem é que no seu perfeito juízo tenta descrever 5 ou 6 mil anos de história num...hm... romance (odeio o termo)? Não estava mesmo nada à espera, ou se calhar estava mas não sabia que o homem tinha esta capacidade.
Já conhecia o Moore desde as edições do final dos anos 80 da 2000 A.D., e na altura não sabia o que era argumento. Mais tarde vim a saber que Alan Moore era sinónimo de argumento. :D Nâo sei se curtes bd, mas desde que curtas bons argumentos, tenta ler qualquer das obras de que falei acima, a sério, é transcendente em termos de escrita. :headbanger:

O Moore nunca escreveu "Hellblazer", só criou a personagem Costantine nas páginas de "Swamp Thing".
I go by many names. Some call me Shatoon,bringer of corn. Others call me Mickey Nine,the dream weaver. I'm sometimes called Captain Maj,by the Dutch. Others call me Secret Peter,where is he hiding? In a shoe? In a bush? In a rock? No,he is inside yourself

Count Raven
Ultra-Metálico(a)
Contacto:

Mensagempor Count Raven » sábado set 13, 2008 12:53 pm

NightCrawler Escreveu:
Count Raven Escreveu:

O Moore nunca escreveu "Hellblazer", só criou a personagem Costantine nas páginas de "Swamp Thing".

Criou e escreveu as primeiras histórias do Constantine em 1985, na revista "Swamp thing", correcto. Mais tarde apareceu a revista "Hellblazer", onde a personagem principal é John Constantine. Ou seja, concordamos, acho. O que está mal? Não quis dizer que ele escreveu alguma vez algo na revista "Hellblazer" (escreveu? Não sei, really...). :?

beastchild
Ultra-Metálico(a)
Registado: sexta mai 30, 2008 12:59 am

Mensagempor beastchild » quarta set 17, 2008 12:12 am

Estas ferias li o "Olho do Mundo" do Robert Jordan em duas semanas (800 páginas)
Alguém já o leu??
...people are what they do...not what seems they can do...

Magic The Gathering - Trocas e Vendas : viewtopic.php?f=4&t=26182&p=941233#p941233

phosphoros
Registado: sábado ago 16, 2008 12:58 pm
Contacto:

Mensagempor phosphoros » quarta set 17, 2008 1:28 am

Dependendo do que se lê e sem querer parecer muito nerd.. (e no entando sendo), adorei as "Confissões" de St Agostinho, a "Idade da Razão" de Sartre, "As Palavras", de Sartre, "O Banquete", de Kierkegaard, "A Filosofia do Não", de Bachelard, "A República", de Platão, "Homo Ecce", de Nietzsche, e até hoje, o que mais me inspirou foi "A Nuvem do Não Saber", Autor desconhecido.

Passando a livros ficcionais, adorei "A Relíquia" de Eça de Queirós, "A Eneida", de Virgílio, "Macbeth" de Shakespere, "A Confissão de Lúcio", de Mário Sá Carneiro, "Manfredo" de Lord Byron entre outros..

Claro que também leio autores mais leves, como Anne Rice, Juliet Marillier, Anne Bishop, Susanna Clarke e outros que tais.. Ah, e sou da geração do Harry Potter. hehehehe
Lead, follow, or get out of the fuckin' way.

Not everybody likes metal... fuck them! http://www.youtube.com/watch?v=cfdqV_sqal0

theresa018
Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am

Mensagempor theresa018 » quarta set 17, 2008 5:20 pm

phosphoros Escreveu:.. também leio autores mais leves, como Anne Rice, Juliet Marillier, Anne Bishop, Susanna Clarke e outros que tais.. Ah, e sou da geração do Harry Potter. hehehehe

Aha! Eu sabia que iria encontrar mais leitores de 'literatura fantastica' :mrgreen: Dessas escritoras só não conheço Susanna Clarke, é do mesmo género que as restantes? :D

phosphoros
Contacto:

Mensagempor phosphoros » quarta set 17, 2008 5:30 pm

A Susanna Clarke escreveu "Jonathan Strange e o Sr Norrell", que aliás, é muito original. É dentro do género de fantasia, mas está escrito de uma maneira pouco usual. Ela deu-se ao trabalho de incluir notas de rodapé com referência a obras totalmente fictícias, que explicavam determinados "factos" dentro da história. Para mim, está muito bem construído. Contudo, devo dizer que o original em inglês vale a pena. Não é que a tradução esteja assim tão mal feita, mas como sempre, algumas coisas perdem a sua piada. Pessoalmente, só leio originais em inglês ou francês quando vejo que o autor vale mesmo a pena. Neste caso, acho que vale. :mrgreen:

Not everybody likes metal... fuck them! http://www.youtube.com/watch?v=cfdqV_sqal0

theresa018
Registado: segunda mar 31, 2008 9:35 am

Mensagempor theresa018 » quarta set 17, 2008 5:43 pm

phosphoros Escreveu:A Susanna Clarke escreveu "Jonathan Strange e o Sr Norrell", que aliás, é muito original. É dentro do género de fantasia, mas está escrito de uma maneira pouco usual. Ela deu-se ao trabalho de incluir notas de rodapé com referência a obras totalmente fictícias, que explicavam determinados "factos" dentro da história. Para mim, está muito bem construído. Contudo, devo dizer que o original em inglês vale a pena. Não é que a tradução esteja assim tão mal feita, mas como sempre, algumas coisas perdem a sua piada. Pessoalmente, só leio originais em inglês ou francês quando vejo que o autor vale mesmo a pena. Neste caso, acho que vale. :mrgreen:

Já estive com esse livro na mão e até estive para o comprar, mas a Anne Bishop estava primeiro.. fica para a próxima. Ou talvez o consiga arranjar na biblioteca, vou investigar :D

O que e que achaste da Anne Rice?

phosphoros
Contacto:

Mensagempor phosphoros » quarta set 17, 2008 6:13 pm

theresa018 Escreveu:Já estive com esse livro na mão e até estive para o comprar, mas a Anne Bishop estava primeiro.. fica para a próxima. Ou talvez o consiga arranjar na biblioteca, vou investigar :D
O que e que achaste da Anne Rice?

Pah, se não estivesses tão longe, emprestava-te o meu. Vale a pena. Da Anne Bishop, tenho quase todos os que foram traduzidos, e li alguns na lígua original. Fiquei fascinada com a Trilogia das Jóias Negras, e mais ainda quando li "Dreams Made Flesh" e "Teias de Sangue", sem me desiludir. Pensei que depois da Trilogia das Jóias Negras, seria impossível escrever histórias que não fossem no mínimo muito inferiores às iniciais. Contudo, "Dreams Made Flesh" lança luz sobre as histórias da Trilogia, e "Teias de Sonho" apresenta em grande medida, a possibilidade de continuar aquele universo após o final de "Rainha das Trevas". Parece-me que já traduziram o "The Invisible Ring", e vale bem a pena, devo dizer. Adorei a história, mas li no original.
Também li "Sebastian" e "Belladonna", da série Landscapes of Ephemera, e gostei imenso, apesar de ser um tipo totalmente diferente de escrita. Chegaste a ler alguma coisa do "The World of the Fae"?

A propósito da Anne Rice, gostei bastante dos livros, mas acho que precisavam de um trabalho mais apurado por parte dos editores. Parecem-me em grande medida trabalhos muito em bruto, parece que não foram editados convenientemente. São muito bons mas por vezes enrolam a história, ou ampliam dados momentos que deviam ter sido encurtados ou escritos de modo diferente. No entanto, não conheço assim tão bem Anne Rice. Gostei especialmente da "Hora das Bruxas" (especialmente o primeiro), "O Vampiro Armand" e, sem dúvida, "Pandora". Depois com aquela história de deixar de escrever sobre vampiros e afins, deixou-me com um pé atrás. Ainda não li nada recente dela. Ultimamente, parece-me que anda um bocado católica demais, mas enfim, são só opiniões. Alguém tenciona ler as memorias dela?

Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes