Cinematógrafo II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » sábado out 01, 2022 1:46 pm

José Sousa Escreveu:
Spoiler: Mostrar
Talvez por sermos culturas diferente, houve ali situações, que para mim arrumava logo o assunto. 1º nem pensar deixar o filho numa casa de estranhos com um estranho para ir jantar com um casal casual. 2º Nem pensar em voltar para trás, só porque esqueci-me do coelhinho de peluche. Prefiro aturar a birra o caminho todo. Vê-se que o homem Dinamarquês é uma pessoa inactiva, pensa que não existe maldade nas outras pessoas. No fim esperava que se dedicassem ao tráfego de crianças, mas conclui que afinal são só um casal malvado, que vivem às custas de casais "panhonhas"


Spoiler: Mostrar
Casal panhona.... isso. Por acaso pensei nisso, porque temos dois casais europeus. Ok, os holandeses são perversos, mas parece que os dinamarqueses vivem num mundo cor de rosa. Sei que a vida lá é muito family centered, sei que são um "povo feliz", mas daí a perderem até o instinto de defesa mais fundamental... hummm O curioso é que a produção é dinamarquesa e holandesa :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
José Sousa
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 940
Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor José Sousa » quinta out 06, 2022 3:10 pm



https://www.e-cultura.pt/artigo/28537

«“1618” é o filme português mais premiado de sempre. Produzido pela Lightbox, com realização de Luís Ismael, o filme conta com a participação de Pedro Laginha, Catarina Lacerda, Francisco Beatriz, Mafalda Branqart, Heitor Lourenço, Pompeu José, entre outros.»

Ainda não vi este filme, mas vi o anterior que é na mesma 'onda'.



Apesar do tema judaísmo não me fascinar, é um filme que até é interessante.

Ambos realizados por Luís Ismael, que também realizou e interpretou o Balas e Bolinhos. Se como actor acho-o muito fraco, já como realizador, tem um bom potencial.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » quinta out 06, 2022 3:50 pm

José Sousa Escreveu:

https://www.e-cultura.pt/artigo/28537

«“1618” é o filme português mais premiado de sempre. Produzido pela Lightbox, com realização de Luís Ismael, o filme conta com a participação de Pedro Laginha, Catarina Lacerda, Francisco Beatriz, Mafalda Branqart, Heitor Lourenço, Pompeu José, entre outros.»


Está na em agenda.
O outro não conhecia, obrigada pela informação :cheers:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » sábado out 22, 2022 4:23 pm

Imagem

Só o vi hoje. Tão entertaining! :D Gostei muito.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
José Sousa
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 940
Registado: sexta set 07, 2007 1:57 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor José Sousa » terça out 25, 2022 2:32 pm

Hoje deu no AMC...



http://www.amctv.pt/filmes/judy-punch-amor-e-vinganca

Muito bom. Um drama com uns toques de humor negro.

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5743
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor abyssum » terça out 25, 2022 3:57 pm

José Sousa Escreveu:Hoje deu no AMC...



http://www.amctv.pt/filmes/judy-punch-amor-e-vinganca

Muito bom. Um drama com uns toques de humor negro.

Também já o tinha visto na tv, costuma dar de vez em quando.

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Selvagem » terça out 25, 2022 4:07 pm

Imagem

Five Easy Pieces (1970)

Gosto muito de descobrir filmes antigos que já pouco são lembrados. Gostei bastante deste que vi recentemente com Jack Nicholson no papel principal. Um misto de comédia e drama, um daqueles filmes que não tem propriamente uma história, em que nada acontece mas ao mesmo tempo acontece muita coisa, desde as situações caricatas do dia a dia, as pessoas estranhas com que nos cruzamos, os pequenos dramas familiares. Este é o tipo de filmes que mais gosto, pois são os que melhor representam a realidade. Jack Nicholson é possivelmente o meu actor favorito (juntamente com o Robin Williams), e apesar deste papel não ser radicalmente diferente de outros que fez, ninguém representa tão bem estas personalidades neuróticas como ele, um personagem desprezível mas muito complexo, cheio de dúvidas e conflitos internos, que vagueia pela vida sem saber bem o que quer.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » terça out 25, 2022 5:46 pm

Selvagem Escreveu: ninguém representa tão bem estas personalidades neuróticas como ele, um personagem desprezível mas muito complexo, cheio de dúvidas e conflitos internos, que vagueia pela vida sem saber bem o que quer.


Absolutamente de acordo.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Selvagem » terça out 25, 2022 6:33 pm

aetheria Escreveu:
Selvagem Escreveu: ninguém representa tão bem estas personalidades neuróticas como ele, um personagem desprezível mas muito complexo, cheio de dúvidas e conflitos internos, que vagueia pela vida sem saber bem o que quer.


Absolutamente de acordo.


:jeroen:

Os meus favoritos dele são o As Good as it Gets, Shining, One Flew Over Cuckoos Nest e Terms Of Endearment.

Mas gosto de praticamente todos em que ele entra por isso arranjei uns assim menos conhecidos, às vezes encontra-se boas pérolas como este Five Easy Pieces.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » terça out 25, 2022 6:46 pm

Selvagem Escreveu:
aetheria Escreveu:
Selvagem Escreveu: ninguém representa tão bem estas personalidades neuróticas como ele, um personagem desprezível mas muito complexo, cheio de dúvidas e conflitos internos, que vagueia pela vida sem saber bem o que quer.


Absolutamente de acordo.


:jeroen:

Os meus favoritos dele são o As Good as it Gets, Shining, One Flew Over Cuckoos Nest e Terms Of Endearment.

Mas gosto de praticamente todos em que ele entra por isso arranjei uns assim menos conhecidos, às vezes encontra-se boas pérolas como este Five Easy Pieces.


Tenho de rever o primeiro e o último, vi, gostei, mas já não os tenho tão presentes. Os dois do meio... good lord, são fabulosos. O voando sobre... vi-o num cineclub em Salamanca, estava lá sozinha,num curso de verão que tinha ganho na universidade. Teria 19 anos.

Esse da 5 Pieces não conheço. Verei.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Selvagem » terça out 25, 2022 9:21 pm

aetheria Escreveu:Tenho de rever o primeiro e o último, vi, gostei, mas já não os tenho tão presentes. Os dois do meio... good lord, são fabulosos. O voando sobre... vi-o num cineclub em Salamanca, estava lá sozinha,num curso de verão que tinha ganho na universidade. Teria 19 anos.

Esse da 5 Pieces não conheço. Verei.


O As Good as it Gets (Melhor é Impossível em PT) e o Terms of Endearment, são dramas/comédias românticas, mas muito bem escritos e filmes muito humanos. O As Good As it Gets é aquele em que ele é obcessivo-compulsivo, é talvez o melhor papel dele, e tá no meu top 5 de filmes favoritos.

O Shining dispensa apresentações, é talvez o único filme de terror (se é que se pode chamar terror) que eu gosto, pois é género que em geral não aprecio. Mas é um filme riquíssimo, cheio de pormenores e que pode ter 1001 interpretações.

O One Flew Over Cuckoos Nest é também um clássico, cheio de boas interpretações de todos os actores, alguns deles que na altura eram muito pouco conhecidos e mais tarde tornaram-se grandes nomes. É um belo caso de estudo do conflito de interesses e de poderes, do domínio dos fortes sobre os fracos e da fragilidade da mente humana.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7777
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Zyklon » quarta out 26, 2022 10:39 am

O Jack Nickolson é um SENHOR!!
De toda a filmografia e mesmo desconhecendo muita coisa mais antiga dele destaco o "Wolf" que é talvez um dos meus preferidos com ele.

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Inspirado(a)
Mensagens: 222
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Selvagem » quarta out 26, 2022 11:28 am

Já ouvi falar do Wolf mas não tenho a certeza se o vi ou não, possivelmente vi à bastante tempo e já não me lembro, ou então estou a confundir com outro.. tenho de (re)checkar.

Obrigado pela dica :cheers:

Edit: Ok, pelo trailer tenho quase a certeza que vi, mas já foi à bastante tempo, tenho de rever.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » sábado nov 05, 2022 9:56 pm

Já falaram por aqui: A Oeste nada de novo.

Que filme extraordinário e horrível. Acabo de o ver e que nó na garganta... e que inesgotável perplexidade face à estupidez humana.

Isto é verdadeiramente cinema, em todos os sentidos. É um filme assombroso a todos os níveis.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5743
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor abyssum » domingo nov 06, 2022 11:53 am

aetheria Escreveu:Já falaram por aqui: A Oeste nada de novo.

Que filme extraordinário e horrível. Acabo de o ver e que nó na garganta... e que inesgotável perplexidade face à estupidez humana.

Isto é verdadeiramente cinema, em todos os sentidos. É um filme assombroso a todos os níveis.

Já tinha ouvido falar bem desse, mas ainda não o vi, tenho de tratar disso um dia destes.


Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes