Cinematógrafo II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Avatar do Utilizador
death lover
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1301
Registado: domingo mar 28, 2010 12:45 am

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor death lover » segunda fev 19, 2024 6:22 pm

aetheria Escreveu:https://m.imdb.com/title/tt16025362/

Cruzei-me com este filme por acaso. O título invocou as minhas memórias "rurais", quando era comum ouvir falar de "corpos abertos" (e eu tinha emtre fascínio e medo de ter essa condição :o ).
Não é um filme de terror, deve ser visto é como um retrato bem feito da ruralidade, acentuada pela interiorizade da zona do Gerês (o galego) e pela época (início do seculo passado).
Gostei bastante. Temos dois atores portugueses a emparceirar com os galegos.

Então vê também este, que é muito bom!
https://www.imdb.com/title/tt15006566/
Imagem

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6977
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » segunda fev 19, 2024 6:29 pm

death lover Escreveu:Então vê também este, que é muito bom!
https://www.imdb.com/title/tt15006566/
Imagem


Thanks! se calhar até já vai hoje.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6977
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » quarta fev 21, 2024 3:40 pm

aetheria Escreveu:
death lover Escreveu:Então vê também este, que é muito bom!
https://www.imdb.com/title/tt15006566/
Imagem


Thanks! se calhar até já vai hoje.


Já vi e gostei.
Sim, temos aí o lado menos romantizado da ruralidade.
BTW Eu sei galego e estou familiarizada, mas na conversa inicial vi-me às aranhas para perceber. Nunca tinha ouvido sotaque tão cerrado.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
death lover
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1301
Registado: domingo mar 28, 2010 12:45 am

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor death lover » quinta fev 22, 2024 11:28 am

aetheria Escreveu:
aetheria Escreveu:
death lover Escreveu:Então vê também este, que é muito bom!
https://www.imdb.com/title/tt15006566/
Imagem


Thanks! se calhar até já vai hoje.


Já vi e gostei.
Sim, temos aí o lado menos romantizado da ruralidade.
BTW Eu sei galego e estou familiarizada, mas na conversa inicial vi-me às aranhas para perceber. Nunca tinha ouvido sotaque tão cerrado.


:cheers:
O sotaque é castiço.
Quando puder hei-de ver o Corpo Aberto. Também fiquei curioso.

Avatar do Utilizador
miguel101
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 504
Registado: terça abr 29, 2008 11:04 am
Localização: VN Famalicão

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor miguel101 » sexta fev 23, 2024 6:37 pm



(filme que abre ao som de Rammstein)

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6977
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » terça mar 05, 2024 4:34 pm

Este fim de semana vi mais uns filmes dos candidatos a Oscar (pelo que me apercebo agora, só me falta o Past Lives e o American Fiction... fui ver a lista)
Vi o The Holdovers, o Maestro, Poor Things, e na semana passada o Zone of Interest (os outros já vi há mais tempo, alguns até antes das nomeações).
Numa análise ligeira: o primeiro é engraçado, vê-se bem, mas não percebo o que o distingue para a nomeação; o Maestro... eu queria muito ver este filme por se tratar de um grande maestro de música clássica - devo destacar a interpretação do Cooper (extraordinária, no mimetizar os tiques, modos e jeito de falar, assim como o trabalho de caracterização), mas esperava mais do filme, desejava mais... talvez eu quisesse ver mais o Maestro em ação, do que o homem...); o Poor Things é extravagante e divertido - percebo onde querem chegar, as mensagens que pretendem passar, mas não é a última bolacha do pacote; está giro, a Stone está fantástica, e tem o seu quê esta nova recriação de um desafiador da lei natural aka Dr. Frankenstein; o Zone of Interest... ora benhe, é um filme com uma história banal, quase um anti-filme, por não haver peripécias, não se passar "nada" mais do que a vida de uma família na sua rotina diária. Banal. O filme chega a ser aborrecido e isso, ao mesmo tempo, é perturbador. Porque nós sabemos o que se passa no background daquele filme, ou seja, única coisa que pode perturbar é o que não está evidente no filme e que está na nossa mente. O que me incomodava a mim era exatamente eu até achar o filme aborrecido, sabendo o que se passava além dos muros (e que se ouvia… aquele som de fundo, se nos fixássemos nele, era tremendo… mas também não é que nos habituamos a ele?). Tudo isso faz do filme esse misto de tudo e de coisa nenhuma, uma forma inteligente de lidar com as nossas narrativas pessoais/históricas e não com o que é mostrado. Um não filme? (se calhar, esta é a melhor representação da tão banalidade do Mal de que falava a Arendt).

Somando todos e subtraindo os dois que ainda não vi? hummm se me conseguir alhear da espetacularidade (com bons desempenhos e tudo o mais) e mensagem do Openheimer, não sei bem qual escolher para o Oscar deste ano. Gostei de vários, por diversas razões, mas nenhum a encher-me as medidas para o colocar acima dos restantes.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 260
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Selvagem » terça mar 05, 2024 9:22 pm

aetheria Escreveu:; o Zone of Interest... ora benhe,).


Fiz uma critica também umas páginas lá para trás. Eu gostei, mas eu já sabia como ia ser o filme, li reviews antes e já estava preparado.
Acho que o objectivo do filme é mesmo esse que referes, questionarmos a normalização daquilo tudo, até a nossa própria normalização ao "aborrecermo-nos". Faz até pensar que em determinadas circunstâncias qualquer de nós pode tornar-se um monstro ou, pelo menos, cumplice do mal.
Eu gostei do filme porque o achei original, abordou um tema já retratado varias vezes sempre de forma semelhante mas aqui deram outra perspectiva e isso destaca-o dos outros.


aetheria Escreveu:;Somando todos e subtraindo os dois que ainda não vi? hummm se me conseguir alhear da espetacularidade (com bons desempenhos e tudo o mais) e mensagem do Openheimer, não sei bem qual escolher para o Oscar deste ano. Gostei de vários, por diversas razões, mas nenhum a encher-me as medidas para o colocar acima dos restantes.


Ainda me faltam ver bastantes, mas o Oppenheimer foi de longe o meu favorito. Master class a todos os níveis, acting, historia, mensagem e contexto com a actualidade, montagem, efeitos práticos (penso que tinha 0 CGI) e claro, a incrível banda sonora que faz do filme uma espécie de "3h à beira de um ataque de nervos". Vi no cinema 2x.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6977
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » quarta mar 06, 2024 10:54 am

Selvagem Escreveu:
Eu gostei do filme porque o achei original, abordou um tema já retratado varias vezes sempre de forma semelhante mas aqui deram outra perspectiva e isso destaca-o dos outros.


Exatamente. Eu gostei do filme não propriamente pelo filme/enredo/guião, mas por baralhar as nossas expectativas e pré-conceitos em relação ao tema.


Vi no cinema 2x.


:lol: :lol: :lol:
Parece que temos um claro vencedor.
Mas a isso me referia, o Openheimer tem todos os ingredientes de um blockbuster oscarizado. Pensava noutro que me pudesse ter seduzido, sem essas evidências. Contudo, gostei de vários por distintas razões, mas mais pelo interesse cinéfilo em si, não me parece terem tanta força quanto o Openheimer.
Já em relação aos oscars para os atores/atrizes, a coisa pode ser mais discutida.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
GoncaloBCunha
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 9197
Registado: domingo abr 01, 2007 7:27 pm
Localização: Mag8

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor GoncaloBCunha » quarta mar 06, 2024 1:05 pm

Interrompo as vossas dissertações cinéfilas para informar que morreu o António-Pedro Vasconcelos.

:arrow:
CDs/Vinil para venda/troca AQUI [sempre actualizado]

Avatar do Utilizador
Selvagem
Metálico(a) Compulsivo(a)
Mensagens: 260
Registado: segunda jul 03, 2017 7:07 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Selvagem » quarta mar 06, 2024 3:11 pm

aetheria Escreveu:
Selvagem Escreveu:

Vi no cinema 2x.


:lol: :lol: :lol:
Parece que temos um claro vencedor.


É algo que faço com frequência quando gosto de um filme, principalmente se achar que a experiência perde impacto em ecrã pequeno; aproveito enquanto posso em ecrã grande. Já houve filmes que vi 5x no cinema.

Em relação a atores e atrizes, ainda me faltam ver bastantes para ter uma opinião.
"..too old for this shit.."

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6977
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » quarta mar 06, 2024 3:40 pm

GoncaloBCunha Escreveu:Interrompo as vossas dissertações cinéfilas para informar que morreu o António-Pedro Vasconcelos.

:arrow:


Yap... vinha no carro e ouvi no rádio. E apercebi-me, também, que vi o último filme dele. Foi no Natal, na RTP play, estava em formato minissérie.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7837
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Zyklon » sexta mar 08, 2024 12:42 pm

"I must not fear.
Fear is the mind-killer.
Fear is the little-death that brings total obliteration.
I will face my fear.
I will permit it to pass over me and through me.
And when it has gone past, I will turn the inner eye to see its path.
Where the fear has gone there will be nothing.
Only I will remain"


Dune I
Dune II

Espetacular!!!!
O Denis Villeneuve é o Peter Jackson desta década!

Avatar do Utilizador
Matusalem
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 2227
Registado: quarta fev 23, 2005 11:35 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Matusalem » sábado mar 09, 2024 8:14 am

Zyklon Escreveu:"I must not fear.
Fear is the mind-killer.
Fear is the little-death that brings total obliteration.
I will face my fear.
I will permit it to pass over me and through me.
And when it has gone past, I will turn the inner eye to see its path.
Where the fear has gone there will be nothing.
Only I will remain"


Dune I
Dune II

Espetacular!!!!
O Denis Villeneuve é o Peter Jackson desta década!


Confirmo, fui ver ontem e que brutalidade de filme. E que alegria que eu tive ao ver um filme com uma historia com pés e cabeça, bem escrita, que proporcionasse entretenimento e que nao quisesse doutrinar ninguem e que não seguisse uma agenda política. Agora esperemos que seja um sucesso a nivel de bilheteiras para termos o Dune Messiah.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6977
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » segunda mar 11, 2024 10:46 am

1st - também fui ver o Dune ao cinema (agora é raro ir ao cinema, só quando som e imagem o justificam, o último tinha sido o Openheimer) e está, de facto, fantástico. Não dei pelo tempo passar e quando acabou queria mais. FABULOSO. A casa dos Harkonnen está fabulosamente recriada, imageticamente, um misto de góticos nazis.

Matusalem Escreveu:Agora esperemos que seja um sucesso a nivel de bilheteiras para termos o Dune Messiah.


Hear Hear!

2nd - Lá se confirmou o império Openheimer. Justamente. O oscar para a Emma também foi bem entregue.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7837
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Zyklon » segunda mar 11, 2024 11:18 am

aetheria Escreveu: um misto de góticos nazis.


A casa e o ambiente Harkonnen do Dune traz-me a memoria um dos meus filmes favoritos de sempre, o "Dark City"....


Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante