Cinematógrafo II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » terça fev 21, 2017 5:06 pm

Manchester by the sea - adormeci passada meia hora, ontem à noite. Mas não é uma má review, é culpa do sofá e de muito cansaço acumulado. Nem sequer consegui perceber se me estava agradar ou não :lol: :lol:

Nocturnal Animals - (também vi de duas vezes... :roll: ) - gostei muito, se bem que o final me deixou com água na boca. Sei que fica em aberto, ara o espectador conjeturar, mas pronto...
Assistir às três narrativas em simultâneo, perceber as transformações no caráter da Amy Adams, descodificar as mensagens subliminares nessas narrativas foi um exercício interessante.
Não me deslumbrou, mas satisfez-me muito. A banda sonora tem momentos que me agarraram e a vertente estética dá, só por si, para toda uma teoria.

Hoje vou ao ginásio... a ver se a combinação ginásio+sofá não boicota o Manchester :mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » quarta fev 22, 2017 4:27 pm

Pronto, ontem o sofá não levou a melhor 8)

Manchester... gostei sim (tinha ficado, precisamente, quando ele ia para Manchester).
Não que seja um filme impressionante ou "masterpiece" (a rpimeira vez que reparei nele foi com o comentário do Enigma, aqui), mas agarrou-me: boa fotografia, poética em diversos momentos, banda sonora que invoca o Clássico nos momentos mais tocantes e oportunos (o que para mim são estrelas extra). Muito boas interpretações, em especial do Casey Affleck.
O que achei particular foi o modo como pegaram num tema (a dor e a culpa) que não é novo, de facto, mas souberam mostrá-lo sem excesso. Julgo que, findo o filme, foi isto que mais me impressionou: se bem que todo o filme seja atravessado pela densidade dramática, esta é sempre contida, tensa, sem extravagâncias, sem puxar ao melodramático. E é tão fácil, com a temática em causa, cair no melodramático. Acho que o desempenho do Casey e o contraponto com o sobrinho a isso ajudou. São pessoas normais, com uma vida normal, atropelados por um acontecimento extraordinário mas não incomum, que tentam levar a vida em frente. E, neste aspeto, achei o filme extraordinário: a capacidade de tratar do tema de forma tão contida, tão sóbria.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Disintegrate
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 545
Registado: quinta jul 14, 2011 9:16 pm

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Disintegrate » sexta fev 24, 2017 2:00 am


Avatar do Utilizador
HFVM
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 3756
Registado: sábado out 17, 2009 2:59 pm
Localização: Oriente/MCN

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor HFVM » sexta fev 24, 2017 1:44 pm

Imagem

Muito porreiro. Filme bastante divertido.
Proudly Member of UnWise Fvcking Group
"A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que os seus animais são tratados."

Avatar do Utilizador
Brunhu
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7079
Registado: sábado out 24, 2009 1:41 am
Localização: Setúbal
Contacto:

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Brunhu » sexta fev 24, 2017 3:17 pm

HFVM Escreveu:
Spoiler: Mostrar
Imagem


Muito porreiro. Filme bastante divertido.

Sou só eu que acho que tudo o que são filmes e jogos associados ao lego "matam" a essência da coisa por lhes darem movimento?

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » sexta fev 24, 2017 3:27 pm

Brunhu Escreveu:
HFVM Escreveu:
Spoiler: Mostrar
Imagem


Muito porreiro. Filme bastante divertido.

Sou só eu que acho que tudo o que são filmes e jogos associados ao lego "matam" a essência da coisa por lhes darem movimento?


És 8)

Dos Legos a coisa que "mata" é que agora vêm todos associados a conceitos. Já não se arranja uma mera caixa de legos em estado bruto, com um pequeno livrinho com modelos de múltiplas combinações, fora as outras que ficavam à nossa imaginação... (eu construía, principalmente, fortes muralhados :mrgreen: )
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
lang
Administrador
Mensagens: 5149
Registado: quarta mar 21, 2007 10:28 am
Localização: Seixal

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor lang » sexta fev 24, 2017 3:39 pm

aetheria Escreveu:Dos Legos a coisa que "mata" é que agora vêm todos associados a conceitos. Já não se arranja uma mera caixa de legos em estado bruto, com um pequeno livrinho com modelos de múltiplas combinações, fora as outras que ficavam à nossa imaginação... (eu construía, principalmente, fortes muralhados :mrgreen: )


Fortes muralhados os muralhas afortalhadas?
«And the Lord said, I will destroy man whom I have created from the face of the earth; both man, and beast, and the creeping thing, and the fowls of the air; for it repenteth me that I have made them» (Genesis 6/1-7)

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » sexta fev 24, 2017 3:50 pm

lang Escreveu:
aetheria Escreveu:Dos Legos a coisa que "mata" é que agora vêm todos associados a conceitos. Já não se arranja uma mera caixa de legos em estado bruto, com um pequeno livrinho com modelos de múltiplas combinações, fora as outras que ficavam à nossa imaginação... (eu construía, principalmente, fortes muralhados :mrgreen: )


Fortes muralhados os muralhas afortalhadas?


Por acaso cresci (e toda a minha família é) na terra do Muralhas, grande vinho! :beer:
AInda despachei há pouco uma garrafa, versão rosé, em duas refeições :mrgreen:

Fortes muralhados, mesmo. Há fortes que são só paliçádicos. 8)
(não, não vás já misturar pássaras e sadismo...)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Toretto
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1068
Registado: segunda jan 29, 2007 3:51 pm
Localização: Leiria

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor Toretto » sábado fev 25, 2017 8:00 pm

De entre os candidatos a Oscar de melhor filme, aquele que mais gostei até ao momento foi o Lion. É filme para fazer chorar as pedras da calçada mas pelo menos despertou em mim algum interesse mais que os outros candidatos que vi até agora. Assim sendo, por ordem de preferência:

Lion
Hacksaw Ridge
Arrival
Moonlight
Hidden Figures
La La Land

Por ver:

Manchester by the Sea
Hell or High Water
Fences
Imagem

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5741
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor abyssum » domingo fev 26, 2017 7:09 pm

Dos nomeados não vi todos, e alguns nem tenciono ver, o Hacksaw Ridge e o Hell Or Highwater foram os melhores que vi, espero que ganhe um destes.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » domingo fev 26, 2017 7:15 pm

Não vi ainda o Hacksaw e confesso que, ao ver o trailer e ao saber do guião (apesar do interesse de ser com fundo verídico), fiquei a temer algo lamechas e "americanizado" (glória e honra e heróis e tal...).
Mas com as vossas recomendações, lá lhe vou dar uma hipótese...
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » segunda fev 27, 2017 4:30 pm

E lá vi o Hacksaw. Acho que está extraordinário nos efeitos, nas sequências da batalha, no rigor.
A história é fofa , nunca sou muito favorável ao fundamentalismo (seja ele de que ordem for, acho-o sempre limitador), mas há que reconehcer a coragem do homem. Até porque a coragem tem muito de "insensatez", de uma qualquer diminuição do sentido de autopreservação.

Hoje ainda devo ir ao Fences. Curiosa com este. E depois, claro, lá terei de ver o Moonlight e o Lion... terei de estar preparada para o drama. E a ver se arranjo coragem para o Lalalalala.

Quanto aos Oscares. Deviam ter dado um ao Trump, personagem central do evento.
Casey MUITO bem entregue. Restantes equilibradamente repartidos.
E...
Imagem

1.png
1.png (17.07 KiB) Visto 2448 vezes

3.png
3.png (14.83 KiB) Visto 2448 vezes


:mrgreen:
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5741
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor abyssum » segunda fev 27, 2017 6:58 pm

Tenho que começar a apostar nisto dos Óscares.
É claro que o LaLa Land não ia ganhar para melhor filme, por ter ganho nos outros festivais, a Academia gosta de contrariar certas tendências para manter o elemento surpresa, afinal é um espetáculo televisivo e há que criar audiências. Já o fez várias vezes no passado premiando filmes algo duvidosos. Mas desta vez Moonlight era o principal favorito, muito por causa da polémica do ano passado não ter havido filmes com afro americanos, e lá tiveram que equilibrar a coisa (isto claro sem tirar qualquer mérito ao filme). De resto foi o esperado.
Quanto às gaffes já fazem parte do espectáculo hollywoodesco, há que fazer correr tinta sobre o evento para angariar mais espectadores para o próximo ano. Não é de estranhar nestes anos mais recentes ter havido sempre qualquer coisa para se falar, no ano anterior foi a já mencionada falta de afro americanos nomeados, desta vez foi estas gaffes.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6878
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor aetheria » terça fev 28, 2017 11:17 am

abyssum Escreveu: Não é de estranhar nestes anos mais recentes ter havido sempre qualquer coisa para se falar, no ano anterior foi a já mencionada falta de afro americanos nomeados, desta vez foi estas gaffes.


De facto, é um modo de ver as coisas, sim. Show Bizz.
Ontem vi o Fences... a Viola merece o seu Oscar, sim. É um filme que vive das interpretações, do texto. Curiosamente, é um filme em que se vê, claramente, a sua origem no teatro, seja na movimentação das personagens, na gestão do espaço.

AInda no rescaldo da batelada de filmes que tenho andado a ver (ah!!! o prazer de não ter testes para corrigir... aproveitar cada noitezinha para me vingar. Até ao fim desta semana... :( ) reparo que aquele que ainda se mantém muito presente é o Manchester by the Sea. Não que o tenha achado extraordinário, mas de facto, a interpretação do Casey tocou-me. Não retirei reflexões profundas do filme, mas a sobriedade do filme tocou-me.

Btw... já não sei se comentei o Captain Fantastic. Julgo que deve estar no top do tio Varg. Mas depois deve ter-se chateado um pouco com o final...
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5741
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Cinematógrafo II

Mensagempor abyssum » segunda mar 06, 2017 11:26 pm





Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 12 visitantes