Séries de Culto II

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1826
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor p41nk1ll3r » sexta out 28, 2022 1:43 pm

Liwyatan Escreveu:Incrível como é que ainda ninguém veio falar mal da série do LotR e bem da House of the Dragon.

Eu entretanto ganhei coragem e comecei a ver Better Call Saul.

Não tenho curiosidade nenhuma para House of the Dragon. Enquanto o gordo não publicar os livros que faltam ou morrer (o que vier primeiro) não verei nada relacionado com ASoIaF. Hypes sempre me irritaram.
Em princípio começarei a ver a série dos aneis ainda este fds, depois reporto se até lá ninguém se manifestar.

Avatar do Utilizador
Liwyatan
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 810
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am
Localização: Lisboa

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Liwyatan » sexta out 28, 2022 2:45 pm

Ainda só vou no 5º episódio de House of the Dragon e tenho a dizer que é muito bom. Tanto a nível de visuais, como de argumento/diálogos. Eu já li tudo o que há para ler, incluindo o Fire & Blood que dá vida à série, mas aconselho vivamente a veres esta série.

Em relação ao Rings of Power, os diálogos são tão mal escritos que deixei de ver no 4º ou 5º episódio. Nem estou a falar de blasfémias em relação à obra de Tolkien, mas apenas em termos de argumento... muito abaixo do que se esperava.

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1826
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor p41nk1ll3r » sexta out 28, 2022 3:47 pm

Liwyatan Escreveu:Ainda só vou no 5º episódio de House of the Dragon e tenho a dizer que é muito bom. Tanto a nível de visuais, como de argumento/diálogos. Eu já li tudo o que há para ler, incluindo o Fire & Blood que dá vida à série, mas aconselho vivamente a veres esta série.


Verei um dia certamente. Quanto ao Fire & Blood está aqui para ser lido, provavelmente depois de entregar a tese.

Liwyatan Escreveu:Em relação ao Rings of Power, os diálogos são tão mal escritos que deixei de ver no 4º ou 5º episódio. Nem estou a falar de blasfémias em relação à obra de Tolkien, mas apenas em termos de argumento... muito abaixo do que se esperava.


Hum... se for assim tão mau tb facilmente a porei de parte.

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Vooder » sexta out 28, 2022 4:10 pm

p41nk1ll3r Escreveu:
Liwyatan Escreveu:Incrível como é que ainda ninguém veio falar mal da série do LotR e bem da House of the Dragon.

Eu entretanto ganhei coragem e comecei a ver Better Call Saul.

Não tenho curiosidade nenhuma para House of the Dragon. Enquanto o gordo não publicar os livros que faltam ou morrer (o que vier primeiro) não verei nada relacionado com ASoIaF. Hypes sempre me irritaram.
Em princípio começarei a ver a série dos aneis ainda este fds, depois reporto se até lá ninguém se manifestar.

o velho assim que começou a ver o aram€, começou a explorar o filão o máximo que pode.
De vez em qd lá aparece a dizer que já escreveu mais x páginas só para não deixar cair a coisa. Mas parece-me que está focado em tudo e mais alguma menos nisso. Até mudou o discurso, antes era mais rigoroso na comparação entre a obra escrita e a filmada, agora é tudo bom... pudera....
Nunca se sabe se não vou antes dele, mas a este ritmo, com 74 anos e aquela obesidade toda (já viram algum gordo chegar aos 90 ou até aos 80?) cheira-me que não vai ter tempo de terminar a obra, espero que deixe ao menos a alguém a trama final e o caminho das personagens, que se espera diferente e mais empolgante do que na série.
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas

p41nk1ll3r
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1826
Registado: quinta mai 03, 2007 10:33 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor p41nk1ll3r » sexta out 28, 2022 4:20 pm

Vooder Escreveu:
p41nk1ll3r Escreveu:
Liwyatan Escreveu:Incrível como é que ainda ninguém veio falar mal da série do LotR e bem da House of the Dragon.

Eu entretanto ganhei coragem e comecei a ver Better Call Saul.

Não tenho curiosidade nenhuma para House of the Dragon. Enquanto o gordo não publicar os livros que faltam ou morrer (o que vier primeiro) não verei nada relacionado com ASoIaF. Hypes sempre me irritaram.
Em princípio começarei a ver a série dos aneis ainda este fds, depois reporto se até lá ninguém se manifestar.

Nunca se sabe se não vou antes dele, mas a este ritmo, com 74 anos e aquela obesidade toda (já viram algum gordo chegar aos 90 ou até aos 80?) cheira-me que não vai ter tempo de terminar a obra, espero que deixe ao menos a alguém a trama final e o caminho das personagens, que se espera diferente e mais empolgante do que na série.


Por acaso tive uns quantos familiares gordos a chegar aos 80s, mas não passaram dos 85. De qualquer modo, parte da minha revolta contra as séries também vem de saber que provavelmente não acabará os livros. Se ele tiver algum familiar tão dedicado como teve o JRRT pode ser que a coisa ainda se safe, mas mesmo aí é preciso que ele escreva...

Avatar do Utilizador
Liwyatan
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 810
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am
Localização: Lisboa

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Liwyatan » sexta out 28, 2022 4:27 pm

Tens o exemplo da saga Wheel of Time do Robert Jordan, que foi acabada pelo Brandon Sanderson após a morte de Jordan. Todos os anos há rumores de ser ele a vir a acabar ASoIaF como fez com Wheel of Time.

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Séries de Culto II

Mensagempor aetheria » sexta out 28, 2022 4:34 pm

Liwyatan Escreveu:Ainda só vou no 5º episódio de House of the Dragon e tenho a dizer que é muito bom. Tanto a nível de visuais, como de argumento/diálogos. Eu já li tudo o que há para ler, incluindo o Fire & Blood que dá vida à série, mas aconselho vivamente a veres esta série.

Em relação ao Rings of Power, os diálogos são tão mal escritos que deixei de ver no 4º ou 5º episódio. Nem estou a falar de blasfémias em relação à obra de Tolkien, mas apenas em termos de argumento... muito abaixo do que se esperava.


Gostei muito de ambas.
Não li o Fire & Blood, por isso posso ver a série com o olhar inocente da descoberta. O que não acontecia com o GoT, que já conhecia dos livros.
Para já, só estranhei aquele imenso salto temporal ali numa transição de episódios, mas foi o estranhar e depois entranhar. O final foi empolgante e aguarda-se com expectativa a continuação.

Quanto ao The Rings of Power, não concordo nada contigo. Aliás, há vários momentos dos diálogos que fazem muita justiça ao pensamento de Tolkien, ao seu fundo humanismo. Pode-se questionar um ou outro aspeto, mas nada fere o essencial, até porque os guionistas têm de, por um lado, contornar o facto de não terem os direitos do Silmarillion e dos Contos Inacabados, e por outro, por haver esses "vazios", podem explorá-los. Aliás, noto que quem está a fazer isto gosta e conhece o universo Tolkieniano e também não perde de vista o que o Peter Jackson fez no LOTR. Eu agradeço.
Há aspetos por depurar, mas acredito que o façam na continuação da série, em analepse - não quereriam perder a surpresa do "plot twist".
Poderia entrar aqui em particularidades, mas tenho um fetiche por Tolkien :lol: por isso custa-me discutir o que lhe diz respeito assim em "praça pública". É que, ao contrário de vários amigos meus, esse meu fetiche não se traduz no purismo.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Liwyatan
Metálico(a) Supremo(a)
Mensagens: 810
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am
Localização: Lisboa

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Liwyatan » sexta out 28, 2022 4:46 pm

aetheria Escreveu:
Liwyatan Escreveu:Ainda só vou no 5º episódio de House of the Dragon e tenho a dizer que é muito bom. Tanto a nível de visuais, como de argumento/diálogos. Eu já li tudo o que há para ler, incluindo o Fire & Blood que dá vida à série, mas aconselho vivamente a veres esta série.

Em relação ao Rings of Power, os diálogos são tão mal escritos que deixei de ver no 4º ou 5º episódio. Nem estou a falar de blasfémias em relação à obra de Tolkien, mas apenas em termos de argumento... muito abaixo do que se esperava.


Gostei muito de ambas.
Não li o Fire & Blood, por isso posso ver a série com o olhar inocente da descoberta. O que não acontecia com o GoT, que já conhecia dos livros.
Para já, só estranhei aquele imenso salto temporal ali numa transição de episódios, mas foi o estranhar e depois entranhar. O final foi empolgante e aguarda-se com expectativa a continuação.

Quanto ao The Rings of Power, não concordo nada contigo. Aliás, há vários momentos dos diálogos que fazem muita justiça ao pensamento de Tolkien, ao seu fundo humanismo. Pode-se questionar um ou outro aspeto, mas nada fere o essencial, até porque os guionistas têm de, por um lado, contornar o facto de não terem os direitos do Silmarillion e dos Contos Inacabados, e por outro, por haver esses "vazios", podem explorá-los. Aliás, noto que quem está a fazer isto gosta e conhece o universo Tolkieniano e também não perde de vista o que o Peter Jackson fez no LOTR. Eu agradeço.
Há aspetos por depurar, mas acredito que o façam na continuação da série, em analepse - não quereriam perder a surpresa do "plot twist".
Poderia entrar aqui em particularidades, mas tenho um fetiche por Tolkien :lol: por isso custa-me discutir o que lhe diz respeito assim em "praça pública". É que, ao contrário de vários amigos meus, esse meu fetiche não se traduz no purismo.

Vou confessar que só li os livros de Tolkien uma vez cada há uns anos valentes, e apesar de ser ávido leitor de fantasia, Tolkien não me agradou assim tanto quanto isso, talvez por só ter lido Tolkien depois de já ter devorado outras sagas como Malazan, WoT, Stormlight Archive, etc.

Quando referi que não estava a falar de "blasfémias em relação à obra" estava a tentar dizer que o meu criticismo não se refere a esse tal purismo como referiste, mas apenas aos diálogos que achei muito fracos, até porque não tenho sequer conhecimento do universo da Terra-Média suficiente para criticar esse aspecto da série. Enquanto fã de high-fantasy, houve momentos nos primeiros episódios que me deixaram um sabor amargo nos olhos (porque foi na tv.... got it?) porque me pareceram lazy-writing e ainda mais lazy encenação.

Um dia destes acabo de ver, e se calhar até volto a ler o Silmarillion quando me apetecer ler algo mais simples e básico ( :mrgreen: ).

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Séries de Culto II

Mensagempor aetheria » sexta out 28, 2022 4:58 pm

Liwyatan Escreveu:Um dia destes acabo de ver, e se calhar até volto a ler o Silmarillion quando me apetecer ler algo mais simples e básico ( :mrgreen: ).


Tas-me a provocar!!! :angry:
:lol:

Há uma coisa a ter presente, e daí que talvez por isso estranhes os diálogos. Em Tolkien não há o cinismo e a perfídia que encontras num Martin e, possivelmente, noutro tipo de fantasia (não conheço essas que referes). O moralismo do Tolkien tem profundas raízes cristãs, há o Bem e o Mal, o Mal pode ser aterrador e parecer que vence, graças à imposição da força e falta de escrúpulos, mas o Bem é o que impera. A Luz vence a Sombra e toda a simbologia tolkieniana assenta nessas premissas. Valores como a amizade, a lealdade, o sacrifício são alicerces. Talvez por isso seja demasiado linear. Talvez por isso te desagrade :)
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7774
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Zyklon » sexta out 28, 2022 6:28 pm

Os meus dois centimos sobre:
The Rings of Power:
Imagem
House of the Dragon:
Imagem

Avatar do Utilizador
abyssum
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 5742
Registado: sexta out 28, 2011 6:52 pm
Localização: Hellentejo

Re: Séries de Culto II

Mensagempor abyssum » sábado out 29, 2022 5:13 pm

aetheria Escreveu:
Gostei muito de ambas.

x2
Nem me atrevo a compará-las, apesar de serem do mesmo género, mas são feitas para públicos diferentes. TRoP é para um público mais juvenil, com mais elementos de fantasia, e tHotD para um público adulto, com mais intriga e política.
O Silmarillion tem muito por explorar não é tão detalhado como a trilogia. Daí os argumentistas terem dado largas á sua imaginação, muitos puristas ficaram chateados mas isso é normal o mesmo aconteceu com GoT nas últimas temporadas.
Ainda não terminei o Fire And Blood mas a série segue os acontecimentos do livro, a segunda temporada pode ser a última para tHoD.
Para os fãs de fantasia esta é a melhor época em termos de séries, há muita oferta.
Mencionaram aqui Wheel Of Time, esta é outra da qual espero pela segunda temporada, e já agora a próxima do The Witcher. :D

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Séries de Culto II

Mensagempor aetheria » terça nov 01, 2022 10:49 pm

Imagem

Esta série cresce a cada temporada!
Acabei a 2° e can´t wait.
Última edição por aetheria em quarta nov 02, 2022 9:20 am, editado 1 vez no total.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Zyklon
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 7774
Registado: sexta jan 04, 2008 10:47 am
Localização: Oleiros(Castelo Branco)
Contacto:

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Zyklon » quarta nov 02, 2022 8:55 am

aetheria Escreveu:Imagem

Esta série cresce a cada temporada!
Acabei a 3ª e can´t wait.

Como assim "terceira"?
Entraste em modo "The Peripheral" e já estás em 2024? lol

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6879
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Séries de Culto II

Mensagempor aetheria » quarta nov 02, 2022 9:20 am

Zyklon Escreveu:
aetheria Escreveu:Imagem

Esta série cresce a cada temporada!
Acabei a 3ª e can´t wait.

Como assim "terceira"?
Entraste em modo "The Peripheral" e já estás em 2024? lol


Ahahah entrei em modo de desejar a terceira e nem reparei no que escrevi :roll: :lol:

E à conta do comentário chamaste-me a atenção para uma coisinha nova dos Nolan. Não tenho andado pela prime, vai ser a próxima, já que acabei esta e para intercalar com a Cabinet do del Toro.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Vooder
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 6029
Registado: sábado jan 15, 2011 11:10 pm

Re: Séries de Culto II

Mensagempor Vooder » quarta nov 02, 2022 10:31 am

Agora ando por aqui, só para aligeirar um bocado :)
Imagem
ImagemImagemImagem
VENDE-SE Enslaved/Ephel Duath/Agalloch/Therion/HateSphere e mais cenas


Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes