Literatura

Critica, comenta e divulga tudo: álbuns, livros, filmes
Regras do Fórum
Novas Regras em vigor!
Os tópicos que não respeitarem as Regras desta secção serão removidos!

Passa a ser obrigatório o seguinte formato do título dos tópicos: Nome da banda (sem Caps Lock!) - "Título do trabalho" [formato, caso não seja o comum álbum] (data, caso seja relevante)
Restantes críticas:
Categoria (ex: Cinema, Literatura) - "Título da obra" (data, caso seja relevante)
Avatar do Utilizador
Liwyatan
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1907
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am
Localização: Lardosa

Re: Literatura

Mensagempor Liwyatan » terça abr 07, 2026 9:27 am

Não me tenho aventurado muito nas leituras mas acabei de ler o História do Pensamento Político Ocidental de Diogo Freitas do Amaral e os primeiros 5 volumes da História de Portugal com coordenação de Rui Ramos. O Breve História da Filosofia Moderna de Roger Scruton vai ficar aqui deitado à espera durante umas semanas.

Eu não fiz a escola em Portugal (só fiz até meio do 5º ano) por isso tenho muitas lacunas no que toca a história de Portugal e decidi enveredar por estes caminhos:
Imagem

Os primeiros 2 volumes dessa trilogia de Domingos Amaral ainda estão por chegar esta semana, e comprei os 8 volumes da História de Portugal de José Mattoso por 40€ na Vinted (40€!!!!), que devem chegar igualmente esta semana.

O meu sogro recomendou ler alguma história de Portugal e da Europa em ficção para não me aborrecer tão facilmente, e recomendou a saga Eagles of the Empire de Simon Scarrow e este de José Rodrigues dos Santos que encontrei facilmente na Bertrand. Acabei por trazer o Jovens Lobos que é o primeiro de um quarteto sobre o Napoleão e o Duque de Wellington porque lembro-me de ter visto um filme com o John Malkovich sobre as Linhas de Torres e ter gostado.

Entretanto já não tenho mais espaço para arrumar os livros e vão ter de ficar uns deitados à frente dos outros. First world problems.
fascinate the fools and muzzle the intelligent

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 8766
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Literatura

Mensagempor aetheria » terça abr 07, 2026 3:38 pm

Leitores de me fazerem inveja, confesso.
Eu ando SUPER lenta (e perco-me... por preguiça-cansaço-falta-de-foco... em séries e filmes). Neste momento pretendo acabar o Voai Cisnes Selvagens (não sei se já tinha falado nele). Li o primeiro há 20 anos e marcou-me muito na altura. Uma história bem contada, real, de três gerações de mulheres na China, que atravessa o violento domínio japonês na China, o Kuomintang e a revolução cultural chinesa. Foi tudo tão violento, tão brutal, que me marcou profundamente na altura. Agora saiu um relato sobre tempos posteriores, e quis ler.
O "Pés de barro" irá a seguir, por (má :lol: ) influência daqui, e as Revolucionárias, indiretamente, também se deve a influência daqui. O Matusalem falou-me do podcast As Desobedientes, sobre estas figuras femininas, e depois de o ter ouvido, fiquei com vontade de ter o livro, como documento escrito :mrgreen:
Tenho ali a querida Teresa Horta em lista de espera, nem o guardei. Mas entretanto já tenho na cabeça outros livros que quero ler. Projeto mais do que leio, balhamedeus :roll:

Imagem
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Liwyatan
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1907
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am
Localização: Lardosa

Re: Literatura

Mensagempor Liwyatan » terça abr 07, 2026 4:39 pm

aetheria Escreveu:...

Essa senhora Jung Chang, conhecida por escrever biografias ficcionais não é? :lol:
fascinate the fools and muzzle the intelligent

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 8766
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Literatura

Mensagempor aetheria » terça abr 07, 2026 4:55 pm

Liwyatan Escreveu:
aetheria Escreveu:...

Essa senhora Jung Chang, conhecida por escrever biografias ficcionais não é? :lol:


Só lhe conheço os Cisnes Selvagens e agora este. Não sei bem se o termo "ficcionais", assim usado, é sinónimo de fantasiosas. Muito do que escreve está documentado, seja a nível histórico seja a nível familiar. Pode imprimir-lhe um ritmo mais narrativo, pois não são monografias, mas não duvido do que lá li. Aliás, os horrores vividos seja sob o domínio japonês seja sob o domínio de Mao, são historicamente conhecidos. Por isso, nunca fui pesquisar sobre receção do livro.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka

Avatar do Utilizador
Liwyatan
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 1907
Registado: terça out 08, 2019 10:21 am
Localização: Lardosa

Re: Literatura

Mensagempor Liwyatan » terça abr 07, 2026 5:14 pm

aetheria Escreveu:
Liwyatan Escreveu:
aetheria Escreveu:...

Essa senhora Jung Chang, conhecida por escrever biografias ficcionais não é? :lol:


Só lhe conheço os Cisnes Selvagens e agora este. Não sei bem se o termo "ficcionais", assim usado, é sinónimo de fantasiosas. Muito do que escreve está documentado, seja a nível histórico seja a nível familiar. Pode imprimir-lhe um ritmo mais narrativo, pois não são monografias, mas não duvido do que lá li. Aliás, os horrores vividos seja sob o domínio japonês seja sob o domínio de Mao, são historicamente conhecidos. Por isso, nunca fui pesquisar sobre receção do livro.

Fair enough. Eu não li esse do Mao, mas li o da Imperatriz Cixi e na altura sei que a recepção foi negativa por parte de alguns (pelo que li e vi foi a maioria) historiadores. Sendo que a biografia da Cixi é reconhecida como sendo laudatória, os historiados disseram, da biografia de Mao (pelo que li na altura), o contrário, curiosamente.

Na altura vi uma discussão no YT em que falavam sobre a obra toda dela e, se bem me lembro até chegaram a indicar, também aplicado ao Wild Swans, que Chang estava a fazer um "choradinho" para dar ênfase à dor e sofrimento das mulheres asiáticas, e até demais. Lembro-me disto por ter sido dito por uma senhora coreana, por isso não sei se tem contexto histórico com a China ou não.

Isto para dizer que pode simplesmente ser uma biografia algo stylized, mas do que li, não foi visto assim.
fascinate the fools and muzzle the intelligent

Avatar do Utilizador
aetheria
Ultra-Metálico(a)
Mensagens: 8766
Registado: quarta jul 04, 2007 9:59 am
Localização: Braga

Re: Literatura

Mensagempor aetheria » terça abr 07, 2026 6:18 pm

Liwyatan Escreveu:
Isto para dizer que pode simplesmente ser uma biografia algo stylized, mas do que li, não foi visto assim.


Depois de falares, andei a pesquisar e não encontrei nada que colocasse em casa a credibilidade histórica do narrado. Que é o que me interessaria mais. Isto no que diz respeito ao Cisnes. Não li outros. Neste, fala do trabalho de investigação, longo, para a biografia (que o será mais, pois é feita a apartir de depoimentos de outros) de Mao. Dá para perceber quer o enorme número de fontes, sejam chinesas sejam russas. Mas mais não sei.
Por acaso, não senti esse "choradinho", até acho que tem uma escrita muito sóbria, daí me ter interessado, pois não a lamechice (mesmo que justificada) distancia-me logo. Mas isso já se prende com a dimensão do gosto, e esse é muito variado, de pessoa para pessoa.
Estes livros não foram apresentados como monografias biográficas, são romanceados (no que diz respeito a diálogos e fluxo narrativo). Isso torna a leitura mais fluída e atrativa para quem não queira ler um documento histórico. É como a diferença entre um documentário e um filme com fundamento histórico. Por exemplo, adorei a Criação do Mundo, do Miguel Torga (mas sou suspeita, porque adoro o homem), e é também uma autobiografia romanceada. Contudo, não duvido (até conhecendo o carácter do homem) da veracidade do fundo histórico e dos eventos narrados.
Só é tua a loucura Onde, com lucidez, te reconheças. Torga
A partir de um determinado ponto já não há retorno. É esse ponto que se tem que alcançar. Kafka


Voltar para “Críticas & Divulgação”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes